O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou a suspensão imediata dos contratos firmados pela Prefeitura de Anagé para os festejos juninos de 2026.
A medida, assinada pelo promotor de Justiça Leandro Carvalho Duca Aguiar, estabelece prazo de três dias úteis para que a gestão municipal apresente documentos e esclarecimentos sobre as contratações.
A reportagem tenta contato com a defesa da Prefeitura. O conteúdo será atualizado assim que surgirem fatos novos sobre a recomendação do MP.
Segundo o MP, há indícios de descumprimento das diretrizes da Nota Técnica Conjunta n° 01/2026, elaborada em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que orienta sobre critérios de transparência, razoabilidade e economicidade nas contratações artísticas.
Entre as medidas recomendadas estão a suspensão dos contratos até a conclusão das apurações, o envio dos processos de inexigibilidade de licitação, a apresentação de relatórios fiscais e a comprovação da capacidade financeira do município.
O órgão também solicitou declaração do prefeito informando que não há atraso no pagamento dos servidores e que o município não está sob decreto de emergência ou calamidade pública. Além disso, determinou a publicação de todos os contratos relacionados ao evento no Portal Nacional de Contratações Públicas.
O Ministério Público alerta que o descumprimento da recomendação poderá resultar na adoção de medidas judiciais e administrativas.
Os professores Robério Rodrigues Silva e Francislene Cerqueira de Jesus tomaram posse como reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o quadriênio correspondente. Eleitos pela chapa “Cuidar para Transformar”, os novos gestores passam a conduzir a instituição pelos próximos quatro anos. Inovando na tradição institucional, a solenidade aconteceu no campus de Itapetinga, ocupando o Auditório Juvino Oliveira. O local escolhido representa um marco histórico: o professor Robério Rodrigues Silva consiste no primeiro docente vinculado àquela unidade a assumir o posto máximo da universidade. Outro fator inédito envolve a trajetória acadêmica dos empossados, visto que ambos completaram a formação superior como egressos da própria instituição. O novo reitor concluiu a graduação em Zootecnia na UESB, além de integrar a primeira turma e se tornar o primeiro mestre titulado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia no campus de Itapetinga. A vice-reitora graduou-se pelo Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, somando quase quinze anos de docência no campus de Jequié.
A solenidade reuniu colegas, familiares e diversas autoridades. Após a apresentação da Orquestra Canto das Artes, projeto conduzido pela maestrina Leniza Souza Santos, os líderes discursaram relembrando as respectivas origens. O reitor recordou a infância humilde e prestou homenagem à mãe, presente no recinto, ressaltando o orgulho de ver o filho de um vaqueiro alcançar o cargo máximo da instituição. Em sua fala, enfatizou que a composição da equipe diretiva reflete uma visão que supera barreiras geográficas, integrando os três campi de forma unificada e valorizando ex-alunos em pós-graduações e posições estratégicas de planejamento. A professora Francislene Cerqueira de Jesus classificou a conquista como um resultado coletivo impulsionado pelas origens ancestrais e pela eficácia do ensino público. Emocionada, relembrou a infância e destacou a relevância de sua posse no cenário da representatividade, manifestando consciência de classe, gênero e raça para que mais vozes negras consigam projeção e espaço na academia.
Representando o Governo do Estado e presidindo os trabalhos da mesa, o presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, professor Roberto Gondim, pontuou que o crescimento regional e a diminuição das desigualdades sociais passam obrigatoriamente pela consolidação das universidades públicas nos territórios baianos. O presidente do Fórum de Reitores das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAS) e dirigente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, corroborou a necessidade de atuação conjunta entre as instituições para expandir o Ensino Superior no interior. O evento contou ainda com oficiais pronunciamentos da diretora do campus de Brumado da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Jaciara Vieira, além de lideranças políticas de Itapetinga, como o prefeito Eduardo Hagge e o vice-prefeito Alécio Chaves. Prestigiaram a transmissão do cargo os ex-reitores Waldenor Alves Pereira Filho e Abel Rebouças São José, o ex-vice-reitor Fábio Félix Ferreira, diretores de departamentos, estudantes e representantes de entidades representativas como a ADUSB, AFUS, APG e o Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O estudante do curso de jornalismo da Uesb, Pedro Henrique Novaes, foi selecionado para participar do “Profissão Repórter Procura”. A iniciativa é da Academia LED em conjunto com o Jornalismo da Rede Globo e promoverá um quadro especial no programa Fantástico, exibido aos domingos e com previsão de estreia para o segundo semestre de 2026.
Após uma série de seletivas, Pedro e outros cinco estudantes de Jornalismo do país poderão ter vivências práticas junto à equipe do programa “Profissão Repórter”, passando por experiências imersivas que aproximam os participantes da rotina e dos desafios da reportagem. Ao longo do processo, os estudantes serão avaliados pelo jornalista Caco Barcellos e pela equipe do programa. Ao final, um dos participantes será selecionado para ter uma vivência profissional como repórter da Rede Globo.
Para Pedro, receber a notícia de ter sido um dos escolhidos foi uma das melhores coisas que o aconteceu tanto em sua vida pessoal quanto na vida profissional. “Foi incrível poder compartilhar o momento da notícia com minha mãe e irmã, e poder vibrar com elas essa conquista que diz muito sobre a nossa trajetória até aqui, sobre o quanto lutamos para conquistar nossos sonhos”, afirma.
O estudante espera vivenciar de perto o lema do programa, que fala sobre “os desafios da notícia e os bastidores da reportagem”. “Eu acho que esse bordão diz muito. Então, aprendê-lo, praticá-lo e senti-lo vai ser uma forma muito legal de poder confirmar tudo aquilo que eu já acredito do jornalismo e desse trabalho de tratamento e cuidado com a informação, que a gente já faz”, destaca.
Além da expectativa para viver as atividades a serem proporcionadas pelo programa, Pedro também enxerga a oportunidade como uma forma de fortalecer a sua trajetória no jornalismo. “Eu acredito que viver essa experiência vai enriquecer muito a minha identidade profissional porque vai ser a partir dali que eu poderei me encontrar ou me projetar para outras áreas. Essa é uma ótima oportunidade, creio que os aprendizados serão muitos”, ressalta.

Sobre a iniciativa – Na primeira fase da seleção, os estudantes tiveram que produzir e enviar uma reportagem de dois minutos, a respeito de alguma manifestação popular brasileira. Pedro escolheu retratar o Reisado de Mucugê, tradicional manifestação cultural que ele tem contato desde a infância e que reúne dança, música, religiosidade e diversos elementos da cultura popular.
Fonte: UESB
Feira Literária de Mucugê reuniu 35 mil pessoas na última edição e retorna em agosto de 2026 com o tema “Literatura e múltiplas formas do dizer”
A Feira Literária de Mucugê (Fligê) realiza a sua 9ª edição entre os dias 13 e 16 de agosto de 2026, em Mucugê, na Chapada Diamantina. Consolidada como um dos mais importantes eventos literários do Nordeste, a feira terá como tema “Literatura e múltiplas formas do dizer”, propondo reflexões sobre as diferentes linguagens, narrativas e expressões artísticas que atravessam a literatura contemporânea.
Para 2026, a Fligê já confirmou a presença da escritora Mariana Salomão Carrara, do escritor Itamar Vieira Junior, da poeta Lívia Natália e do autor Vitor Martins. Novos nomes serão anunciados em breve.
A feira contará ainda com a expografia “Constelação de Madalena Santos Reinbolt”, em homenagem à artista baiana, assinada pela cineasta Patrícia Moreira.
“A gente está provocando justamente o encontro do público com a Literatura nas suas diferentes dimensões e gêneros. Tem a literatura para as crianças, para esses públicos da juventude, para as diversidades, adultos, jovens e também a Literatura nos seus diferentes gêneros literários e outras possibilidades de expressões artísticas”, afirma a curadora da Fligê, Ester Figueiredo.
A programação ocupará diversos espaços da cidade histórica de Mucugê, como Palco Principal, Centro Cultural, Tenda Literária, Fligezinha, Coreto Literário, Beco Literário e Praça das Lanternas Literárias. Estão previstas mesas literárias, saraus, oficinas, slams, contações de histórias, apresentações musicais, performances, exposições, cordel, quadrinhos, lançamentos de livros e atividades voltadas ao público infantil e juvenil.
Espaço de democratização – Ao longo de sua trajetória, a Fligê vem se consolidando como um espaço de democratização do acesso à literatura, valorização das identidades culturais e fortalecimento da economia criativa no interior da Bahia. O evento também promove encontros entre escritores consagrados, novos autores, artistas locais, estudantes, professores, leitores e comunidades tradicionais da Chapada Diamantina.
A edição de 2025 confirmou a dimensão cultural, educacional e econômica da Fligê. Ao longo de cinco dias de programação gratuita, o evento reuniu cerca de 35 mil pessoas e mobilizou participantes de 73 municípios baianos. A feira também alcançou 100% de ocupação da rede hoteleira de Mucugê, incluindo pousadas e casas alugadas, além de gerar impacto econômico estimado em R$ 12 milhões, segundo dados do setor de tributos do município.
Outro destaque da última edição foi o alcance educacional da programação. Aproximadamente 8 mil estudantes das redes estadual, municipal e privada participaram das atividades promovidas pela feira, que reuniu 29 escolas de 16 municípios e instituições da Educação Profissional e Tecnológica. Ao todo, foram realizados cerca de 400 lançamentos de livros, além da participação de 18 editoras baianas.
Atrações confirmadas para a 9ª Edição:
Mariana Salomão Carrara – Paulistana, defensora pública e nascida em 1986, Mariana Salomão Carrara é autora dos romances Se deus me chamar não vou e É sempre a hora da nossa morte amém, ambos indicados ao Prêmio Jabuti. Também escreveu Não fossem as sílabas do sábado e A árvore mais sozinha do mundo, vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura na categoria Melhor Romance. Em 2025, lançou pela Baião, selo da Todavia, o livro infantil Sabor Paciência. Já em 2026, publicou o romance Cláudia Vera Feliz Natal, ambientado no judiciário mato-grossense.
Itamar Vieira Junior – Nascido em Salvador, em 1979, Itamar Vieira Junior é um dos principais nomes da literatura brasileira contemporânea. Foi o primeiro brasileiro finalista do International Booker Prize e é autor da coletânea de contos Doramar ou a Odisseia, do infantil Chupim e dos romances Salvar o fogo — vencedor do Prêmio Jabuti 2024 — e Torto arado, obra premiada com o Jabuti e o Oceanos em 2020, além do Prêmio Montluc Résistance et Liberté, em 2024. Traduzido para mais de trinta idiomas, Torto arado inspirou adaptações para o teatro, um musical e uma canção do compositor Rubel.
Lívia Natália – Poeta, mulher negra-feminista, nordestina, Ìyálorixá e professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lívia Natália é doutora em Teoria da Literatura e autora de sete livros. Sua obra “Dia bonito pra chover” recebeu o Prêmio APCA de Melhor Livro de Poesia de 2017 e, em 2024, foi adotada no vestibular da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).
Vitor Martins – Autor e tradutor, Vitor Martins é conhecido por livros voltados ao público jovem e por narrativas que abordam diversidade e representatividade. Seu romance Quinze dias teve os direitos vendidos para países como Estados Unidos, Rússia, Polônia, Portugal e Reino Unido, além de ganhar adaptação audiovisual prevista para estrear nos cinemas em junho de 2026, produzida pela Conspiração Filmes. Também é autor de Um milhão de finais felizes, Se a casa 8 falasse — finalista do Prêmio Jabuti 2022 — e Mais ou Menos 9 Horas. Em 2025, lançou Os 3 desejos de Eugênio, comédia romântica sobre amadurecimento afetivo.
Fligê 2026 – A nona edição da Feira Literária de Mucugê foi contemplada no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários, por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon.
A Fligê conta com apoio do Governo Federal via Lei Federal n.º 14.133/2021 para ações culturais por meio de emendas parlamentares. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da TVE Bahia.
O Governo da Bahia anunciou, nesta quinta-feira (11), o maior investimento já realizado para garantir a segurança dos festejos juninos no estado. Com aporte de R$ 45 milhões, a Operação São João 2026 mobilizará cerca de 27 mil policiais, peritos e bombeiros durante as celebrações de Santo Antônio, São João e São Pedro, que seguem até o dia 12 de julho.
Coordenada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), a operação será executada em 283 municípios baianos, sendo 12 na Região Metropolitana de Salvador e 271 cidades do interior, onde tradicionalmente ocorre a maior concentração de eventos juninos.
Tecnologia amplia monitoramento – A tecnologia terá papel fundamental na estratégia de segurança deste ano. Serão utilizadas aproximadamente 2.800 câmeras de videomonitoramento, das quais 711 contam com sistema de reconhecimento facial. O aparato inclui ainda 104 drones, detectores de metais, rádios LTE e três novos helicópteros que reforçarão as ações aéreas durante os festejos.
Outra novidade é a implantação de 13 Plataformas de Observação Elevada (POEs), estruturas que ampliarão o alcance das câmeras e o monitoramento em áreas de grande circulação de pessoas, especialmente nos municípios do interior.
Reforço operacional – Além do investimento em tecnologia, as forças de segurança contarão com uma frota de 1.755 viaturas distribuídas em todo o estado. Durante o anúncio da operação, também foram entregues 30 novas viaturas para unidades da Polícia Civil do interior, que já serão empregadas nas ações do período junino.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o investimento fortalece a capacidade operacional das forças estaduais e amplia a proteção da população durante uma das maiores manifestações culturais da Bahia.
A expectativa do governo é garantir mais tranquilidade para moradores e turistas que participarão das festas juninas, preservando a tradição e fortalecendo a segurança nos principais polos festivos do estado.
SONORA DO SECRETÁRIO DA SEGURANÇA PÚBLICA, MARCELO WERNER
Foto: Amanda Ercília/GOVBA
O prazo estendido para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 termina às 23h59 desta sexta-feira (12), no horário de Brasília. Os interessados devem realizar o cadastro exclusivamente pela Página do Participante, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A inscrição é obrigatória para todos os candidatos, inclusive para aqueles que tiveram direito à isenção da taxa. Neste ano, estudantes que concluem o ensino médio em escolas públicas terão a inscrição realizada automaticamente pelo sistema. Ainda assim, será necessário confirmar a participação, escolher a língua estrangeira da prova, inglês ou espanhol, e informar eventuais necessidades de acessibilidade ou uso do nome social.
O mesmo prazo também vale para solicitações de atendimento especializado e para o uso do nome social. Entre as novidades desta edição, pessoas com fibromialgia, ansiedade e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) passaram a integrar o grupo que pode solicitar condições específicas para a realização do exame. O benefício também contempla candidatos com deficiência visual, auditiva, física ou intelectual, transtorno do espectro autista (TEA), dislexia, gestantes, lactantes, idosos, diabéticos e estudantes em internação hospitalar, entre outros casos.
Após concluir a inscrição, o sistema gera uma Guia de Recolhimento da União (GRU) no valor de R$ 85. O pagamento poderá ser efetuado até 17 de junho por Pix, cartão de crédito, débito, boleto bancário, lotéricas ou aplicativos financeiros. A confirmação da participação ocorre somente após a compensação do pagamento.
As respostas preliminares dos pedidos de atendimento especializado e de uso do nome social serão divulgadas em 26 de junho. Já as provas do Enem 2026 estão marcadas para os dias 8 e 15 de novembro, ambos em domingos.
participar dos festejos juninos em Vitória da Conquista contará com atendimento especial da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). A instituição realizará um plantão entre os dias 20 e 24 de junho, com equipes atuando nos circuitos das festas para oferecer orientação jurídica, monitorar situações de vulnerabilidade e fortalecer a rede de proteção social.
A iniciativa faz parte da campanha “Forró de Direitos: Nesta festa, todo mundo tem lugar”, que será desenvolvida em oito municípios baianos durante os festejos de São João e São Pedro. Além de Vitória da Conquista, a ação ocorrerá em Amargosa, Irecê, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Itabuna e Ipiaú.
A atuação contará com postos fixos, unidades móveis e equipes volantes, responsáveis por prestar orientações e acompanhar possíveis violações de direitos. O foco principal será a proteção de mulheres em situação de violência, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o acompanhamento das condições de trabalho de ambulantes, catadores de materiais recicláveis e outros trabalhadores informais que atuam durante as festividades.
As equipes também acompanharão questões relacionadas à acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social e cumprimento das normas de proteção à infância, especialmente no combate à venda e ao fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Segundo a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, a presença da instituição nos espaços de festa reforça o compromisso de aproximar os serviços da população e garantir que os direitos sejam respeitados durante as celebrações.
A Defensoria retomou a atuação estruturada nos festejos juninos no ano passado e, em 2025, alcançou cerca de 51 mil pessoas com ações de orientação, educação em direitos e acompanhamento de demandas. A expectativa é ampliar esse alcance em 2026, reforçando a presença institucional nos principais polos juninos do estado.
Em Vitória da Conquista, o plantão funcionará diariamente, entre os dias 20 e 24 de junho, das 16h às 21h.
Com a aproximação dos festejos juninos, as forças de segurança intensificam o planejamento para garantir a tranquilidade da população. No sudoeste da Bahia, a Operação São João contará com o reforço de 160 policiais militares, que atuarão em 33 municípios da região durante o período das comemorações.
A ação faz parte da estratégia de segurança montada para o São João de 2026 e busca ampliar o policiamento ostensivo nos locais que receberão grande circulação de pessoas. O efetivo reforçará as atividades já desempenhadas pelas unidades da Polícia Militar nos municípios contemplados pela operação.
Além do aumento do número de agentes nas ruas, o planejamento prevê ações preventivas, patrulhamento em áreas de festas e reforço nas principais vias de acesso às cidades que tradicionalmente recebem grande público durante os festejos juninos.
A iniciativa integra a Operação São João 2026, lançada pelo Governo da Bahia, que mobilizará cerca de 27 mil policiais e bombeiros em 283 municípios baianos, com investimento superior a R$ 34 milhões. O esquema também contará com viaturas, helicópteros, drones e sistemas de videomonitoramento para ampliar a segurança em todo o estado.
A expectativa das autoridades é garantir um ambiente seguro para moradores e turistas que participarão das celebrações, consideradas algumas das mais tradicionais e movimentadas do calendário cultural baiano.
Programação conta com sessões comentadas de filmes nacionais nos dias 16 e 18 de junho, às 19h, no Teatro Glauber Rocha, na Uesb. Esta é a segunda edição do projeto, realizado pelo Coletivo POC e pelo programa Janela Indiscreta.
Pelo segundo ano consecutivo, o Coletivo POC e o programa de extensão Janela Indiscreta celebram o Mês do Orgulho em Vitória da Conquista com uma mostra dedicada ao cinema LGBTQIAPN+. Com entrada gratuita, o 2º Cine POC acontece nos dias 16 e 18 de junho, às 19 horas, no Teatro Glauber Rocha, na Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
A programação reúne seis produções brasileiras cujas histórias atravessam diferentes territórios, gerações e linguagens do cinema nacional, abordando temas como identidade, pertencimento e memória. O projeto busca ampliar o acesso a obras audiovisuais e a narrativas LGBTQIAPN+ que dificilmente chegam ao circuito comercial de exibição, especialmente no interior baiano.
“Existe uma produção audiovisual LGBTQIAPN+ muito rica sendo realizada no Brasil. Muitas dessas produções passam por festivais, circulam em grandes centros, mas raramente chegam ao público daqui. O Cine POC nasce justamente da vontade de criar esse espaço de encontro entre os filmes e a comunidade”, reforça o coordenador geral do evento, Anderson Rosa.
Entre os destaques da mostra estão “Bate Cabelo!”, documentário de Luís Knihs que revisita a trajetória de Márcia Pantera e seu papel na criação de uma das manifestações culturais mais marcantes da cena LGBTQIAPN+ brasileira, e “Valéria di Roma”, ficção definida como um “sci-fi queer tropykal” pelo diretor pernambucano Carlos Mosca. Os dois filmes abrem a programação do 2º Cine POC, na terça-feira, 16.
Já na quinta, 18, o público poderá conferir quatro curtas-metragens, incluindo duas produções baianas: “Maic Não Quer Cruzar”, de Henrique Filho, e “Como Nasce um Rio”, de Luma Flores. “Estamos Todos Aqui”, de Chica Andrade e Rafael Mellim, e “Quinze”, de Maurílio Martins, completam a grade de exibições da noite.
O 2º Cine POC – Mostra LGBT+ integra a ação Cinema na Uesb, coordenada pelo programa Janela Indiscreta Cinema e Audiovisual. O evento foi criado em 2025 pelo Coletivo POC, grupo cultural de Vitória da Conquista fundado em 2018 para fomentar, por meio de diferentes linguagens artísticas, a reflexão, a expressão e o fortalecimento das vivências LGBTQIAPN+ no interior da Bahia.
Este ano, o projeto conta com o apoio da Voo Audiovisual, Filmes de Plástico, Mosca Cinematográfica, Coletivo Bodoque, Aqueles Filmes e Anomura Filmes. A iniciativa é independente e sem fins lucrativos.
Gusttavo Lima se tornou o artista com o maior cachê do São João da Bahia em 2026. Com apresentação confirmada para o dia 25 de junho, em Itabuna, o ‘Embaixador’ irá receber R$ 1.500.000,00 pela apresentação no município.
Com o valor elevado, o artista ultrapassa Zé Neto & Cristiano no ranking de atrações mais caras dos festejos juninos no estado. A dupla sertaneja receberá R$ 905 mil por cada apresentação, ao todo, 3 shows na Bahia.
Na última quarta-feira (10), o Ministério Público da Bahia (MP-BA) ingressou com representação no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) solicitando a redução dos cachês artísticos das atrações contratadas para o Itapedro 2026.
Em 2025, o artista não apareceu na lista do Ministério Público de atrações pagas com verba pública para o São João. No entanto, em 2024, o cantor cobrou R$ 1.100.000,00 por um show no município de Luís Eduardo Magalhães.