A Tribuna Livre da Câmara Municipal foi ocupada na manhã desta sexta-feira (24), por representantes do bairro Recreio (antiga Conquistinha), que utilizaram o espaço para denunciar o clima de insegurança, vandalismo e degradação social e ambiental que, segundo eles, foi intensificado pela presença do Centro Pop (unidade de acolhimento para população em situação de rua) na localidade. Os moradores foram enfáticos ao cobrar da Prefeitura uma data definitiva para a mudança do equipamento público, alegando que a comunidade vive sob um “protocolo de guerra” para sair de casa.
Caio César Aguiar, um dos representantes da comunidade, afirmou que o bairro enfrenta o problema há mais de uma década, mas que a situação atingiu um ponto insuportável recentemente. Ele descreveu um cenário de “cracolândia sob supervisão da prefeitura”. “Não vamos admitir a instauração de uma cracolândia no bairro. […] É uso de crack indiscriminado na porta de nossas casas, pessoas fazendo xixi, propriedades privadas invadidas e carros quebrados. Isso é normal? Você não poder sair de casa para levar o filho para brincar?”, questionou Caio.
A moradora Poliana Silva de Jesus Alexandrino reforçou as críticas à gestão municipal, especificamente ao secretário de Desenvolvimento Social, Michel Farias. Com um abaixo-assinado de 800 assinaturas em mãos, ela relatou que os canais de diálogo com a prefeitura foram cortados. “O secretário Michel me bloqueou do celular, como bloqueou vários outros moradores. Nós queremos data para a retirada do Centro Pop do bairro. São 14 anos disso lá. A biblioteca está toda depredada, pichada por delinquentes. Onde estão as crianças que iam para lá? Estamos cansados”, desabafou Poliana.
O vereador Nelson de Vivi (PSD), que solicitou a antecipação da fala dos moradores, solidarizou-se com a causa e confirmou que a situação é “insustentável”. Ele destacou o impacto negativo no comércio local e os danos materiais sofridos por proprietários de veículos na região. “O comércio tem passado por dificuldades, eles [usuários] trazem danos quando não recebem doações. Nosso mandato está unido a essa comunidade. Já temos reunião marcada com o secretário Michel para que ele dê um prazo urgente de retirada”, afirmou Nelson.
O vereador Xandó (PT) também se manifestou, apontando falhas na gestão e na segurança pública. Ele ressaltou que a falta de policiamento fixo permite que traficantes atuem no entorno do Centro Pop, coagindo aqueles que buscam ajuda.
“A notícia que tive da Guarda Municipal é que existia um serviço diário ali e que foi suspenso. Não dá para a Guarda chegar e sair. O usuário do Centro Pop muitas vezes quer sair dessa situação, mas está cercado o tempo inteiro de traficantes. Falta gestão efetiva para lidar com isso”, pontuou Xandó.
O presidente da Casa, Ivan Cordeiro (PL), assegurou que a Câmara continuará acompanhando o caso de perto. Os moradores prometem manter as mobilizações nas ruas e nas redes sociais até que a Prefeitura apresente um cronograma oficial para a transferência do Centro Pop para um local mais adequado, que não comprometa a segurança dos residentes e ofereça estrutura digna aos assistidos.
Por Camila Brito
O repórter João Melo esteve na Câmara de Vereadores , confira o vídeo no instagram
Ver essa foto no Instagram
A tradicional festa junina São Pedro Tôa Tôa, um dos eventos mais aguardados do calendário festivo da Bahia, não será realizada em 2026. A confirmação veio do organizador Elvis Neri de Oliveira Leite, que atribuiu a decisão ao aumento expressivo dos custos de produção e às dificuldades logísticas enfrentadas na organização.
Segundo Elvis, a realização do evento se tornou financeiramente inviável diante da disparada nos cachês de artistas nacionais. “As bandas subiram demais e aí você não consegue. Para um evento desses, teria que aumentar muito o valor do ingresso. É remar contra a maré. Banda que custava R$ 100 mil hoje é R$ 300 mil. É difícil conseguir agenda”, explicou. Ele ressaltou ainda que a pausa será estratégica: “Vamos dar uma pausa e avaliar para o ano que vem”.
O São Pedro Tôa Tôa chegaria à sua 28ª edição consolidado como uma das principais festas juninas do estado, conhecido pelo formato all inclusive e por reunir grandes atrações do cenário musical brasileiro. A suspensão do evento representa uma perda significativa para o calendário cultural de Vitória da Conquista, além de impactar o fluxo turístico em toda a região do Centro-Sul baiano e também no Norte de Minas Gerais.
Ao longo dos anos, a festa se destacou por atrair milhares de visitantes, movimentando a economia local e fortalecendo a tradição junina na região. A expectativa agora fica para 2027, quando a organização pretende reavaliar as condições para o retorno do evento.
Com informações do Blog do Anderson
Emídio Ferreira, morador do Distrito de Bate-pé, em Vitória da Conquista, Alice Rocha e Edilane Almeida, moradoras da localidade de Pé do Morro, em Anagé, além de residirem em área de caatinga, até pouco tempo enfrentavam dificuldades para ter acesso à água de qualidade. Mas a realidade destas famílias se transformou com as obras da Adutora de Bate-pé e a ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Anagé, realizadas pela Embasa.
[gallery size="large" ids="117005,117004,117003"]Juntas, as obras receberam investimentos de R$104 milhões para beneficiar em torno de 45 mil moradores e são exemplos do acesso à água enquanto um direito humano fundamental. Com 21 quilômetros de extensão e 200 milímetros de diâmetro, a nova adutora possibilitou a ampliação da oferta de água em 85%, podendo atender moradores do distrito do Bate-pé e outras 10 localidades do entorno pelos próximos 30 anos. O sistema compreende ainda três caixas redutoras de pressão para aliviar a força da água e um reservatório de 300 metros cúbicos.
O SIAA Anagé possui 75,8 quilômetros em rede adutora que leva água tratada até Presidente Jânio Quadros, passando pelos municípios de Caraíbas e Maetinga, todos em área de caatinga. Para isso, a Embasa construiu uma nova estação de tratamento com capacidade para tratar 130 litros de água por segundo e uma nova captação com vazão de 126,5 litros por segundo. Também foram construídas cinco estações elevatórias, estação de tratamento de lodo e implantado reservatório com capacidade para armazenar até um milhão de litros de água.
Estas obras se conectam com outras importantes intervenções que estão sendo realizadas pela Embasa em Vitória da Conquista. Estão em andamento a ampliação do SIAA, a construção da Barragem do Catolé, a implantação de sistemas de abastecimento para atender os distritos de Cabeceira da Jiboia, Inhobim e Cercadinho e a implantação do sistema de esgotamento sanitário dos bairros Campinhos e Simão, totalizando o investimento de R$446,5 milhões.
De acordo com o gerente regional, Manoel Marques, as obras demonstram a importância da Embasa como instrumento estruturante do desenvolvimento social da Bahia ao levar água boa e de qualidade para a população que mais precisa. “Estamos possibilitando a permanência das famílias em suas localidades e melhoria na qualidade de vida com saúde. Chegando aos 55 anos, a Embasa demonstra empenho em transformar realidades e proporcionar dignidades às pessoas”, afirma.
As histórias de Emídio Ferreira, Alice Rocha e Edilane Almeida são contadas na nova campanha da Embasa “Histórias que Conectam” que podem ser acompanhadas pelos links ou diretamente no Canal da Embasa no Youtube (youtube.com/embasaoficial).
Alice Rocha e Edilane Almeida em Pé de Morro (Anagé) https://youtu.be/sFn8ELgZJAM?si=xgfyKtbGYdAchL99
Emídio Ferreira em Bate-pé (Vitória da Conquista) https://youtu.be/puj1rt1AtSE?feature=shared
Imóveis onde funcionaram pontos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, na Rua Santo Antônio, e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) apresentam situação de abandono em Vitória da Conquista. O antigo posto ambiental tem servido de abrigo para pessoas em situação de rua.
Na manhã desta terça-feira (21), o BLOG esteve na esquina entre as Avenidas Presidente Dutra e Régis Pacheco, onde localiza-se o Casarão do IBAMA.
A Secretaria do Patrimônio da União (SPU), vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação, responde pela administração e destinação desses bens. Enquanto aguardam definições federais, as estruturas sofrem com o desgaste do tempo e a falta de manutenção, gerando preocupação na vizinhança e nos pedestres que circulam pela região central de Vitória da Conquista.
Moradores de um prédio no bairro Candeias, em Vitória da Conquista, se depararam com uma visita inesperada nesta semana: uma capivara foi encontrada circulando pelas dependências do imóvel. O animal chamou a atenção dos residentes, mas não apresentou comportamento agressivo, segundo informações da ocorrência.
A presença da capivara gerou espanto e mobilizou os moradores, que acionaram a Guarda Municipal Ambiental. A equipe foi até o local e realizou a captura.
Após o resgate, o animal foi encaminhado para um espaço adequado, onde passará por avaliação. A expectativa é que, após análise das condições de saúde, a capivara seja devolvida ao habitat natural.
O descarte irregular de móveis, especialmente sofás, tem se tornado um problema recorrente em diversos pontos de Vitória da Conquista. Na Rua Genésio Porto, localizada aos fundos do Parque de Exposições Teopompo de Almeida, o acúmulo de entulho formou um verdadeiro “lixão urbano” improvisado. Embora a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESEP) mantenha cronogramas de mutirões de limpeza, o cenário registrado na tarde desta sexta-feira (17) expõe o desafio de conter a falta de conscientização popular.
A situação compromete a estética e a higiene da via, facilitando a proliferação de insetos e obstruindo a passagem de pedestres na região. Vale ressaltar que o descarte de resíduos volumosos em vias públicas é passível de sanções, e a administração municipal disponibiliza canais para o recolhimento adequado desse tipo de material. O contraste entre o lixo acumulado e o potencial turístico da Joia do Sertão Baiano reforça a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa e da colaboração da comunidade para manter a higienização.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista abriu oficialmente as inscrições para a segunda edição do Prêmio Conhecimento que Conquista – edição 2026. A iniciativa, instituída pela Resolução nº 78, de 07 de junho de 2022, tem como objetivo reconhecer e valorizar produções acadêmicas que se dedicam ao estudo da realidade do município.
O prêmio contempla trabalhos como monografias, dissertações, teses, livros ou capítulos de livros produzidos por estudantes, docentes, pesquisadores e demais profissionais. As pesquisas devem abordar temas relacionados à realidade de Vitória da Conquista, abrangendo diferentes áreas do conhecimento científico e apresentando análises, diagnósticos ou propostas de solução para questões socioeconômicas locais.
Podem concorrer trabalhos desenvolvidos em instituições do município ou de outras localidades, desde que o objeto de estudo seja voltado para a cidade. Ao todo, cinco produções serão premiadas nesta edição.
De acordo com o regulamento, só poderão ser inscritos trabalhos defendidos ou publicados nos últimos cinco anos, no período entre abril de 2021 e abril de 2026. Pesquisas que participaram da edição de 2025 e não foram vencedoras poderão ser submetidas novamente, uma única vez.
A inscrição será realizada por meio do envio de um resumo expandido, com no mínimo cinco e no máximo oito laudas, contendo título, texto, tabelas, figuras e referências, além da apresentação da ideia central e dos principais resultados do trabalho.
Primeira edição destacou diversidade e impacto social
Na primeira edição do prêmio, realizada em 2025, mais de 50 trabalhos foram inscritos, abordando temas que variaram das ciências humanas às engenharias. A comissão avaliadora foi formada por professores de instituições como UNEB, UFBA e UESB, garantindo diversidade de perspectivas e rigor técnico.
A iniciativa surgiu a partir do mandato do vereador Alexandre Xandó (PT), com o propósito de incentivar o pensamento crítico, a inovação e o compromisso social por meio da pesquisa científica. À época, o parlamentar destacou a importância de aproximar o conhecimento acadêmico da sociedade.
“O projeto busca tirar as pesquisas das prateleiras e aproximar o conhecimento produzido nas universidades da comunidade”, afirmou.
Na edição anterior, seis pesquisadores e pesquisadoras foram premiados por contribuições relevantes em áreas como meio ambiente, cultura, políticas públicas e educação inclusiva.
Contribuição para políticas públicas
Além do reconhecimento acadêmico, os trabalhos vencedores serão encaminhados à Câmara Municipal em formato digital e poderão ser utilizados para fins de divulgação científica e apoio à formulação de políticas públicas.
A expectativa é que a segunda edição amplie ainda mais a participação de pesquisadores e fortaleça o diálogo entre o poder público e a produção científica, contribuindo para o desenvolvimento de Vitória da Conquista a partir do conhecimento.
Clique aqui e tenha acesso ao edital
Por Andréa Póvoas
A Prefeitura de Vitória da Conquista apresentou, oficialmente, nesta quinta-feira (16), em Vitória da Conquista e em Salvador, a programação do Arraiá da Conquista 2026, que acontece de 20 a 24 de junho, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida. A cidade, que já faz parte da rota dos festejos juninos, vai proporcionar ambiente aconchegante, gastronomia típica e um clima único que só a Suíça Baiana é capaz de oferecer.
A prefeita Sheila Lemos falou sobre o assunto:
Ver essa foto no Instagram
Após o sucesso de público e organização do primeiro ano da festa no Parque de Exposições, mais uma vez o Arraiá da Conquista chega com grandes nomes da música nacional, regional e local. A Suíça Baiana vai receber atrações como Tarcisio do Acordeon, Robertinha, Netinho do Forró, Erlan Forrozão, Geraldo Cardoso, Rony Barbosa, Beijo Apimentado, Priscila Senna, Targino Gondin, Pablo, Cacau com Leite, Tierry, Joelma e Flávio José.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, a programação do São João reforça a inserção da cidade na rota de festejos juninos procurada pelo público, com grandes atrações e uma estrutura que oferece conforto, segurança e sofisticação. “Estamos preparando um São João lindo, grandioso e com uma organização pensada para receber os amantes da festa da melhor maneira possível, oferecendo uma experiência inesquecível”, destacou.
A programação promete movimentar a economia, a hotelaria e a gastronomia da cidade, com uma rota diferenciada para quem ama curtir o clima junino. A festa já se consolidou como o melhor e mais seguro São João da região e um dos melhores da Bahia. Este ano, o evento é apoiado por parceiros como Brahma, Old Parr, VCA Constutora e Coopmac.
O Arraiá da Conquista é uma realização da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e produção da Salvador Produções.
Local: Parque de Exposições
Período: 20 a 24 de junho
Para mais informações sobre o Arraiá da Conquista, acesse: @ssaproducoes.
A Gente Propaganda segue consolidando seu crescimento no cenário publicitário, dessa vez conquistando três medalhas na etapa regional do FestVídeo, realizada nesta terça-feira (15), em Ribeirão Preto (SP). A agência levou dois ouros, um na categoria Órgãos Públicos, com a campanha “Exemplo para a Bahia”, desenvolvida para a Prefeitura de Vitória da Conquista, e na categoria Animação, com a campanha “Arraiá da Conquista” também para a Prefeitura de Vitória da Conquista.
Na categoria Promocional, a agência conquistou medalha de prata com a campanha “Gêmeos”, criada para a Fainor.
Considerado um dos mais importantes festivais de propaganda do país, o FestVídeo reúne agências do interior e independentes de todo o Brasil. A etapa regional aconteceu no Palácio Pedro II, em Ribeirão Preto. Agora a Gente Propaganda segue para a disputa nacional, que será realizada no próximo dia 29 de abril, em São Paulo, reforçando o momento positivo vivido pela agência, que vem ampliando sua base de clientes, expandindo a atuação em outras praças e se consolidando entre as maiores do estado.
Para Lucas Caires, Diretor da Gente Propaganda, o reconhecimento reafirma a consistência do trabalho desenvolvido pela equipe. “Receber mais uma vez uma premiação em um festival importante como o FestVídeo é motivo de muito orgulho para todos nós. Esse reconhecimento é reflexo de um momento de maturidade da agência, que vem se posicionando como uma das maiores da Bahia, sem abrir mão daquilo que sempre fez parte do nosso DNA: o trabalho criativo”, destacou.