O Facebook começou a avisar os brasileiros que tiveram dados acessados por terceiros na tarde de terça-feira (16). Usuários da rede social cujas informações não foram protegidas devido à última falha de segurança da empresa, que atingiu 30 milhões de pessoas, encontram mensagens de aviso ao abrirem a rede social.
Entre os dados acessados estão os cadastrais, como nome, endereço de email, telefone, data de nascimento e localização.
Além disso, informações como tipos de dispositivos usados para acessar o Facebook, local de trabalho, histórico acadêmico, os últimos dez locais onde o usuário fez check-in ou foi marcado por amigos e as pesquisas recentes na plataforma também ficaram disponíveis a invasores.
Hackers conseguiram acessar detalhes cadastrais de 15 milhões de pessoas e dados mais sensíveis de outras 14 milhões.
No dia 28 de setembro, o Facebook informou que uma falha havia deixado 50 milhões de contas vulneráveis.
Os atacantes exploraram uma vulnerabilidade no código do Facebook ligada ao recurso Ver Como, que permite aos usuários verem seu próprio perfil como outros amigos ou pessoas na rede.
Os hackers obtiveram os tokens, que são como chaves digitais, de acesso às contas. Como medida de segurança, mais de 90 milhões de pessoas tiveram que fazer o login novamente.
Depois disso, a empresa informou que coopera com o FBI e que, em razão disso, não pode falar sobre suspeitos do ataque.
A companhia disse que a invasão não afetou outros aplicativos controlados pelo mesmo grupo econômico, como Messenger, Instagram, WhatsApp, Oculus, Workplace, Pages, entre outros.
Especialistas sugerem que usuários tirem printscreen da informação para medidas judiciais, já que o aviso aparece apenas uma vez. O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) abriu inquérito para investigar como o problema atingiu usuários brasileiros.
Desde o início deste ano, a companhia de Mark Zuckerberg está no centro de discussões sobre privacidade e proteção de dados. O empresário depôs no Congresso americano depois do escândalo sobre o uso irregular de informações pela consultoria americana Cambridge Analytica, que ajudou a eleger o presidente Donald Trump e usou dados de 87 milhões de usuários da plataforma sem consentimento. Com informações da Folhapress.
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que o Restaurante Popular teve seu horário de atendimento alterado apenas no dia de hoje, quarta-feira (17). A Secretaria informa ainda que a partir de amanhã (18), o horário de funcionamento voltará ao normal, das 11h às 14h.
No editorial de hoje (17), o radialista Deusdete Dias falou da situação e as dificuldades do abastecimento de água na Zona Rural de Vitória da Conquista-BA.
Deusdete Dias – Editorial sobre a seca na Zona Rural
Daniel Morais – Destaques do Blog do Redação
Luciana Nery – Universo Diverso
Gordo Repórter – Polícia e Cotidiano
Gerson Gonzaga – Cotidiano
Igor Novaes – Esporte
Mateus Araújo – Produção audiovisual
Na manhã desta quarta-feira (17) o repórter Gerson Gonzaga, o ‘Serelepe’, do programa Redação Brasil, divulgou uma nova ‘quizumba’. A Prefeitura de Conquista diminuiu o horário de funcionamento do Restaurante Popular. Agora, o estabelecimento fecha as portas às 13h, antes era às 14h. Ainda segundo a reportagem, o motivo da redução pode ser para reduzir gastos.
Para cada bandeja no valor de R$ 3,50 reais que o usuário do Restaurante Popular paga, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista paga R$ 4,14 reais. Ou seja, o custo total de cada bandeja é de R$ 7,64 reais. Com uma média de 800 refeições diárias, de segunda à sexta-feira, o investimento total por parte do Governo Municipal é de mais de R$ 1 milhão de reais por ano.
Com um cardápio variado organizado por uma nutricionista, cada bandeja conta com: opção de duas proteínas (carnes vermelhas, frango, peixe), salada, feijão, arroz, legumes, massas, uma sobremesa e um copo de suco. O índice de aceitação do usuário gira em torno de 95%, sendo 70% ótimo e 25% bom.
O valor da refeição é de R$3,50 para o usuário.
A Polícia Federal concluiu o inquérito que investigava Michel Temer e o grupo político dele sobre o recebimento de propina em troca de benefícios a empresas do setor portuário e indiciou o presidente e a filha Maristela por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
De acordo com o jornal “O Globo”, outras 10 pessoas também foram indiciadas.
O relatório final aponta que o presidente usou empresas de João Baptista Lima, coronel reformado da PM e amigo de longa data do presidente, para receber dinheiro indevido da companhia Rodrimar. A empresa Libra, que assim como a Rodrimar também é concessionária de áreas do porto de Santos, também foi apontada no documento da PF por cometer crimes em pagamentos.
Ainda segundo informações de “O Globo”, o relatório da Polícia Federal foi enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira (17), prazo máximo estabelecido pelo ministro Luís Roberto Barroso.
A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, também receberá o relatório e decidirá se oferece denúncia contra Temer. A PF já solicitou o bloqueio de bens de Temer e dos demais envolvidos e pediu a prisão prisão preventiva do coronel Lima, seu sócio Carlos Alberto Costa, sua mulher Maria Rita e o contador Almir Martins Ferreira, todos indiciados.
Vale lembrar que o presidente já havia sido denunciado outras duas vezes por Rodrigo Janot, antecessor de Dodge, em casos que envolveram a delação do grupo J&F. No entanto, o Congresso barrou a abertura de ação penal.
O presidente Michel Temer ainda não se manifestou sobre o relatório final da investigação, que durou 13 meses.
Enquanto faltam deputados estaduais na oposição que desejam assumir a liderança da minoria na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pelo menos nove estudam se candidatar para a presidência da Casa no próximo biênio. O primeiro deles, o deputado cristão Samuel Júnior (PDT), largou na frente e oficializou a candidatura nesta terça-feira (16)
“Conheço os bastidores da Assembleia, do mais baixo ao alto escalão. Sei as necessidades de cada setor, de cada funcionário e o que é preciso fazer para as coisas acontecerem”, comentou o deputado em nota. Nos bastidores, a candidatura é tratada como sem competitividade e como forma de atrair mídia para o pedetista. A lista de possíveis postulantes ainda conta com outro nome do PDT: o deputado estadual e presidente da Juazeirense, Roberto Carlos.
O partido com mais interessados no cargo é justamente o PSD do atual presidente Angelo Coronel (PSD). Além dos já ventilados Ivana Bastos (PSD) e Adolfo Menezes (PSD), o filho do atual presidente eleito senador, o deputado novato Diego Coronel (PSD) estaria no páreo para ocupar o lugar do pai na Mesa Diretora.
Único nome da oposição até agora disposto a disputar a presidência da Casa, Soldado Prisco (PSC) estuda lançar sua candidatura em meio a redução do grupo de minoria. Fragilizada, a oposição elegeu 16 parlamentares nas eleições estaduais deste ano, mas ainda deve perder mais cadeiras para a base do governador Rui Costa (PT). Os deputados Tum (PSC) e Júnior Muniz (PHS) oficializaram a mudança de posicionamento.
Do mesmo partido do governador Rui Costa (PT), o deputado estadual Rosemberg (PT) estuda novamente se lançar candidato. O PP, do vice-governador João Leão, tem o deputado Nelson Leal interessado no pleito. A lista de nove postulantes a presidente da AL-BA fecha com o comunista Fabrício Falcão. Confira a lista de deputados que desejam disputar presidência da AL-BA:
Rosemberg (PT)
Nelson Leal (PP)
Adolson Menezes (PSD)
Ivana Bastos (PSD)
Roberto Carlos (PDT)
Fabrício Falcão (PCdoB)
Samuel Jr. (PDT)
Prisco (PSC)
Diego Coronel (PSD)
Prefeitura vai convidar o Tiro de Guerra para integrar a campanha contra a dengue deste ano
O Correio 24 Horas, no seu site, destaca hoje uma manchete, dando conta que 81 cidades da Bahia estão na relação dos municípios que poderão conviver com epidemia de dengue.
Os dados que apontam os riscos da epidemia no Estado da Bahia foram levantados em recente Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa), de julho a setembro de 2018, divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
Os 81 municípios que estão relacionados e merecem atenção especial possuem índice de infestação predial acima de 4%. De acordo com a classificação do Ministério da Saúde, índices acima de 3,9% são sinal de alerta para problema. Entre 0% a 1%, o índice é considerado tolerável e de 1,1% a 3,8%, há alerta para surto.
Em 2017, a Secretaria de Serviços Públicos, ainda sob o comando do Cel. Esmeraldino Correia iniciou um grande mutirão, nos bairros e zona rural com efeito imediato no índice de infestação da denguem que já ultrapassa a casa dos 7%.
Alerta
Com o período chuvoso, às vésperas do Verão, a Prefeitura de Vitória da Conquista intensificará os mutirões de limpeza com a Operação Cata-Bagulho e o envolvimento de outras secretarias, e em especial a da Saúde.
Nos trabalhos de conscientização deste ano, a Prefeitura convidará a integrar a campanha o Tiro de Guerra que dispõe de um contingente de 50 homens, aspirantes ao Exército Brasileiro.
Em seu editorial de hoje (16) o radialista Deusdete Dias falou de transporte coletivo. E dessa vez ele fez a pergunta ao senhor prefeito de Vitória da Conquista. Cadê a regulamentação do transporte de Vans?
O jornalista e radialista Gil Gomes morreu na manhã desta terça-feira (16) em São Paulo, informou a assessoria do Hospital São Paulo. Famoso na crônica policial, ele tinha 78 anos.
Na noite de segunda, o jornalista passou mal em sua casa, no bairro Jardim da Saúde, Zona Sul da capital. Ele foi socorrido por equipe do Samu e levado para o pronto-socorro do Hospital São Paulo. A morte foi confirmada nesta madrugada.
Cândido Gil Gomes Jr. nasceu na Mooca, bairro de imigrantes italianos de São Paulo, em 1940. Dono de uma voz potente, começou a carreira jornalística aos 18 anos, em uma rádio, como locutor esportivo. Dez anos depois, na Rádio Marconi, passou a cobrir reportagens policiais.
Mas foi nos anos 90 que ficou mais conhecido do público devido à sua atuação como repórter de pautas policiais no popular “Aqui e Agora”, do SBT. A maneira como narrava os crimes e o gesto característico que fazia com a mão direita se tornaram marcas de sua carreira. Depois do “Aqui e Agora”, trabalhou em outras emissoras.
Gil Gomes ficou afastado da TV por mais de 10 anos devido a problemas de saúde relacionados ao Mal de Parkinson, doença diagnosticada em 2005. Em 2016, aos 76 anos, foi convidado a participar com comentários em um programa de TV patrocinado por uma rede de farmácias.