Foto: Allan Victor
Nesta terça-feira (12), o UP Notícias entrevistou o CEO da Viavolt Eletropostos, Bruno Peter Cardoso. Fundada em 2024, a empresa é uma das principais redes de eletropostos do estado e possui postos instalados em municípios como Brumado, Caetité, Guanambi, Vitória da Conquista, entre outros municípios.
“Nós somos a empresa que trouxe o primeiro eletroposto de carga rápida para Vitória da Conquista, lá no finalzinho de setembro de 2024, iniciozinho de outubro. De lá para cá, nós crescemos a nossa rede. Hoje a Viavolt é a maior rede de eletropostos do estado da Bahia. Estamos presentes hoje em oito cidades com 18 eletropostos, atendendo aqui especialmente a região Sudoeste”, explicou o CEO.
Na visão de Bruno Peter, o maior destaque nos carros elétricos é o desempenho e não o fator da economia. “Os carros são muito seguros e têm bastante desempenho […] Quando comecei a entender o que era a BYD, que foi que puxou essa fila aqui no Brasil, a gente comprou o, muito provável, que o primeiro Dolphin da cidade seja o da minha esposa, porque nós compramos no segundo que disponibilizou, que foi na televisão no programa Domingão do Huck”, afirmou.
Confira a entrevista completa com o CEO da Viavolt Eletropostos, Bruno Peter Cardoso:
O Ministério Público da Bahia, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, expediu uma recomendação direcionada à Secretaria Municipal de Educação cobrando medidas relacionadas à contratação e valorização de professores da rede municipal.
O documento, assinado pelo promotor de Justiça George Elias Gonçalves Pereira, orienta que o município faça adesão à Prova Nacional Docente (PND) até o dia 31 de maio de 2026. A prova foi criada pelo Governo Federal como parte da política “Mais Professores para o Brasil” e poderá ser usada em concursos públicos e seleções para contratação de docentes.
Na recomendação, o MP também pede que a Prefeitura apresente, em até 30 dias, um planejamento formal para realização de concurso público para o magistério municipal, com cronograma, quantidade de vagas e cargos previstos.
Outro ponto destacado pelo órgão é o aumento de contratos temporários nas redes públicas de ensino. O Ministério Público quer informações detalhadas sobre o número de professores efetivos, temporários e demais vínculos considerados precários na rede municipal de Vitória da Conquista.
O documento ainda solicita informações sobre possíveis cessões de professores efetivos para outros órgãos e cobra adequação ao limite estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, que permite cessão de até 5% do quadro efetivo.
Segundo o MP, a recomendação tem caráter preventivo e busca fortalecer a qualidade da educação pública e a valorização dos profissionais da área. A Secretaria Municipal de Educação terá prazo de 15 dias úteis para informar se irá acatar as medidas propostas.
*Materia do Sudoeste Digital
O Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista – Sincomérciovc realizará, no próximo dia 16 de maio de 2026, o “Dia S – Valorização e Reconhecimento do SESC e do SENAC”, um evento voltado à integração da comunidade e ao reconhecimento das importantes contribuições sociais e educacionais promovidas pelas instituições.
A programação acontecerá das 13h às 16h, na sede do SESC, localizada na Avenida Projetada, s/n, bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista.
Instituído pela Lei nº 3.110/2026, o “Dia S” passa oficialmente a integrar o calendário do município, reforçando a relevância das ações desenvolvidas pelo SESC e pelo SENAC nas áreas de saúde, educação, cultura, lazer e qualificação profissional.
O evento reunirá representantes do comércio, empresários, trabalhadores e a comunidade em geral em um momento dedicado à valorização de iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento social e econômico de Vitória da Conquista.
Segundo o Sincomérciovc, a proposta é fortalecer o reconhecimento das instituições que, ao longo dos anos, vêm contribuindo para a formação profissional, o acesso à cultura e a melhoria da qualidade de vida da população.
A participação é gratuita e aberta ao público. Os interessados podem realizar a inscrição antecipadamente por meio do link oficial:
Inscrição gratuita para o Dia S: https://cncsemanasbrasil.facedoor.events/ba?utm_source=chatgpt.com
Clique e confira a programação. Programação Dia S
Enquanto a arrecadação municipal cresce, o abandono do Parque Imperial segue visível nas ruas. Localizado próximo à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, o bairro voltou a ser palco de mais um mutirão organizado pelos próprios moradores para realizar serviços básicos de limpeza, roçagem e manutenção que deveriam ser executados regularmente pelo poder público.
Sem respostas objetivas da Prefeitura e diante da ausência contínua de ações efetivas, a população promoveu o segundo grande mutirão comunitário para tentar recuperar áreas tomadas pelo mato, melhorar acessos e reduzir os transtornos enfrentados diariamente pelos moradores.
A mobilização contou com participação direta da associação de moradores do Parque Imperial, que auxiliou na organização da ação, articulação comunitária e coordenação dos trabalhos realizados durante o mutirão. Máquinas, equipamentos e mão de obra foram reunidos pelos próprios moradores e apoiadores do bairro, numa demonstração clara de mobilização popular diante da inércia administrativa.
A ação expõe uma contradição cada vez mais questionada pela comunidade: apesar da significativa arrecadação proveniente da região, o Parque Imperial continua convivendo com precariedade estrutural, ausência de manutenção regular e sensação permanente de abandono por parte do poder público municipal.
Mais do que um mutirão de limpeza, a iniciativa acabou se transformando em um protesto coletivo contra a falta de políticas públicas concretas e da presença efetiva da Prefeitura em um bairro localizado ao lado de uma das principais universidades públicas da região.
Fonte: Associação de Moradores do Parque Imperial
Quem procurou a agência do Bradesco que fila na Rua Maximiliano Fernandes, em Vitória da Conquista, na manhã desta sexta-feira (08), precisou ter muita paciência. Com o fechamento de agências pela cidade, o fluxo de usuários no Centro aumentou, provocando uma fila quilométrica e lentidão no atendimento.
As imagens recebidas pelo Blog do Redação mostram a situação caótica. Mesmo depois da abertura do banco, centenas de clientes aguardavam do lado de fora para acessar o interior da agência.
Notificação pelo PROCON
O Procon Municipal de Vitória da Conquista realizou, nesta sexta-feira (8), uma fiscalização em agência bancária localizada no Centro da cidade. Durante a ação, foram lavradas notificações por descumprimento de leis municipais relacionadas ao tempo de espera no atendimento e à garantia de privacidade dos consumidores.
Ao todo, foram registradas oito notificações. Seis delas foram aplicadas em razão do descumprimento da Lei Municipal nº 1.345/2006, que estabelece o tempo máximo de espera para atendimento bancário em até 15 minutos em dias normais. Segundo o Procon, consumidores relataram demora superior ao permitido pela legislação.
A agência também foi notificada por descumprimento da Lei Municipal nº 2.051/2015, que torna obrigatória a instalação de divisórias na área de atendimento dos caixas eletrônicos, garantindo mais privacidade e segurança aos usuários durante as operações bancárias.
Motociclistas trabalhadores de Vitória da Conquista vão realizar um “breque geral” no próximo dia 08 de maio de 2026 (sexta-feira) como forma de mobilização da categoria para a Assembleia Geral de Fundação da Associação dos Motociclistas Trabalhadores de Vitória da Conquista (AMTVCA).
O encontro acontecerá às 16h30, no Foyer da Prefeitura da Zona Oeste – Espaço Glauber Rocha, no bairro Brasil, reunindo entregadores, motociclistas de transporte de passageiros e demais profissionais que utilizam a motocicleta como instrumento de trabalho.
O “breque geral” é um movimento de paralisação e conscientização que busca chamar atenção para a importância da organização da categoria, além de reforçar a necessidade de melhores condições de trabalho, segurança e valorização profissional.
Durante a assembleia, será realizada a leitura e discussão do Estatuto Social, a constituição formal da associação, além da eleição e posse da primeira Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal.
A criação da AMTVCA representa um avanço importante para os motociclistas trabalhadores do município, fortalecendo a representatividade e abrindo caminhos para o diálogo institucional com o poder público e demais setores.
A organização reforça que a participação da categoria é essencial para a construção de uma entidade legítima, forte e alinhada às reais demandas dos trabalhadores.
Serviço:
📌 Evento: Assembleia Geral de Fundação da AMTVCA
📅 Data: 08/05/2026
⏰ Horário: 16h30
📍 Local: Foyer da Prefeitura da Zona Oeste – Espaço Glauber Rocha, bairro Brasil

Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (6), às 20h, acontecerá o espetáculo “Renúncia”, inspirado na obra psicografada pelo médium Chico Xavier. A apresentação será realizada no Centro de Convenções Divaldo Franco e a peça se baseia em uma narrativa sobre amor, sacrifício e evolução espiritual.
A peça conta uma história marcada por escolhas difíceis e a força do amor verdadeiro, prometendo reunir elementos cênicos e interpretativos que valorizam a sensibilidade da obra de Chico Xavier.
Os ingressos vendidos no dia do espetáculo têm o valor de R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada). A montagem é feita pela Rama Kriya Produções e a realização é da União Espírita de Vitória da Conquista (UEVC).
Mais informações sobre o espetáculo podem ser encontradas nos telefones para contato da UEVC: (77) 99805-0314 e (77) 99996-7423 (Barreto).
As obras na Avenida Brumado, executadas com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA) pela Prefeitura de Vitória da Conquista, encontravam-se paralisadas na manhã desta segunda-feira (4). A interrupção dos serviços tem gerado diversas queixas de setores políticos e sociais, especialmente após as chuvas do último final de semana voltarem a alagar a região onde a drenagem está sendo realizada.
Além da paralisação, a localidade enfrenta problemas críticos de saneamento, como um esgoto estourado na entrada da Urbis IV que dificulta o tráfego desde o último sábado (2). Somado a isso, o fluxo intenso de veículos em alta velocidade na Avenida Brasília, próximo ao Colégio Militar da Bahia, tem preocupado pais e alunos durante o horário de entrada escolar.
“Invernou” é a expresão que domina as redes sociais em Vitória da Conquista nesta terça-feira (5), refletindo a madrugada gelada que registrou 17°C com sensação térmica de 14°C logo no início da manhã. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o dia segue com céu encoberto e chuviscos isolados, mantendo a temperatura máxima em 27°C, enquanto a tendência para o restante da semana indica a permanência de muitas nuvens, nevoeiros matinais e madrugadas frias com mínimas oscilando entre 16°C e 17°C até o próximo sábado (9).
Após a celebração na Matriz Paróquia Nossa Senhora das Graças – Bairro Recreio, o pároco, Pe. Frenilson Brito, a comissão de festa, a equipe nomeada para a construção e demais fiéis seguiram em procissão para entronizar a Cruz no terreno da nova capela, situada no bairro Recreio ou ‘Conquistinha, como assim é conhecida a região.
A benção da pedra fundamental marca o início de uma caminhada desafiadora, mas guiada pela fé no Cristo que conduz seus peregrinos. Na ocasião, o Pe. Frenilson reforçou a importância da união e da oração da comunidade para que a construção avance com coragem.
A capela é o sonho de muitos moradores daquela região. Ao verem a cruz chegar, as emoções transbordaram entre fogos e cânticos; os fiéis disputavam o privilégio de carregá-la, mantendo os olhos atentos a cada detalhe desse momento sublime. Assim como já ocorre na casa alugada, a futura Capela de São Francisco será um novo e vibrante centro de evangelização para toda a paróquia.
No dia 13 de junho, logo após a Missa Festiva na Igreja Matriz, a Equipe de Festa de 2026 e a Comissão de Construção promoverão um grande forró com a presença de destacados cantores regionais. Não perca! Garanta seu ingresso por apenas R$ 50,00 na secretaria da Paróquia das Nossa Senhora das Graças ou com nossos representantes oficiais. Confira os detalhes no cartaz!
