Aconteceu neste sábado (16) a abertura oficial da 5ª edição dos Jogos Estudantis da Rede Municipal de Ensino. O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Raul Ferraz e reuniu estudantes, professores e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED).
Organizados em quatro etapas — Interclasse, Interpolos, Festivais e Festival Paralímpico — os jogos devem envolver mais de 2.300 estudantes dos anos iniciais, anos finais e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo alunos da zona urbana e rural.
Apesar da importância do evento esportivo e educacional, o que chamou a atenção de leitores do Blog do Redação foi a situação estrutural do Ginásio Raul Ferraz. Vídeos enviados à redação mostram sujeira, iluminação precária e problemas nas instalações do espaço esportivo.
A situação levanta uma série de questionamentos sobre as condições reais do ginásio e sobre os critérios utilizados para sua liberação.
Afinal, o Ginásio Raul Ferraz está interditado ou não? Em outras ocasiões, eventos esportivos e atividades foram impedidos sob a justificativa de falta de liberação do espaço. No entanto, para um evento promovido pela própria Secretaria Municipal de Educação, o uso foi autorizado mesmo diante das condições denunciadas.
Outra dúvida que permanece sem resposta é sobre a reforma do ginásio. Existe obra em andamento? Há recursos destinados para a recuperação da estrutura? Se existem verbas, por que os problemas continuam sendo registrados por atletas, estudantes e pela população?
Além disso, fica o questionamento principal: o ginásio possui condições adequadas e seguras para a prática esportiva?
Enquanto o discurso oficial destaca incentivo ao esporte e valorização da educação, estudantes e professores seguem convivendo com uma estrutura que, segundo denúncias, está longe do ideal para receber competições e atividades escolares.
A população aguarda esclarecimentos da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação sobre a real situação do Ginásio Raul Ferraz e quais providências serão tomadas para garantir segurança e dignidade aos estudantes.
Ver essa foto no Instagram
O legado de Glauber Rocha vai ganhar uma nova homenagem nas telonas. A Globo Filmes anunciou nesta quarta-feira, 14, durante o Festival de Cannes, a coprodução da cinebiografia ‘A Primavera do Dragão’, longa inspirado na trajetória de um dos maiores nomes da história do cinema brasileiro.
Baseado no livro homônimo escrito por Nelson Motta e lançado em 2011, o filme terá gravações em três cidades marcantes na vida do diretor:Salvador, Rio de Janeiro e Cannes, na França.
A capital baiana aparece como uma das principais locações do longa, reforçando a relação histórica de Glauber Rocha com a Bahia e com o movimento do Cinema Novo.
O legado de José Pedral Sampaio foi celebrado mais uma vez nesta terça-feira com a entrega oficial do selo comemorativo em homenagem ao centenário do ex-prefeito à sua família. A honraria concedida pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), busca eternizar a memória de uma das figuras políticas mais importantes da história do município.
A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, familiares, secretários municipais e representantes dos Correios. O selo institucional integra as ações comemorativas do centenário de nascimento de José Pedral, celebrado em setembro de 2025.
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância histórica de José Pedral no desenvolvimento do município. “Estamos recebendo oficialmente dos Correios o selo comemorativo do centenário de Pedral, um selo que sai de Conquista para o mundo, eternizando assim o nosso saudoso José Pedral, esse homem visionário. Vitória da Conquista hoje é essa cidade próspera, porque lá atrás ele pensou uma Conquista grande quando ela ainda era pequenininha. Nós devemos essa singela homenagem a tudo que Pedral fez por Vitória da Conquista”, afirmou.
A viúva de José Pedral, dona Zica Pedral, se emocionou ao falar sobre a homenagem e relembrou o amor que o ex-prefeito tinha pela cidade. “Ele ficaria emocionado com uma homenagem como essa, porque ele amava Vitória da Conquista fora do normal. Tudo para ele era Conquista. Hoje realmente é uma das cidades mais importantes da Bahia para morar, viver e crescer”, declarou.
Autor da proposta que culminou na Lei nº 2.957/2024, que institui o ano de 2025 como o “Ano do Centenário de José Fernandes Pedral Sampaio”, o vereador Luís Carlos Dudé ressaltou a importância da preservação da memória política e histórica do município. “Comemorar o centenário de Pedral é motivo de muita satisfação e alegria. A história não pode ser rasgada e jogada fora, ela precisa ser preservada. Esse selo, juntamente com todas as homenagens realizadas, ajuda a eternizar a memória de um grande líder político da Bahia e do Brasil”, destacou.
O gerente regional dos Correios, Paulo Rego, afirmou que a homenagem representa o reconhecimento a um gestor que ajudou a projetar Vitória da Conquista para o cenário estadual. “É uma homenagem muito importante porque busca eternizar a memória de Pedral, um prefeito visionário que projetou Conquista para o que ela é hoje. Vitória da Conquista é um dos municípios mais importantes da Bahia e isso também passa pela contribuição de Pedral”, afirmou.
Reconhecido como uma das principais lideranças políticas da história do município, José Pedral Sampaio deixou um legado marcado pela visão de crescimento urbano, fortalecimento da infraestrutura e desenvolvimento regional, características que ajudaram a transformar Vitória da Conquista em um dos principais polos econômicos do interior da Bahia.

Fonte: SECOM/PMVC
O Ministério Público da Bahia, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, expediu uma recomendação direcionada à Secretaria Municipal de Educação cobrando medidas relacionadas à contratação e valorização de professores da rede municipal.
O documento, assinado pelo promotor de Justiça George Elias Gonçalves Pereira, orienta que o município faça adesão à Prova Nacional Docente (PND) até o dia 31 de maio de 2026. A prova foi criada pelo Governo Federal como parte da política “Mais Professores para o Brasil” e poderá ser usada em concursos públicos e seleções para contratação de docentes.
Na recomendação, o MP também pede que a Prefeitura apresente, em até 30 dias, um planejamento formal para realização de concurso público para o magistério municipal, com cronograma, quantidade de vagas e cargos previstos.
Outro ponto destacado pelo órgão é o aumento de contratos temporários nas redes públicas de ensino. O Ministério Público quer informações detalhadas sobre o número de professores efetivos, temporários e demais vínculos considerados precários na rede municipal de Vitória da Conquista.
O documento ainda solicita informações sobre possíveis cessões de professores efetivos para outros órgãos e cobra adequação ao limite estabelecido pelo Supremo Tribunal Federal, que permite cessão de até 5% do quadro efetivo.
Segundo o MP, a recomendação tem caráter preventivo e busca fortalecer a qualidade da educação pública e a valorização dos profissionais da área. A Secretaria Municipal de Educação terá prazo de 15 dias úteis para informar se irá acatar as medidas propostas.
*Materia do Sudoeste Digital
A expectativa chegou ao fim! Foi divulgada oficialmente a grade completa do Festival de Inverno Bahia, que será realizado em Vitória da Conquista, reunindo grandes nomes da música nacional e prometendo mais uma edição histórica do evento.
Entre as atrações confirmadas estão artistas consagrados e de diferentes estilos, garantindo uma programação diversificada para o público. Sobem ao palco nomes como Bell Marques, Belo, Ludmilla, Henry Freitas, Wesley Safadão e Zé Ramalho.
A festa também contará com o som contagiante do Trio da Huanna, além de reforçar a presença de artistas já anunciados anteriormente, como Maria Bethânia e Marcelo Falcão, ex-vocalista da banda O Rappa.
Outro destaque da programação é o Projeto Dominguinho, que traz uma proposta musical diferenciada com João Gomes, Jota.Pê e Mestrinho, unindo o tradicional ao contemporâneo em uma apresentação bastante aguardada.
Com uma grade robusta e eclética, o Festival de Inverno Bahia reafirma sua posição como um dos maiores eventos culturais do interior do Nordeste, atraindo milhares de pessoas e movimentando diversos setores da economia local, como hotelaria, turismo e comércio.
O Governo da Bahia vai destinar pelo menos 25% dos recursos para valorização da identidade cultural local e na contratação de artistas do forró pé-de-serra, xaxado, baião e xote nos festejos juninos de 2026. A medida vale para o São João da Bahia e demais celebrações de Santo Antônio e São Pedro, que somam investimentos da ordem de R$ 147 milhões apenas por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotu), órgão vimculado a Secretaria de Turismo (SETUR). Ao todo, até 416 municípios podem ser contemplados.
As inscrições das prefeituras vão de amanhã (8) até 12 de maio, pelo site https://www.ba.gov.br/sufotur/sao-joao-2026
Os aportes por cidade variam de R$ 98 mil a R$ 631 mil, para festejos entre 5 de junho e 3 de julho de 2026. Ficam impedidas de participar cidades em situação de emergência ou calamidade.
Em razão da legislação eleitoral, as marcas do governo estadual deverão ser retiradas dos palcos até, no máximo, 4 de julho.
A classificação dos municípios levará em conta histórico dos festejos, capacidade de geração de fluxo turístico e valorização da tradição junina. É obrigatória a comprovação de regularidade fiscal e a apresentação de toda a documentação exigida.
*Sonora Maurício Bacelar*, secretário de Turismo, afirma: “A determinação do governador Jerônimo Rodrigues é valorizar nossos artistas do forró e a cultura junina, com transparência e responsabilidade.”
Após a aprovação das metas prioritárias na VI Conferência Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Cultura (CMC) aprovou, na noite da última terça-feira (5), em reunião extraordinária realizada na Casa Memorial Governador Régis Pacheco, a versão final do Plano Municipal de Cultura (PMC). Neste momento, a Secretaria Municipal de Cultura ficará responsável pela redação definitiva do documento.
Agora, o documento será encaminhado à Procuradoria Geral do Município, responsável pela análise jurídica e emissão de parecer. Em seguida, será transformado em Projeto de Lei e enviado à Câmara de Vereadores para apreciação e votação. Se aprovado, seguirá para sanção da prefeita Sheila Lemos e, posteriormente, será publicado no Diário Oficial, quando então passará a vigorar.
Para o presidente do CMC, Washington Rodrigues, esse foi um dia histórico para Vitória da Conquista. “O conselho aprovou o plano do nosso município, um avanço extraordinário que vai ajudar a fomentar ainda mais a cultura. A partir de agora, teremos uma cena cultural cada vez melhor, mais pujante e dentro da legalidade, o que ajuda muito na obtenção de recursos”, declara.
Com a consolidação do Plano Municipal de Cultura, o município dá um passo importante no fortalecimento das políticas públicas culturais ao garantir diretrizes que orientam o desenvolvimento do setor nos próximos anos. A iniciativa reafirma o compromisso da gestão com a valorização da cultura, a participação social e o acesso democrático às ações culturais em Vitória da Conquista.
A prefeitura de Jequié divulgou, na segunda-feira (4), as atrações do São João de 2026. Neste ano, artistas como João Gomes, Iguinho e Lulinha, Nattan e Adelmário Coelho estão confirmados na festa.
Os shows gratuitos vão acontecer na Praça da Bandeira, localizada no centro da cidade, entre os dias 14 e 24 de junho.
Ainda não foi divulgado qual artista vai se apresentar em cada dia da festa.
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira (6), às 20h, acontecerá o espetáculo “Renúncia”, inspirado na obra psicografada pelo médium Chico Xavier. A apresentação será realizada no Centro de Convenções Divaldo Franco e a peça se baseia em uma narrativa sobre amor, sacrifício e evolução espiritual.
A peça conta uma história marcada por escolhas difíceis e a força do amor verdadeiro, prometendo reunir elementos cênicos e interpretativos que valorizam a sensibilidade da obra de Chico Xavier.
Os ingressos vendidos no dia do espetáculo têm o valor de R$100,00 (inteira) e R$50,00 (meia-entrada). A montagem é feita pela Rama Kriya Produções e a realização é da União Espírita de Vitória da Conquista (UEVC).
Mais informações sobre o espetáculo podem ser encontradas nos telefones para contato da UEVC: (77) 99805-0314 e (77) 99996-7423 (Barreto).
_Maria Bethânia, Marcelo Falcão e o projeto Dominguinho são os primeiros nomes confirmados para aquecer a Suíça Baiana_
Depois de abrir vendas e confirmar a data da edição de 2026, o Festival de Inverno Bahia (FIB) acaba de anunciar as primeiras atrações que irão celebrar as 20 edições do festival que acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de agosto, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista – BA.
Pela primeira vez no Festival de Inverno Bahia, o projeto ‘Dominguinho’ será apresentado no palco do evento por João Gomes, Mestrinho e Jota.pê. Com um repertório que mistura releituras e sucessos dos próprios artistas, o show promete embalar o público com canções como ‘Pontes Indestrutíveis’, ‘Beija-Flor’, ‘Aquelas Coisas’ e ‘Te Faço Um Cafuné’.
Outro nome confirmado é a cantora Maria Bethânia, que subirá ao palco do FIB pela segunda vez, levando toda a sua magia musical para Vitória da Conquista. A artista, que é um dos nomes mais importantes da MPB, apresentará sucessos como ‘Reconvexo’, ‘Negue’, ‘Olhos nos Olhos’, ‘Carcará’ e muitos outros hits que fazem parte dos 61 anos de carreira da cantora.
O terceiro nome confirmado é Marcelo Falcão, que fará sua estreia solo no festival e levará a energia do seu som, que mistura o rock nacional com o reggae e o rap, apostando em letras marcantes e uma batida forte. Entre seus sucessos, estão canções como ‘Pescador de Ilusões’, ‘Viver’, ‘Vitória’ e ‘Anjos’.
A 20ª edição do Festival de Inverno Bahia chega trazendo, pelo segundo ano consecutivo, a parceria entre a Salvador Produções e a Bahia Eventos na realização do festival, repetindo a dobradinha de sucesso que vem marcando o verão com o Festival de Verão Salvador.
O FIB trará, mais uma vez, além dos grandes shows, ativações dos patrocinadores e parceiros, que estarão espalhados por todo o Parque Teopompo de Almeida e serão uma atração à parte para o público. Além das ativações, a gastronomia também estará presente no Festival, levando o melhor da culinária local e regional para os conquistenses e visitantes.
Os ingressos estão disponíveis através da plataforma Sympla, em Salvador na loja do Bora Tickets, no 2º piso do Shopping da Bahia e em Vitória da Conquista na Central de Ingressos (Shopping Conquista Sul e Galeria Panvicon), Banca Central (Praça Barão do Rio Branco), na Loja Taco (Av. Olívia Flores, 686), na loja DMK (Shopping Boulevard) e na Charlie Colt (Bairro Brasil).
Para mais informações acesse @fiboficial e @ssaproducoes.