AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

O diretor do Hospital Geral de Vitória da Conquista, Geovani Moreno conversou na manhã desta sexta-feira (10), com o programa Redação Brasil, para anunciar que a partir da próxima segunda-feira já estará disponível para a região de Vitória da Conquista uma unidade separada com 10 leitos de UTIs no hospital Geral.

“Ontem nos tivemos o mandado da secretaria da Bahia, para promover uma unidade separada com 10 leitos de UITs que já estão funcionando a partir da próxima segunda-feira. Isto representa uma conquista muito grande para toda a região de Vitória da Conquista”. Destaca o diretor.

Hoje, segundo o diretor, o Hospital Geral possui 10 leitos de UTIS e 6 leitos clínicos. No HCC são 10 leitos de UTIs e 20 leitos clínicos. E na Santa Casa também possui 10 leitos de UITS.

Ao todo na cidade são 30 leitos de UTIs, porém com esta nova unidade no Hospital Geral, a partir da próxima semana, serão 40 leitos de UITs em Vitória da Conquista e 46 Leitos clínicos.

Além disso, o diretor salienta que retornará com reformas na infraestrutura do Hospital Geral:

“Estive conversando com o coordenador de infraestrutura e devemos voltar agora com as reformas planejadas no ínicio do ano. Será feita uma nova enfermaria de 48 leitos para o hospital. O Afrânio Peixoto, que já estava com mais de 70 % das suas obras prontas, retornarão, e   também estaremos ampliando o tratamento de câncer dentro do hospital em parceria com o UNACON”. Afirma o diretor.

OUÇA  a entrevista completa:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na tarde desta quinta-feira, 9, o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), vereador Luciano Gomes (PCdoB), recebeu mães de crianças com necessidades especiais que, desde outubro de 2019, estão sem receber fraldas fornecidas pela Prefeitura Municipal. Elas explicaram que recentemente foram distribuídas algumas de má qualidade que acabaram sendo devolvidas por não atenderem às necessidades das crianças.

Além das fraldas, as mães relataram dificuldades para conseguirem cadeiras de rodas e de banho, medicamentos de uso contínuo e passagens para Tratamento Fora do Domicílio (TFD). De acordo com elas, a prefeitura não está atendendo nem os casos em que há liminar judicial.

O presidente Luciano Gomes se comprometeu com as mães a procurar o Poder Executivo, cobrar explicações a respeito do problema e buscar uma solução.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A partir do dia 3 de agosto, Vitória da Conquista terá voos diretos para Campinas, em São Paulo, com frequências às segundas, quartas, sextas e domingos.

Já Ilhéus terá voos às terças, quintas, sextas e sábados para Belo Horizonte, Minas Gerais, a partir de 18 de agosto. Essas operações serão cumpridas com aeronaves modelo Embraer E1, com capacidade para até 118 Clientes.

Alcançando um crescimento de 290% no comparativo com a malha de abril, a Azul deve operar 303 voos diários em agosto. Com o incremento de frequências, oito cidades no país voltarão a receber voos da companhia e duas delas estão na Bahia: Vitória da Conquista e Ilhéus.

Além das duas cidades baianas, outras seis bases serão reabertas: Dourados (MS), Presidente Prudente (SP), Campina Grande (PB) e Governador Valadares (MG), no dia 3, Juiz de Fora (MG), dia 17, e Joinville (SC), no dia 18 de agosto. A reabertura das cidades fortalece a conectividade e a presença doméstica da companhia, que passa a servir 80 destinos, entre capitais e cidades regionais em todo o país. As passagens para os destinos já estão disponíveis em todos os canais oficiais da Azul.

Ainda neste mês, Porto Seguro, no litoral sul baiano, volta a receber voos da Azul, com ligações diretas para Belo Horizonte, a partir do dia 21, e para Campinas a partir do dia 25. Também em julho, a capital, Salvador, terá aumento de oferta, com mais um voo diário – o terceiro – para o Aeroporto de Viracopos. Todos os novos voos seguirão os protocolos e medidas de higiene estabelecidos pela Azul desde o início da pandemia.

 “Para o próximo mês, voltaremos a conectar importantes cidades do interior de estados brasileiros, reforçando a vocação regional da Azul e a nossa conectividade, que amplia as opções de voos e destinos para nossos Clientes. Recompondo parte da oferta, nossa malha crescerá 290% em agosto em comparação com abril, nos permitindo atender as pessoas que precisam continuar se deslocando pelos mais diversos motivos. O transporte aéreo é fundamental para contribuir com a retomada da economia e servir um país de dimensões continentais como o Brasil”, afirma Abhi Shah, vice-presidente de Receitas da Azul.

No aeroporto de Viracopos, principal centro de conexões da Azul no país, os Clientes baianos poderão se conectar para diversos destinos domésticos e internacionais, como Rio, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Manaus, Brasília, Goiânia, Fort Lauderdale e Lisboa. Em BH, as possibilidades de conexão contemplam cidades como Uberlândia, Montes Claros, Curitiba, Cuiabá, Guarulhos (SP) e Porto Velho.

Limpeza reforçada, medidas de higiene e Tapete Azul

Desde o início da pandemia, a Azul reforçou a limpeza de suas aeronaves a cada voo e à noite, seguindo os protocolos sugeridos pela IATA. A companhia também foi a primeira do país a tornar obrigatório o uso de máscaras por Tripulantes e Clientes, tanto a bordo quanto em solo. Em outra iniciativa pioneira, a Azul passou a medir a temperatura dos Tripulantes a cada início de turno, aumentando a confiança em solo e a bordo e preservando a vida e a segurança de todos.

Tecnologia pioneira no mundo, a Azul lançou o Tapete Azul, composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao Cliente o momento certo de embarcar. No chão, os projetores formam um tapete virtual colorido e móvel, que convida a pessoa a se posicionar na fila de acordo com seu número de assento. A inovação vem proporcionando uma diminuição de cerca de 25% no tempo em que uma pessoa leva entre embarcar e sentar dentro do avião e, de quebra, contribui para o distanciamento social, já que os Clientes convocados para o embarque ficam a quatro metros de distância entre si.

Kits com luvas, álcool em gel e lenço umedecido abastecem os aviões a cada novo voo e estão à disposição para uso dos Clientes e dos Tripulantes da Azul quando necessário. A companhia também tem utilizado descontaminantes bactericidas que contam com um princípio ativo que elimina o vírus da COVID-19 em 99,99% dos casos. Com o produto e a limpeza dupla nos assentos, mesinhas, bolsão, banheiros, encosto de cabeça, cinto de segurança, janela, paredes e compartimentos superiores, a Azul vem atendendo todas as normas de procedimento de limpeza e desinfecção sugeridas pela Anvisa.

Confira, a seguir, as novidades de malha na Bahia:

Campinas (VCP) – Vitória da Conquista (VDC)

*NOVO MERCADO: a partir de 3 de agosto*

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Campinas 14:05 Vitória da Conquista 16:05 Segundas, quartas, sextas e domingos
Vitória da Conquista 17:05 Campinas 19:00 Segundas, quartas, sextas e domingos
Belo Horizonte (CNF) – Ilhéus (IOS)

*NOVO MERCADO: a partir de 18 de agosto*

Origem Saída Destino Chegada Frequência
Belo Horizonte 10:40 Ilhéus 12:05 Terças, quintas, sextas e sábados
Ilhéus 13:05 Belo Horizonte 14:30 Terças, quintas, sextas e domingos

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O comércio não essencial de Barra do Choça, cidade da região sudoeste da Bahia, reabriu na sexta-feira (3), após ficar três dias fechados. Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o município já tem 60 casos confirmados da Covid-19.

Segundo a prefeitura, o comércio não essencial da cidade ficou fechado entre terça (30) e quinta-feira (2) para tentar diminuir a contaminação das pessoas pelo novo coronavírus. Antes desse período, o setor funciona das 8h as 13h.

A prefeitura, no entanto, ampliou o horário de funcionamento com a retomada. O comércio não essencial funcionará das 8h as 15h. Segundo a secretária de saúde da cidade, o objetivo da mudança é evitar aglomerações.

“Quanto maior o período aberto, a população vai ter mais tempo para poder ir. Então, se o período é menor, eles vão estar aglomerando. Vão sair de casa todo mundo, ao mesmo tempo, para ir ao comércio. A procura seria menor nesse período curto. Por isso, estendemos a até as 15h”, disse.

A reabertura ocorreu no período de aumento no números de casos. Em uma semana, a cidade registrou 32 novos casos da Covid-19.

“Desse casos, a gente não teve nenhum que evoluiu para moderado ou grave. Todos estão recuperados em casa. A gente está acompanhando”, explicou a secretária.

Por causa da reabertura, a expectativa é que cada comércio não essencial receba a visita da vigilância sanitária. Além disso, um selo será colocado na porta dos estabelecimentos.

“A prefeitura criou um protocolo local para reabertura do comércio e um selo de boas práticas para o comerciante. O comerciante que atender esse protocolo a gente vai colocar o selo no estabelecimento com a duração, com a validade de 15 dias”, contou a secretária.

Fonte: G1-BA

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na tarde desta sexta-feira, 03, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Gomes (PCdoB), estive no terreno onde será instalada a antena da Rádio Câmara 90,3 FM. O espaço de 225m² está localizado nas proximidades do Cristo de Mário Cravo e foi doado pela Prefeitura Municipal. O presidente esteve acompanhado do assessor especial do prefeito, Lucas Batista, do engenheiro Franklin Muniz e do tecnólogo Moisés Cajaíba. Além de doar o terreno, a prefeitura mandou executar o serviço de terraplanagem e vai construir o muro.

A implantação da Rádio Legislativa é um projeto da atual gestão da Câmara. De acordo com Luciano Gomes, o foco é intensificar a comunicação da instituição com a população, promovendo ainda mais uma administração responsável e transparente. A função da rádio é levar informações sobre o Poder Legislativo Municipal, a exemplo dos temas, indicações e projetos debatidos, votados e aprovados na Casa, os quais implicam diretamente na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, como foi o caso do Finisa I e II. “Será um excelente espaço de divulgação das ações da Câmara, um meio eficaz de levar informações à população e interagir com a comunidade, por meio de matérias, projetos sociais, entre outras ações importantes realizadas na Casa do Povo”, disse o presidente.

A Câmara está finalizando a licitação para a compra dos equipamentos e a expectativa é que a emissora comece a operar ainda neste semestre. “Tivemos uma série de dificuldades motivadas pela pandemia do coronavirus, mas Deus tem abençoado as nossas ações e as coisas estão acontecendo, se depender de nós a Rádio Câmara entrará em funcionamento logo”, afirmou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A relação entre o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB), e o Governo do Estado ganhou mais um capítulo nesta sexta-feira (03). Em entrevista a uma emissora de rádio, o gestor subiu o tom de crítica contra o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. Questionado sobre o episódio, o deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), lamentou a postura do prefeito. “Por que o prefeito de Conquista insiste em partidarizar o combate à Covid-19? Vivemos uma crise sem precedentes com a pandemia. Aqui no Brasil a situação piora muita porque também vivemos um caos político e econômico gerado por Bolsonaro. O que o momento pede? União, decisões conjuntas e coletivas, independente de diferenças partidárias. Só que o atual prefeito vai na contramão desse caminho. Lamentável essa postura, essa guerra de narrativas que ele promove. Só prejudica o povo conquistense”, disse o parlamentar.

Fabrício avalia como acertada a política adotada pelo governador Rui Costa e o secretário de Saúde: “Antes da pandemia a gente já tinha garantido investimentos importantes na saúde de Conquista como as reformas e ampliações no Hospital de Base, a construção da Policlínica e da UPA e outras ações. Isso tudo pesa de forma positiva, sobretudo num momento de crise. Agora, o Estado vem trabalhando para garantir uma ação consistente e eficaz contra a Covid-19. E pra agilizar, a gente precisa de união. Olha o exemplo de Salvador: Rui Costa e ACM Neto estão em campos políticos opostos, mas isso não impede a cooperação entre o Estado e a Prefeitura de lá”.

O parlamentar ainda questionou: “O prefeito deveria é explicar o corte que fez nos salários de professores, o tratamento desumano que destinou aos servidores que amargaram sol e chuva em filas de banco, a entrega desorganizada e insuficiente de kits de alimentação para os alunos do município e por que continua contratando assessorias em plena pandemia”.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Diante da pandemia do novo Coronavírus, de acordo com os dados da AppsFlyer, o uso de aplicativos para entrega de comidas cresceu aproximadamente, 80% no Brasil. Em tempos de isolamento social, a crise dá espaço para novas oportunidades de negócio e as entregas através de aplicativos têm ganhado espaço como alternativas para o funcionamento de estabelecimentos entre restaurantes, lanchonetes, bares e cafeterias.

Em Vitória da Conquista, além dos aplicativos nacionais para entregas de comidas, destacam-se dois aplicativos locais que fazem bastante sucesso entre a população Conquistense: O aplicativos Seu MenuThelivery.

Érico Rodrigues

Érico Rodrigues é o fundador do Aplicativo Thelivery que atualmente conta com mais de 600 restaurantes cadastrados. Segundo ele, houve um aumento considerável na entrega, tanto de pessoas pedindo quanto o número de vezes em que cada pessoa pede. Érico afirma que, por conta da pandemia, reforçou as questões de higiene para os restaurantes parceiros. Sobre o momento atual para a geração de empregos, ele ressalta:

“A gente sabe que neste momento infelizmente acontece um desemprego em massa em nosso país, agora em alguns setores, estão contratando mais, o que também é o nosso caso devido ao aumento de demanda”. Afirma o empreendedor.

Sobre a adaptação de novas empresas para o Delivery, Érico reforça que vários restaurantes que nunca fizeram entrega antes da pandemia, entraram no mercado e isto beneficia os clientes do aplicativo que terão mais opções para escolher e que as expectativas para o futuro são promissoras.

“Acreditamos que Delivery é a tendência que veio para ficar; a gente está adaptando o nosso aplicativo para atender cada vez melhor os nossos usuários e também os nossos clientes”. Afirma Érico Rodrigues.

Clique aqui e baixe o aplicativo TheLivery

Tarcísio Anunciação

Tarcísio Anunciação é responsável pelo aplicativo Seu Menu, ele afirma que além do aumento das vendas, foi possível perceber o crescimento nos cadastros dos estabelecimentos.

“Alguns estabelecimentos que a gente já havia entrado em contato antes e acabaram falando que não iriam entrar na plataforma, durante a pandemia tivemos a sinalização deles para entrar no aplicativo”. Ressalta Tarcísio.

Sobre as regras de segurança e higiene no período da pandemia, Tarcísio ressalta que a equipe do Seu Menu preparou um ofício com diversas orientações para os restaurantes parceiros sugerindo a intensificação na limpeza e a disponibilização de Álcool Gel.

Tarcísio afirma ainda que apesar do momento difícil, o aplicativo conseguiu manter 100% do quadro de funcionários, e além disso, por conta do aumento da demanda houve a contratação de novos funcionários na empresa. Sobre o mercado para os aplicativos de Delivery ele destaca:

“Nossa expectativa hoje é de que pós pandemia o mundo vai está bem diferente; as pessoas já se acostumaram a pedir comida em casa sem ter a necessidade de ter que ir para a rua buscar. A falta de confiança nas ferramentas virtuais, que era percebida  principalmente no início do aplicativo há anos atrás foi reduzida, o pessoal passou a ter uma maior confiança nas ferramentas “. Afirma Tarcísio.

Clique aqui e baixe o aplicativo Seu Menu 

Os aplicativos Seu Menu e Thelivery estão disponíveis nas plataformas Google Play e App Store. E para quem deseja entrar em contato  basta acessar as redes sociais das empresas.

https://www.instagram.com/p/CBlr9GMpzbS/?utm_source=ig_web_copy_link

https://www.instagram.com/p/B_0Z1vuHAyn/?utm_source=ig_web_copy_link

CORTINA E CIA COLCHÕES

Festival Pra Cantar Junto especial de São João acontece nos próximos dias 25 a 28

Assim como fevereiro está para o carnaval, junho está para os tradicionais festejos juninos que movimentam a alegria do povo nordestino. De Santo Antônio a São Pedro, as cidades fomentam o turismo e a economia com festas públicas e privadas, que envolvem desde pequenos agricultores, responsáveis pelo cultivo dos alimentos que servem de base para a produção dos famosos quitutes juninos, até o mercado musical, responsável por alegrar as festas pelos quatro cantos da região.

Diante da crise sanitária atual e o cancelamento das festas tradicionais como forma de combater o avanço da Covid-19, muitas bandas e artistas independentes foram diretamente prejudicados. Para minimizar estes impactos, o Festival Pra Cantar Junto realiza nos próximos dias 25 a 28 um especial de São João, reunindo forrozeiros de Vitória da Conquista e região sudoeste.

A iniciativa da Yellow Comunicação está em sua terceira edição, e tem como principal objetivo arrecadar fundos para ajudar a classe artística durante o período de distanciamento social. As transmissões acontecem em seus respectivos horários no canal do Youtube e através da página oficial do festival no Instagram. Desta vez a programação conta com nomes como Vitor Mariá, Jeanne Lopes, Evandro Correia, Forró Chegança, Cravinho Dengoso, DJ Rafaé, Mangangá, Alisson Menezes e Mania de Xote.

Confira a programação completa: https://www.instagram.com/festivalpracantarjunto/

“O mês de junho tem sido muito mais delicado para artistas nordestinos em geral, e aqui na cidade de Vitória da Conquista não é diferente. Temos uma cena de forró bastante ativa, mas, especialmente neste período, estas bandas e artistas conseguem circular por uma quantidade maior de festas pela região. Com a pandemia, a situação ficou mais grave para estas pessoas que dependem destas festas para se organizarem melhor financeiramente, inclusive algumas tirando renda para o ano todo”, destaca a organizadora Isadora Oliveira. “Neste momento o festival entende a importância de fomentar a cultura nordestina e apoiar os artistas forrozeiros da região”, completa.

As contribuições podem ser feitas através do aplicativo TheLivery, parceiro do projeto, e também por meio de uma conta bancária disponibilizada pela organização do evento.

A terceira edição do Festival Pra Cantar Junto tem o apoio financeiro da Zab, Loja de Festa Cabral e Sousa, Rebouças Corretora de Seguros e apoio institucional do TheLivery e Revista Gambiarra.

SERVIÇO

Festival Pra Cantar Junto | Vitória da Conquista (BA)

Data: 25 a 28 de junho de 2020

Horário: Os horários serão divulgados ao longo da semana no perfil oficial do evento.

Local: Instagram e Youtube do Festival Pra Cantar Junto (

Contato: (77) 98843-4732

O HCC em Vitória da Conquista enviou uma nota de esclarecimento na noite desta sexta-feira(19), para esclarecer o número das vagas de leitos de UTIs no hospital que, segundo nota, são diferentes do que foi publicado pelo boletim da Prefeitura Municipal.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

No início da noite desta sexta-feira (19) a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou em seu site oficial uma notícia sobre a capacidade de leitos de UTI para atendimento a pacientes de covid-19 na cidade.

Em um trecho, o conteúdo da nota informava que o HCC teria apenas 10 leitos de UTI preparados para esse atendimento.

Diante disso, o HCC vem a público para esclarecer que houve um erro de interpretação.

Para que um hospital possa funcionar com UTI, ele deve se adequar às normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Para tanto, a Diretoria Colegiada da Anvisa publica resoluções que dão diretrizes e normas de como o hospital deve se portar, e de tudo que ele deve oferecer aos pacientes.

A mais recente, e atualmente em vigor, é a resolução conhecida entre os profissionais da saúde como RDC 7.

A Resolução da Diretoria Colegiada, nº 07, de 24 de fevereiro de 2010 dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências. No Artigo 58 trata especificamente do que cada UTI Adulto deve dispor, no mínimo, para funcionar. Sobre os ventiladores pulmonares o inciso XII traz as seguintes determinações:

XII – ventilador pulmonar mecânico microprocessado: 01 (um) para cada 02 (dois) leitos, com reserva operacional de 01 (um) equipamento para cada 05 (cinco) leitos, devendo dispor, cada equipamento de, no mínimo, 02 (dois) circuitos completos.

Assim, o HCC esclarece que os 20 leitos de UTI destinados exclusivamente ao atendimento de pacientes com covid-19 atendem as resoluções da Anvisa e estão em conformidade com a lei.

O HCC aproveita ainda para reafirmar seu compromisso com a saúde de todos os pacientes de Vitória da Conquista e região. Continuamos trabalhando com afinco para que cada paciente internado possa restabelecer sua saúde e voltar ao seu lar o mais breve possível.

Todos contra covid-19

ASCOM HCC

CORTINA E CIA COLCHÕES

Um sábado de muita solidariedade para centenas de famílias residentes em Quilombos e Povoados de Vitória da Conquista. O Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), através da Patrulha Solidária PM, em parceria com a VCA Construtora e com o Conselho de Segurança ( CONSEG), distribuiu cerca de 250 cestas básicas, frangos, kits de material de limpeza, cobertores e máscaras para os moradores dos Quilombos Velame e Lagoa de Melquiades, além dos povoados localizados nas regiões do Cipó, Caldeirão, Mutum 2, Olho D’agua, Cobras, Fábio Santos e Cercadinho. Este último, localizado a 80 km da sede de Vitória da Conquista.

As crianças foram contempladas com roupas, sandálias, sapatos, brinquedos e doces.

Com muita gratidão, os moradores dos Quilombos agradeceram a iniciativa e registraram que, com a pandemia, a situação se tornou ainda mais delicada e toda ajuda no momento é essencial, Policiais Militares da 92a CIPM estiveram presente orientando a população local.

Além da zona rural, vários bairros da zona urbana foram contemplados durante a semana. As doações dessas ações são oriundas das Campanhas “Empresa Solidária” e “Doe Quilos de Amor” lançada pelo CPRSO e coordenada pela Patrulha Solidária PM.

VEJA: 

CORTINA E CIA COLCHÕES