Por Igor Novaes
O Estádio Municipal Lomanto Júnior está recebendo os últimos ajustes antes da estreia do Vitória da Conquista no Campeonato Baiano. Algumas fotos da reta final da obra foram divulgadas e nelas, é possível notar a nova cor das arquibancadas e uma melhoria significativa na qualidade do gramado.
Confira (Fotos: Notícias VCA e redes sociais):
A diretoria do ECPP-VC continua reforçando o elenco para a temporada 2020, o mais novo contratado é o meia-atacante Natan, 29 anos, natural de Pé de Serra-BA. O atleta iniciou sua trajetória nas divisões de base do Cruzeiro-Ba, logo se transferiu para o Santa Cruz onde ficou por oito temporadas, sendo inclusive Campeão Brasileiro da Série C, ainda acumula passagens pelo Criciúma, Cuiabá, Sergipe e Flamengo-Pe. Natan chegou na madrugada desse sábado(04) e já ficará a disposição do treinador Elias Borges.
#Temporada2020
#SejaBemVindo
#FechadoComOBode
#ECPPVCSEMPRE
🇳🇬💚🇳🇬💚🇳🇬💚
O Fluminense de Feira está negociando a contratação do goleiro Bruno, de 35 anos, para a disputa do Campeonato Baiano. O atleta, condenado pelo assassinato da modelo Eliza Samúdio, está sem clube desde o final de outubro do ano passado quando rescindiu contrato com o Poços de Caldas, time da terceira divisão mineira, após atuar por 45 minutos. O presidente do Touro do Sertão, o deputado estadual Pastor Tom (PSL), disse que o acordo está por detalhes e destacou que o jogador pagou pelo crime que cometeu.
“Estamos conversando. A Sociedade fala tanto em recuperar as pessoas que um dia cometeram um crime. Eu não vejo dificuldade nenhuma. Temos que amar o próximo. Todo mundo sabe que ele ficou preso por nove anos. Vejo que as penitenciárias da Bahia fazem tudo para recuperar um preso e entregá-lo para a sociedade. Ele pagou pelo que foi preso, ficou nove anos e não vejo nada demais. Ele estando bem fisicamente e mentalmente para agarrar no Flu de Feira… A sociedade clama pela recuperação das pessoas e agora cadê o amor pelas pessoas? Não estamos aqui para julgar ninguém. Estamos conversando e vendo alguns detalhes do contrato e dando certo, quem ganha com isso é o Fluminense de Feira e a torcida”, afirmou em entrevista ao Bahia Notícias. “Vai ficar julgando o cara o tempo todo? Ele ficou preso por nove anos e vamos ficar nessa de portas fechadas? É um grande profissional. Se envolveu num problema aí, mas já foi solto pela Justiça, ele não é foragido da Justiça. Temos que ter amor nesse momento também. Queremos que ele responda dentro de campo. Respondeu dentro de campo, já era, já foi”, finalizou.
Bruno Fernandes das Dores de Souza foi condenado a 20 anos e nove meses de prisão pelo assassinato e ocultação de cadáver da modelo Eliza Samúdio. Ele cumpria a pena na cidade de Varginha, interior de Minas Gerais. No dia 18 de julho de 2019, ele conseguiu a progressão para o regime semiaberto. No dia 27 de agosto, o goleiro foi anunciado como novo reforço do Poços de Caldas, mas por causa de salários atrasados entrou em acordo e rompeu o contrato que iria até janeiro deste ano. Antes, ele havia defendido o Boa Esporte em 2017. Bruno se profissionalizou no Atlético-MG, passou por Corinthians e em 2006 chegou ao Flamengo, sendo considerado um goleiro promissor, antes de ser preso.
Na temporada de 2020, o Flu de Feira terá apenas a disputa do Baianão. A estreia do Touro do Sertão está marcada para o dia 22 de janeiro contra o Atlético de Alagoinhas, fora de casa, pela primeira rodada.
Por Leandro Aragão
Fonte: Bahia Notícias
A Prefeitura de Vitória da Conquista, iniciou desde o mês passado, os trabalhos de recuperação do Estádio Lomanto Jr, visando o Campeonato Baiano de Futebol de 2020.
São várias secretarias envolvidas na revitalização do belo Lomantão. A Seinfra cuida das obras estruturais nas arquibancadas, telhado das cabines de rádio, rota de fuga, pintura das arquibancadas e drenagem na parte externa do estádio – para evitar enxurradas na área externa daquela praça de esportes.

A Semma cuida da recuperação do gramado, poda de árvores e manutenção de toda área verde que integrará o futuro Parque do Vale do Rio Verruga.
A Sesep tem a missão de recuperar a iluminação das torres do Lomantão. Uma reforma ampla em todo cabeamento e fiação, além dos refletores já está em execução.
PRÉ-TEMPORADA
A pré-temporada do ECPP VC começou e os atletas e comissão técnica se apresentaram no dia 2 de dezembro. O preparador físico André Borges juntamente com o nutricionista Higor Araújo, deram início à primeira avaliação da equipe com a realização das medidas antropométrica e bioimpedância para avaliarem o %de gordura. No dia seguinte foram feitas avaliação com a fisioterapia onde realizaram testes de potência e mobilidade de quadril e tornozelo. Após realização desses testes, os atletas foram a campo para assim realizar os demais testes de campo dentro das valências necessárias.
André se mostrou satisfeito nesse primeiro momento: “O nível físico em que os atletas apresentam é surpreendente, superando as minhas expectativas todos conseguiram obter números muito bons em todos os testes feitos.
“Na quinta feira introduzimos trabalhos com bola já com um nível de intensidade moderada trabalhos voltados mais para a residência aeróbia, preparando assim o corpo e a musculatura dos nossos atletas para um nível mais alto de intensidade para as semanas seguintes de treinamento.” disse André.
TABELA
O time do Vitória da Conquista estreará no Baianão 2020, no dia 15 de janeiro, contra o Jacuipense, jogando dentro de casa. Durante a primeira fase do campeonato serão disputados nove jogos e o Bode fará cinco deles.
Confira os jogos do Vitória da Conquista na primeira fase:
15/01 – 20h30 – V. Conquista x Jacuipense;
19/01 – 16h – Bahia x V. Conquista;
22/01 – 20h30 – Atlético de Alagoinhas x Vitória da Conquista;
29/01 – 21h45 – V. Conquista x Vitória;
09/02 – 16h – V. Conquista x Bahia de Feira;
01/03 – 16h – Doce Mel x V. Conquista;
08/03 – 16h – V. Conquista x Fluminense de Feira;
25/03 – 20h30 – Juazeirense x V. Conquista;
29/03 – 16h – V. Conquista x Jacobina;
Um perfil do instagram especializado em camisas de times de futebol divulgou o que seriam as camisas do uniforme nº 1, nº 2, de goleiros 1 e 2, além de uniformes de viagem dos jogadores e comissão técnica e das camisas de treino do Vitória da Conquista para a temporada 2020.
Procurada, a assessoria de comunicação do Vitória da Conquista não negou a veracidade do que foi publicado pela página. “Logo iremos fazer o lançamento”, limitaram-se a informar. Já o presidente Ederlane Amorim afirmou que as camisas ainda estão sendo definidas.
A página divulga camisas de vários times do país e, no início do ano, divulgou também antecipadamente as camisas do Bode para a temporada 2019. Os patrocínios presentes na camisa são justamente os que foram confirmados em recente entrevista concedida pelo presidente do clube, Ederlane Amorim, inclusive o novo fornecedor de material esportivo, o Esquadrão, o que acaba dando credibilidade à publicação.
Parceria com Esquadrão – O Vitória da Conquista terá novo fornecedor de material esportivo. Os uniformes de jogo, concentração, treino e viagem dos atletas e comissão técnica serão produzidos pela Esquadrão, fábrica de material esportivo do Bahia. O fornecimento do material será em sistema de permuta. Além de expor a marca no uniforme, o clube dará prioridade ao Bahia na negociação de atletas da divisão de base do Alviverde.
O Diário já havia divulgado que os modelos dos uniformes de jogo já foram desenvolvidos restando agora a produção. Os modelos já foram enviados a alguns patrocinadores e serão lançados em breve.
Há ainda a possibilidade de abertura de uma loja na cidade com o material licenciado do Bahia e do Vitória da Conquista, produzidos pela Esquadrão.
Confira abaixo todas as fotos – Uniformes de jogo, treino e viagem:
Fonte: Diário Esportivo
Aquilo que a torcida alviverde esperava aconteceu. O Vitória da Conquista, através de sua assessoria de comunicação, anunciou nesta segunda-feira, 18, a contratação do técnico Elias Borges para o comando da equipe na temporada 2020.
A contratação aconteceu após uma reviravolta envolvendo Elias e o Doce Mel Esporte Clube, recém-promovido à Série A do Baianão. O atual campeão da Segundona havia anunciado o treinador há pouco mais de dois meses, mas no último dia 09 de outubro, as partes romperam o acordo após discordâncias na filosofia de trabalho.
No primeiro semestre de 2019, o técnico comandou o ECPP e conseguiu tirar a equipe da incômoda lanterna do Baianão, levando até as semifinais do campeonato, quando foi eliminado pelo Bahia de Feira.
Elias Borges agora vai comandar o Vitória da Conquista no Campeonato Baiano e na Série D de 2020 e o técnico deve participar ativamente da montagem do elenco.
Fonte: Diário Esportivo
Por Guilherme Barbosa
O Vitória da Conquista estreará no Baianão 2020 contra o Jacuipense, jogando dentro de casa. A informação foi divulgada na noite deste domingo, 17, pela Federação Baiana de Futebol. Na primeira fase, que começa no dia 15 de janeiro e vai até 29 de março, serão nove jogos e o Bode fará cinco deles com o apoio da sua torcida.
Confira os jogos do Vitória da Conquista na primeira fase:
15/01 – 20h30 – V. Conquista x Jacuipense;
19/01 – 16h – Bahia x V. Conquista;
22/01 – 20h30 – Atlético de Alagoinhas x Vitória da Conquista;
29/01 – 21h45 – V. Conquista x Vitória;
09/02 – 16h – V. Conquista x Bahia de Feira;
01/03 – 16h – Doce Mel x V. Conquista;
08/03 – 16h – V. Conquista x Fluminense de Feira;
25/03 – 20h30 – Juazeirense x V. Conquista;
29/03 – 16h – V. Conquista x Jacobina;
Clique aqui e confira a tabela completa.
Fórmula – A fórmula escolhida é a mesma utilizada no Baianão 2019. Os dez clubes (Esporte Clube Vitória, Esporte Clube Bahia, Sociedade Desportiva Juazeirense, Fluminense de Feira Futebol Clube, Jacobina Esporte Clube, Esporte Clube Jacuipense, ECPP Vitória da Conquista, Associação Desportiva Bahia de Feira, Alagoinhas Atlético Clube e Doce Mel Esporte Clube) ficarão no mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.
Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis.
Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.
Copa do Nordeste – Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.
Copa do Brasil – Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. O Esporte Clube Jacuipense apresentou proposta para que uma ou duas vagas fossem direcionadas para outra competição estadual a ser realizada no segundo semestre. Mas, todos os demais clubes rejeitaram a sugestão.
Série D do Brasileirão – Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada no segundo semestre. Caso essa competição não seja viabilizada, esta última vaga será dada ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.
O Vitória da Conquista disputará a Série D em 2020 em busca do acesso para a Série C 2021.
Fonte: Diário Esportivo
A Federação Bahiana de Futebol (FBF) realizou nesta terça-feira (12), na sede da entidade, em Salvador, o planejamento para o Campeonato Baiano. O encontro contou com a participação dos 10 clubes participantes e representantes da Polícia Militar e Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). E ficou definido que o certame seguirá a mesma fórmula deste ano. A competição começa no 15 de janeiro e termina no dia 26 de abril.
O Campeonato Baiano 2020 contará com 10 clubes: Bahia, Vitória, Jacuipense, Bahia de Feira, Juazeirense, Fluminense de Feira, Atlético de Alagoinhas, Jacobina, Vitória da Conquista e o estreante Doce Mel, campeão da Série B estadual nesta temporada.
Na primeira fase, os dez clubes se enfrentarão em turno único. Os quatro primeiros se classificam para as semifinais. O último será rebaixado para a Série B do Baiano.
Assim como no ano passado, o VAR funcionará apenas nas finais. O único voto contrário para o árbitro de vídeo foi de Paulo Carneiro, presidente do Vitória. Os demais apoiaram o uso da tecnologia no certame.
NORDESTÃO, COPA DO BRASIL E SÉRIE D
O clube campeão do Baianão 2020 conquistará uma vaga para o Nordestão 2021. A segunda vaga será do clube mais posicionado do estado no ranking da CBF. Já a terceira vaga para Pré-Copa será do clube que tiver a melhor colocação no certame, exceto os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso quem levante o caneco estadual não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na seletiva será da segunda agremiação mais bem posicionada do estado na classificação da CBF
Na Copa do Brasil, a Bahia conta com três vagas, que serão preenchidas pelo campeão, vice e terceiro colocado do Baianão 2020.
Para a Série D, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de escalões superiores do Campeonato Brasileiro. O terceiro ocupante vai sair da Copa Estado ou outra competição que seja realizada no segundo semestre.
O presidente do ECPP, Ederlane Amorim, participou do Redação Brasil nesta segunda-feira (04) e falou dos planos do Vitória da Conquista para o ano de 2020.
Campeonato Baiano, Série D, contratações, uniforme, patrocinadores, sócio torcedor e um calendário para o ano todo.
Confira o bate-papo com os jornalistas Deusdete Dias e Maciel Jr.
Na tarde deste domingo (27), o presidente do ECPP Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, e o técnico Elias Borges, estiveram no Estádio Primaverão, em Itapetinga, para acompanhar o confronto entre a equipe local e a seleção de Itajuípe, pelo Campeonato Intermunicipal de 2019.
“Eu recebi o convite para vir aqui observar alguns jogadores de Itapetinga e de Itajuípe. Em primeiro plano, eu vim torcer para a Seleção de Itapetinga, mas a gente tá aproveitando para dar uma olhada em alguns jogadores para ver a possibilidade deles poderem jogar pelo Vitória da Conquista”, disse Elias, em entrevista concedida à TV Catolé, de Itapetinga.
Ainda na mesma entrevista, Elias revelou que ele e o presidente Ederlane estavam monitorando o lateral-esquerdo Felipinho, desejo antigo do dirigente para o clube alvi-verde, o centroavante Naian, artilheiro do Intermunicipal – ambos da Seleção de Itapetinga – e o zagueiro de Itajuípe, Anderson Urubu.
“Eu sempre venho prestigiar o Intermunicipal, seja aqui ou em Itambé, serve para lazer, serve para visitar alguns amigos e serve para observar alguns jogadores. Aqueles que vem sempre se destacando, o Filipinho, o Miller, o artilheiro Naian, e em Itajuípe, o zagueiro Urubu, o camisa 11 [Gagau], o camisa 10 [Dudu] e nós analisamos e passamos para a comissão técnica e fazemos o ‘pente fino’ para levar para o Campeonato Baiano. Fizemos isso com três jogadores do Intermunicipal ano passado e esperamos fazer isso aqui também”, afirmou Ederlane, também em entrevista à TV Catolé.
O fato de Ederlane e Elias estarem juntos acompanhando jogadores na cidade de Itapetinga aumentam os rumores do acerto entre o clube e o treinador, que desde quando desfez seu acerto com o Doce Mel, está sem equipe para o Baianão 2020.
Fonte: Diário Esportivo