A escassez de voos entre Salvador e Vitória da Conquista voltou ao debate público com o pronunciamento do deputado estadual José Raimundo Fontes, do Partido dos Trabalhadores, na Assembleia Legislativa da Bahia.
Em entrevista à Rádio Bandeirantes na terça-feira (14), o parlamentar demonstrou preocupação com a redução da oferta e os impactos negativos para o Sudoeste Baiano, destacando que a Joia do Sertão funciona como um polo econômico e educacional que demanda conectividade eficiente com a Capital Baiana. Zé Raimundo relembrou os investimentos realizados em gestões petistas, desde o antigo terminal até a construção do Aeroporto Glauber Rocha, projeto concebido para receber aeronaves de grande porte e baratear passagens, realidade que hoje contrasta com a baixa oferta de apenas três frequências semanais para Salvador em horários desfavoráveis.
O parlamentar ressaltou que, enquanto rotas para São Paulo e Belo Horizonte operam com regularidade e preços acessíveis, a ligação com a capital do estado permanece deficiente. Segundo o deputado, o Governo da Bahia mantém mobilização com incentivos fiscais, como a desoneração do querosene de aviação, para atrair novas operações. “Também o deputado federal Waldenor Pereira está em articulação em Brasília, buscando entendimento junto à ANAC e a outros órgãos federais para enfrentar o problema”, acrescentou.
Para Zé Raimundo, apesar das dificuldades do setor pós-pandemia, a alta demanda regional justifica a ampliação imediata da malha aérea para fortalecer o desenvolvimento social e econômico do interior baiano,
A Prefeitura de Vitória da Conquista, realizou, na tarde desta terça-feira (14), a liberação do trânsito na Avenida Caracas, no bairro Jurema, após a instalação de defensas metálicas (popularmente conhecidas como guard rails) na lateral do canal de drenagem. A via estava interditada desde o dia 9 de março, após as fortes chuvas que atingiram a cidade.
O tráfego no local foi suspenso como forma de garantir a segurança da população até que a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) concluísse a instalação das barreiras metálicas, adquiridas via contratação direta, sem licitação. A realização do serviço foi possível a partir da publicação do decreto de emergência, no dia 3 de março, o qual, segundo o Artigo 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021, permite essa modalidade de contratação, restrita a bens ou serviços estritamente necessários para o atendimento da situação emergencial.
( Continue lendo → → → )
Foto: Divulgação/Republicanos
A edição desta terça-feira (14) do UP Notícias entrevistou o bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, deputado federal e presidente do partido Republicanos na Bahia, Márcio Marinho (Republicanos-BA). Márcio exerce o seu quarto mandato na Câmara dos Deputados e tem como objetivo para o ano de 2026 a dobradinha com a pré-candidata a deputada estadual, vereadora Dra. Lara Fernandes (Republicanos).
Durante um evento realizado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) que resultou na entrega da Comenda 2 de Julho para Márcio Marinho, o deputado comentou ao jornal BNews sobre a sua desistência na concorrência ao Senado Federal. Segundo Marinho, ele recuou na candidatura para dar espaço ao pré-candidato Angelo Coronel, que se filiou recentemente ao Republicanos.
O deputado declarou que reuniões estão sendo feitas internamente no partido para definir o apoio a um candidato nacional, mas, pessoalmente, ele reiterou que apoia Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para presidente. “O meu voto na Bahia é para o Flávio Bolsonaro. Por entender que esse modelo político do presidente Lula já está ultrapassado, com todo o respeito que tenho a pessoa do presidente, acho que a população brasileira já deu toda a oportunidade que ele teria para poder fazer uma boa gestão nesses mandatos que ele teve”, explicou Márcio Marinho.
O parlamentar destacou que a composição é formada por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para presidente da República e ACM Neto (União Brasil) para governador do estado da Bahia.
Confira a entrevista completa com o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos):
Foto: Allan Victor
Nesta segunda-feira (13), o UP Notícias entrevistou o advogado, ex-candidato a prefeito de Vitória da Conquista e atual pré-candidato a deputado estadual pelo PDT, Dr. Marcos Adriano. Durante a entrevista, o líder político destacou suas expectativas para as Eleições de 2026 e fez críticas à gestão municipal, principalmente na questão da arrecadação pública e aumento de impostos e também afirmou que o município está ficando atrasado na representatividade política nos âmbitos estadual e federal.
De acordo com o pré-candidato, a chapa formada por mais de 81 pré-candidatos, com cerca de 25 a 30 mil votos para se eleger, tem muita força na disputa. “Eu não tinha nenhum voto dentro de Vitória da Conquista. Na minha eleição de prefeito, a gente chegou próximo a 7.000 votos dentro de Vitória da Conquista. De completamente desconhecido para 7.000 votos. Eu tenho 20 anos que eu trabalho nos municípios do interior da Bahia, 47 municípios. Mas dentro dessa conjuntura, eu queria deixar bem claro para todos os conquistenses e para toda a audiência que eu sou o pré-candidato pelo PDT e que Vitória da Conquista pode muito bem eleger um candidato nessa conjuntura de 25 a 30 mil votos”, explicou Marcos Adriano.
Marcos Adriano também criticou a atual gestão municipal de Vitória da Conquista, por conta do aumento na arrecadação em contraste com a falta de investimento em infraestrutura. Segundo o advogado, a Prefeitura Municipal encerrou o ano de 2025 com mais de R$145 milhões em caixa nos cofres públicos. “Só para você entender do que eu estou falando, em 2024, de IPTU, foi arrecadado R$45,8 milhões. Já em 2025, ano passado, aumentou para R$57,5 milhões. É um aumento de 25,69%. O IPTU, só o IPTU. E detalhe, a gente tem que calcular aqui e observar, que embora o IPTU aumentou, muita gente ficou sem pagar, sem ter condição de pagar. Então, ainda tem o valor da dívida ativa que acrescenta”, pontuou.
O pré-candidato afirmou que Vitória da Conquista está ficando atrasada na questão da representatividade política. Ele disse que a cidade está “para trás” e comparou o município com Guanambi, que atualmente conta com 5 deputados eleitos, entre estaduais e federais. “Quem a gente tem aí que pode ter uma vitória? Waldenor (PT), Zé Raimundo (PT) e Fabrício (PCdoB), que já são os mesmos. Todos os outros que colocaram os nomes, estão colocando os nomes para quê? Para poder fazer escada para deputados de fora”, acrescentou Marcos Adriano.
Confira a entrevista completa com Marcos Adriano (PDT):
Foto: Divulgação
Nesta quinta-feira (9), o UP Notícias entrevistou o deputado federal pelo estado da Bahia, Waldenor Pereira (PT), que comentou sobre os investimentos para Vitória da Conquista provenientes de emendas parlamentares voltadas para saúde, infraestrutura e desenvolvimento regional.
Dentre as recentes movimentações políticas feitas para Vitória da Conquista, o deputado destacou o seminário “Emendas Participativas e Desenvolvimento Regional”, realizado no Colégio Estadual de Tempo Integral no dia 21 de março. O evento reuniu o ministro das Relações Institucionais, Adolpho Loyola, o deputado estadual, Zé Raimundo (PT), o presidente do PT na Bahia, Tassio Brito, entre outras autoridades políticas, que totalizaram 48 lideranças de municípios da região.
De acordo com Waldenor, o evento colaborou para uma maior delimitação na destinação de verbas estaduais e federais. “Nós limitamos geograficamente aqui a uma atuação mais intensa. Aproximadamente 50, 60 municípios”, acrescentou. Segundo o político, a sua atuação e a de aliados é centrada principalmente na Região Sudoeste, com Vitória da Conquista como principal município.
Outro aspecto envolvendo investimentos públicos destinados à Vitória da Conquista ressaltado pelo deputado foi o investimento voltado à área da saúde. Waldenor Pereira anunciou que haverá uma ordem de serviço para o início da reforma do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). O investimento estadual será de R$84 milhões e prevê a requalificação e reestruturação, com a ampliação de UTIs e leitos. Conforme disse o deputado, a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, assegurou que a ordem de serviço está prevista para ser autorizada no dia 15 de maio.
Confira a entrevista completa com Waldenor Pereira (PT):
Danillo Kiribamba, pré-candidato a deputado federal. Foto: Allan Victor
Nesta segunda-feira (6), o UP Notícias entrevistou o ex-vereador e pré-candidato a deputado federal pelo partido Avante, Danillo Kiribamba. Durante a entrevista, o político comentou sobre a sua mudança do União Brasil para o Avante para disputar as eleições e principais pautas de infraestrutura e valorização de regiões de Vitória da Conquista.
De acordo com o político, a mudança de partido afetou sua relação com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (União Brasil). Ele acrescentou que, após receber o convite do presidente do Avante na Bahia, Ronaldo Carletto, foi conversar com a prefeita pessoalmente para anunciar a sua ida ao Avante para disputar a eleição.
“Estou aqui para construir, caminhar junto, sem paixão de poder. Eu volto a falar isso, não é não é um projeto de Kiribamba, é um projeto da coletividade que Kiribamba representa” […] Então, veja, a gente já tem conversas em andamento com alguns prefeitos da Bahia. A gente faz uma campanha não é para brincar, a gente faz uma campanha para vencer as eleições”, acrescentou o pré-candidato.
Confira a entrevista completa com Danillo Kiribamba:
Diogo Azevedo em entrevista ao UP Notícias. Foto: Allan Victor
Nesta segunda-feira (6), o UP Notícias entrevistou o vereador de Vitória da Conquista e pré-candidato a deputado federal, Diogo Azevedo (eleito pelo União Brasil, atualmente no PSDB), e o deputado estadual e pré-candidato à reeleição, Tiago Correia (PSDB).
A entrevista foi conduzida em meio ao cenário do anúncio da mudança de Diogo Azevedo do partido União Brasil para o partido PSDB, para disputar as Eleições de 2026. O vereador havia destacado na última semana as suas duas décadas de filiação ao União Brasil e negou as acusações de que tenha traído a base aliada com a troca de partido. A filiação ao novo partido e a dobradinha com Tiago Correia foram confirmados em 24 de março.
De acordo com o vereador, a mudança de partido não representou uma surpresa, já que as negociações estavam sendo feitas desde o final de 2025. “Ninguém foi pego de surpresa com esse assunto. Tiveram várias reuniões para discutir isso, como eu iria, para onde eu iria e como seria. Óbvio que a decisão final é minha. Eu que escolhi ir para o PSDB e apoiar Tiago como estadual. Eu tenho Tiago como um grande amigo”, pontuou.
Segundo o deputado estadual Tiago Correia, diversas conversas aconteceram entre o União Brasil e o PSDB, além de outros partidos da base aliada. Ele acrescentou que houve movimentos de acomodação e composição para que os partidos se estruturassem para as eleições de 2026. “Nós estamos confiantes de que assim como o vereador Duda Sanches aqui em Salvador, também vai ser liberado, o vereador Diogo Azevedo também será liberado. Se por algum motivo, algum contratempo, isso não aconteça, a gente deixou isso bem claro, conversou com o Diogo e ele foi muito taxativo que seria candidato com ou sem liberação”, acrescentou o deputado.
Diogo Azevedo destacou que firmou um compromisso de liberação para o PSDB. Conforme consta no sistema, ele é descrito como filiado ao partido. “Vamos aguardar. De todo modo, se por acaso a palavra não for cumprida, sairei e enfrentarei o processo na justiça tranquilamente”, declarou. O político também afirmou que “na política a gente tem palavra, não precisa de nada em cartório escrito”.
Confira a entrevista completa com Diogo Azevedo (PSDB) e Tiago Correia (PSDB):
Após um lançamento com grande divulgação, comparando a obra à Avenida Olívia Flôres, o projeto de requalificação da Avenida Brumado foi anunciado em etapas ainda no ano passado. No início, algumas intervenções chegaram a ser realizadas, incluindo ações no canal de águas pluviais.
No entanto, o que se vê hoje é um cenário de paralisação. O tempo passa — com chuva ou sol — e a obra não avança, gerando transtornos para quem depende diariamente dessa importante via.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Foto: Divulgação/Ascom PMVC
Nesta quarta-feira (1), o programa UP Notícias entrevistou o comandante de Policiamento da Região Sudoeste, coronel Paulo Guimarães, que esclareceu quais foram os motivos para o afastamento da Polícia Militar e Rodoviária Estadual do comando do Colégio Municipal Tenente Coronel Manuel Joaquim Pinto Paca.
Conforme explicado por Paulo, o principal motivo para o afastamento é de que a escola não possuía um termo de cooperação técnica lavrado com a Polícia Militar, o que impede a instituição de funcionar dentro do modelo de ensino do Colégio da Polícia Militar (CPM). “Em 2024 eu estive com a prefeita, lá no gabinete da prefeita. Fui muito bem recebido por sinal e eu informei a ela que não tinha esse termo e precisava ser lavrado com urgência esse termo de cooperação técnica”, acrescentou.
De acordo com o coronel, a situação ainda está pendente. Ele comentou que o comando geral entendeu que, por não estar regularizado, deveria retirar os policiais militares que estavam trabalhando dentro da escola Manuel Joaquim Pinto Paca. “Há uma vontade de retorno, portanto, dessa parceria por parte da Polícia Rodoviária Estadual e da Polícia Militar, se fizerem corretamente com os termos, etc., etc.”, afirmou.
Confira a entrevista completa com o coronel Paulo Guimarães:
Motoristas autônomos em todo o país podem ganhar um alívio no bolso com a possível isenção de pedágios em rodovias. A medida está prevista no Projeto de Lei 7026/25, que tramita na Câmara dos Deputados e ainda depende de aprovação para entrar em vigor.
A proposta prevê gratuidade para profissionais que utilizam o veículo exclusivamente para trabalho no transporte de cargas ou passageiros.
Quem pode ser beneficiado
O texto inclui diferentes categorias de trabalhadores autônomos que atuam no transporte remunerado.
Entre os possíveis beneficiados estão:
Caminhoneiros autônomos
Taxistas
Mototaxistas e motofretistas
Motoristas de aplicativo
No caso dos motoristas de app, a inclusão ocorre dentro da categoria de autônomos, mas ainda pode sofrer ajustes ao longo da tramitação.
Como funcionaria a isenção
Para ter acesso ao benefício, o motorista precisará comprovar que exerce atividade profissional.
A identificação deve ser feita por meio de tecnologias como tags eletrônicas, QR Codes ou sistemas similares, permitindo a liberação automática nas praças de pedágio.
O uso será restrito ao exercício da atividade, ou seja, apenas em deslocamentos de trabalho.
Regras e possíveis punições
A proposta também estabelece critérios rígidos para evitar fraudes.
O motorista deverá estar previamente credenciado em órgão competente. Caso haja uso indevido da isenção, poderão ser aplicadas penalidades como multa, cobrança retroativa dos valores e até suspensão do benefício.
Impacto nas concessionárias
Para equilibrar os contratos e evitar prejuízos às empresas responsáveis pelas rodovias, o projeto prevê que a União crie mecanismos de compensação financeira.
Projeto ainda não está valendo
Apesar da repercussão, a medida ainda não está em vigor.
O texto segue em análise no Congresso e pode sofrer alterações antes de uma eventual aprovação.
Foto: FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL