Foto: Ane Xavier
A edição do UP Notícias desta segunda-feira (4) entrevistou o presidente do Esporte Clube Primeiro Passo Vitória da Conquista (ECPP), Ederlane Amorim. Ederlane comentou sobre a estreia da equipe no Campeonato Baiano Série B e a situação financeira que o ECPP tem enfrentado.
O ECPP foi derrotado por 3 a 0 pelo Feira FC na estreia do Baiano Série B, que aconteceu no último sábado (2). De acordo com Ederlane, a equipe nunca esteve em uma situação como a atual. Ele destacou que o time para o campeonato conta com apenas 11 jogadores profissionais e cinco jogadores do sub-20, totalizando 16 jogadores, um número que contempla apenas um time titular completo.
“Fomos só com 16 jogadores por necessidade e por dificuldade de contratação, por falta de recurso para você contratar, porque não cometeria nunca uma irresponsabilidade de estar contratando jogadores, sabendo que eu não teria condições de pagar”, explicou o presidente.
Ederlane acrescentou que a manutenção de quatro equipes, sendo o sub-15, sub-17, sub-20 e profissional gera muitos custos operacionais à diretoria e não representam um retorno imediato para o time. O presidente afirmou que, para se sustentar, o ECPP faz “malabarismos” com empréstimos de bancos para manter a equipe com o pouco recurso que possui.
“A gente não tem recurso nem para pagar a logística das competições. Nós fizemos a inscrição, você faz a inscrição com 2 meses de antecedência, confiando ou na esperança de que você vai conseguir esse apoio. Fomos surpreendidos esse ano pelo poder público, não está ajudando em 1 centavo a equipe e algumas outras empresas também recuaram ou diminuíram os valores”, desabafou.
Confira a entrevista completa com Ederlane Amorim:
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) fez alerta para os 453.414 eleitoras e eleitores que estão com título cancelado para regularizar o documento até o dia 6 de maio.
A regularização pode ser feita de forma presencial, comparecendo a qualquer cartório eleitoral de seu domicílio ou unidade de atendimento da Justiça Eleitoral.
Também é possível fazer o serviço sem sair de casa, de forma on-line, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal.
As cidades com maiores números de títulos cancelados são:
Salvador – 106.019 títulos
Feira de Santana – 15.219 títulos
Vitória da Conquista – 11.600 títulos
Camaçari – 7.852 títulos
Após o dia 6 de maio, o cadastro eleitoral será fechado.
A diretora-geral do Órgão, Mirella Cunha, comentou sobre a importância de estar com o documento regular, sendo fundamental para poder exercer o direito ao voto nas próximas eleições, que acontecerão no dia 4 de outubro, e evitar restrições em atividades públicas e privadas que exigem comprovação de quitação eleitoral.
Para regularização do documento, é necessário apresentar, no atendimento:
Comprovante de residência emitido há, no máximo, três meses
Documento de identificação com foto (Registro Geral; Carteira Nacional de Habilitação do modelo novo; Passaporte; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Documento Nacional de Identificação ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei, a exemplo da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA) e Conselho Federal de Medicina (CRM).
Quais são os postos de atendimento
Além dos Cartórios Eleitorais, das Centrais de Atendimento ao Público (CAP), tanto em Salvador quanto em outras cidades do interior do Estado, é possível procurar os serviços da Justiça Eleitoral nos postos do SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão e nos Postos de Atendimento Descentralizados.
Depois de semanas marcadas por incertezas e mudanças de rota, o torcedor do Vitória da Conquista já pode respirar aliviado. O ECPP-VC/Moriá confirmou oficialmente que mandará seus jogos do Baianão Série B 2026 no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, encerrando as especulações de que a equipe atuaria na cidade de Jequié.
A decisão reforça o vínculo histórico entre o clube e sua torcida, que poderá novamente apoiar o Alviverde em casa, no tradicional Lomantão. Em comunicado divulgado pelo clube, a diretoria destacou a importância de manter o mando de campo na cidade, valorizando a identidade local e a força das arquibancadas conquistenses.
“O Estádio Lomanto Júnior segue sendo a casa do nosso Alviverde”, diz um trecho da nota oficial. “Confirmamos que mandaremos nossos jogos no Baianão Série B 2026 em nosso estádio, fortalecendo ainda mais a conexão com a nossa torcida e a nossa cidade.”
O clube também fez questão de reconhecer o esforço conjunto de diversas instituições que atuaram para viabilizar a liberação do estádio dentro dos prazos exigidos. Foram citados o Corpo de Bombeiros, a Vigilância Sanitária, a Polícia Militar e profissionais da engenharia civil, que trabalharam na regularização dos laudos técnicos necessários junto à Federação Baiana de Futebol.
Com a confirmação, o ECPP/Moriá agora volta suas atenções à preparação dentro de campo, enquanto a torcida já se mobiliza para apoiar o time na caminhada em busca do acesso. O retorno definitivo ao Lomantão pode ser um fator decisivo na campanha alviverde na competição estadual.
ESTREIA:
1ª RODADA
X
LEO
Ver essa foto no Instagram
Mais de 16 mil famílias de Vitória da Conquista deixam de receber gratuidade no consumo de energia por não estarem inscritas na Tarifa Social 16.825 consumidores elegíveis ao benefício na cidade não estão cadastrados;
Em toda região do Centro Sul da Bahia, 138.264 famílias podem se inscrever para a Tarifa Social;
Vitória da Conquista tem mais de 16 mil famílias aptas a receberem a Tarifa Social de Energia Elétrica, que hoje não estão inscritas e deixam de ter a gratuidade. O município é o quinto do estado com maior número de famílias elegíveis ao benefício no estado. Outras cidades da região, como Poções (2.490) e Cândido Sales (2.368) têm consumidores que podem se inscrever.
Em toda região do Centro Sul, mais de 138 mil famílias deixam de receber gratuidade no consumo de energia por não estarem inscritas na Tarifa Social de Energia Elétrica. O levantamento foi realizado pela distribuidora com base em dados fornecidos pelo Ministério da Cidadania e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Atualmente, a Neoenergia Coelba possui 1,8 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social. Ciente de que se trata de um direito dos consumidores, a concessionária realiza mensalmente o cadastro proativo de famílias. Os requisitos para a Tarifa Social não se restringem ao titular da conta de energia — valem para todos os moradores da residência. Quando o beneficiário do programa social não é o titular da fatura (como nos casos de aluguel ou residência cedida), é necessário que o cliente entre em contato com a distribuidora e informe a situação. Importante: o cliente cadastrado no programa não perde nenhum outro benefício do governo federal.
Quem tem direito à Tarifa Social
Têm direito à Tarifa Social as famílias inscritas no CadÚnico e que possuam o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB), com renda per capita de até meio salário-mínimo, incluindo indígenas e quilombolas; as famílias de baixa renda que tenham idoso ou pessoa com deficiência que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC); e aquelas cadastradas no CadÚnico com renda mensal de até três salários-mínimos, que possuam algum membro com doença ou condição de saúde que exija o uso contínuo de aparelhos elétricos essenciais à vida.
Gratuidade no consumo de até 80 kWh
A Tarifa Social garante 100% de desconto nos primeiros 80 kWh/mês consumidos por famílias classificadas como baixa renda. Se o consumo ultrapassar 80 kWh, o valor excedente é cobrado normalmente. Por exemplo, uma família que consome 100 kWh/mês pagará apenas pelos 20 kWh adicionais.
A inscrição na Tarifa Social é simples e gratuita. O cliente pode fazer a solicitação pelos seguintes canais:
WhatsApp: (71) 3370-6350
O loteamento Parque Imperial, localizado nas proximidades da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, dos bairros Santa Marta e Urbis VI, realizou, neste final de semana, uma mobilização comunitária para a retirada de lixo e entulhos acumulados em diversas vias — um problema recorrente que impacta diretamente a qualidade de vida dos moradores.
Com mais de 40 anos de existência, o Parque Imperial possui aproximadamente 725 lotes distribuídos em uma área de cerca de 700 hectares, consolidando-se como uma área relevante do município. Estima-se que a arrecadação anual de IPTU ultrapasse R$ 1 milhão, além da contribuição regular dos moradores com taxas de coleta de lixo e iluminação pública. Ainda assim, ao longo de décadas, o bairro tem registrado baixo nível de retorno em ações estruturantes por parte do poder público.
A ação foi coordenada pela Associação de Moradores, com utilização de retroescavadeira e caminhões, além do engajamento direto da população. Ao todo, foram retiradas cerca de 14 caçambas de lixo e entulho, evidenciando o volume crítico de resíduos acumulados e a dimensão do problema enfrentado pela comunidade. Moradores também contribuíram na instalação de placas de conscientização voltadas à preservação da limpeza urbana.
O mutirão integra um conjunto de ações emergenciais voltadas à melhoria do acesso, à redução de focos de descarte irregular e ao controle de impactos ambientais. No entanto, trata-se de medidas paliativas diante de um cenário que exige atuação mais efetiva do poder público.
Como continuidade, está prevista para o dia 09 de maio uma nova etapa, com contratação de maquinário pesado, incluindo pá carregadeira, caçambas, tratores com roçadeiras e motoniveladora, com foco na recuperação das vias de acesso aos sítios da região.

Apesar dos esforços da comunidade e do apoio pontual da iniciativa privada, a ausência de ações estruturantes por parte do poder público municipal permanece como um fator crítico. Ao longo do tempo, diversas tentativas de articulação institucional foram realizadas, sem que se alcançasse uma resposta compatível com a dimensão das necessidades locais.
Diante desse cenário, os moradores têm intensificado não apenas ações práticas, mas também mecanismos de fiscalização e cobrança, incluindo a denúncia de descartes irregulares e a exposição de práticas que comprometem o ordenamento urbano.
Além disso, reuniões vêm sendo realizadas com participação de órgãos de segurança, reforçando a necessidade de atuação integrada para enfrentamento dos problemas ambientais e urbanos do bairro.
A mobilização no Parque Imperial deixa claro um ponto central: a comunidade está organizada, atuante e disposta a fazer sua parte — mas exige, com a mesma intensidade, compromisso, presença e resposta efetiva do poder público, especialmente diante do histórico prolongado de arrecadação e da ausência proporcional de investimentos em serviços e infraestrutura.
Vitória da Conquista acelera forte em 2026. O Kartódromo Leandro Merlo, referência histórica do esporte a motor no interior da Bahia, vive um momento de retomada sob a nova administração do presidente Alan Almeida Amorim. O espaço vem sendo reorganizado para ampliar a presença do público e atrair grandes competições, operando atualmente com o kart indoor para iniciantes e famílias.
Apoio da CBA e Visão Estratégica – Essa nova fase conta com o respaldo direto da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Roberto Guimarães Pessoa Júnior, conhecido como Juca, membro do Conselho Técnico Desportivo Nacional (CTDN) da CBA, destacou a importância estratégica do kartódromo e não poupou elogios à estrutura conquistense.
Juca enfatizou que o objetivo da Confederação é fomentar o esporte onde há potencial, garantindo que o evento deixe um legado estrutural. Em sua análise técnica, ele exaltou a qualidade do equipamento local:
“A praça de vocês é maravilhosa, o kartódromo é muito bom. É exatamente esse potencial que o Campeonato do Nordeste busca impulsionar. O movimento já está gerando diversas ações para revitalizar o espaço e atraindo patrocinadores importantíssimos para a região” afirmou Juca.

Categorias em Destaque
A competição reunirá diversos perfis de pilotos, desde jovens promessas até veteranos experientes, distribuídos nas seguintes categorias:
• F4 Graduados
• F4 Júnior Light
• Super Sênior
• Mirim / Cadete
Pista Ampliada e Estrutura Fortalecida – Projetada pelo arquiteto Paulo Cunha, inicialmente com 750 metros, a pista passou por expansão e hoje conta com 1.140 metros em seu traçado maior. A mudança torna o circuito mais técnico e veloz, preparando Vitória da Conquista para se tornar um polo competitivo do Nordeste.
Calendário de Competições 2026
O retorno do protagonismo esportivo já tem datas marcadas:
• Copa Baiana de Kart: A primeira etapa acontece neste final de semana, marcando o retorno oficial da competição ao município.
• Preparativos Técnicos: No dia 02 de maio, o kartódromo recebe ações preparatórias com a presença de lideranças da CBA.
• Copa Nordeste de Kart: Entre os dias 04 e 06 de junho, a cidade sediará, pela primeira vez, uma etapa desta competição histórica. A expectativa é atrair cerca de 100 pilotos, movimentando a economia local, o turismo e a hotelaria.
Números da Retomada
Os indicadores confirmam a força do novo projeto:
• 47 pilotos associados ativos.
• 30 pilotos confirmados para a Copa Baiana.
• Crescimento acentuado do interesse regional pela modalidade.

Palavra da Gestão
“Nosso objetivo é reconstruir o kartódromo de forma sólida. A etapa do Baiano é um passo importante, mas a vinda da Copa Nordeste, com o apoio técnico do Juca e da CBA, confirma que estamos no caminho para pleitear, futuramente, até uma etapa do Campeonato Brasileiro” afirma o presidente Alan Almeida Amorim.
Para Juca, do CTDN/CBA, a expectativa é de um evento memorável: “O legado é o que fica para a pista. Com a graça de Deus, teremos um resultado sensacional para o automobilismo baiano”.
Assessoria de Imprensa Lu Flores/Gustavo Duarte Kartódromo Leandro Merlo Vitória da Conquista, Bahia
O leilão que vai definir as concessionárias responsáveis pela administração das BR-324 e BR-116, na Bahia, está previsto para novembro deste ano, de acordo com o Ministério dos Transportes. Já os editais de licitação referentes à concessão dos trechos que compõem a chamada Rota 2 de Julho devem ser divulgados em julho.
A Rota 2 de Julho abrange o acesso ao Anel de Contorno de Feira de Santana até o entroncamento com a BR-116, além do entroncamento com a BR-324 até o viaduto sobre a BR-116, em Vitória da Conquista.
Além disso, o leilão do trecho da BR-116 que liga parte do entroncamento de Feira de Santana a Salgueiro, no Pernambuco, conhecido como Rota dos Sertões, será realizado no próximo dia 28 de maio.
As vias estão em processo de nova concessão, após a devolução do contrato pela ViaBahia em 15 de maio de 2025 e a transferência da gestão para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.
Brumado recebeu, nessa sexta-feira (24), um conjunto de importantes obras, entregas e anúncios feitos pelo governador Jerônimo Rodrigues. Ele esteve acompanhado do senador Jaques Wagner e do ministro Rui Costa na agenda com o prefeito Fabrício Abrantes, como também dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que beneficiaram o município com mais de R$ 6 milhões em recursos de suas emendas parlamentares.
Entre os principais anúncios do governador está a autorização para a implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário de Brumado, considerado uma obra histórica, com investimento superior a R$ 200 milhões, que vai promover melhorias significativas na infraestrutura urbana e na qualidade de vida da população.
Na área da saúde, foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Clemente Alves Gondim, ampliando o acesso aos serviços de atenção básica no município. Já no campo habitacional, houve a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, com a previsão de construção de 200 novas unidades habitacionais.
Além disso, foram entregues sistemas de abastecimento de água, fortalecendo o fornecimento hídrico, especialmente nas comunidades da zona rural e anunciado a requalificação do Mercado Municipal, a pavimentação de vias urbanas e de estrada municipal e a ampliação da barragem de Cristalândia.

Ao destacar as ações, o deputado federal Waldenor Pereira reafirmou o compromisso do seu mandato com o desenvolvimento de Brumado. “Como apoiador da gestão do prefeito Fabrício Abrantes e integrante do time do trabalho na Bahia, celebramos essas conquistas e seguimos contribuindo com investimentos importantes para o município”, afirmou.
Somente em 2026, os mandatos de Waldenor e Zé Raimundo já destinaram aproximadamente R$ 5 milhões em emendas parlamentares ao Governo Municipal, reforçando áreas estratégicas e ampliando a capacidade de investimento da gestão local.
Fotos: Igor Chaves
O atendimento às demandas apresentadas pelo município de Caraíbas ao Governo do Estado deve resultar em investimentos que ultrapassam R$ 50 milhões, contemplando áreas essenciais como educação, saúde e infraestrutura. Os pleitos foram discutidos na manhã desta quarta-feira (22), durante reunião na Governadoria, em Salvador, com o governador Jerônimo Rodrigues.
A agenda foi articulada pelos deputados Waldenor Pereira ( federal) e Zé Raimundo (estadual), que participaram do encontro do prefeito Renatinho, o vice-prefeito Arnaldo, o ex-prefeito Luizinho e os vereadores Tunas, Flávio Meira, Gil e Emanuela (Mana). O governador esteve acompanhado de secretários estaduais e dirigentes de órgãos estratégicos do governo.
Entre os principais investimentos apresentados estão a construção de uma ponte sobre o Rio Gavião, com custo estimado em R$ 18 milhões, e a implantação de um colégio de tempo integral, orçado em cerca de R$ 21 milhões.
Também integram o conjunto de ações a pavimentação de bairros (R$ 1,8 milhão), a requalificação da orla (aproximadamente R$ 5 milhões), a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e intervenções viárias, como a implantação e requalificação de rotatórias de acesso ao município, além da reforma e ampliação do Mercado Municipal de Caraíbas.

Além disso, foram discutidas ações para ampliação do abastecimento de água na zona rural, com a instalação de sistemas simplificados em diversas comunidades, em parceria com a Embasa, bem como a entrega de veículos para reforço da estrutura administrativa e de saúde.
Durante o encontro, o governador ouviu os pleitos e sinalizou positivamente para o atendimento da maior parte das solicitações, reforçando o compromisso do Estado com o desenvolvimento de Caraíbas.
Os deputados também destacaram o início da gestão do prefeito Renatinho, ressaltando a expectativa da população por avanços no município e o compromisso conjunto de trabalhar pelo desenvolvimento de Caraíbas.