O deputado estadual Zé Raimundo esteve presente na sessão especial de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) para o biênio 2020-2022, realizada na manhã de ontem (3), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador.

A cerimônia marcou a transmissão do cargo de presidente do TJ/BA do desembargador Augusto de Lima Bispo para o companheiro de colegiado, o desembargador Lourival de Almeida Trindade.

O deputado Zé Raimundo afirmou que é uma honra ter Lourival Trindade como presidente do tribunal e que espera que ele faça uma gestão de fortalecimento do judiciário enquanto uma instância democrática e de garantia dos direitos do cidadão e do Estado democrático de direito: “Confiamos inteiramente pelo seu passado, pelo seu compromisso com a democracia e com os direitos do povo brasileiro e da Bahia. Foi nosso colega na Uesb e conhece muito bem a realidade do nosso Estado. Esperamos que ele possa ajudar a contribuir para que o judiciário seja uma ferramenta da democracia e de combate às desigualdades sociais e não um instrumento de defesa de privilégios da elite brasileira da Bahia e da nossa região”, ressaltou.

Quem é o novo presidente

Natural de Érico Cardoso (BA, o desembargador Lourival Almeida Trindade graduou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) no ano de 1973. Entre 2001 e 2003, foi conselheiro da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA). Iniciou na magistratura em 2008, ingressando no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) pela classe dos advogados. No biênio 2014/2016, foi Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). É membro do Instituto Baiano de Direito Processual Penal e autor do livro A Ressocialização – Uma (dis)função da Pena de Prisão. Atualmente, integra a 1ª Câmara Criminal.