Diversos serviços de saúde e beleza foram levados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) para a Praça Nove de Novembro, neste sábado (10), em comemoração do Dia Internacional da Mulher. Maquiagem, manicure, massagem, design de sobrancelhas, distribuição de preservativos, aferição de pressão e glicemia chamaram a atenção de quem passava pelo centro comercial.
Além disso, servidores da secretaria informavam sobre as políticas de proteção à mulher e iniciativas como o Acessuas e o CadÚnico.

Ao lado da equipe da Semdes, a vice-prefeita, Irma Lemos acompanhou a ação
“Temos todos esses serviços e, às vezes, eles não são procurados por todos. Então, essa ação é uma forma de divulgá-los, de mostrar o que Prefeitura tem a oferecer, principalmente, às mulheres”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Irma Lemos.

Jamine destacou: “esse é um momento para darmos mais atenção à gente”
A jovem Jamine Santos, 16 anos, moradora do Bruno Bacelar, foi uma das pessoas atraídas pela movimentação. “Achei legal porque é uma ação voltada para nós mulheres, que trabalham o tempo todo e às vezes não tem um momento para se cuidar; esse é um momento para darmos mais atenção à gente, nos cuidarmos mais”, declarou enquanto aguardava na fila da maquiagem. “Já fiz as unhas e também vou fazer a massagem”, contou.
Da cidade de Itabuna, Jamile dos Santos, veio fazer compras no comércio de Conquista e parou na praça para participar da ação. “Um evento como esse é muito bom, esqueci até das compras”, afirmou ela, que fez a sobrancelha, maquiagem e mediu sua pressão arterial.

Jamile aproveitou as compras que fazia no centro para cuidar da beleza
A ação contou com a parceria das secretarias de Cultura e de Saúde, além do apoio do Movimento das Donas de Casa (MDC) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
No domingo (11), ainda como parte da programação do Março Mulher, uma caminha será realizada no bairro Candeias, a partir das 8h. A concentração será na Avenida Braulino Santos, nº 616.

Ação teve o apoio de secretarias e outros órgãos da cidade
Em 2017, foram registrados 3155 acidentes de trânsito nas ruas e avenidas de Vitória da Conquista – 764 com vítimas. Muitos desses acidentes estão relacionados ao desrespeito aos limites de velocidade dentro da malha urbana. Visando educar e diminuir esses índices, a Prefeitura de Vitória da Conquista irá iniciar hoje dia 9 de março a Operação Radar, realizada em parceria com a Polícia Rodoviária Federal.
Com a utilização de radares móveis, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana irá medir a velocidade dos veículos que trafegam em importantes vias da cidade, realizando inicialmente blitzes com caráter educativo. “Trânsito é feito em três pilares: o educativo, a engenharia e a fiscalização. Nosso governo vai começar essa primeira grande operação no sentido de educar, envolvendo toda a cidade e os motoristas de outras cidades que circulam aqui dentro, pela segurança e pelo aspecto confortável e saudável que o trânsito deve ter”, explicou o secretário Esmeraldino Correia.
“Os radares móveis serão distribuídos nas vias de maior velocidade, de maior uso, nos grandes corredores de tráfego de Vitória da Conquista”, completa. “Vamos implantar em parceria com a PRF e logo depois a própria Prefeitura, com seus equipamentos eletrônicos, dará continuidade a esse tipo de fiscalização nas nossas vias públicas”.
De acordo o planejamento da Secretaria, a operação deve iniciar pelas avenidas Luís Eduardo Magalhães, Olívia Flores, Vivaldo Mendes, Siqueira Campo, Brumado, Maceió e Alagoas.
Avenida Luís Eduardo Magalhães será uma das vias em que a ação será realizada
Rua Uruguai, conhecida popularmente como’ Rua do Gancho’, foi asfaltada pela Emurc (Empresa Municipal de Urbanização) na última quinta-feira (08).
A pergunta que fica no ar agora, é a seguinte: Como fica Dona Eni? Proprietária da barraquinha da Novo Horizonte que foi demolida pela prefeitura. Essa pergunta quem também fez foi o jornalista Daniel Silva no programa Redação Brasil desta sexta-feira (09).
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que, para possibilitar a realização de manutenção preventiva nos equipamentos eletromecânicos da Estação de Tratamento de Água (ETA), o fornecimento de água será suspenso no Sistema Integrado Abastecimento de Vitória da Conquista das 13h às 18h desta sexta (09).
A medida é necessária para garantir segurança operacional e evitar paradas não programadas.
O sistema será retomado gradativamente após a conclusão dos trabalhos prevista para o final da tarde e o fornecimento de água deverá ser completamente regularizado em até 48 horas nas áreas afetadas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção.
Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares e evitando todas as formas de desperdícios.
É com profundo pesar que o Blog do Redação informa o falecimento precoce de Pedro Emílio (53), personalidade conhecida no futebol amador de Vitória da Conquista.
Atualmente Pedro era presidente do Conselho Municipal de Educação e foi presidente da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT).
Formado em Direito pela Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), Pedro Emílio era um conhecedor nato da política de Conquista, incentivador e apaixonado pelo esporte amador.
Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência chegou a prestar socorro, mas ele não resistiu.
Pedro veio a óbito dentro da sua residência, na Rua Santos Dumont, no Bairro São Vicente.
O prefeito Herzem Gusmão esteve reunido nesta terça-feira (6), no Gabinete Civil, com o Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários de Vitória da Conquista (Sincavir). A gestão municipal estuda substituir veículos alugados pelo serviço de táxi para proporcionar uma economia nos cofres públicos municipais.
“A nossa intenção é dar possibilidade de mercado para a categoria, hoje com 365 motoristas de táxis”, contou o prefeito Herzem Gusmão, que já solicitou à secretária de Administração, Silvana Alves, que inicie os estudos para uma licitação referente à demanda por veículos do poder público municipal.
Experiências como esta já foram adotadas por outras cidades, como Porto Alegre e Salvador. O Governo Federal também tem trabalhado na implementação de metodologia semelhante para reduzir o custo da aquisição e manutenção da prestação de serviços dos órgãos e entidades federais, com o chamado “TáxiGov”.
“O custo benefício é extraordinário. Ganha a Prefeitura, com a economia nos cofres públicos, e a categoria. É um serviço de qualidade e, por meio de um sistema GPS instalado nesses táxis, a Prefeitura terá um controle real do que ela tem de pagar mês a mês”, comentou o prefeito, assegurando: “vamos buscar o melhor modelo para implementar aqui”.
O vereador Luis Carlos Dudé também participou da reunião.
Entraves burocráticos impediam a liberação do recurso para as obras do novo aeroporto de Vitória da Conquista. Após a resolução destes, R$ 3,9 milhões pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. O valor será destinado para a construção do Terminal de Passageiros.
Mesmo sem o recurso, a construtora que venceu a licitação para a construção do Aeroporto Glauber Rocha seguiu com o cronograma confiando na palavra de Rui Costa, Governador da Bahia, que reiterou diversas vezes o seu compromisso com conclusão das obras.
Além do Terminal de Passageiros, a empresa fará a iluminação da via de contorno e irá instalar equipamentos de auxílio à navegação aérea e serviços complementares.
A estimativa é de que as obras estejam prontas no início de junho e que o novo aeroporto comece a operar ainda neste ano.
Fonte: Mega Rádio
A Prefeitura Municipal retomou nesta terça-feira (6), as obras de pavimentação da Rua Uruguai que liga dois dos principais corredores de tráfego da cidade (as avenidas Bartolomeu de Gusmão e Juracy Magalhães). Máquinas e servidores da Secretaria de Serviços Públicos realizaram a limpeza do local, e ainda esta semana será realizada a pavimentação asfáltica.
A obra de pavimentação asfáltica da via foi reiniciada após cassação do Mandado de Segurança-Turbação de Posse, expedido em caráter liminar, em favor de dona Eni Rocha de Sousa. A barraca impossibilitava o trânsito de veículos e a pavimentação da rua, impedindo, portanto, a requalificação urbana do trecho e prejudicando os cidadãos.
O juiz Dr. Ricardo Frederico Campos, da 1ª Vara da Fazenda Pública, cassou, nesta segunda-feira (5), a ordem judicial concedida em caráter liminar no Mandado de Segurança-Turbação de Posse, em favor de dona Eni Rocha de Sousa e que teve como consequência a paralisação da obra de pavimentação asfáltica da Rua Uruguai. Com isso, a Prefeitura retomará as obras de pavimentação desta via de ligação de dois dos principais corredores de tráfego da cidade.
Um mandado de segurança, normalmente, é aplicado nos casos em que há suspeita de irregularidade praticada por autoridade pública. Entretanto, com esta decisão, fica claro que, em nenhum momento, o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, cometeu infração e que todas as medidas administrativas adotadas pela Prefeitura foram realizadas com tempo hábil para defesa dos interessados.
“Qualquer questionamento sobre a localização do lote da Autora merece, pois, ser debatido judicialmente pela Autora, em ação de conhecimento, pois a Ação de Mandado de Segurança não serve para dirimir pretensões que ensejam debate probatório. Assim, não houve qualquer ilegalidade no ato atacado no presente”, afirma a sentença judicial.
A barraca estava localizada no eixo de uma via pública, impossibilitando o trânsito de veículos e a pavimentação da rua. Impedindo, portanto, a requalificação urbana do trecho e prejudicando os cidadãos. Agora, diante da decisão do juiz, a Prefeitura seguirá com as obras.
Homenagear e discutir o papel da mulher na sociedade atual. É com estes objetivos que a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Coordenação de Políticas para as Mulheres, realiza neste mês a campanha Março Mulher, com o tema “Todos e Todas por Elas (#Tod@sPorElas)”.
A proposta é convidar toda a sociedade para defender os direitos já conquistados pelas mulheres e se engajar no enfrentamento à violência que esta parcela da população sofre.
“Para o Governo Municipal, o Março Mulher é agenda prioritária, pois, é o momento de expor para sociedade não só os problemas enfrentados pelas mulheres em seu dia a dia, mas também de apresentar os avanços conquistados nos últimos anos, a exemplo da Lei Maria da Penha que criminaliza as diversas formas de violência contra mulher”, ressaltou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Sabrina Menezes.
Atividades diversificadas – A campanha acontece até o dia 29 de março e traz uma programação diversificada, com caminhada e palestras no formato “Papo@tivo” em diferentes espaços da cidade, como escolas, universidades e serviços da rede municipal de Assistência Social.
Na quinta-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura oferecerá um café da manhã, palestras motivacionais, profissionalizantes e de empreendedorismo para as mulheres assistidas pelo Centro de Referência Albertina Vasconcelos (Crav), a partir das 9h.
Confira a programação completa.