AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

A extinção em definitivo do horário de verão em todo o território nacional está sendo analisada na Comissão de Infraestrutura (CI). A proposta é do senador Airton Sandoval (MDB-SP), relatada pelo senador Valdir Raupp (MDB-RO).

Sandoval questiona a alegação de que, ao se adiantar o horário legal em parte do território nacional, proporciona-se maior aproveitamento da luz solar, o que reduz o uso de energia com iluminação artificial. Para o senador, essa tese não sobrevive a uma análise econômica mais ampla.

Na justificativa do projeto, o senador cita vários estudos feitos em países diversos que vinculam a adoção do horário de verão com o desenvolvimento de doenças e problemas de saúde.

2018

Neste ano, o horário de verão está previsto para começar em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro. Até o ano passado, o início da mudança de horário era em outubro.

O ajuste nos relógios vale para as Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e vigora até 17 de fevereiro do ano que vem.

O projeto será analisado também pelas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), cabendo à última a decisão terminativa. (Com informações do Senado)

CORTINA E CIA COLCHÕES

Bom dia ouvintes do Redação Brasil. A Rádio Brasil FM está passando por uma manutenção em seus equipamentos, portanto não teremos a edição do Redação Brasil desta sexta-feira (21), esperamos contar com sua compreensão e na segunda estaremos de volta. Ótimo fim de semana a todos!

CORTINA E CIA COLCHÕES

Josy Rodriguez

Em meio a tantas opiniões e posicionamentos nas redes sociais e em rodas de conversas, sempre o tom de alguém pode se elevar , envergonhando a democracia e liberdade de expressão. Josy Rodriguez, que é professora, cantora, estudante de jornalismo da UESB em Vitória da Conquista, se posicionou de modo incisivo nas redes sociais essa semana, destacando seu ponto de vista sobre o quadro político atual e sobre os julgamentos entre os cristãos sobre opção de voto.

¨Daí você descobre que a andam te chamando de esquerdista por aí , que inclusive andam questionando sobre a sua espiritualidade porque você se opõe a votar em determinado candidato. E ainda dizem mais sobre você , sugerem que você deve gostar muito de Lula por que você é preta e deve ter entrado na UESB pelo sistema de cotas.

ESCLARECENDO :
1- Desde que entendo que eu sou gente ,meus parentes me incentivaram ao estudo, sempre vi meus tios meus pais me dizendo o quanto isso é importante.

2- Já li o manifesto comunista muitas vezes de modo obrigatório por vias acadêmicas e também por vontade própria, logo, o que está ali me fere quando tocam em uma palavra que inclusive usei no item 1 ” família” ela sempre será maior que qualquer manobra por poder nesse mundo.

3- Sim sou NEGRA de família humilde , poderia optar por cotas sem problema algum…A questão é que fui nota máxima na redação, um dos 700 brasileiros em 2011 com essa nota, isso me deu uma vaga na Universidade inclusive já tinha uma graduação e até hoje luto para terminar o curso ,mesclando com minha vida de dona do lar e professora.

4- Se o problema é lutar por questões emblemáticas do evangelho ,temos um candidato que se parece muito mais com o que consideramos espiritual coerente com nossa fé homem de oração que frequenta “montes” inclusive eu também gosto muito de ir ao monte.

5- Vote em quem você quiser , não obrigue ninguém a votar em quem você deseja , não saia por aí dizendo que o seu candidato é enviado dos céus porque isso é desnecessário e é muito provável que ele falhe a política falha decepciona , diverge e engana.

6- O sangue que eu desejo ver é o do mestre purificando nossa nação , não através de candidatos mas através de uma igreja que assume o seu papel que une suas forças não pelo nome de um homem mas pelo nome de JESUS. Eu gostaria de ver esse nome e os milagres que faz todos os dias aqui mas redes sociais .Queria ser menos perseguida pelos meus próprios irmãos em CRISTO por não acreditar em determinado candidato.

7- Quero deixar claro que deito a minha cabeça no travesseiro e descanso …O Senhor controla tudo e todo poder é dEle embora como cidadãos da terra não podemos nos esquecer do seu senhorio sobre nós .

8- O ódio tem falado mais alto no meio de nós e o AMOR se esfriando.

9- Meu desejo é que TODOS creiam no Cristo , para que se cumpra a vida eterna prometida em João 3:16.

10- Até breve amados. E sobre Lula , desejo que a mesma graça e o perdão que me alcançaram um dia alcancem a ele também.¨

*Josy Rodriguez – Professora, Cantora e Estudante de Jornalismo da UESB

CORTINA E CIA COLCHÕES

Após 05 de dezembro, o sinal digital será a única forma de assistir à programação da TV aberta em Vitória da Conquista e Barra do Choça e trará qualidade de imagem e som de cinema aos telespectadores

O sinal digital traz uma série de benefícios para os telespectadores. A qualidade da imagem e do som são os aspectos mais perceptíveis à população, pois não apresentam fantasmas, ruídos, chiados e interferências.

É importante lembrar que, com essa mudança do sinal analógico para o digital, a programação da TV aberta no Brasil seguirá padrões internacionais de transmissão, a exemplo do que já aconteceu em países como China, EUA e Reino Unido, permitindo aos telespectadores que desfrutem de seus programas favoritos com imagem e som semelhantes aos de cinema. Além disso, haverá a possibilidade de ampliação da oferta de conteúdo relacionado à grade de programação das emissoras de TV.

Saiba como vai funcionar

Após o desligamento do sinal analógico de TV, somente quem estiver apto a receber o sinal digital continuará assistindo à televisão e, por esse motivo, é fundamental que as pessoas estejam preparadas para recebê-lo.

Para aqueles que não desejarem aposentar a “velha amiga”, como a TV de tubo, é necessário adquirir um conversor. O equipamento, quando conectado à TV, possibilita que o aparelho continue funcionando. Televisores de tela plana, fabricados até 2010, também não são compatíveis com a nova tecnologia e, por isso, também precisam de um conversor.

Já os televisores de tela plana fabricados depois de 2010 já possuem o conversor interno e estão aptos ao sinal digital. Em ambos os casos, é necessário que a antena também seja compatível.

Em 1950, aconteceu a primeira transmissão televisiva no Brasil. De lá pra cá, muita coisa mudou: a TV ganhou cor, tornou-se mais acessível, mais fina, mais moderna. E vai ficar ainda melhor após a digitalização dos canais abertos, processo que teve início no ano passado e vai passar por mais de 1300 municípios até 2018. A mudança começou em Rio Verde (GO) e região do Distrito Federal em março e novembro de 2016, seguiu pela Grande São Paulo em março de 2017, passou por Goiânia, Recife, Fortaleza, Salvador, Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Em 2018, foi a vez de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, São Luís, cidades do interior de São Paulo, Aracaju, Belém, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Teresina, Macapá, Cuiabá, Palmas e Porto Velho.

A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital no Brasil, informa a população sobre os benefícios da mudança e o que deve ser feito para ter acesso à nova tecnologia.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta quarta-feira (19) a representante do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista – SIMMP-BA, Ana Cristina e educadores de outros municípios do Brasil, participaram em Brasília de uma Comissão Geral, cujo principal objetivo era debater a apuração, liberação e aplicação dos recursos referentes às parcelas calculadas de forma equivocada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb-Fundef) nos municípios brasileiros.

Ana Cristina, trajando uma camiseta com os dizeres “PREFEITO DE CONQUISTA NÃO CUMPRE A LEI”, aproveitou seu tempo na tribuna e a transmissão ao vivo da TV CÂMARA, para todo fazer várias denúncias contra o prefeito Herzem Gusmão, na Plenária Ulisses Guimarães. “O prefeito de Vitória da Conquista hoje não cumpre a lei, porque a lei do piso, por exemplo, prevê o piso inicial, carreira e também o tempo de interação com o aluno que seria para planejamento.”, disse.

Ana também acusou Herzem de violar a Carta Magna. “A Constituição Federal também não é cumprida, porque o prefeito propôs inclusive um aumento diferenciado para os professores e dessa forma fere a isonomia, então fere um princípio constitucional, A gente fez uma greve, a greve não foi julgada ilegal, mas mesmo assim o prefeito de Vitória da Conquista cortou o salário dos professores e monitores (…)As pessoas são eleitas e acham que podem fazer o que bem quiserem. A ato discricionário tem sido utilizado de forma autoritária, de forma truculenta, para estabelecer o que bem entende. A gente precisa fazer uma luta nacional”, disparou a sindicalista.

Nesta quinta (20), os Ana e o advogado do SIMMP, continuarão em Brasília para protocolar as denúncias contra a prefeitura de Conquista junto ao Ministério do Trabalho e da Educação.

VEJA O VÍDEO COM O PRONUNCIAMENTO

 

ERRO NOS CÁLCULOS DO FUNDEB

O debate atendeu ao requerimento do deputado JHC (PSB-AL). Segundo o deputado, por conta de uma divergência no cálculo, estados e inúmeros municípios discutem na justiça o método de cálculo dos valores repassados pelo Fundeb. Os professores pedem que os valores sejam calculados de forma igualitária, uma vez que o governo federal estipulou que cada município deveria receber repasses de valores divergentes. O método de cálculo do governo federal foi considerado incorreto pelo STJ, que negou recurso da União e decretou o trânsito em julgado.

“Estima-se que o valor total a ser repassado em virtude do cálculo errôneo pode alcançar o montante de R$ 90 bilhões. Somente em Alagoas, os órgãos de fiscalização foram informados de que 41 prefeituras vão receber aproximadamente R$ 1 bilhão a título de precatórios, em razão do recálculo determinado pela sentença do STJ”, explica. Para o deputado JHC, a Comissão Geral é importante para “dar o máximo de publicidade e garantir ampla participação democrática no intuito de conferir a mais elevada legitimidade popular possível ao repasse desses recursos”.

Fonte: Blog do Caique Santos

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente da Câmara Municipal, Hermínio Oliveira (PPS), vai empossar o suplente de vereador Moisés da Silva Santos, o Dida do Vila América (PP), na próxima quarta-feira (26), na Sessão ordinária da Casa. A cadeira legislativa ficou vaga após afastamento de um vereador durante operação Condottieri, da Polícia Federal (PF).

A posse do novo vereador foi concedida após decisão liminar, da 1ª Vara de Fazenda Pública da Comarca de Vitória da Conquista. Dida Santos (Dida do Vila América), concorreu pelo PP e obteve 764 votos. O advogado Lucas Dias acompanhou todo o processo a favor de Dida, que está na imagem, ao lado direito, com o futuro vereador.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Por: Alexandre Marques

Em visita ao Presídio Advogado Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista no último dia 15 de setembro, acompanhados da mestranda em Segurança Pública Graziela Nascimento Barreira, os discentes do Curso Superior de tecnologia em Segurança Pública da UFBA, Pólo Vitória da Conquista, observaram o dia a dia de agentes penitenciários e internos.

O presídio que tem capacidade para 208 internos, está com 302, divididos em quatro módulos, sendo que um é feminino.

Os discentes tiveram a oportunidade de conversar com alguns agentes penitenciários, qual a rotina deles. Conversaram também com alguns internos, na qual viram como eles são tratados e conheceram um pouco da história de vida de alguns onde iremos identifica-los apenas pelas iniciais.

O interno A. S. falou sobre o porque ele está preso, falou também que já está perto de sair. Já o S. R., foi preso por furto, que hoje ele presta serviço dentro do presídio por bom comportamento e foi sentenciado à três anos e sete meses de reclusão e quando sair, quer montar seu próprio negócio de reciclagem na cidade onde reside. Outro que conversou com os discentes foi H. S., que presta serviços na horta comunitária. Ele disse que gosta de estar ali porque ele vivia muito atribulado, perturbado e veio a oportunidade de prestar serviços na horta e mudou tudo na sua vida. Pois ele está interagindo com a natureza e quando sair ali que será no próximo ano, pretende construir uma
família e ter filhos. Que o projeto da horta é maravilhoso!


Segundo um dos agentes penitenciários que coordena o projeto da horta, disse que esse trabalhou começou em 2016 por iniciativa dos próprios agentes com o apoio da direção do presídio, com a finalidade de ter mais atividades laborativas para os internos, visto que quando mudou o provimento da unidade, para regime semiaberto e na cidade não havia oferta de emprego para os internos, eles começaram a pesquisar, buscar parceiros, cursos para os internos, com direito a certificação, daí em diante os internos aprenderam a plantar, levantar as leiras, cultivar e a cuidar das hortas. São doze internos trabalhando no projeto de segunda a sábado.


No final, os discentes preencheram um questionário que será enviado a Universidade Federal da Bahia para conhecimento de todos sobre a situação do Presídio Advogado Nilton Gonçalves.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Programa Redação Brasil
Apresentação Deusdete Dias e Maciel Júnior

Robson do Val – Ponto de Vista com ex-prefeito Murilo Mármore

Daniel Morais – Destaques do Blog do Redação

Raquel Valadares – A notícia de quem faz a notícia

Gordo Repórter – Polícia e Cotidiano

Gerson Gonzaga – Cotidiano

Igor Novaes – Esporte

Mateus Araújo – Produção audiovisual

Programa Redação Brasil vai ao ar pela Brasil FM 107,7 das 7:00 às 8:00 da manhã e em horário alternativo na Mega Rádio VCA das 11:00 às 12:00.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Uma megaoperação recuperou, na tarde desta quarta-feira (19), R$ 177 mil roubados de um carro-forte, na cidade de Boa Nova e apreendeu mais de meia tonelada de maconha. Equipes das polícias Militar e Civil chegaram à quadrilha, no município de Livramento de Nossa Senhora. Um criminoso foi preso e outro morreu em confronto.

Megaoperação recupera R$ 177 mil roubados de carro-forte e apreende mais de meia tonelada de maconha em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação Secretaria de Segurança Pública

As diligências em busca da quadrilha foram iniciadas após o assalto, ocorrido, na última segunda-feira (17), em Boa Nova. Os criminosos acabaram localizados em uma casa e, no momento da abordagem, houve confronto.

Megaoperação recupera R$ 177 mil roubados de carro-forte e apreende mais de meia tonelada de maconha em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação Secretaria de Segurança Pública

Um criminoso morreu em confronto e outro terminou preso. Ambos ainda estão sem identificação. Outros integrantes do bando conseguiram escapar e estão sendo procurados. Com o grupo foram recuperados R$ 177 mil, 600 kg de maconha, explosivos, munições de fuzil, uma pistola, e um carro modelo Hylux.

Megaoperação recupera R$ 177 mil roubados de carro-forte e apreende mais de meia tonelada de maconha em Livramento de Nossa Senhora

Foto: Divulgação Secretaria de Segurança Pública

Participaram da megaoperação efetivos das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Sudoeste, Chapada, Litoral Norte e Central, além do Grupamento Aéreo (Graer), do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), das Rondas Especiais (Rondesp) Sudoeste e da 46 CIPM (Livramento de Nossa Senhora). Com informações do Destaque Bahia

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com profundo pesar que o Blog do Redação informa o falecimento da radialista Marina Oliveira, que atualmente trabalhava na Rádio Fascinação, na cidade de Itapetinga.

A Rádio Fascinação de Itapetinga, a 560 km de Salvador, alterou toda a sua programação e passou a veicular apenas música instrumental em função da morte da radialista Marina Oliveira, uma das profissionais mais experientes e admiradas da emissora.

A radialista sofreu um mal súbito essa semana, sendo hospitalizada no Hospital Cristo Redentor e, posteriormente, transferida para o Hospital Geral de Conquista.

Em coma devido a um AVC, Acidente Vascular Cerebral, Marina morreu no início da tarde desta quarta-feira (19). Desde a detecção da enfermidade, familiares, colegas, ouvintes e amigos estiveram em correntes de oração por Marina. Pessoa bastante conhecida na comunicação do sudoeste baiano.

CORTINA E CIA COLCHÕES