AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Aconteceu neste sábado (16) a abertura oficial da 5ª edição dos Jogos Estudantis da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Raul Ferraz e reuniu estudantes, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Organizados em quatro etapas — Interclasse, Interpolos, Festivais e Festival Paralímpico — os jogos devem envolver mais de 2.300 estudantes dos anos iniciais, anos finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo alunos da zona urbana e rural.

Apesar da importância do evento esportivo e educacional, o que chamou a atenção de leitores do Blog do Redação foi a situação estrutural do Ginásio Raul Ferraz. Vídeos enviados à redação mostram sujeira, iluminação precária e problemas nas instalações do espaço esportivo.

A situação levanta uma série de questionamentos sobre as condições reais do ginásio e sobre os critérios utilizados para sua liberação.

Afinal, o Ginásio Raul Ferraz está interditado ou não? Em outras ocasiões, eventos esportivos e atividades foram impedidos sob a justificativa de falta de liberação do espaço. No entanto, para um evento promovido pela própria Secretaria Municipal de Educação, o uso foi autorizado mesmo diante das condições denunciadas.

Outra dúvida que permanece sem resposta é sobre a reforma do ginásio. Existe obra em andamento? Há recursos destinados para a recuperação da estrutura? Se existem verbas, por que os problemas continuam sendo registrados por atletas, estudantes e pela população?

Além disso, fica o questionamento principal: o ginásio possui condições adequadas e seguras para a prática esportiva?

Enquanto o discurso oficial destaca incentivo ao esporte e valorização da educação, estudantes e professores seguem convivendo com uma estrutura que, segundo denúncias, está longe do ideal para receber competições e atividades escolares.

A população aguarda esclarecimentos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação sobre a real situação do Ginásio Raul Ferraz e quais providências serão tomadas para garantir segurança e dignidade aos estudantes.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na noite deste domingo (17), um princípio de incêndio atingiu um terreno abandonado localizado ao lado da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Municipal, na Avenida Frei Benjamim, zona oeste de Vitória da Conquista.

De acordo com informações de populares, as chamas foram percebidas por volta das 18h30 por pessoas que passavam pelo local. O fogo chamou a atenção pela intensidade da fumaça e mobilizou moradores da região.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou equipes para conter o incêndio. Um caminhão da corporação equipado com canhão de água foi utilizado na operação de combate às chamas, evitando que o fogo se espalhasse para áreas próximas.

Há suspeitas de que pessoas estivessem no terreno no momento em que o incêndio começou, porém a informação ainda será investigada.

As causas do incêndio não foram confirmadas e deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. Até o momento, não há registro de feridos.

Com informações do Blog do Sena

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), informa que os serviços de coleta de lixo no município foram retomados, na madrugada de hoje, após a paralisação nacional dos trabalhadores das empresas de limpeza urbana, ocorrida nesta sexta-feira (15). Em razão do movimento, a coleta ficou suspensa por 24 horas em diversas localidades da cidade.

Os bairros mais impactados pela interrupção foram Patagônia, Ibirapuera, Zabelê, Centro, Alto Maron, Guarani, Brasil, Candeias, Vila América e Cidade Modelo. As equipes responsáveis pela limpeza pública retornaram às atividades ainda na madrugada deste sábado (16), com atuação intensificada em diferentes pontos do município para restabelecer integralmente os serviços e normalizar o cronograma de coleta. Os trabalhos seguem sendo realizados em bairros e áreas estratégicas da cidade, incluindo a Ceasa, centro da cidade, Avenida Rosa Cruz, bairro Brasil, Cidade Modelo, Terras do Remanso e as feiras dos bairros Alto Maron, Urbis 6 e Patagonia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista aprovou por unanimidade, na sessão desta sexta-feira (14), em segunda e última votação, o Projeto de Lei nº 217/2025, que reduz de 80% para 40% o percentual cobrado sobre a tarifa de esgotamento sanitário no município. A proposta, de autoria do vereador Edvaldo Ferreira Júnior (PSDB), também estabelece sanções à concessionária e regras mais rígidas para a recomposição de vias públicas após intervenções.

Com a aprovação em segunda votação, o projeto segue agora para sanção da prefeita Sheila Lemos (União Brasil). Caso seja sancionada, a nova legislação deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo no prazo de até 60 dias.

Aprovado com respaldo da Comissão de Legislação e Justiça, que atestou sua constitucionalidade, o projeto representa uma das medidas mais relevantes debatidas pela Casa no campo da defesa do consumidor e da regulação de serviços públicos. A matéria se baseia em entendimento consolidado do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconhece a competência dos municípios para legislar sobre tarifas de serviços públicos delegados.

“Na verdade, apresentamos à Câmara o projeto de lei que trata da redução da tarifa de esgoto em nosso município, diminuindo-a de 80% para 40%. O projeto foi apresentado no final do ano passado, fundamentado em entendimento do Supremo Tribunal Federal de que os municípios podem legislar sobre a matéria”, afirmou o autor.

Segundo o vereador, a proposta nasceu da necessidade de reduzir o impacto da cobrança sobre o orçamento das famílias conquistenses. Atualmente, a taxa de esgoto pode representar até 80% do valor total da conta de água, percentual considerado elevado diante da prestação do serviço.

Um exemplo apresentado na justificativa do projeto demonstra o impacto financeiro da medida: em uma fatura de R$ 669,42, o valor referente apenas ao esgotamento sanitário chega a R$ 286,92. Com a nova regra, o valor seria reduzido significativamente, gerando economia mensal para os consumidores.

“Este é um projeto de lei de grande importância, pois proporcionará economia aos cidadãos de nosso município”, destacou Edvaldo.

Além da redução da tarifa, o texto estabelece que o percentual de 40% será o teto máximo para qualquer cobrança relacionada ao esgotamento sanitário, independentemente da nomenclatura utilizada pela concessionária.

O projeto também prevê penalidades progressivas em caso de descumprimento, incluindo advertências, multas que podem chegar a R$ 100 mil e até a possibilidade de cassação da concessão em casos de reincidência.

Outro ponto de destaque é a obrigatoriedade de recomposição das vias públicas após obras realizadas pela empresa. A concessionária terá prazo máximo de dois dias úteis para restaurar a pavimentação, sob pena de multa diária de R$ 50 mil, limitada a 30 dias.

“O projeto aborda também a questão da mobilidade urbana, incluindo um artigo sobre os reparos na pavimentação asfáltica realizados pela empresa em nosso município, que muitas vezes deixam a desejar”, ressaltou o vereador.

Amparo jurídico e precedente nacional – A proposta segue modelo semelhante ao adotado em Feira de Santana, onde legislação equivalente foi aprovada em 2016 e enfrentou uma longa disputa judicial. O impasse foi encerrado em dezembro do ano passado, quando o STF reconheceu definitivamente a constitucionalidade da norma.

O entendimento da Corte, inclusive em voto do ministro Luiz Fux, reforça que os municípios possuem competência para legislar sobre assuntos de interesse local, incluindo a regulação de tarifas de serviços públicos.

“Estamos diante de uma verdadeira batalha, pois este projeto de lei teve origem em Feira de Santana, onde foi aprovado em 2016. De 2016 a 2025, houve uma longa batalha judicial, e somente em dezembro do ano passado o STF reconheceu a constitucionalidade”, explicou Edvaldo.

A aprovação unânime em segunda votação reforça o alinhamento dos parlamentares em torno de pautas consideradas de interesse direto da população conquistense.

“Este é um projeto que beneficiará toda a população de Vitória da Conquista. Tivemos essa aprovação unânime, o que demonstra, de forma clara, o compromisso da Câmara de Vereadores com a sociedade”, afirmou o parlamentar.

Apesar da aprovação no Legislativo, o vereador ressaltou que seguirá acompanhando a aplicação da futura legislação após a sanção do Executivo.

“Após a aprovação do projeto de lei e seu encaminhamento ao Poder Executivo, a luta continuará para que ele seja efetivamente cumprido em nossa cidade”, concluiu.

Por Samara Dias

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a ação, além de drogas, também foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma motocicleta utilizada na distribuição dos ilícitos

Na quarta-feira (13), a Polícia Civil da Bahia, em uma operação conjunta envolvendo equipes das Delegacias Territoriais (DT/Itapetinga) e (DT/Itororó), realizou, em Itororó, a prisão em flagrante de um homem, de 22 anos, pelo crime de tráfico de drogas.

As equipes policiais iniciaram um trabalho de inteligência e monitoramento após denúncias anônimas indicarem que um suspeito, integrante de uma organização criminosa atuante no município, realizava a comercialização de entorpecentes na mesma rua da unidade policial.

Durante a vigilância estratégica, os policiais flagraram o momento em que o suspeito saía da residência para realizar uma entrega. Ao ser abordado, foram encontradas porções de cocaína e maconha.

Em continuidade às diligências, os policiais entraram na residência, com autorização da proprietária do imóvel, onde localizaram um prato com cocaína sendo fracionada, além de uma colher utilizada como medida padrão para as porções. Durante a ação, também foram apreendidos dois aparelhos celulares e uma motocicleta utilizada para a distribuição dos ilícitos.

Também estava no local a namorada do investigado, uma adolescente de 17 anos, que, ao perceber a chegada das equipes policiais, tentou descartar parte do material entorpecente no vaso sanitário. Ela chegou a confirmar a existência da droga no imóvel, foi encaminhada à unidade policial e liberada posteriormente. O homem foi conduzido à DT/Itororó, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante e adotadas as medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado à disposição da Justiça.

Thanize Borges / Ascom-PCBA

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na manhã desta quarta-feira(13), o Diretor Efetivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia(FIEB) e presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista(AINVIC), José Luís Mendes Marinho de Andrade; Marcus Cavalcanti, secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos(SEPPI) da Casa Civil da presidência da república; Adailton Dias, secretário adjunto de Infraestrutura Econômica; Vladson Menezes, superintendente da FIEB; e Julia Nazareno, gerente de Projetos da SEPPI; participaram, em Brasília, de uma reunião estratégica. O encontro teve como pauta central a defesa de investimentos estruturantes para a logística da Bahia, com atenção especial às demandas de Vitória da Conquista e do sudoeste baiano.

Durante a reunião, José Luís Andrade destacou a necessidade urgente de intervenções na BR-116, principalmente em trechos urbanos e acessos industriais de Vitória da Conquista, além de obras voltadas à melhoria da mobilidade, segurança viária e escoamento da produção regional. Entre os principais pontos apresentados estão a construção de viadutos e duplicação da BR116, melhorias no acesso ao Distrito Industrial dos Imborés e ao aeroporto, além de medidas para redução de acidentes em áreas críticas das rodovias próximo à Vitória da Conquista.

Além das demandas locais, a FIEB também apresentou contribuições técnicas relacionadas à renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e à nova concessão da BR-116/324/BA – Rota 2 de Julho. A proposta defendida pela entidade é que os projetos sejam tratados de forma integrada, ampliando a competitividade da Bahia e fortalecendo a conexão entre rodovias, ferrovias, polos industriais e portos.

Para José Luís Marinho, garantir investimentos estruturantes em Vitória da Conquista e em toda a Bahia é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional, atrair novos negócios e melhorar as condições de transporte para trabalhadores, indústrias e toda a população do sudoeste baiano. “Foi uma reunião extremamente positiva. Apresentamos demandas prioritárias para Vitória da Conquista e confiamos que o Governo Federal irá analisar com atenção os pleitos apresentados pelo setor produtivo”, afirmou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

*Informe Publicitário

A VCA Construtora confirma sua participação no Feirão Caixa 2026, que acontece entre os dias 22 e 24 de maio, em Vitória da Conquista. O evento será realizado no estacionamento do Boulevard Shopping Vitória da Conquista e será uma grande oportunidade para famílias que desejam conquistar a casa própria com condições diferenciadas.

Reconhecida pela sua trajetória de crescimento e credibilidade no mercado imobiliário, a VCA se destaca atualmente como a maior construtora da Bahia, a 3ª maior do Nordeste e a 16ª maior construtora do Brasil. Números que reforçam a confiança, a solidez e a segurança oferecidas para quem deseja investir na realização do sonho da casa própria.

Durante os três dias de feirão, a VCA levará ao público ofertas exclusivas, facilidades de negociação e diversas opções de imóveis para diferentes estilos de vida e necessidades. Entre os empreendimentos disponíveis estarão imóveis de médio e alto padrão, casas soltas e unidades localizadas em pontos estratégicos da cidade, proporcionando mais conforto, praticidade e qualidade de vida.

Com foco em acolher e orientar cada cliente de maneira personalizada, a VCA reforça seu compromisso em transformar o sonho da moradia em realidade, ajudando famílias a encontrarem muito mais do que um imóvel: um lugar para construir histórias, viver momentos especiais e criar raízes.

Quem visitar o estande da VCA durante o evento poderá conhecer os empreendimentos, conversar com especialistas, esclarecer dúvidas e aproveitar oportunidades válidas exclusivamente para o Feirão Caixa 2026.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal realizará, no próximo dia 20 de maio de 2026, às 09 horas, uma Sessão Especial Itinerante no SEST/SENAT, com o objetivo de discutir a campanha Maio Amarelo, movimento internacional voltado à conscientização e prevenção de acidentes de trânsito.

A chegada do mês de maio marca o início dessa importante mobilização global, que busca chamar a atenção da sociedade para os altos índices de acidentes e mortes nas vias urbanas e rodovias. Em 2026, o tema oficial da campanha é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, reforçando a importância da empatia, da atenção ativa e da humanização no trânsito. A proposta é incentivar motoristas, pedestres e ciclistas a adotarem atitudes mais conscientes e cuidadosas, contribuindo para a redução de acidentes, feridos e vítimas fatais.

O Maio Amarelo propõe uma reflexão coletiva sobre comportamentos no trânsito, incentivando atitudes mais responsáveis, empáticas e seguras por parte de todos os usuários das vias. Com o engajamento de governos, empresas e da população, a campanha promove ações educativas que reforçam a importância da preservação da vida. Entre os principais focos estão o respeito às leis de trânsito, a valorização da convivência harmônica e a proteção dos usuários mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas e motociclistas.

Nesse contexto, a realização da Sessão Especial Itinerante no SEST/SENAT se apresenta como um espaço fundamental de diálogo e construção coletiva. O encontro reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas, ações educativas e medidas preventivas que contribuam para a redução dos acidentes e para a promoção de um trânsito mais seguro.

A iniciativa reforça o compromisso do Poder Legislativo com a defesa da vida e a segurança da população, além de ampliar o debate público sobre um tema de grande relevância social. A expectativa é de que a sessão contribua para fortalecer a conscientização coletiva e incentivar mudanças de comportamento que salvam vidas.

A participação da comunidade é essencial para o sucesso da campanha, uma vez que a transformação no trânsito depende do envolvimento de todos. O Maio Amarelo é, acima de tudo, um convite à responsabilidade compartilhada e ao respeito mútuo nas vias.

Serviço:

Data: 20 de maio de 2026
Horário: 09h
Local: SEST/SENAT

CORTINA E CIA COLCHÕES

A atuação decisiva do médico Dalmar Perciliano Soares durante a tragédia do metanol em Santo Amaro, em 1999, voltou a ser lembrada como um dos episódios mais marcantes da saúde pública baiana, numa homenagem de reconhecimento da Associação Bahiana de Medicina.

Na época secretário municipal de Saúde, Dalmar Soares foi responsável por identificar os primeiros sinais da intoxicação coletiva que resultou na morte de 16 pessoas e deixou dezenas de vítimas, no que é considerado o maior caso de intoxicação por metanol registrado até então no Brasil.

A suspeita começou após duas mortes repentinas ocorridas dias depois de um velório no povoado de Tabuleiro, zona rural de Santo Amaro. Inquieto diante das circunstâncias, Dalmar enfrentou resistência de familiares e lideranças locais para impedir o sepultamento e determinar a remoção dos corpos ao Instituto Médico Legal Nina Rodrigues, em Salvador.

Mesmo com a necropsia inicialmente inconclusiva, o médico continuou investigando. Conhecedor dos costumes locais, levantou a hipótese de contaminação por bebida alcoólica servida durante o velório. A partir dessa suspeita, rastreou a origem da cachaça consumida pelas vítimas, recolheu amostras em um depósito comercial e encaminhou para análise laboratorial. O exame confirmou a presença de metanol na bebida, permitindo o alerta imediato à população e evitando que a tragédia alcançasse proporções ainda maiores.

A postura firme e comprometida do médico também marcou sua atuação durante o surto de cólera registrado em Santo Amaro após as enchentes de 1989. Naquele período, trabalhou intensamente no atendimento de pacientes desidratados, enfrentando a falta de medicamentos e cobrando ações emergenciais das autoridades públicas. Entre as conquistas articuladas por ele junto ao Governo do Estado estiveram a implantação de uma ala específica no Hospital Nossa Senhora da Natividade e recursos para a construção de uma estação de tratamento de esgoto, medida considerada fundamental para reduzir a poluição do Rio Subaé.

Além da atuação em situações de emergência sanitária, Dalmar também ficou conhecido pelo cuidado humanizado com pacientes idosos em um asilo de Santo Amaro, onde mantinha acompanhamento constante e dedicado.

Natural de Piatã, Dalmar Perciliano Soares nasceu em 27 de julho de 1945 e formou-se em Medicina em 1971 pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Ao longo de mais de cinco décadas de atuação profissional, especializou-se em Pediatria, Clínica Médica, Medicina do Trabalho, Psicoterapia e Saúde Pública.

Sua trajetória inclui passagens por São Félix, Feira de Santana, Conde e atualmente Brumado, onde reside. Hoje atua no Hemoba e atende na pediatria da Somepe. Também exerceu a docência na Faculdade de Medicina de Guanambi, campus Brumado.

Em reconhecimento à sua contribuição para a medicina e para a saúde pública da Bahia, a Associação Bahiana de Medicina concedeu ao médico o título de Mérito Médico. A homenagem foi proposta pelo médico Jorge Jambeiro, que destacou a coragem ética, a inquietude científica e o compromisso humano que marcaram a trajetória profissional de Dalmar Perciliano Soares.

“A trajetória do Doutor Dalmar reúne episódios que marcaram a história da saúde pública baiana e reafirma o sentido maior da medicina: servir”, afirma Jambeiro.

Texto: José Sinval Soares, jornalista

CORTINA E CIA COLCHÕES

O legado de José Pedral Sampaio foi celebrado mais uma vez nesta terça-feira com a entrega oficial do selo comemorativo em homenagem ao centenário do ex-prefeito à sua família. A honraria concedida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), busca eternizar a memória de uma das figuras políticas mais importantes da história do município.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, familiares, secretários municipais e representantes dos Correios. O selo institucional integra as ações comemorativas do centenário de nascimento de José Pedral, celebrado em setembro de 2025.

A prefeita Sheila Lemos destacou a importância histórica de José Pedral no desenvolvimento do município. “Estamos recebendo oficialmente dos Correios o selo comemorativo do centenário de Pedral, um selo que sai de Conquista para o mundo, eternizando assim o nosso saudoso José Pedral, esse homem visionário. Vitória da Conquista hoje é essa cidade próspera, porque lá atrás ele pensou uma Conquista grande quando ela ainda era pequenininha. Nós devemos essa singela homenagem a tudo que Pedral fez por Vitória da Conquista”, afirmou.

A viúva de José Pedral, dona Zica Pedral, se emocionou ao falar sobre a homenagem e relembrou o amor que o ex-prefeito tinha pela cidade. “Ele ficaria emocionado com uma homenagem como essa, porque ele amava Vitória da Conquista fora do normal. Tudo para ele era Conquista. Hoje realmente é uma das cidades mais importantes da Bahia para morar, viver e crescer”, declarou.

Autor da proposta que culminou na Lei nº 2.957/2024, que institui o ano de 2025 como o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio”, o vereador Luís Carlos Dudé ressaltou a importância da preservação da memória política e histórica do município. “Comemorar o centenário de Pedral é motivo de muita satisfação e alegria. A história não pode ser rasgada e jogada fora, ela precisa ser preservada. Esse selo, juntamente com todas as homenagens realizadas, ajuda a eternizar a memória de um grande líder político da Bahia e do Brasil”, destacou.

O gerente regional dos Correios, Paulo Rego, afirmou que a homenagem representa o reconhecimento a um gestor que ajudou a projetar Vitória da Conquista para o cenário estadual. “É uma homenagem muito importante porque busca eternizar a memória de Pedral, um prefeito visionário que projetou Conquista para o que ela é hoje. Vitória da Conquista é um dos municípios mais importantes da Bahia e isso também passa pela contribuição de Pedral”, afirmou.

Reconhecido como uma das principais lideranças políticas da história do município, José Pedral Sampaio deixou um legado marcado pela visão de crescimento urbano, fortalecimento da infraestrutura e desenvolvimento regional, características que ajudaram a transformar Vitória da Conquista em um dos principais polos econômicos do interior da Bahia.

Fonte: SECOM/PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES