Durante pronunciamento na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 23, a vereadora  Viviane Sampaio (PT) destacou inicialmente a celebração dos 90 anos do voto feminino no Brasil, comemorado no próximo dia 24. Ela explanou as conquistas femininas ao longo da história, fatos que se deram, entre outros motivos, pelo empenho do movimento feminista. “as mulheres tiveram acesso ao voto em 1932, porém, o voto feminino tornou-se obrigatório somente em 1965”, disse.

Segundo a vereadora, embora existam muitas conquistas, ainda falta representatividade feminina na política brasileira e especificamente em Vitória da Conquista. Apesar de ter 53% do eleitorado, disse ela, as mulheres ainda são minoria nos lugares de poder e de destaque. “Aqui na Câmara temos apenas duas mulheres como representantes políticas, ainda somos minoria e precisamos lutar para que mais mulheres estejam nos locais de poder”, afirmou.

Ao finalizar, Viviane ressaltou que o voto feminino representou e ainda representa um exercício da cidadania e, neste sentido, votar e ter representação nos espaços políticos é uma grande conquista para as mulheres. “Precisamos de mais mulheres no espaço de poder, na construção de um pais mais justo e solidário. A nossa luta por nossos direitos  não pode parar”, finalizou.