AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Com investimentos de R$ 4,6 milhões, a Embasa concluiu a implantação de uma nova rede adutora de água tratada para regularizar e ampliar a oferta de água para beneficiar cinco mil moradores do distrito do Bate-pé e outras 10 localidades do entorno, em Vitória da Conquista. A nova rede de 200 milímetros possui extensão de 21 quilômetros, três caixas redutoras de pressão para aliviar a força da água no trecho da serra existente na área e um reservatório de 300 metros cúbicos. A adutora vai permitir incrementar a oferta de água em até 85% do que é distribuído atualmente com capacidade estimada para atender a população pelos próximos 30 anos, segundo estimativa de crescimento demográfico local.

A nova tubulação foi implantada paralela ao traçado da rodovia que está sendo pavimentada, substituindo a antiga rede que apresentou problemas estruturais em razão da exposição causada pelas enxurradas, além de possibilitar o atendimento a novas localidades do entorno. Durante o serviço de substituição da adutora ocorrido simultaneamente com a obra de pavimentação da estrada vicinal, a Embasa ofertou 14 milhões de litros de água por meio de carros-pipa em contratos específicos que totalizaram cerca de R$ 1,5 milhão.

( Continue lendo → → → )

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, na próxima quarta-feira (28) uma audiência pública na Faculdade Santo Agostinho na próxima quarta-feira (28) e na sexta-feira (30) uma sessão mista na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O objetivo é promover ampla discussão sobre a proposta de reforma da Lei Orgânica do Município.

A iniciativa integra os esforços da Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica, que busca assegurar a maior participação popular possível no processo de atualização do documento fundamental que rege a administração municipal.

A sessão, que ocorrerá no auditório Glauber Rocha, contará com a presença de representantes da sociedade civil, acadêmicos, autoridades municipais e demais interessados no aprimoramento do ordenamento jurídico local.

Segundo o presidente Ivan Cordeiro, por se tratar de sessão mista, outras matérias serão discutidas e votadas, contudo, a prioridade será dada às discussões relativas à reforma da Lei Orgânica.

“O foco principal será a análise e deliberação acerca das propostas de alteração na Lei Orgânica, documento que orienta as ações dos poderes Executivo e Legislativo. Quanto maior a participação mais aumenta a possibilidade de termos um documento alinhado com os anseios da população”, afirmou.

Ivan Cordeiro ressalta que, após a conclusão do processo de reforma da Lei Orgânica, a Câmara Municipal direcionará seus esforços à revisão do Regimento Interno, buscando aprimorar os procedimentos internos e fortalecer o funcionamento das sessões legislativas.

O presidente da Comissão Especial, Luis Carlos Dudé, A realização desta sessão especial reforça o compromisso da Casa Legislativa com a participação democrática e o fortalecimento das instituições municipais.

“A expectativa é de que o debate contribua significativamente para o aprimoramento do arcabouço jurídico local, promovendo avanços na governança, na qualidade dos serviços públicos prestados à população conquistense e também melhorando a relação das pessoas com a municipalidade”, destacou.

SERVIÇO

Audiência Pública
Local: Faculdade Santo Agostinho (Shopping Boulevard)
Data: 28 de maio
Horário: 18:30
Sessão Mista
Local: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Auditório Glauber Rocha)
Data: 30 de maio
Horário: 9h
CORTINA E CIA COLCHÕES

A Pós-graduação em Psicanálise e a Clínica da Atualidade da Fainor – Faculdade Independente do Nordeste, prepara o aluno  para compreender as subjetividades contemporâneas e atuar com ética e profundidade no cuidado à saúde mental. O curso alia teoria e prática para formar profissionais prontos para os desafios da clínica atual.

A coordenadora do curso, professora Angélica Rosa é psicóloga, mestre em Memória, Cultura e Sociedade Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui especialização em Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRj) e em Magistério Superior pela Facinter. Também tem formação nas áreas de Perdas e Lutos, além de Urgências e Emergências. Atualmente, atua como professora do curso de Psicologia da FAINOR.

 

 

Conheça mais a estrutura do curso: 

Para obter maiores informações você pode entrar em contato pelo número ( 77) 9983-1956 da pós graduação ou redes sociais @posfainor. 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na manhã desta quarta-feira, 21 de maio, a diretoria da AINVIC se reuniu com representantes do DNIT no Trevo do Distrito Industrial, trecho da BR-116 conhecido como “Trevo da Morte”.

Participaram da visita técnica o chefe de serviços do DNIT em Vitória da Conquista, Paulo César Oliveira Santos, e os engenheiros Bruno Rocha e Danilo Novaes. A equipe apresentou propostas emergenciais e reforçou que o objetivo do órgão é buscar soluções rápidas, seguras e viáveis para o local.

O presidente da AINVIC, José Luís Mendes Marinho de Andrade, acompanhado da também diretora da AINVIC, Neusa Silva Santos, reforçaram a urgência nas ações e sugeriram intervenções como semáforos, lombadas e radares para redução da velocidade no trecho.

A visita foi realizada a pedido do superintendente do DNIT na Bahia, Dr. Roberto Alcântara. O DNIT se comprometeu a apresentar medidas emergenciais ainda dentro do período de sua gestão temporária da rodovia, que inclui três meses iniciais e mais oito de extensão prevista.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Levantamento da Neoenergia Coelba aponta que foram registradas 30 ocorrências de janeiro a abril na cidade, impactando 3,5 mil clientes

A imprudência no trânsito em Vitória da Conquista provocou 17 acidentes envolvendo veículos em postes no primeiro quadriênio na cidade. O número faz com que o município ocupe a segunda colocação no ranking de ocorrências envolvendo postes em toda a Bahia, atrás apenas de Feira de Santana. O levantamento, que foi realizado pela Neoenergia Coelba como forma de conscientização para o Maio Amarelo, mostrou que 3,5 mil clientes ficaram sem energia por algum momento na Princesa do Sertão devido aos sinistros.

Em toda a Bahia, 413 ocorrências foram registradas de janeiro a abril de 2025. Como consequência dos sinistros registrados em todas as regiões baianas, mais de 634 mil pessoas ficaram sem energia por algum intervalo de tempo até que os profissionais da Neoenergia Coelba concluíssem o serviço de recomposição da rede.

“Registramos ocorrências todos os dias em toda a Bahia. São veículos de todos os portes que colidem e causam, em alguns casos, o rompimento de cabos, tombamento de postes e falta de energia. O serviço de recomposição da rede após uma colisão é uma tarefa que demanda um cuidado ainda maior por parte das nossas equipes e, nem sempre, é simples de executar. Por isso, e dentro do mês de conscientização pela redução dos acidentes de trânsito, reforçamos que a população tenha consciência e dirija de maneira segura”, destaca Rosy Santos, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba.

As colisões causam um grande transtorno ao sistema de fornecimento de energia pois, na maioria dos casos, acontecem em áreas de grande movimentação como avenidas importantes. Além da quebra dos postes, as colisões podem provocar o rompimento de cabos, o que prejudica ainda mais a população por causa da interrupção no fornecimento de energia. A instalação de um novo poste e da nova fiação, quando necessária, é um serviço complexo e que demanda tempo e esforço das equipes técnicas.

Dependendo da gravidade da ocorrência, as equipes de campo precisam também aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar o trabalho de manutenção. Dada a importância do tema, a Neoenergia Coelba enfatiza constantemente os cuidados que devem ser tomados durante um acidente com poste de energia.

( Continue lendo → → → )

CORTINA E CIA COLCHÕES
    Editorial – BR-116: Um Grito de Socorro da Região Sudoeste

No editorial intitulado “Falei, tá falado!”, o jornalista volta a chamar atenção para a histórica negligência com a BR-116, uma das mais importantes rodovias do país. Idealizada ainda no governo de Getúlio Vargas, a estrada teve um marco importante em 1964, quando o então presidente João Goulart esteve em Vitória da Conquista para inaugurar a pavimentação do trecho, sob a gestão do prefeito José Pedral Sampaio.

Desde então, poucas melhorias foram feitas. Com a chegada da ViaBahia, concessionária responsável pela rodovia, as intervenções se concentraram quase exclusivamente entre Feira de Santana e o rio Paraguaçu, deixando à margem grande parte do Sudoeste baiano.

Para espanto de muitos, o recente anúncio do ministro dos Transportes, acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues, confirmou o investimento de R$ 200 milhões no rodoanel de Feira de Santana. Enquanto isso, Vitória da Conquista — a terceira maior cidade do estado e um dos principais polos econômicos e logísticos da Bahia — não receberá sequer um centavo desse montante.

A população da região está alarmada com a falta de atenção e transparência na administração local do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). As informações sobre os equipamentos e ações previstas são desanimadoras, quando não inexistentes.

Diante desse cenário, é hora de unir forças. Precisamos de uma frente ampla, reunindo deputados votados no Sudoeste, independentemente de partido, bem como lideranças políticas e sociais da região. O objetivo é claro: buscar recursos e garantir emendas parlamentares para dar início imediato às obras de duplicação da BR-116, com atenção especial para os trechos que cortam Vitória da Conquista e cidades vizinhas.

Se não agirmos agora, continuaremos esquecidos pelos próximos cinco ou dez anos. E não temos esse tempo. A região clama por soluções urgentes. A duplicação, construção de viadutos e melhorias estruturais são essenciais para salvar vidas, reduzir acidentes e promover o desenvolvimento regional.

Conquista e todo o Sudoeste não suportam mais o abandono. Chega de descaso. Que esse seja o ponto de partida para uma mobilização concreta e efetiva.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Comissão Especial de Reforma da Lei Orgânica concluiu a primeira etapa do processo de reforma da Lei Orgânica do município, entrando à Mesa Diretora o anteprojeto de lei, resultado de diversos encontros entre os membros da comissão e a consultoria jurídica contratada pelo Poder Legislativo para acompanhar toda a revisão.

A próxima etapa do processo será marcada por audiências públicas, inicialmente realizadas em faculdades e na própria Câmara, onde a sociedade poderá participar ativamente, apresentando sugestões e opiniões. Após essas audiências presenciais, será aberta uma consulta pública online, ampliando ainda mais o alcance do debate e garantindo maior transparência ao processo.

A série de encontros será iniciada no dia 21 de maio, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), seguindo para a Faculdade Santo Agostinho no dia 27, passando pela Câmara de Vereadores no dia 4 de junho, e encerrando-se no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no dia 10 de junho.

Segundo o presidente da Câmara, Ivan Cordeiro, o objetivo é garantir que o processo seja o mais democrático possível. “Queremos socializar ao máximo esse debate, ouvindo a população e as instituições, para que a nova Lei Orgânica reflita realmente os anseios da nossa comunidade”, afirmou Cordeiro.

O presidente da Comissão, Luis Carlos Dudé, diz que a expectativa é que, com a participação popular, a nova Lei Orgânica de Vitória da Conquista seja mais representativa e alinhada às necessidades da cidade. Após a aprovação dessa legislação, a Câmara já planeja iniciar a reforma do Regimento Interno, buscando aprimorar ainda mais o funcionamento do Poder Legislativo local.

“Ter uma Lei Orgânica bem elaborada e atualizada é importante porque garante maior transparência, segurança jurídica e eficiência na gestão pública. Ela também assegura que as ações do município estejam alinhadas com os interesses da população, promovendo a participação cidadã e o desenvolvimento sustentável da cidade. Além disso, uma legislação clara e democrática contribui para evitar conflitos de competência e facilita a resolução de questões administrativas e políticas”, afirmou Dudé.

Acesse aqui o Anteprojeto de Lei.

CORTINA E CIA COLCHÕES
   

🍷 VINO BAHIA EXPO – 2ª EDIÇÃO! Depois do sucesso da primeira, voltamos maiores, melhores e com ainda mais experiência pra celebrar o melhor do vinho brasileiro no Sudoeste Baiano!

📍 Dias 17 e 18 de Maio, você vai viver dois dias intensos de imersão no mundo do vinho, com produtores de várias regiões do Brasil, trazendo toda a diversidade dos nossos terroirs.

✨ O que te espera: ✔ Degustação de vinhos incríveis ✔ Compra direta com os produtores ✔ Taça personalizada do evento ✔ Petiscos de queijos e embutidos ✔ Água mineral pra refrescar entre uma taça e outra

🍇 Uma realização do NOVOS TERROIRS DO BRASIL, com curadoria do sommelier e escritor Ivan Ribeiro.

Confira o Bate-papo com o repórter Maciel Jr.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A visita da secretária de Saúde da Bahia Roberta Santana a Vitória da Conquista ainda reverbera na cidade devido às importantes decisões tomadas pelo Governo da Bahia para fortalecer a saúde pública municipal, dentre elas, a de assumir a gestão da UNACON – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, situada no Hospital Samur.

Hoje gerida pela Prefeitura, a unidade atende pacientes da cidade e também da região, pelo caráter de polo de saúde que o município exerce para o Sudoeste da Bahia. Quando em utilização de 100% da sua capacidade, a UNACON pode custar aos cofres públicos um gasto de R$ 2,5 milhões ao mês, valor que será assumido pelo Estado na perspectiva de dobrar o número de atendimentos, podendo alcançar investimentos de R$ 30 milhões ao ano.

Presente na reunião com o Conselho Diretor do Hospital Samur e as secretarias municipal e estadual, o deputado Waldenor ressaltou a importância da nova gestão para os pacientes oncológicos de Vitória da Conquista.

“A decisão do governador Jerônimo Rodrigues é uma decisão acertada que, além de liberar os cofres públicos do município, tem a intenção de ampliar a oferta e qualidade do atendimento a pacientes de Oncologia. Eu parabenizo a secretária Roberta Santana por essa iniciativa e também, é claro, o nosso governador”, comentou o parlamentar.

A secretária de Saúde agradeceu o empenho do deputado que “tem trabalho junto ao Governo na solicitação da ampliação desses atendimentos aqui em Vitória da Conquista e também pela formalização desse contrato entre o Estado e o Samur”.

“ O deputado Waldenor tem sido um parlamentar presente nas agendas de saúde de Vitória da Conquista e dos outros municípios da região e um grande parceiro também no aporte de recursos das emendas parlamentares na Secretaria de Saúde”, concluiu a secretária.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Um homem apontado como braço-direito do líder de uma facção criminosa com forte atuação em Vitória da Conquista foi capturado pela polícia nesta semana no município de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco. A prisão foi resultado de uma operação conjunta entre as polícias da Bahia e de Pernambuco.

De acordo com as autoridades, o suspeito era considerado um dos principais operadores do grupo criminoso na região e tinha um mandado de prisão em aberto por homicídio. Ele era responsável por coordenar a distribuição de drogas e armas no sudoeste da Bahia, além de atuar como elo direto com o chefe da facção, que cumpre pena em um presídio federal.

As investigações revelaram que integrantes da facção vinham comprando imóveis em cidades de Pernambuco como estratégia para expandir as atividades do grupo para outros estados. A prisão do foragido é considerada um golpe importante contra o avanço da organização criminosa.

A operação reforça o monitoramento das forças de segurança sobre a atuação de facções em Vitória da Conquista, cidade que tem sido alvo de disputas entre grupos rivais nos últimos anos. As ações integradas devem continuar com o objetivo de desarticular completamente a estrutura da quadrilha.

CORTINA E CIA COLCHÕES