A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deu mais um passo importante para a implantação da TV Câmara. Nesta terça-feira (10), durante o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV 2026: de Olho no Futuro, realizado na Câmara dos Deputados, em Brasília, o presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro (PL), assinou um acordo de cooperação técnica voltado ao fortalecimento da Rede Legislativa de Rádio e TV.
A assinatura do termo representa um avanço estratégico para a consolidação da TV Câmara de Vitória da Conquista, projeto que se encontra em fase avançada de estruturação e que ampliará a transparência das ações do Legislativo municipal, aproximando ainda mais a população dos debates e decisões da Casa.
Ivan Cordeiro participa do encontro acompanhado pelo chefe do setor de Comunicação da Câmara, Fábio Sena. O evento, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, reúne representantes de câmaras municipais, assembleias legislativas e instituições parceiras de todo o país para discutir o futuro da comunicação legislativa, a modernização das emissoras públicas e a integração de conteúdos parlamentares.
“A assinatura desse acordo e nossa participação neste encontro representam avanços importantes para a implantação da TV Câmara. Estamos acompanhando de perto as novas tecnologias e as melhores práticas de comunicação legislativa para ampliar o acesso da população às atividades do Poder Legislativo Municipal”, destacou o presidente Ivan Cordeiro.
Entre os temas debatidos estão a implantação da TV 3.0, tecnologia que integrará a radiodifusão tradicional aos serviços de streaming em uma única plataforma, além de gestão de emissoras legislativas, transmissões ao vivo, legislação eleitoral, redes sociais e programação de rádio e televisão.
A programação também conta com minicursos técnicos voltados à qualificação dos profissionais da área, abordando temas como Inteligência Artificial, integração das transmissões parlamentares, montagem de emissoras de baixo custo e programação de grade para TVs legislativas.
O chefe de Comunicação da Câmara, Fábio Sena, ressaltou a importância da participação da instituição no encontro.
“Estamos buscando conhecimento e fortalecendo parcerias para que a TV Câmara de Vitória da Conquista seja implantada com qualidade, utilizando as melhores práticas e tecnologias disponíveis para ampliar o acesso da população às atividades do Legislativo. Este acordo de cooperação técnica fortalece esse processo e abre novas possibilidades para o desenvolvimento da nossa comunicação pública”, afirmou.
Promovido pela Câmara dos Deputados, o encontro conta com o apoio do Senado Federal, Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Seja Digital e Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral).
A expectativa é que os conhecimentos compartilhados durante o evento contribuam diretamente para o fortalecimento dos canais de comunicação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, ampliando a transparência, a participação cidadã e o acesso às informações sobre o trabalho legislativo.
Anuska Meirelles
O que está havendo com essa “camarotização” do São João, Pé de Serra e a invasão sertaneja nos festejos juninos do Nordeste.
Entre as grandes tradições populares do Nordeste, as Festas Juninas se destacam pela participação popular e pelo clima criado em torno aos festejos, uma espécie de Natal antecipado. Não é por menos que, para a maioria dos nordestinos, junho é melhor mês do ano.
Diferente do Carnaval, que concentra sua força em duas capitais da região – Salvador e Recife – os festejos juninos se espalham para além das metrópoles e ocupam as praças das médias e pequenas cidades. Caruaru e Campina Grande, que disputam o título de maior festejo junino, estão localizadas no Agreste de seus respectivos estados, Pernambuco e Paraíba. Na Bahia dos 417 municípios, 244 realizaram grandes festas no dia de São João.
Essas festas vêm crescendo a cada ano. As prefeituras têm investido em grandes estruturas de palco, na contratação de artistas nacionais e na construção de arenas para as realizações dos shows, a exemplo da prefeitura do município de Cruz das Almas, localizada no Recôncavo Baiano, que, desde o ano passado, retirou os grandes shows da praça localizada no centro da cidade e os levou para a arena Circuito Luiz Gonzaga, um amplo espaço preparado para receber mais de 200 mil pessoas por noite.
Todo esse investimento pelas prefeituras e pelos governos estaduais é justificado pelo impacto das festas na economia. De acordo com o Ministério do Turismo, só este ano foram movimentados R$ 6 bilhões e cerca 28 milhões de turistas circularam pelo Nordeste.
Essa forte mercantilização tem ocasionado dois processos que estão mudando o perfil das Festas Juninas no Nordeste. Coisas que tiveram início há alguns anos, mas que, neste, ganharam maiores dimensões e repercussão nacional: a “camarotização” e a invasão dos artistas sertanejos nas programações. Festa de São João longe do povo.
As festas nas praças públicas dão o tom dos festejos juninos no Nordeste. Enfeitadas com bandeirolas e outros símbolos que remetem à tradição junina, esses espaços públicos começaram a ser ocupados por camarotes, antes localizados nas laterais do palco. Este ano eles passaram a ocupar “espaços VIP”, em frente aos palcos, ofertados a quem desembolsasse centenas de reais.
Esse é um processo de privatização das festas públicas, incentivado pelo poder público, onde se reduz o espaço destinado ao público geral. Em Campina Grande, metade do espaço em frente ao palco principal foi destinado a um camarote privado, com capacidade para 6.800 pessoas, com ingressos que chegavam a R$ 600 por dia.
O processo de mercantilização da Festa Junina em Campina Grande é de tal forma avançado que, desde 2017, a prefeitura licita a organização da festa para uma empresa. Em 2023 e 2024, a responsável é a Artes Produções, vencedora da última licitação pelo valor de R$ 955.655,91.
Com esse avanço da mercantilização, o Pátio do Povo vai deixando de ser do povo. Isso também acontece com grande força em Caruaru. Um camarote privado também ocupou 50% do espaço, em frente ao palco principal do Pátio de Eventos.
Na Bahia, a “camarotização” vem ganhando espaço desde o ano passado, em cidades como Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Jequié e São Gonçalo dos Campos. Mas o processo ainda não avançou para cercadinhos, com “áreas vip” em frente ao palco.
“Sertanejização”
O outro filho da mercantilização dos festejos é a invasão sertaneja na programação. Os artistas do gênero mais tocado no mercado musical brasileiro foram atrações nas principais festas, recebendo os maiores cachês e exigindo mais tempo de apresentação que os demais artistas.
No início de junho, o cantor Flávio José, representante do tradicional forró pé-de-serra, protestou no palco de Campina Grande, por ter seu tempo de show reduzido. “Eu não tenho nenhum show para sair daqui correndo para fazer. Não foi ideia minha. Infelizmente, são essas coisas que os artistas da música nordestina sofrem”, disse. A atração seguinte, o sertanejo Gusttavo Lima, se apresentou por 2h30. ” Um show horroroso, que não tem absolutamente nada haver com as tradições Nordestina”… Esses Shows de personagens do Agro, são patrocinadores do Sul, Sudeste e Centro Oeste e das Redes de Comunicação, a Globo e as demais, que simplesmente, vão Alienando as pessoas, no cotidiano, para depois “Vender os seus produtos, o pacote do Agronegócio”, os mesmos financiadores dos tais Rodeios “…
O cantor cearense Fagner, que tem um disco histórico com Luiz Gonzaga, também reclamou durante seu show em Campina Grande: “Vamos fazer uma despedida porque tem uma programação, não é isso? Vai ter um sertanejo aí, desses patrocinados pelo Agro, não é isso?”, alfinetou. Portanto, querem silenciar a SANFONA, ZABUMBA E TRIÂNGULO do nosso Tradicional Forró de São João… Mas, não conseguirão, porque o nosso Povo Nordestino, não é besta e sabe exatamente quem é quem e separar, muito bem, quem presta, de quem não presta, ou seja quem são os Artistas que fazem o Verdadeiro FORRÓ PÉ DE SERRA, DE QUEM NÃO FAZ, NÃO SABE E NUNCA FARÁ… A não ser, o processo de INVERSÃO DE VALORES. O que está havendo com essa “camarotização” do São João, Pé de Serra e a invasão sertaneja nos festejos juninos do Nordeste.
Entre as grandes tradições populares do Nordeste, as Festas Juninas se destacam pela participação popular e pelo clima criado em torno aos festejos, uma espécie de Natal antecipado. Não é por menos que, para a maioria dos nordestinos, junho é melhor mês do ano.
Diferente do Carnaval, que concentra sua força em duas capitais da região – Salvador e Recife – os festejos juninos se espalham para além das metrópoles e ocupam as praças das médias e pequenas cidades. Caruaru e Campina Grande, que disputam o título de maior festejo junino, estão localizadas no Agreste de seus respectivos estados, Pernambuco e Paraíba. Na Bahia dos 417 municípios, 244 realizaram grandes festas no dia de São João.
Essas festas vêm crescendo a cada ano. As prefeituras têm investido em grandes estruturas de palco, na contratação de artistas nacionais e na construção de arenas para as realizações dos shows, a exemplo da prefeitura do município de Cruz das Almas, localizada no Recôncavo Baiano, que, desde o ano passado, retirou os grandes shows da praça localizada no centro da cidade e os levou para a arena Circuito Luiz Gonzaga, um amplo espaço preparado para receber mais de 200 mil pessoas por noite.
Todo esse investimento pelas prefeituras e pelos governos estaduais é justificado pelo impacto das festas na economia. De acordo com o Ministério do Turismo, só este ano foram movimentados R$ 6 bilhões e cerca 28 milhões de turistas circularam pelo Nordeste.
Essa forte mercantilização tem ocasionado dois processos que estão mudando o perfil das Festas Juninas no Nordeste. Coisas que tiveram início há alguns anos, mas que, neste, ganharam maiores dimensões e repercussão nacional: a “camarotização” e a invasão dos artistas sertanejos nas programações. Festa de São João longe do povo:as festas nas praças públicas dão o tom dos festejos juninos no Nordeste. Enfeitadas com bandeirolas e outros símbolos que remetem à tradição junina, esses espaços públicos começaram a ser ocupados por camarotes, antes localizados nas laterais do palco. Este ano eles passaram a ocupar “espaços VIP”, em frente aos palcos, ofertados a quem desembolsasse centenas de reais.
Esse é um processo de privatização das festas públicas, incentivado pelo poder público, onde se reduz o espaço destinado ao público geral. Em Campina Grande, metade do espaço em frente ao palco principal foi destinado a um camarote privado, com capacidade para 6.800 pessoas, com ingressos que chegavam a R$ 600 por dia.
O processo de mercantilização da Festa Junina em Campina Grande é de tal forma avançado que, desde 2017, a prefeitura licita a organização da festa para uma empresa. Em 2023 e 2024, a responsável é a Artes Produções, vencedora da última licitação pelo valor de R$ 955.655,91.
Com esse avanço da mercantilização, o Pátio do Povo vai deixando de ser do povo. Isso também acontece com grande força em Caruaru. Um camarote privado também ocupou 50% do espaço, em frente ao palco principal do Pátio de Eventos.
Na Bahia, a “camarotização” vem ganhando espaço desde o ano passado, em cidades como Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas, Senhor do Bonfim, Jequié e São Gonçalo dos Campos. Mas o processo ainda não avançou para cercadinhos, com “áreas vip” em frente ao palco.
O Ministério da Saúde suspendeu nesta segunda-feira a imunização contra a dengue com a vacina do Butantan. Segundo a pasta, houve 42 casos de reações severas possivelmente ligadas ao produto, incluindo um quadro grave e duas mortes ainda em investigação. O primeiro óbito foi de uma mulher de 48 anos que desenvolveu sintomas de dengue grave associados a comprometimento neurológico 19 dias após receber a aplicação. O segundo foi um homem de 58, que iniciou um quadro febril evoluindo rapidamente para sintomas graves da doença cinco dias após ser vacinado. Cerca de 500 mil doses já foram aplicadas, sendo 417 mil em profissionais de saúde. Desenvolvido pelo Instituto Butantan, o imunizante é o primeiro do mundo aplicado em dose única, além de ser totalmente brasileiro. (g1)
Apesar dos casos suspeitos em investigação, a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), Isabella Ballalai, afirma que pessoas imunizadas com a vacina do Butantan há mais de 21 dias não precisam tomar nenhuma medida especial. O atendimento médico só precisa ser procurado em casos de sintomas da dengue ou apresentação de qualquer manifestação grave, como sangramentos, dor abdominal intensa e contínua ou pequenas lesões na pele. (UOL)
O ministro Alexandre Padilha disse, durante uma coletiva de imprensa, que a decisão é preventiva. “Muitas vezes na área da saúde a precaução é a melhor medida”, afirmou durante o anúncio de suspensão do imunizante. “A gente reforça para as pessoas que elas estão protegidas. Os dados mostram que protege contra os quatro tipos de dengue.” O diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, afirmou que o “compromisso é com o máximo rigor científico possível” e que a instituição vai trabalhar “com a esperança de que vamos conseguir dados suficientes para mostrar que a vacina tem benefício para a saúde pública brasileira e que pode ser retomada”. (Globo)
Vale ressaltar que a suspensão refere-se apenas à vacina do Butantan, que vinha sendo aplicada em profissionais da atenção primária à saúde e em projetos-piloto realizados em municípios selecionados. Amplamente oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório Takeda, não é afetada pela restrição do governo federal e segue sendo recomendada. (CNN Brasil)
Recuperando-se de uma lesão muscular de grau dois na panturrilha direita, Neymar apresentou boa evolução em exames realizados nesta segunda-feira, mas vai ficar de fora da estreia do Brasil na Copa do Mundo, no próximo dia 13, contra o Marrocos. A previsão é que o atacante possa ser relacionado para a segunda partida da seleção contra o Haiti, no dia 19. Sem trabalhar com o grupo, espera-se que o jogador possa fazer atividades no campo ainda nesta semana. (UOL)
Política
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Kassio Nunes Marques, determinou a suspensão da divulgação de pesquisa eleitoral do Instituto AtlasIntel que apontava queda nas intenções de voto do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Na prática, o veto tem pouco efeito, já que a pesquisa foi feita e amplamente divulgada no mês passado. A decisão atende a um pedido apresentado pelo PL, que questionou a metodologia do levantamento realizado após a divulgação de áudios envolvendo o pré-candidato e o empresário Daniel Vorcaro. Na liminar (íntegra), que será submetida hoje ao plenário do TSE, o ministro apontou indícios de possível indução dos participantes da pesquisa. (CNN Brasil)
Os primeiros movimentos de Nunes Marques à frente do TSE vêm sendo interpretados por integrantes da Corte como sinais de uma gestão mais centralizadora em um ano marcado pela disputa presidencial. A questão da AtlasIntel foi analisada diretamente por ele, apesar de o processo já ter sido distribuído a outra integrante do tribunal. Por meio de portaria editada após assumir a presidência do TSE, Nunes Marques designou a si próprio, ao ministro André Mendonça e à ministra Estela Aranha para atuar nesse tipo de processo. (UOL)
A decisão de Nunes Marques provocou apreensão entre integrantes da campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nos bastidores, a avaliação é de que a liminar representa um sinal preocupante sobre a condução da Corte sob a gestão de um ministro indicado ao STF durante o governo de Jair Bolsonaro. (Folha)
Já o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, reagiu afirmando nas redes sociais que a empresa já enfrentou questionamentos de diferentes grupos políticos ao longo dos últimos anos e disse que a reputação do instituto foi construída a partir da precisão de seus levantamentos. “Quando mostramos Bolsonaro e Trump fortes em 2022, fomos atacados pela esquerda. Quando antecipamos a derrota de Orbán na Hungria, fomos atacados pela direita”, escreveu. (Metrópoles)
Enquanto isso, Flávio Bolsonaro elevou o tom dos ataques ao presidente Lula ao afirmar que o petista “parece o chefe do PCC” por criticar a decisão dos Estados Unidos de classificar o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. Ao defender a medida adotada pelo governo de Donald Trump, Flávio afirmou que a classificação representa uma oportunidade para enfraquecer o poder das facções criminosas no país e criticou a posição do governo brasileiro contrária à iniciativa. (Folha)
Pedro Doria: “E hoje eu vou te explicar por que mexer no seu Pix e na sua comprinha da loja chinesa é mexer com a coisa mais séria que existe pra 30% do Brasil: quem você é. Os Bolsonaro não entenderam isso. Boa parte do governo Lula também não. E é por aí que a eleição de 2026 vai se decidir.” A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
Investigadores da Polícia Federal que acompanham o caso Banco Master avaliam que a nova proposta de delação apresentada pelo ex-banqueiro Daniel Vorcaro ainda não trouxe fatos inéditos capazes de justificar um acordo de colaboração premiada. Segundo fontes ligadas à investigação, o material entregue à Procuradoria-Geral da República (PGR) e à PF apresenta relatos mais detalhados, com informações adicionais de contexto, datas e circunstâncias, mas sem acrescentar elementos que já não fossem de conhecimento dos investigadores. Uma nova reunião entre a defesa de Vorcaro e os órgãos responsáveis pela apuração está prevista para ocorrer nos próximos dias. (Globo)
O governo do Rio de Janeiro estima recuperar cerca de R$ 1,4 bilhão dos recursos aplicados pelo Rio Previdência no Banco Master. Segundo o governador em exercício, desembargador Ricardo Couto, os investimentos realizados pelo fundo de previdência dos servidores estaduais na instituição superaram R$ 3 bilhões. De acordo com ele, o estado já adotou medidas judiciais para buscar o ressarcimento e obteve decisões favoráveis que permitiram o bloqueio de parte dos recursos. (g1)
O presidente dos EUA, Donald Trump, pressionou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a suspender novos ataques contra o Irã. Segundo autoridades americanas, Trump afirmou que Washington e Teerã estariam próximos de um entendimento que poderia abrir caminho para negociações de longo prazo sobre o programa nuclear iraniano. A intervenção americana ocorreu após uma nova escalada militar entre Israel e Irã colocar em risco o cessar-fogo firmado há dois meses e reacender o temor de um conflito regional de maiores proporções. Após a conversa com Trump, Netanyahu afirmou que Israel interromperia temporariamente suas ações militares contra o Irã. Pouco depois, a televisão estatal iraniana divulgou declarações de autoridades militares indicando a suspensão dos ataques ao território israelense. (New York Times)
No Peru, o candidato de esquerda Roberto Sánchez, da coalizão Juntos por el Perú, assumiu a liderança na apuração do segundo turno das eleições presidenciais do país e ultrapassou a adversária Keiko Fujimori, da legenda conservadora Fuerza Popular, em uma das disputas mais equilibradas da história recente peruana. Com 95,6% das urnas contabilizadas, Sánchez aparecia com 50,084% dos votos válidos, contra 49,916% de Keiko, uma diferença de apenas 29.776 votos. Cenário segue indefinido pois ainda faltam, por exemplo, urnas de eleitores no exterior, mas reforça o clima de polarização que marcou a campanha presidencial peruana. (La República)
Cultura
Dirigido por Bárbara Paz, o documentário Rua do Pescador, nº 6 foi um dos grandes vencedores da 29ª edição do CinemAmbient, um dos principais festivais de cinema ambiental do mundo, realizado em Turim, na Itália. O longa levou o prêmio de melhor documentário pelo júri popular, além de uma menção especial do júri oficial. O filme foi rodado na Ilha da Pintada, em Porto Alegre, acompanhando o cotidiano de moradores que lutam para reconstruir suas casas e suas vidas após as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre de 2024. (Globo)
A FX divulgou nesta segunda-feira o trailer da quinta e última temporada de O Urso, que estreia com todos os oito episódios simultaneamente em 25 de junho no Disney+. No trailer, Sydney (Ayo Edibiri) assume o comando da cozinha como chef principal, enquanto o resto da equipe busca uma maneira de manter o restaurante funcionando e enfrenta uma enchente, o corte nas entregas, a venda do prédio e a falta de verba. Além de Edibiri, a aclamada série criada por Christopher Storer conta com nomes como Jeremy Allen White, Ebon Moss-Bachrach e Abby Elliott no elenco. (Variety)
O curta-metragem de Madonna, que estreou no Festival de Tribeca semana passada, foi divulgado no perfil do YouTube da cantora nesta segunda-feira. Intitulado Confessions II, o curta de dez minutos apresenta as seis primeiras músicas do álbum homônimo de Madonna, que será lançado em 3 de julho, como uma sequência de Confessions on a Dance Floor, de 2005. Dirigido por David Toro e Solomon Chase, o projeto foi filmado em Nova York, Los Angeles e Londres ao longo de um mês, e está repleto de participações especiais e referências escondidas. Entre as aparições, está Sabrina Carpenter, que divide a faixa Bring Your Love no novo disco. (Globo)
Cotidiano Digital
A inteligência artificial dominou a WWDC 2026, conferência anual da Apple para desenvolvedores, que também marcou a despedida do CEO Tim Cook do comando da companhia. O principal anúncio foi a reformulação da Siri, que passa a usar modelos da família Gemini, do Google, para se tornar mais conversacional, entender contexto entre aplicativos e oferecer recursos de inteligência visual. A empresa também espalhou ferramentas de IA por praticamente todo o ecossistema. O app Mensagens ganhou sugestões automáticas de resposta, o Fotos recebeu recursos para expandir imagens, remover elementos e alterar enquadramentos, enquanto o Atalhos passa a aceitar comandos em linguagem natural. A Apple ainda anunciou melhorias de busca no Spotlight, novos recursos de ditado e reforço nos controles parentais. A atualização será compatível com todos os iPhones a partir do 11. (TechCrunch)
Falando em Apple, a empresa sinalizou ao Cade que está disposta a fechar um acordo para permitir o uso gratuito do Pix por aproximação nos iPhones. Há quatro anos o órgão antitruste apura possíveis barreiras impostas pela companhia ao uso da tecnologia de pagamentos. Até agora, a Apple liberava pagamentos por aproximação via Pix apenas dentro de aplicativos autorizados e mediante cobrança de uma taxa por transação, enquanto fabricantes de aparelhos Android disponibilizam o recurso sem custos para bancos e instituições financeiras. (Globo)
Uma falha na ferramenta de suporte com inteligência artificial da Meta pode ter levado à invasão de mais de 20 mil contas do Instagram. Segundo a própria empresa, um erro no sistema permitia que links de redefinição de senha fossem enviados para endereços de e-mail não associados às contas, permitindo acessos indevidos. Essa vulnerabilidade ficou ativa entre os dias 31 de maio e 1º de junho e afetou 20.225 contas sem autenticação em dois fatores. Entre os perfis atingidos estavam, inclusive, a antiga conta da Casa Branca de Barack Obama, a da Sephora e a do sargento-chefe da Força Espacial dos EUA, John Bentivegna. A Meta informou que corrigiu a falha, desativou a ferramenta de IA e invalidou os links gerados pelo sistema. (The Verge)
A tradição do forró nordestino e a grandiosidade da música de concerto voltarão a dividir o mesmo palco em uma das experiências culturais mais marcantes do calendário artístico de Vitória da Conquista. No próximo dia 28 de junho de 2026, às 18h, o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima receberá a terceira edição do Forró Sinfônico, espetáculo que une orquestra, dança e ritmos nordestinos em uma celebração da identidade cultural brasileira.
O evento chega consolidado como uma das iniciativas mais originais da cena cultural do interior da Bahia, promovendo um diálogo entre o universo erudito e a riqueza da música popular nordestina. A proposta é oferecer ao público uma experiência artística completa, capaz de emocionar diferentes gerações por meio da fusão de linguagens e sonoridades.

Camerata Acadêmica do Sertão conduz o espetáculo
No centro dessa grande celebração estará a Camerata Acadêmica do Sertão, grupo que desenvolve um importante trabalho de formação musical em Vitória da Conquista. Sob a regência do maestro e violinista venezuelano Douglas Marchan, a Camerata reúne músicos de cordas e sopros em uma proposta que amplia o acesso à música instrumental e fortalece a formação de novos talentos na cidade.
Douglas Marchan traz uma trajetória internacional de destaque. Durante 17 anos integrou o renomado projeto venezuelano El Sistema, reconhecido mundialmente pela excelência na formação de músicos. O maestro também fez parte da Orquestra Sinfônica Juvenil Teresa Carreño da Venezuela, realizando apresentações em países como Alemanha, Áustria, Inglaterra, Espanha e Holanda, além de participar do tradicional Festival de Salzburgo.
Atualmente radicado em Vitória da Conquista, Marchan desenvolve um trabalho voltado à democratização da música orquestral e à formação coletiva de jovens instrumentistas, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural local.
Participação especial de João Omar
A edição de 2026 contará ainda com a participação especial do maestro João Omar, diretor do NEOJIBA – Núcleo Vitória da Conquista. Reconhecido por sua técnica e sensibilidade musical, o artista levará ao palco toda a expressividade do violoncelo, enriquecendo ainda mais a proposta artística do concerto.
Forró Temperado leva autenticidade nordestina ao palco
Representando a força da música regional, a banda Forró Temperado será uma das atrações da noite. O grupo conquistense vem se destacando por seu repertório autoral e pela valorização das raízes nordestinas, conquistando espaço cada vez maior na cena cultural da região.
A formação da banda reúne:
* Ronan Moreno — voz e zabumba;
* Filipe Moreno — voz, violão e baixo;
* Leo Calegari — voz e sanfona;
* Juliana Anjos — voz e triângulo.
A expectativa é que a combinação entre a sonoridade da orquestra e a energia do forró proporcione momentos únicos para o público.
Dança também será protagonista
O espetáculo contará ainda com apresentações de dançarinos das escolas Vinícius Gomes, Casa Rendá e Balancê, ampliando a experiência cênica e reforçando a proposta de integração entre música, movimento e cultura popular.
A união entre músicos, dançarinos e artistas convidados promete transformar o palco em um verdadeiro encontro das tradições nordestinas com a sofisticação dos arranjos orquestrais.
Cultura, formação e valorização das raízes
Mais do que um concerto, o III Forró Sinfônico se firma como um movimento de valorização da cultura nordestina, da formação musical e do acesso democrático à música de concerto no sertão baiano.
A produção executiva do evento é assinada pela Rossane Comunicação, responsável pela coordenação artística, comunicação e estrutura técnica do espetáculo.
Com uma proposta inovadora e um elenco de destaque, a terceira edição do Forró Sinfônico reforça o potencial de Vitória da Conquista como polo cultural do interior baiano e promete uma noite inesquecível para amantes da música, da dança e das tradições nordestinas.

Serviço
III Forró Sinfônico
📅 Data: 28 de junho de 2026
🕕 Horário: 18h
📍 Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Vitória da Conquista (BA)
**Atrações:**
* Camerata Acadêmica do Sertão
* Maestro Douglas Marchan
* Participação especial de João Omar (violoncelo)
* Banda Forró Temperado
* Escolas de dança Vinícius Gomes, Casa Rendá e Balancê
🎟️ Ingressos disponíveis no Sympla.
Neste final de semana, aconteceu o 2° encontro dos “Amigos do Eraldo Tinoco”. O evento aconteceu no sítio Mansão BG localizado no bairro Urbis VI, onde reuniu ex-alunos e ex-professores que foram homenageados.
A programação começou às 10h e foi uma linda confraternização do grupo relembrando momentos e se deliciando com um almoço.
O evento foi promovido pelo Grupo Amigos do antigo Colégio estadual Eraldo Tinoco-CEET, com apoio de ex-alunos e ex-professores da época de 1983 a 2004, logo após o colégio passou a ser CPM. Alguns participantes vieram até de outras cidades para rever os amigos e professores da época.
Este encontro é foi uma oportunidade importante para homenagear e relembrar a história do Eraldo Tinoco-CEET além de propagar e divulgar a cultura do Grupo Amigos do Eraldo Tinoco, mostrando a rica história que ultrapassa a época colegial.

A emoção tomou conta dos participantes presentes ao rever por meio de um memorial fotos de alguns ex-professores, ex-alunos e ex-professores já falecidos.
O evento contou ainda com a participação dos artistas e ex-alunos do antigo Colégio estadual Eraldo Tinoco-CEET Dalto Camargo, Paulo Marcos, Josiel Freitas, Iraildes (Forrozão Quero Mais), Vagner Lino (Tome xote, Fred som de Brodher e Danillo Kiribamba, os participantes que levaram seus filhos se divertiram na piscina, sala de jogos e brinquedos oferecidos no espaço. O evento arrecadou quase meia tonelada de alimentos não perecíveis que serão destinados ao projeto Agosto Solidário que realiza um trabalho com famílias em situação de vulnerabilidade e famílias que trabalham e vivem de materiais recicláveis.

Fonte: Assessoria de Comunicação amigos do Eraldo Tinoco.
Duas manifestações culturais de Vitória da Conquista foram reconhecidas como Patrimônio Cultural e Imaterial do município. As leis que instituem o Festival Suíça Bahiana e a peça teatral “Jesus de Nazaré” com essa condição foram sancionadas nesta segunda-feira, 8 de junho, e publicadas no Diário Oficial do Município.
De acordo com a Prefeitura, as normas têm como objetivo garantir a identificação, o reconhecimento, a divulgação e o apoio às tradições e celebrações, como forma de incentivo e valorização da arte e da cultura local.
A Lei nº 3.159 reconhece o Festival Suíça Bahiana como Patrimônio Cultural e Imaterial de Vitória da Conquista por seu valor artístico, histórico, social e cultural.
Conforme a legislação, a medida busca preservar a tradição do festival, sua importância histórica e simbólica, além de garantir sua continuidade e memória. A lei também tem como finalidade reconhecer e promover a produção artística local e regional, assegurando a difusão do evento e o acesso das futuras gerações.
A guerra entre Israel e Irã completou 100 dias em meio a uma escalada de ataques no domingo. O Irã lançou mísseis contra o território israelense pela primeira vez desde o cessar-fogo de abril, após ataques das Forças de Defesa de Israel a Beirute. A Guarda Revolucionária Islâmica do Irã confirmou ter atacado a base aérea israelense de Ramat David com mísseis balísticos e declarou que Israel deve cessar seus ataques ao Líbano. Horas depois, as Forças Armadas israelenses anunciaram a retaliação, com bombardeios a instalações petroquímicas no sudoeste do Irã. Durante a madrugada, sirenes de alerta foram ouvidas em cidades do norte de Israel, e mísseis caíram perto de colônias israelenses na Cisjordânia ocupada. Até o momento, Israel e Irã negam ter havido mortes por conta da troca de ataques. O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, convocou uma reunião de seu gabinete para a manhã de hoje. (Haaretz)
Mais cedo, pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas em uma onda de ataques israelenses contra os subúrbios do sul de Beirute. Netanyahu e o ministro da Defesa, Israel Katz, afirmaram em um comunicado conjunto que o exército atingiu um centro de comando do Hezbollah, acrescentando que os ataques foram uma resposta aos disparos do grupo libanês contra Israel. (Al Jazeera)
Logo após os ataques iranianos, em entrevista ao portal Axios, o presidente americano Donald Trump disse que ligaria para o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu e o pressionaria a não retaliar o ataque. “Vou ligar para Bibi agora mesmo e dizer para ele não retaliar. Cada um deles se divertiu. Israel teve seu ataque e o Irã teve o seu. Não precisamos de outro”, disse Trump. O presidente está correndo contra o tempo para impedir que a escalada das tensões acabe com suas esperanças de um acordo duradouro com o Irã. A resposta de Netanyahu vai medir o quanto o presidente americano ainda influencia Israel. (Axios)
Relatórios recentes da inteligência americana levantaram preocupações sobre agências de espionagem israelenses grampeando conversas de negociadores americanos que trabalham em um acordo de paz com o Irã, em meio ao crescente cuidado com uma ameaça mais geral de contraespionagem por parte de Tel Aviv. Israel e Estados Unidos sabem há muito tempo, e toleram, que cada um espiona o outro. Mas, segundo alguns funcionários americanos, o esforço intensificado de Israel para obter informações sobre as posições dos EUA nas negociações com o Irã ultrapassou um limite. Os relatórios incluem preocupações de que Israel tenha tentado grampear altos funcionários americanos, incluindo Steve Witkoff, principal negociador do presidente Trump; Elbridge A. Colby, principal autoridade política do Pentágono; e um de seus principais adjuntos, Michael P. DiMino IV. (New York Times)
Para ler com calma. Quando Israel e os Estados Unidos atacaram o Irã no final de fevereiro, alguns opositores iranianos da República Islâmica esperavam que isso pusesse fim a décadas de regime teocrático opressivo. Agora, após ataques devastadores e em meio a um cessar-fogo instável, essas esperanças foram extintas. Até agora o número de civis mortos é estimado em 1.700, com vasta destruição e em um colapso econômico que transformou o cotidiano em uma luta. (New York Times)
O segundo turno da eleição presidencial no Peru, realizado neste domingo, traz uma das mais apertadas disputas na história política do país. Pesquisa de boca de urna do instituto Ipsos divulgada durante a noite indicava empate técnico entre a direitista Keiko Fujimori e o candidato de esquerda Roberto Sánchez, com 50,7% e 49,3% dos votos, respectivamente. Com 90,16% das urnas apuradas, Keiko lidera com 50,53%, e Sánchez tem 49,46%. Entretanto, a projeção de resultado final feita pelo próprio Ipsos inverte as posições, ainda mantendo o empate técnico. De acordo com o instituto, Sánchez deve vencer com 50,3%, a filha do ex-presidente Alberto Fujimori obtendo 49,7%. Disputando a presidência pela quarta vez, Keiko minimizou a projeção de resultado do Ipsos dizendo ser “irresponsável definir o resultado” a partir de uma amostragem e afirmando que seus seguidores devem “manter a esperança”. Já Sánchez comemorou a projeção, dizendo que a união de trabalhadores, pequenos agricultores e povos indígenas decidiu “recuperar o governo para o povo”. O resultado oficial deve ser conhecido nos próximos dias. (La República)
O Governo Federal impôs sigilo a processos que tratam da autorização para funcionamento de casas de apostas no Brasil. Em alguns casos, o Ministério da Fazenda aplicou a regra que proíbe o acesso público aos documentos por até 100 anos. Ao negar acesso aos processos com documentos apresentados pelas empresas de apostas, o governo também impede o acesso a pareceres e notas técnicas elaborados pela Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA) do Ministério da Fazenda. (Estadão)
A receita das empresas de apostas online licenciadas dobrou nos quatro primeiros meses deste ano em relação ao mesmo período de 2025, indicam os dados da Receita Federal. A arrecadação com impostos sobre apostas saltou de R$ 2,2 bilhões para R$ 4,5 bilhões no período. O montante arrecadado neste ano já se aproxima das contribuições feitas pela indústria do tabaco e pela agricultura, que pagam cerca de R$ 1 bilhão por mês em impostos cada. O levantamento aponta que as bets tiveram uma receita de R$ 12,2 bilhões apenas no primeiro quadrimestre deste ano. (Folha)
Falando em bets… Algumas das maiores casas de apostas regularizadas do país firmaram parceria com uma empresa do Espírito Santo apontada pela Polícia Federal como integrante de um esquema criminoso que teria ainda outras empresas. Entre as bets estão Betano e Superbet, que afirmam ter desfeito a parceria com a Blackbox, acusada pela PF de fazer parte da rede criminosa que captava e circulava dinheiro ilícito para ser lavado e repassado para MC Ryan SP, suspeito de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). (Estadão)
A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo reuniu 36,8 mil pessoas em São Paulo, segundo o monitor do debate político da USP. Com tema político, a 30ª edição da Parada tinha entre a multidão pessoas com camisas do Brasil, portando os já consagrados leques coloridos, além de muitas famílias com crianças. A edição deste ano adotou um tom ainda mais político: “A rua convoca, a urna confirma”. Entre os políticos e autoridades que discursaram nos trios estão as deputadas federais Erika Hilton (PSOL), Sâmia Bomfim (PSOL), o deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL-SP) e o deputado estadual Eduardo Suplicy (PT). Ao final do discurso, Erika Hilton convocou o público a transformar a mobilização em pressão política institucional. “A rua chama e a urna confirma”, disse, ao defender a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro. (g1)
Viver
Buscando se preparar para o fenômeno El Niño no Pantanal, governos e ONGs locais iniciaram trabalhos para evitar que o território volte a ser arrasado pelas chamas com intensificação da seca no Centro-Oeste. O Ibama iniciou uma operação especial, com ações de prevenção, fiscalização e punição pelo uso irregular do fogo. O governo de Mato Grosso do Sul implementou um plano, que inclui visitas preventivas a propriedades privadas e incremento de estruturas de resgate da fauna. Já a ONG SOS Pantanal formou 103 brigadistas neste ano. (Globo)
Para ler com calma. Com temperaturas entre 47ºC e 48ºC por mais de uma semana, moradores do distrito de Banda, na Índia, tiveram de se adaptar ao lugar mais quente do país. O Sol escaldante fez com que a população tivesse de se abrigar nos horários de pico, deixando o comércio e locais de trabalho abertos praticamente desertos. (g1)
Mariliz Pereira Jorge: “A perplexidade diante da sentença que concedeu perdão judicial a Monique Medeiros, no caso Henry Borel, uniu o país em uma revolta rara. Sob o pretexto de combater o machismo estrutural, a juíza Elizabeth Machado Louro atropelou o veredito técnico dos jurados para transformar o tribunal em palco de ativismo”. Confira a análise completa no De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)
O tenista alemão Alexander Zverev conquistou, neste domingo, seu primeiro Grand Slam, ao vencer o italiano Flavio Cobolli por 3 sets a 2 na final masculina de Roland Garros. (ge)
Cotidiano Digital
A OpenAI está planejando a maior reformulação do ChatGPT desde seu lançamento, transformando o modelo de IA em um “superaplicativo” com ferramentas de programação e agentes de IA para impulsionar a receita antes de uma possível abertura de capital na bolsa de valores. De acordo com o Financial Times, a big tech está redirecionando recursos para atender clientes corporativos lucrativos e intensificar a competição com a rival Anthropic. A reformulação dará maior destaque e recursos ao Codex, produto de programação da
OpenAI, e está prevista para ser implementada nas próximas semanas. (Financial Times e Reuters)
A Anthropic defendeu a criação de mecanismos globais para desacelerar, ou até mesmo pausar, o desenvolvimento dos sistemas mais avançados de inteligência artificial. Em publicação assinada por dois de seus principais executivos, a empresa afirma que os modelos estão evoluindo rapidamente em direção ao chamado “ autoaperfeiçoame nto recursivo”, ou seja, quando uma IA passa a melhorar suas próprias capacidades sem intervenção humana. Embora reconheça que esse cenário ainda não aconteceu, a companhia avalia que ele pode surgir antes do que governos e instituições estejam preparados para lidar com isso. A proposta inclui a criação de acordos internacionais e mecanismos de verificação para garantir que
eventuais limitações sejam cumpridas por todos os laboratórios. (Wall Street Journal)
A Microsoft anunciou novos detalhes sobre Halo: Campaign Evolved, remake do modo campanha do jogo Halo: Combat Evolved, que será lançado para Xbox Series S/X, PC e PS5 em 28 de julho. A companhia anunciou o videogame como uma “evolução moderna” da história original, apresentando novos visuais em 4K, animações atualizadas, música remasterizada e diálogos regravados. O trailer revelado neste domingo mostra a história se passando um ano antes dos eventos do primeiro jogo e apresenta o Master Chief e o Sargento Johnson. O jogador pode escolher o modo cooperativo local com tela dividida para dois jogadores ou o modo cooperativo online para até quatro pessoas. (The Verge)
Cultura
O Tribunal Revolucionário de Teerã indeferiu um recurso contra a condenação a um ano de prisão imposta ao cineasta Jafar Panahi, informaram seus advogados neste domingo. O diretor também havia sido impedido de viajar por dois anos, ao enfrentar acusações de “atividade de propaganda contra o regime” do Irã, ao produzir o filme Foi Apenas um Acidente, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes do ano passado. A decisão ainda pode ser contestada pela defesa no prazo de 20 dias. Panahi está há muito tempo na mira das
autoridades iranianas. Mais recentemente, ele passou sete meses na prisão de Evin, após ser detido em julho de 2023. (Deadline)
Para ler com calma. Substituídas por DVDs e posteriormente pelas plataformas de streaming, as fitas VHS fazem parte do relicário tecnológico, tendo o último videocassete fabricado em 2016. Mas um cineasta quer ressignificar o formato “direto para VHS” na era digital. This is How the World Ends é o primeiro lançamento direto para essa mídia em 20 anos, segundo o próprio diretor sul-africano Robert dos Santos. A aventura de ficção científica de baixo orçamento acompanha um irmão que parte em busca de sua irmã em uma festa
hedonista no meio do deserto. As cópias serão enviadas para as mais de mil pré encomendas recebidas de todo o mundo. (Variety)
O Prêmio BTG Pactual da Música Brasileira anunciou na sexta-feira a lista de artistas escalados para se apresentar em sua 33ª edição, que terá Cazuza como o grande homenageado. Com cerimônia marcada para esta quarta-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, artistas de diferentes gerações e estilos musicais subirão ao palco para reinterpretar canções que marcaram a trajetória do cantor e compositor carioca. Seu Jorge, Ney Matogrosso, Ludmilla, BNegão, Luedji Luna, Marina Sena, Zizi Possi e Simone estão entre os nomes confirmados para o tributo. A cerimônia também revela os vencedores das 18 categorias da premiação. (Rolling Stone)
O Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), prorrogou o prazo de inscrição do Enem 2026. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira (5).
Com a mudança, estudantes poderão se inscrever até o dia 12 de junho por meio da Página do Participante. Antes da mudança, as inscrições iriam até as 23h59 desta sexta-feira. A extensão do período de inscrição modificou o cronograma do Exame, a exemplo da a data limite para o pagamento da taxa.
As provas seguem marcadas para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país. Todos os interessados devem acessar a Página do Participante, seja estudante ou egresso do ensino médio, ou mesmo concluintes da etapa matriculados na rede pública que têm pré-inscrição automática.
TAXA E ISENÇÕES
O valor da taxa de inscrição o Enem 2026 será de R$ 85, como nos anos anteriores. Os candidatos que não possuem direito à isenção devem efetuar o pagamento obrigatoriamente entre os dias 25 de maio e 12 de junho. O valor pode ser quitado em bancos, casas lotéricas ou aplicativos bancários, aceitando modalidades como Pix (via QR Code) e cartão de crédito, dependendo da instituição financeira.
Têm direito à isenção da taxa os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública no ano de 2026. Além disso, o benefício se estende a participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que pretendam utilizar o resultado para certificação de conclusão do ensino médio.
Também estão isentos aqueles que já tiveram a solicitação de isenção aprovada previamente em abril, conforme as regras do edital de isenção.
A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) vive um momento histórico nesta sexta-feira (5) com a posse do professor Robério Rodrigues como novo reitor da instituição. Ao lado da professora Francys, que assume a vice-reitoria, o gestor inicia oficialmente um mandato de quatro anos à frente de uma das mais importantes universidades públicas da Bahia.
Eleitos com expressiva votação durante o processo de consulta à comunidade acadêmica, Robério e Francys chegam à administração superior da UESB cercados de expectativas e do compromisso de promover avanços em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento da universidade.
A nova gestão assume em um cenário marcado por desafios históricos, entre eles a necessidade de investimentos em infraestrutura, a ampliação de recursos para as atividades acadêmicas, a valorização de servidores, professores e estudantes, além do fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão.
Durante a cerimônia de posse, a expectativa foi de reafirmação do compromisso com uma gestão participativa e voltada para o diálogo com os diversos segmentos da comunidade universitária. A proposta é construir um ambiente institucional capaz de responder às demandas atuais e preparar a UESB para os desafios futuros.
A chegada de Robério Rodrigues à reitoria representa o início de uma nova etapa para a universidade, que desempenha papel fundamental na formação de profissionais, na produção científica e no desenvolvimento social e econômico da região sudoeste da Bahia.
Com a posse desta sexta-feira, a comunidade acadêmica passa a acompanhar os primeiros passos da nova administração, que terá a responsabilidade de conduzir a UESB pelos próximos quatro anos, buscando consolidar conquistas e ampliar oportunidades para toda a instituição.
Após quase quatro anos de conflito, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez nesta quinta-feira, por meio de uma carta aberta, um apelo ao russo Vladimir Putin para que os dois se encontrem pessoalmente, a fim de encerrar a guerra. No documento, o ucraniano diz que os dois países “não podem esperar” que a atenção dos Estados Unidos, envolvidos em um conflito com o Irã, volte para a crise na Europa e que era necessário um envolvimento direto dos dois líderes. A carta, porém, trazia uma provocação, ao afirmar que “os 26 anos no poder estavam pesando sobre Putin”. Falando a jornalistas, o presidente russo disse que a paz com a Ucrânia era possível desde que a União Europeia convencesse Zelensky a fazer concessões, referindo-se aos territórios invadidos pela Rússia em fevereiro de 2022. (BBC)
Ao mesmo tempo, Putin anunciou o reforço da defesa aérea russa após uma série de bem-sucedidos ataques de drones ucranianos. Na quarta-feira, horas antes de o presidente abrir uma conferência econômica em São Petersburgo, sua cidade natal, drones incendiaram um terminal de transporte de petróleo na cidade e uma base naval vizinha. (AP)
A estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para enfrentar a nova crise de tarifas com os Estados Unidos parece ser atacar o secretário de Estado Marco Rubio e buscar uma negociação direta com o presidente Donald Trump, conta Valdo Cruz. A avaliação é de que Rubio está fechado com a família Bolsonaro por questões ideológicas, enquanto Trump estaria mais aberto a negociações com o Brasil. Segundo assessores de Lula, o presidente quer ter o contato direto com Trump para saber se ele segue disposto a negociar com o governo brasileiro ou se ele mudou de posição e, agora, adotará medidas alinhadas com os desejos do pré-candidato do PL à Presidência Flavio Bolsonaro. (g1)
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que os argumentos apresentados pelos Estados Unidos para aplicar tarifas contra produtos brasileiros “não são legítimos”. Segundo Vieira, o Brasil já apresentou aos EUA informações para contestar as investigações que podem resultar na aplicação de tarifas ao país. “O que nós esperamos é que isso tudo seja levado em conta e que fique comprovado que não há por que sermos objeto de tarifas, pois todos os argumentos apresentados nós provamos que não são legítimos”, disse. Ainda não há uma data para a conclusão das negociações com os Estados Unidos. O presidente Lula confirmou presença na reunião do G7, que acontecerá em Evian, na França, mas ainda não está confirmado se haverá um encontro bilateral entre ele e Trump para tratar do tema. (g1)
Guga Chacra: “Trump não é diferente da maioria em Washington. O presidente, apesar dos elogios ao colega brasileiro, praticamente nunca fala o nome de Lula. Talvez não lembre. Simplesmente, o Brasil não está no radar dele. Flavio Bolsonaro? Trump certamente conhece e gosta da família, mas tampouco dá muita importância ao pai e aos filhos. Nada muito além de uma simpatia. Uma relação de ídolo com fãs — similar à relação com o argentino Javier Milei. No meio deste deserto de desinteresse pela América Latina, há uma figura que desde a infância demonstra enorme interesse pela região. Naturalmente, falo do secretário de Estado e assessor de Segurança Nacional, Marco Rubio”. (Globo)
Enquanto o Brasil tenta reverter as tarifas, o deputado federal cassado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sugeriu colocar o Pix em negociação com os Estados Unidos e relacionou a tecnologia brasileira ao Zelle, sistema de transferências norte-americano. “Os Estados Unidos têm mecanismos muito semelhantes ao Pix, como por exemplo o Zelle. Então, dá para você ir para uma mesa de negociação com os americanos com bons argumentos”, disse. Ainda segundo o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o Brasil poderia utilizar até mesmo as terras raras e o manganês para serem negociados com os Estados Unidos. “Dá para botar na mesa isso daí e tentar segurar um ímpeto de retaliação sobre qualquer meio de pagamento que a gente utiliza aqui”. No dia seguinte à declaração, Eduardo gravou um vídeo dizendo que jamais falou em substituir o Pix pelo Zelle. (Youtube e Meio)
Nas redes, a culpa pelo ataque do governo americano ao Pix e pelas ameaças tarifárias de Donald Trump recaiu sobre Flávio Bolsonaro (PL). O senador é apontado como responsável pelas medidas em 8 de cada 10 mensagens opinativas sobre o assunto trocadas nos mais de 100 mil grupos públicos de WhatsApp e Telegram monitorados pela empresa de análise de dados Palver. (Folha)
O púlpito virou palanque na Marcha para Jesus, que reuniu milhares de fiéis no feriado de Corpus Christi em São Paulo. Acompanhado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e do prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), o senador e pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse à multidão que o país vive uma “guerra espiritual” e que “o mal vai ser expulso do governo”. Já o advogado-geral da União, Jorge Messias, que é evangélico e representou o presidente Lula, alfinetou sem se citar diretamente o senador: “A mesa de Jesus é para judeus e gentios, para Pedro, para Tiago, para Judas. Até Judas estava compartilhando a mesa de Jesus”. Em telefonema a Messias e ao bispo Estevam Hernandes, organizador da marcha, Lula disse que não participaria do evento para “não passar a ideia de querer tirar proveito político de algo sagrado”. (g1)
Pedro Doria: “Estamos entrando na terceira campanha presidencial com o Brasil sequestrado pela dicotomia entre Lula e Bolsonaro — ou quem o bolsonarismo ungir pra carregar a bandeira. Oito anos preso na mesma gangorra, 2018, 2022, e agora 2026. E a cada eleição, aquela sensação de que o país é obrigado a escolher entre dois mundos que mal se falam”. Veja a análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
Viver
Cerca de 450 crianças e adolescentes deram à luz diariamente no Brasil, sendo que 45 delas tinham menos de 15 anos. É o que mostra o relatório nacional do Observatório Criança Não é Mãe. Foram 822.892 nascidos vivos de mães entre 8 e 17 anos de 2019 a 2023. Os dados mostram que 74,67% das meninas de oito a 14 anos eram negras, índice 3,75 vezes mais frequente do que em brancas. Quase 70% das 529 mortes registradas entre 2019 e 2024 ocorreram entre adolescentes pretas e pardas. Pela lei, o ato sexual antes dos 14 anos é considerado estupro de vulnerável, além de a gravidez ser considerada de risco para a vida da gestante. Mesmo o aborto legal sendo garantido para casos de gravidez em decorrência de violência, apenas uma em cada 19 meninas teve acesso ao procedimento. (Folha)
O Ministério da Saúde espanhol informou nesta quarta-feira que o país registrou o maior número de mortes relacionadas ao calor no mês de maio desde o início dos registros em 2015. Foram 101 óbitos atribuídos a altas temperaturas, 3,6 vezes mais do que a média para o mês da última década, destacando o impacto significativo do calor extremo sobre a saúde, mesmo antes do início do verão. A Espanha registrou 27.564 mortes causadas pelo calor entre 2015 e 2025, sendo 2022 o pior ano, com 4.789 baixas. (g1)
A Nasa anunciou nesta quarta-feira o fim da missão da sonda MAVEN, após mais de 11 anos de atividade. Lançada em 2013 com previsão de durar apenas um ano, a sonda estudava a atmosfera de Marte desde 2014, tendo demonstrado que tempestades solares aceleram a perda da atmosfera marciana, o impacto de tempestades globais de poeira na perda de água do planeta, entre outras descobertas. A agência espacial concluiu que a sonda não pode mais ser recuperada, após a MAVEN deixar de transmitir sinais desde dezembro passado. (g1)
Cultura
Morreu nesta quarta-feira, em Paris, a artista franco-iraniana Marjane Satrapi, aos 56 anos. Um comunicado da família afirma que ela “morreu de tristeza” pouco mais de um ano após a morte de seu marido Mattias Ripa. Nascida no Irã, Satrapi relatou sua experiência vivendo sob o regime do aiatolá Khomeini na graphic novel Persépolis. A obra foi transformada em um longa de animação em 2007, codirigido com Vincent Paronnaud, que ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes e foi indicado a melhor filme de animação no Oscar de 2008. Satrapi e Paronnaud voltaram a trabalhar juntos no filme Frango com Ameixas, que estreou na competição do Festival de Veneza em 2011. (Deadline)
Explorando o lendário cofre de Prince, uma nova coleção de 10 músicas chamada Timeless deve ser lançada pela Legacy Recordings da Sony em 28 de agosto com 10 faixas inéditas, que abrangem toda a sua carreira. O anúncio do novo álbum é acompanhado do single inédito Stone, gravado na primavera de 1995. As novidades surgem em meio à Semana de Celebração do Prince, proclamada oficialmente pelo prefeito de Minneapolis, Jacob Frey, que acontece até domingo no Paisley Park e no centro da cidade. Destaque para um evento especial com presença de Bobby Z e Lisa Coleman da banda The Revolution. (Variety)
Cotidiano Digital
O iFood informou que dados de aproximadamente 1,2 milhão de usuários foram expostos em um vazamento ocorrido em dezembro de 2025. As informações acessadas incluem nome e CPF de clientes, mas não envolvem senhas, dados bancários, cartões ou registros de transações. O número representa cerca de 2% da base da plataforma. Segundo a companhia, o caso foi contido ainda na época e não houve comunicação pública porque a empresa entendeu que o episódio não apresentava risco ou dano relevante aos usuários, seguindo os critérios definidos pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados. (g1)
A Meta expandiu para todo o mundo o seu assistente de inteligência artificial para empresas no WhatsApp, Instagram e Messenger. A ferramenta já vinha sendo testada em países como Brasil, México e Índia e, segundo a big tech, foi adotada por mais de 1 milhão de negócios. O sistema pode responder clientes, recomendar produtos, agendar serviços e encaminhar a conversa para um atendente humano quando necessário. O WhatsApp já reúne mais de 200 milhões de contas empresariais, enquanto a receita anualizada com mensagens pagas atingiu US$ 2 bilhões no fim do ano passado. A empresa também prepara uma versão voltada para grandes companhias, com integração a plataformas como Shopify e Shopee. (Quartz)
A Uber revelou um protótipo de carro que será usado para coletar dados de direção no mundo real para sua crescente lista de parceiros de veículos autônomos, incluindo a Waymo. O veículo é um Hyundai Ioniq 5 equipado com uma grande quantidade de sensores na parte superior e nas laterais do automóvel. A companhia planeja lançar 500 carros elétricos equipados globalmente ainda este ano, que serão capazes de coletar 2 milhões de milhas (3,21 milhões de quilômetros) por mês de dados de alta fidelidade para os robôs-táxi. O objetivo é desenvolver o conjunto de dados de treinamento mais geograficamente diversificado do mundo, voltado especificamente para a direção autônoma. (TechCrunch)