Nesta quinta-feira, 04 de junho, Vitória da Conquista ganhou um novo espaço voltado para diversão em família com a inauguração da Pietri Kids, a mais nova aposta da tradicional Pizzaria Pietri. Localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 1.700, no bairro Boa Vista, a novidade chega para ampliar a experiência que já conquistou gerações de clientes na cidade.
Reconhecida pela qualidade de suas pizzas e pelo atendimento diferenciado, a Pietri construiu ao longo dos anos uma sólida trajetória no segmento gastronômico conquistense. Agora, a marca dá mais um importante passo ao lançar a Pietri Kids, um ambiente planejado especialmente para proporcionar momentos de lazer, entretenimento e convivência para toda a família.
O novo espaço reúne uma estrutura moderna e segura, com diversos brinquedos e atrações que prometem encantar crianças de diferentes idades. Além disso, personagens temáticos e atividades interativas tornam a experiência ainda mais especial, transformando cada visita em uma verdadeira celebração da infância.
A proposta da Pietri Kids é oferecer aos pais a tranquilidade de desfrutar de uma refeição de qualidade enquanto os pequenos se divertem em um ambiente pensado para estimular a imaginação e a alegria. Tudo isso sem abrir mão do principal ingrediente que tornou a marca uma referência em Vitória da Conquista: a pizza.
Com um cardápio que mantém a tradição e o sabor que fizeram da Pietri uma das pizzarias mais conhecidas da cidade, o novo empreendimento combina gastronomia e entretenimento em um só lugar. A expectativa é que a Pietri Kids se torne um novo ponto de encontro para famílias, aniversários e momentos especiais.
A inauguração desta quinta-feira marca uma nova fase da história da marca, reafirmando seu compromisso com a inovação e com a criação de experiências que vão além da mesa. Ao unir diversão, conforto e a reconhecida qualidade de suas pizzas, a Pietri Kids chega para fortalecer ainda mais a presença da Pietri em Vitória da Conquista.
A abertura do espaço reuniu famílias, convidados e clientes que puderam conhecer de perto a nova estrutura, desenvolvida para proporcionar momentos inesquecíveis para crianças e adultos. O ambiente foi cuidadosamente planejado para oferecer conforto, segurança e entretenimento, mantendo a tradição de excelência que tornou a Pietri uma referência gastronômica na região.
Serviço
Pietri Kids
📍 Avenida Juracy Magalhães, nº 1.700 – Bairro Boa Vista
📍 Vitória da Conquista – Bahia
Inaugurada nesta quinta-feira, 04 de junho, a Pietri Kids chega para oferecer uma experiência completa para toda a família, reunindo diversão, personagens, brinquedos e o sabor das pizzas que já fazem parte da história de Vitória da Conquista.
O Brasil ainda digeria o relatório dos Estados Unidos atacando o Pix e recomendando uma taxação comercial de 25%, quando o governo Trump voltou à carga. No fim da noite de terça-feira, o país foi incluído numa lista de 60 países que falharam em fiscalizar a importação de produtos fabricados com trabalho forçado — análogo à escravidão —, o que pode implicar uma tarifa de 12,5% sobre as exportações brasileiras. Não está claro se seria uma cobrança adicional ou se esse percentual já está incorporado aos 25%, já que o Escritório de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) se baseou na mesma lei para os dois casos. A lista de países inclui ainda China, Índia, Japão, Coreia do Sul, Reino Unido, Argentina, Arábia Saudita. (g1)
Assim como fez há cerca de um ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu à família Bolsonaro a responsabilidade pelo provável novo tarifaço. Durante evento em Goiás, ele fez especial menção ao senador e pré-candidato do PL à Presidência Flávio Bolsonaro, que esteve com o Trump há apenas uma semana. O presidente chamou os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro de “traidores da pátria” e disse que eles buscaram interferência estrangeira em assuntos internos do país. Ao comentar a recente viagem de Flávio aos Estados Unidos e seu encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, Lula afirmou que a ofensiva tarifária prejudicaria não o governo, mas setores da economia brasileira, incluindo empresários, exportadores e o agronegócio. (BBC Brasil)
Em sua fala acalorada, Lula acabou cometendo uma confusão histórica sobre a Inconfidência Mineira. “Por menos do que isso, Joaquim Silvério dos Reis, que delatou Tiradentes, foi enforcado. O que merecem os traidores da pátria, que vão pedir intervenção de um país no nosso país?”, indagou o presidente. Lula se confundiu ao citar o episódio histórico, já que o executado foi Tiradentes, e não o traidor Joaquim Silvério dos Reis. A declaração provocou reação imediata da pré-campanha do senador, que pretende acionar o Supremo Tribunal Federal (STF), acusando Lula de ameaça e incitação ao crime. (Folha)
Flávio Bolsonaro diz que, dessa vez, nem ele e nem sua família trabalharam para que os Estados Unidos aplicassem um novo tarifaço contra produtos brasileiros. Como prova, sua equipe afirmou que ele encaminhou uma carta ao secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, pedindo que o governo americano reconsidere a proposta de impor novas tarifas. (CNN Brasil)
Mas ao menos na internet, a tentativa de Flávio de se descolar da decisão americana não funcionou. Um levantamento da AtivaWeb Datalab indica que a polêmica entre Lula e os Bolsonaro mobilizou as redes sociais e gerou cerca de 15 milhões de interações até a tarde desta terça-feira. Segundo o monitoramento, 78% das manifestações analisadas tiveram teor negativo em relação a Trump e aos Bolsonaro. Outros 11,7% dos conteúdos apresentaram sentimento positivo, enquanto 10,3% foram classificados como neutros. (Folha)
Donald Trump, por sua vez, esperou o anúncio do novo tarifaço para comentar o encontro que teve com Flávio Bolsonaro. Nas redes sociais, Trump publicou uma foto com Flávio no Salão Oval da Casa Branca, sua primeira menção ao pré-candidato do PL, e escreveu: “Foi muito bom ter Flávio Bolsonaro no Salão Oval da Casa Branca — um jovem inteligente que ama muito o seu país, o Brasil”. (Metrópoles)
E o secretário de Estado, Marco Rubio, ainda reforçou em audiência no Congresso dos EUA a percepção de que a Casa Branca vê o Brasil como um potencial adversário na região. De acordo com ele, o Brasil não integra o grupo de países considerados aliados de Washington no Hemisfério Ocidental. Ao defender a política externa do governo de Donald Trump, Rubio disse que “tirando Nicarágua, Cuba, Venezuela e, claro, Brasil” os Estados Unidos têm uma região cheia de aliados e amigos. (g1)
Flávia Tavares: “Flávio Bolsonaro foi a Washington acuado pelo escândalo Master/Dark Horse, voltou com fotos com Trump, Rubio e JD Vance e ganhou a pauta de segurança pública, com PCC e CV classificados de organizações terroristas, de brinde. No primeiro momento, vitória política. Mas a agenda americana não para aí — e agora os Estados Unidos querem taxar o Brasil em 25% e retaliar o PIX. A excursão à Casa Branca pode estar se revelando uma vitória de Pirro para o candidato da direita em 2026.” Confira a análise completa no Cá Entre Nós. (Meio)
A pressão exercida por Flávio Bolsonaro para a liberação de recursos destinados ao filme Dark Horse levou o projeto a ganhar prioridade dentro da estrutura financeira controlada por Daniel Vorcaro, ex-dono do Banco Master. Mensagens obtidas pelo Intercept Brasil indicam que, em janeiro de 2025, pagamentos relacionados à produção passaram a receber tratamento preferencial, mesmo diante de outras obrigações milionárias pendentes do empresário. Em conversas analisadas pela reportagem, o pastor Fabiano Zettel, cunhado e braço direito de Vorcaro, relata a existência de R$ 55,5 milhões em pagamentos pendentes, mas os compromissos ligados ao filme aparecem como prioridade nas discussões internas. (Intercept Brasil)
A nova tentativa da defesa de Vorcaro de fechar um acordo de delação com a Polícia Federal corre o risco de fracassar como a anterior. Segundo Bela Megale, os investigadores dizem que o ex-dono do Master insiste em blindar aliados, em especial o senador Ciro Nogueira (PP-PI). (Globo)
E o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reagiu às críticas do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), à operação da Polícia Civil que apura possíveis desvios de recursos públicos para financiar o filme Dark Horse. “A polícia tem autonomia para fazer as suas investigações e as suas operações”, afirmou. (g1)
Viver
Em menos de dois minutos, o Senado Federal aprovou nesta terça-feira um projeto de decreto legislativo (PDL) suspendendo os efeitos de uma resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) que regulamenta o aborto legal em menores de idade. A norma previa interrupção legal da gestação para crianças e adolescentes em casos de estupro, garantindo o direito sem atrasos ou constrangimentos. Pela lei, qualquer relação sexual com menores de 14 anos é considerada estupro. A relatora do PDL, senadora Damares Alves (Republicanos-DF), alega que a resolução dava autonomia plena a menores e suprimia o poder da família em decidir sobre o procedimento. Já os defensores apontam que, muitas vezes, os estupradores são parentes das vítimas. (Folha)
O forte calor segue afetando o continente europeu neste ano. Os serviços meteorológicos de França e Noruega registraram as primaveras mais quentes de suas histórias, segundo dados divulgados nesta terça-feira. Enquanto os franceses enfrentaram uma onda de calor sem precedentes no fim de maio, os noruegueses conviveram com temperaturas muito acima do esperado para a estação, 2,1ºC acima do padrão sazonal. De acordo com o climatologista Jostein Mamen, a rápida mudança climática atual “só pode ser devido às nossas emissões de combustíveis fósseis”. (g1)
Pesquisadores da Universidade Stanford, na Califórnia, encontraram uma proteína capaz de construir DNA do zero, usando apenas a própria forma como molde para encaixar os blocos de construção. Investigando como bactérias se protegem contra vírus, os cientistas descobriram a proteína Drt3b, que conta com partes específicas de si mesma funcionando como guia, ligando-se aos blocos de construção do DNA um a um, até que o trecho esteja completo, algo nunca visto. Antes, cientistas já descreveram proteínas que produziam fragmentos curtos, mas nada como uma fita completa, conforme descrito em estudo publicado na revista Science. (DW)
Cultura
Maior premiação do audiovisual nacional, o Prêmio Grande Otelo teve a lista de finalistas divulgada nesta terça-feira pela Academia Brasileira de Cinema. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, é o destaque da edição, liderando com 18 indicações, incluindo melhor longa de ficção, direção para Mendonça Filho, ator para Wagner Moura e atriz para Tânia Maria. O filme disputa a categoria principal com O Último Azul, Homem com H, Manas e O Filho de Mil Homens. Ao todo, serão anunciados 32 prêmios para longas-metragens, curtas e séries brasileiras. A cerimônia de entrega acontecerá no dia 4 de agosto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Confira a lista completa de indicados. (UOL)
Para ler com calma. Os filmes de terror estão tendo sucesso de bilheteria neste ano, com destaque para Backrooms e Obsession. Os dois longas nasceram das mentes férteis de jovens cineastas forjados pela experiência em produção de conteúdos no YouTube. Produtores de Hollywood, cineastas e executivos avaliam que o hábito de disputar a atenção da audiência criando seu próprio conteúdo sem dinheiro, enquanto recebem feedback instantâneo dos espectadores ajudaram a moldar bons contadores de histórias. A nova geração também se beneficia das novas tecnologias, que permitem filmar com qualidade e baixo custo. (Variety)
O pesquisador e professor norte-americano Stephen Bocskay estreia seu primeiro livro no Brasil em português, com o lançamento de Candeia, o Samba, o Quilombo e o Ativismo Negro pela editora Malês. Apesar do título, a obra é mais focada no Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo do que uma biografia de Antônio Candeia Filho, que fundou a entidade em oposição à comercialização do Carnaval e à erosão das raízes afro-brasileiras. O livro é um desdobramento de uma tese de doutorado pela Universidade de Brown, nos Estados Unidos, quando Bocskay investigou o legado de Candeia por meio de arquivos e entrevistas ao longo de 15 anos. (Globo)
Cotidiano Digital
A Polícia Federal deflagrou a Operação Linha Fantasma para desarticular um esquema de fraudes bancárias eletrônicas que enviava alertas de compras por SMS. Os textos induziam as vítimas a ligarem para centrais telefônicas falsas com prefixo 0800, e então os criminosos roubavam dados pessoais e senhas. A ação cumpriu mandados de busca e de prisão em São Paulo e Feira de Santana, na Bahia. O caso começou a partir de uma denúncia de uma operadora de telefonia e faz parte de uma parceria da PF com a Febraban. (Folha)
Falando em combate a golpes, o Google anunciou o lançamento de um sistema de detecção de chamadas falsas para o Android, projetado para proteger os usuários contra clonagem de voz e deepfakes criados por inteligência artificial. A ferramenta faz uma verificação automática em segundo plano por meio de um sinal digital silencioso trocado entre os aparelhos para confirmar se a ligação realmente parte do número que aparece na tela do celular. (TechCrunch)
A Meta anunciou que vai expandir para todo o mundo as configurações de restrição de conteúdo para contas de adolescentes no Instagram, Facebook e Messenger. Esse movimento de tentar assegurar experiências adequadas à idade dos jovens vem junto de uma forte pressão judicial, sobretudo com o julgamento histórico em Los Angeles, que condenou a empresa e o Google a pagarem US$ 6 milhões em indenização a uma jovem que alegou vício nas plataformas. Por padrão, as contas de menores de idade passarão a filtrar publicações inadequadas e
o Instagram testará um recurso para diversificar o feed, evitando a exibição repetitiva de temas sensíveis. (Reuters)
O teatro em Vitória da Conquista foi tema de debate na Câmara Municipal nesta terça-feira (2), durante audiência pública realizada no Plenário Carmen Lúcia. A iniciativa, proposta pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), reuniu artistas, dramaturgos, atores, diretores, produtores culturais e representantes do Executivo Municipal para discutir a situação atual e os caminhos para o fortalecimento do teatro amador e profissional no município.
Durante o encontro, os participantes compartilharam experiências, apontaram desafios enfrentados pelo segmento e apresentaram sugestões para fortalecer as artes cênicas na cidade. Ao abrir a audiência pública, o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro, destacou a importância do teatro para a identidade cultural de Vitória da Conquista e defendeu a adoção de medidas concretas para fortalecer o setor. “Vitória da Conquista sempre foi reconhecida pela força e pela vitalidade de sua produção cultural. Temos um celeiro de talentos, pessoas dispostas a produzir arte de forma ativa e apaixonada. No entanto, ao longo dos anos, o nosso teatro perdeu espaço e perdeu o fôlego, e precisamos debater, de forma madura e transparente, as razões dessa perda de vitalidade”, afirmou.
Ivan também apontou os principais desafios enfrentados pela classe artística. “Ouvindo a classe artística, o diagnóstico é claro: a falta de fomento contínuo, a escassez de incentivos governamentais efetivos e a ausência de políticas públicas consistentes têm sufocado o potencial dos nossos talentos cênicos. Mas a nossa cultura tem pressa e precisa de uma resposta rápida e articulada dos poderes públicos”, declarou.
Durante a audiência, o presidente ressaltou a importância da implantação do Centro de Convenções e do teatro previstos para a área do antigo aeroporto. “Essa é uma vitória estratégica para o desenvolvimento urbano e cultural de Vitória da Conquista e de toda a Região Sudoeste. Esse equipamento vai dar um abrigo digno e moderno às manifestações artísticas que hoje sofrem com a falta de espaço”, destacou.
Como encaminhamento do debate, Ivan anunciou a realização do Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista. “A Câmara não vai apenas ouvir. Nós vamos agir. Tenho a honra de anunciar que a Câmara Municipal vai unir atores, diretores, produtores e coletivos culturais para realizar, ainda este ano, o Festival Municipal de Teatro de Vitória da Conquista”, afirmou.
Convidado para contribuir com o debate, o professor de licenciatura Dilson Oliveira apresentou uma contextualização sobre a história do teatro, desde suas origens na Grécia Antiga até sua chegada ao Brasil e seu desenvolvimento em Vitória da Conquista, ressaltando a relevância dessa manifestação artística ao longo dos séculos. Ao abordar os encaminhamentos da audiência, ele defendeu que o momento resulte em ações concretas para o setor. “Essa esperança que a gente está fazendo, essa provocação aqui, como foi falado, não vai ficar apenas no proselitismo político. A gente vai sair daqui com ações já mais ou menos desenhadas para poder gerar um processo e culminar num produto chamado Festival de Teatro da Região Sudoeste, sediado em Vitória da Conquista”, afirmou. Segundo ele, a proposta precisa contar com o apoio do Executivo Municipal. “Com apoio de dois secretários municipais que aqui se encontram, o Larry e o Alexandre, e certamente com apoio da prefeita municipal”, disse.
A presidente da Casa da Cultura Carlos Jeovah, Poliana Policarpo, destacou a importância histórica do Teatro Carlos Jeová para a formação cultural de Vitória da Conquista e para o desenvolvimento de gerações de artistas. Ela relembrou a trajetória de Carlos Jeová e Esechias de Araújo Lima na consolidação das artes cênicas no município, ressaltando a resistência do grupo teatral durante o período da ditadura militar, quando encenações consideradas subversivas enfrentavam tentativas de censura. Ao defender a revitalização ou recriação do espaço, Poliana afirmou que o município precisa de um teatro mais próximo da população para garantir a continuidade das atividades culturais. “Precisamos de um espaço mais perto do povo para continuar existindo como artistas e como seres humanos, com mais dignidade”, declarou.
O escritor, poeta e dramaturgo Esechias Araújo Lima destacou a importância da audiência pública promovida pela Câmara Municipal para discutir o futuro do teatro em Vitória da Conquista e reforçou a necessidade de fortalecer os grupos artísticos locais. Ao traçar um panorama da história do teatro conquistense, ele lembrou o protagonismo de grupos e artistas que marcaram época na cidade, mas lamentou a perda de espaço da atividade cultural nos últimos anos.
Para Esechias, o teatro vai muito além do entretenimento, sendo uma ferramenta de reflexão social e formação crítica. “O teatro é o espelho da alma de uma sociedade, é um instrumento de reflexão política, ética e existencial, uma arena em que se pode instigar o pensamento crítico”, afirmou. Ao final de sua participação, defendeu uma atuação mais efetiva do poder público para reverter o cenário atual. “A Casa da Cultura hoje não tem um grupo de teatro. É uma tristeza, é uma pena. O poder público está sendo chamado a ajudar, porque é necessário que uma Casa de Cultura tenha, pelo menos, um grupo de teatro”, ressaltou.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Washington Rodrigues, destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro em Vitória da Conquista, defendendo o incentivo ao teatro amador e a formação de público como bases para o crescimento do setor. “Ninguém constrói uma casa pelo telhado”, afirmou. Rodrigues também defendeu a ampliação do teatro nas escolas e a valorização das artes cênicas no município. “Nós precisamos criar essa cultura novamente, porque muita gente nunca foi ao teatro na vida”, disse, destacando ainda que Vitória da Conquista possui histórias e personagens que merecem ser levados aos palcos e conhecidos pelas novas gerações.
O educador, ator e cerimonialista da audiência, Adão Albuquerque defendeu que o debate sobre o teatro conquistense resulte em ações concretas para fortalecer o setor cultural. Segundo ele, além do talento e da dedicação dos artistas locais, é necessário ampliar os investimentos públicos por meio de editais, festivais e políticas de incentivo. “O que nos falta agora, de verdade, é espaço e condições para que a gente possa expressar a nossa arte”, afirmou. O artista também cobrou a recuperação de equipamentos culturais da cidade, como o Teatro Carlos Jeová, e manifestou preocupação com a situação de outros espaços voltados à cultura.
Já a diretora de teatro Jeane Mary ressaltou a importância da integração entre diferentes linguagens artísticas e da vivência prática dos bastidores das artes cênicas em Vitória da Conquista. Ela afirmou que o teatro depende diretamente de outras expressões culturais, como literatura, música e artes visuais, além do trabalho coletivo e da dedicação dos profissionais envolvidos. “Eu sou do chão do palco. Eu conheço de fato os bastidores dessa grande arte que integra tantas outras artes”, afirmou. Jeane também relembrou iniciativas e festivais que marcaram a história cultural da cidade e defendeu a continuidade das políticas de incentivo à cultura.
Após recordar artistas e personalidades que ajudaram a construir a história do teatro em Vitória da Conquista, o secretário municipal de Educação, Edgar Larry, destacou a força da produção cultural do município e defendeu o engajamento coletivo para fortalecer o setor. “A gente precisa se envolver, precisa participar, estar ativo, participando, compromissado”, afirmou. Citando a educadora Heleusa Figueira Câmara, Larry lembrou que “Conquista ferve arte” e ressaltou que a cidade se destaca pela riqueza de suas manifestações culturais. O secretário também reforçou o compromisso da Secretaria Municipal de Educação com iniciativas voltadas ao teatro e destacou a parceria com a Secretaria Municipal de Cultura para o desenvolvimento de projetos que ampliem o acesso dos estudantes às artes cênicas. “Iremos juntos realizar projetos que vão oportunizar aos nossos alunos compreensão, participação e formação teatral”, declarou. Larry ainda ressaltou a importância da arte na formação cidadã. “Educação também é teatro e o teatro forma cidadania”, concluiu.
Representando o presidente da Academia Conquistense de Letras, Esmeraldino Correia destacou a importância do teatro como elemento central da cultura e da formação social em Vitória da Conquista. Em sua fala, ressaltou o papel dos artistas locais e o impacto das artes cênicas na construção de vínculos humanos e coletivos. “Nós somos humanos, precisamos um do outro, precisamos olho no olho, precisamos de arte, de cultura”, afirmou.

A atriz, produtora cultural e licenciada em Teatro Dayse Andrade, integrante do Grupo de Teatro Finos Trapos e criadora da Rede do Teatro, destacou a importância da audiência pública como um momento histórico para a classe artística conquistense. Ao relembrar sua trajetória no teatro, iniciada ainda na infância, ela afirmou que o encontro despertou um sentimento de nostalgia por recordar uma das últimas grandes mobilizações da categoria realizadas na Câmara Municipal. “Eu só me recordo de um encontro deste quando fazia parte do Grupo de Teatro da Uesb. Aquilo foi um marco e nunca mais nos vimos aqui neste lugar em uma audiência de teatro”, disse. Dayse também defendeu que as discussões superem as divisões entre teatro amador e profissional. “Da minha visão de mundo, compreendo tudo isso como teatro. Apenas teatro”, afirmou.
O presidente da Comissão de Cultura da Câmara, vereador Paulinho Oliveira (PSDB), destacou a importância da audiência pública como espaço de fortalecimento do diálogo sobre cultura e teatro em Vitória da Conquista. Ele defendeu a união de esforços para ampliar e estruturar as ações voltadas às artes cênicas no município. “Precisamos, urgentemente, unir forças para que possamos levar e evoluir o teatro da nossa cidade, começando pelas escolas”, afirmou. O parlamentar também defendeu a realização de festivais mais estruturados e reforçou seu compromisso com o fortalecimento da produção artística local.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) destacou a importância da audiência pública para fortalecer o teatro e a cultura em Vitória da Conquista, defendendo a valorização dos artistas locais e a ampliação dos investimentos no setor. “Sabemos que precisa de dinheiro para fazer teatro, para fazer arte, para fazer cultura”, afirmou. O parlamentar também defendeu a destinação de mais recursos para a área cultural e colocou seu mandato à disposição para colaborar com as iniciativas debatidas durante o encontro. “Pode contar com o nosso mandato e com o presidente Ivan Cordeiro para apoiar ações que fortaleçam o teatro e a cultura de Vitória da Conquista”, declarou.
Alexandre Magno, secretário municipal de Cultura, destacou a importância da audiência pública como espaço de diálogo com a classe artística e reforçou ações e investimentos realizados pela pasta nos últimos anos para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Ele ressaltou iniciativas como o Festival de Teatro de Conquista (Festcon), a atuação de artistas e produtores locais e o papel de programas de incentivo cultural em períodos como a pandemia. “O teatro é uma das mais nobres manifestações culturais da nossa sociedade. Ele forma cidadão, estimula pensamento crítico, preserva memória e transforma vidas”, afirmou.
O secretário também citou políticas de fomento implementadas com recursos de leis de incentivo, como a Lei Aldir Blanc e a Lei Paulo Gustavo, que, segundo ele, possibilitaram o apoio a dezenas de projetos teatrais no município. Alexandre ainda comentou ações itinerantes como a Carreta da Cultura, defendendo a proposta como forma de ampliar o acesso às linguagens artísticas. Ele anunciou que a Secretaria de Cultura já trabalha na elaboração de edital para reforma do Teatro Carlos Jeová e defendeu a necessidade de captação de recursos externos para a revitalização dos equipamentos culturais da cidade. “A cultura não tem bandeira política. Nós precisamos de dinheiro, precisamos de emendas e de recursos para reformar os equipamentos”, declarou
Além dos convidados que fizeram uso da palavra, artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil também contribuíram com sugestões, opiniões e propostas, enriquecendo o debate sobre os desafios e perspectivas para o fortalecimento do teatro em Vitória da Conquista. Também participaram do encontro os vereadores Ricardo Gordo (PSB), Subtenente Muniz (PDT) e Bibia (União Brasil), que acompanharam as discussões e as demandas apresentadas pelo segmento cultural.
O 2° encontro dos amigos do Eraldo Tinoco já tem data marcada. Será no dia 07 de junho a partir 10h. “Será uma oportunidade especial para revivermos nossas histórias, darmos boas risadas e fortalecermos ainda mais nossa amizade”, reforça a equipe organizadora.
O evento será em um sítio, com piscina, música ao vivo, sala de jogos, aparelhos infantis para criançada. Também será servida um almoço e a equipe garante ainda surpresas. Na última sexta-feira (07), músicos ex-alunos do CEET, farão apresentações alternadas e a alegria do público presente está garantida, diz a comissão organizadora.
Além de toda programação o evento contará com a presença de ex-alunos, ex-funcionários e ex-professores que serão homenageados no evento. Todos os artistas do evento são ex-alunos do antigo Colégio estadual Eraldo Tinoco-CEET atualmente CPM”Então está esperando o que? Confirme o seu nome agora mesmo e vamos juntos participar deste momento”, convida a organização.
SERVIÇO:
📅 Domingo, 07 de Junho
⏰ A partir das 10h
📍 Sítio Social Mansão BG (Urbis VI)
Atrações confirmadas:
Dalto Camargo, Vagner Lino (Tome xote), Forrozão quero mais, Graciane Sampaio, Talles Ferraz, Josiel Freitas, Paulo Marcos, Fred som De Brodher, Danilo Kiribamba é ainda terá a participação especial de THAylla, Danilo e Andréia Sousa,
Informações:
Manoel: (77) 98848-9664
Juscelino: (77) 98151-2487
Vagner: (77) 99908-2219
@amigosdoeraldotinoco.oficial

Na contagem regressiva para a Copa do Mundo, famílias da Bahia podem solicitar suas antenas parabólicas digitais gratuitas para acompanhar os jogos pela televisão aberta com qualidade de som, imagem e sem perder nenhum lance. O programa Brasil Antenado, do Ministério das Comunicações, distribui kit da nova parabólica digital a famílias de baixa renda que vivem em municípios com baixa ou nenhuma cobertura de TV. O prazo para a solicitação termina em 10 dias.
Com a nova tecnologia, a população contemplada passará a contar com mais de 100 canais de informação, cultura e entretenimento. A iniciativa é uma parceria do MCom e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), com execução da Entidade Administradora da Faixa (EAF).
“O Brasil Antenado tem mudado a realidade de famílias em todo o país, democratizando o acesso à informação, que é um direito de todos. Estamos garantindo que a população, principalmente a mais vulnerável, assista à televisão aberta e acompanhe a evolução tecnológica do país”, reforçou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.
A Fase C do programa termina em 13 de junho de 2026 e contempla 108 municípios, em oito estados, incluindo a Bahia, com mais de 222 mil famílias aptas ao recebimento.
Na Bahia, os 20 municípios contemplados no programa são: Abaíra, Baianópolis, Brejolândia, Caatiba, Campo Alegre de Lourdes, Carinhanha, Ibicoara, Ibitiara, Itambé, Jucuruçu, Jussiape, Macarani, Maiquinique, Mirangaba, Mucugê, Oliveira dos Brejinhos, Piatã, Pilão Arcado, Potiraguá e Vereda.
Ao final dessa última etapa, a expectativa é alcançar 323 municípios e cerca de 700 mil famílias em todo o país.
Como solicitar sua antena?
As famílias inscritas no CadÚnico nas cidades contempladas podem agendar a instalação pelo telefone/WhatsApp 0800 729 2404 ou pelo site www.brasilantenado.org.br.
Todo o processo é gratuito, incluindo o fornecimento e a instalação do kit da nova parabólica digital.
Foto: Divulgação
Nesta terça-feira (2) a dupla cajupitanga, composta por Pedro “Candioco” Antunes e Gabriel Tupy lançou um novo álbum intitulado “Ubá”. O álbum compila 18 canções compostas e gravadas entre 2019 e 2024 e mescla violão trovador e produções caseiras do estilo lo-fi.
“Ubá” foi lançado inicialmente como EP em 2021. A dupla afirmou que, anos após o lançamento, o trabalho deixou de representar a fase momentânea da dupla para passar a representar toda a sua história. A dupla se encontra em um novo momento da carreira, com Pedro residindo em Salvador e Gabriel em Belo Horizonte.
O novo álbum está disponível em todas as plataformas digitais e a dupla disponibilizou um filme com imagens que registram o caminho até a sua cidade natal no Youtube.
Mais uma vez, o Governo da Bahia garante a realização dos festejos juninos no interior do estado com o lançamento do São João da Bahia 2026, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso. A iniciativa contempla 282 municípios baianos em ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, direitos humanos, proteção social e incentivo à economia local.
“Os festejos juninos são uma das maiores expressões culturais do nosso povo e um importante motor da economia baiana. Mais uma vez, o Governo da Bahia garante apoio aos municípios para que possamos realizar um São João forte, seguro, organizado e que gere emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.
A festa movimenta todo o estado e a expectativa é superar os números de 2025, quando a Bahia recebeu 1,8 milhão de turistas e registrou uma receita de R$ 2,3 bilhões durante o período junino.
O fomento aos festejos iniciou com os editais de seleção pública do projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”, conduzido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais.
Cada cidade apoiada pelo Governo do Estado terá programação própria durante os festejos juninos. Na capital baiana, o governo garante uma ampla programação no Pelourinho e em diversos bairros de Salvador.

Turismo e conexão aérea
O fortalecimento da malha aérea durante o São João 2026 reforça a importância da Bahia como um dos principais destinos turísticos do país no período junino. Em junho, o estado contará com voos para 39 destinos, sendo sete regionais, 25 nacionais e sete internacionais.
O aeroporto de Salvador concentrará a maior movimentação, com 573 frequências semanais e mais de 56 mil assentos ofertados por semana. A Bahia também terá conexões internacionais regulares com cidades como Buenos Aires, Lisboa, Madrid, Paris, Cidade do Panamá, Santiago e Montevidéu.
Entre os aeroportos regionais, Porto Seguro aparece como o segundo maior polo aéreo no período, seguido por Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras, Guanambi e Lençóis, fortalecendo o turismo e facilitando o acesso aos festejos no interior do estado.
O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), anunciou nesta quinta-feira (28) o cancelamento do evento “Meu São João Amado”, que seria realizado no município em 2026. O comunicado foi feito por meio de um pronunciamento divulgado nas redes sociais.
Segundo o gestor municipal, a decisão foi tomada com responsabilidade e em conformidade com orientações e normativas do Ministério Público. Durante a declaração, Valderico destacou que os acontecimentos recentes enfrentados pela cidade exigiram atenção prioritária da administração pública, o que acabou inviabilizando a realização da tradicional festa junina.
“O momento exige responsabilidade e compromisso com as demandas mais urgentes da população”, afirmou o prefeito no vídeo publicado em seus canais oficiais.
O “Meu São João Amado” vinha sendo aguardado por moradores e comerciantes locais, principalmente pelo impacto positivo que o evento costuma gerar na economia, turismo e cultura da cidade. Com o cancelamento, setores ligados ao comércio e entretenimento devem sentir os reflexos da ausência da festividade neste ano.
A Prefeitura de Ilhéus ainda não informou se haverá algum evento alternativo em menor escala ou programação cultural substitutiva durante o período junino.
O anúncio repercutiu rapidamente nas redes sociais, dividindo opiniões entre moradores que defendem a prioridade administrativa e aqueles que lamentam a suspensão de uma das principais celebrações populares do município.
Ver essa foto no Instagram
Através das suas redes sociais, o Presidente da Câmara de Municipal de Vereadores Ivan Cordeiro ( PL), destacou a publicação do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28) que prevê a cessão do terreno do antigo aeroporto de Vitória da Conquista para a construção do Centro de Convenções e Teatro do município.
De acordo com o vereador, o fato representa um avanço fundamental para o desenvolvimento cultural, econômico e turístico da cidade e marca um momento histórico para Vitória da Conquista.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
O Curso de Qualificação em Artes Visuais segue fortalecendo a formação artística por toda a Bahia, e inicia, nesta semana, seu terceiro módulo formativo em Conquista.
Após os módulos com Adriano Machado, sobre leitura de portfólio, e Pedro Marighella, sobre processos criativos, os participantes agora mergulham na escrita em artes visuais com Ana Gábri Aires, desenvolvendo práticas de escrita crítica voltadas ao contexto expositivo.
Na etapa final, o quarto módulo, com Augusto Leal, será dedicado à expografia e montagem de exposições, culminando em uma mostra coletiva.
A iniciativa integra o Programa de Qualificação em Artes da FUNCEB, com apoio do Governo da Bahia, ampliando o acesso à formação artística gratuita e descentralizada no estado.
O vereador Alexandre Xandó (PT) prestigiou o evento e parabenizou Sara Prado, diretora da FUNCEB, por fazer com que essas ações de fortalecimento da cultura cheguem nos 4 cantos da Bahia