Mais um importante passo foi dado no que se refere a investimentos em habitação e qualidade de vida em Vitória da Conquista, com a assinatura de um novo contrato entre Prefeitura, Caixa Econômica Federal e VCA Construtora para a construção de 400 unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida, no bairro Boa Vista. O ato ocorreu no prédio da instituição bancária, na manhã desta quinta-feira (17).

Na construção das unidades serão investidos R$33.550.000,00. Serão dois empreendimentos, o Top Residencial e o Top Segundo Residencial, com 200 unidades cada, em formatos tanto de térreo e dois andares quanto de térreo e três andares. Além dos imóveis, os residenciais contarão com áreas de convivência. As obras estão previstas para iniciar em 30 dias.

Somente este ano, a Prefeitura já assinou contratos para a construção de 1.484 unidades do Minha Casa, Minha Vida, que contemplarão cerca de 6 mil pessoas. Segundo a prefeita Sheila Lemos, esse compromisso do poder público só é possível com essa parceria com a iniciativa privada.

“Vitória da Conquista está crescendo com pujança, e ainda tem muito espaço para crescer, mas parte desse crescimento só acontece porque os empresários da cidade abraçam a causa. Com relação a esses empreendimentos, as construtoras entregam além, entregam qualidade e confiança. O que mudou no município nos últimos tempos foi exatamente essa dinâmica: o privado trata o público como parceiro e vice-versa”, disse a prefeita, acrescentando que a relação com a Caixa é de muita parceira e transparência, e a cidade só tem a ganhar com isso.

De acordo com o superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal, Rafael Neiva, toda parceria é muito importante. “A Caixa Econômica busca parcerias com municípios exatamente porque traz bons frutos para a população em geral. Exemplo disso é Vitória da Conquista, onde, não só com o Minha Casa, Minha Vida, mas com outros contratos também, o cidadão lá na ponta é o beneficiado e temos reflexos positivos disso. O município entra como ente apoiador para viabilizar a infraestrutura, a pavimentação, rede de água, de esgoto, o que é muito importante”, explica Rafael.

*Fortalecimento da Política Municipal de Habitação Popular*

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), Michael Farias, as assinaturas desses contratos garantem à população o acesso a moradias dignas e fortalece a Política Municipal de Habitação Popular. “Estamos desenvolvendo, aliado isso, diversas ações integradas entre secretarias municipais, de maneira que os futuros beneficiários dessas unidades possam ter acesso à saúde, educação, assistência social e aos diversos serviços públicos que são fundamentais para o cotidiano dessas famílias”, afirmou o secretário.

Ainda segundo Michael, os critérios para participação no programa serão definidos pelo Governo Federal e informados à população assim que forem estabelecidos.