Dupla foi presa em flagrante; atiraram no primeiro que viram.
O frentista Marcos Antônio Cardoso Viana, 50 anos, foi assassinado a tiros na Rua Santa Catarina, bairro Patagônia, em frente ao Deserg.
A Polícia foi acionada por populares que disseram ter ouvido estampidos e encontrado a vitima caída em via pública. Viaturas em deslocamento se depararam com dois suspeitos na Av. Integração, que apresentavam ferimentos. José Moreira da Silva, 20 anos, acabou revelando aos militares que tinha acabado de atirar em um homem.

A vítima estava na garupa de uma moto, trafegando pela via, quando foi alvejado.
De acordo com a Polícia, o autor confesso e Jeferson Pereira dos Santos, 22 anos, revelaram que estavam em um show e se envolveram numa briga, sendo feridos a garrafadas. Revoltados, eles foram a casa de José, pegaram uma arma, saíram na rua e José atirou nas primeiras pessoas que passavam, ferindo fatalmente o frentista.

A arma do crime foi localizada na casa do autor confesso.
O frentista não tinha antecedentes policiais.
O autor do disparo e o comparsa foram levados ao hospital, antes de serem apresentados na delegacia.
Fonte: Blitz Conquista
Um grave acidente foi registrado no início da manhã deste domingo (16), envolvendo dois veículos, no cruzamento Rua João Pessoa com a Avenida Vivaldo Mendes, no centro de Vitória da Conquista.
Segundo informações do repórter Ricardo Gordo, que esteve no local, três pedestres que estavam na rua foram atingidas e ficaram feridas, sendo encaminhadas a um hospital da cidade. O nome das vítimas não foram divulgados para a nossa reportagem. A qualquer momento mais informações. Com informações do Blog do Rodrigo Ferraz
Em busca de popularidade, o candidato a presidente da República Fernando Haddad (PT), que substituiu Luís Inácio Lula da Silva, barrado pela Justiça Eleitoral com base na Lei da Ficha Limpa, visitou neste sábado (15) Vitória da Conquista, no Sudoeste da Bahia. Durante a campanha, o candidato foi chamado diversas vezes de ‘Andrade’.
“Andrade é o candidato de Lula, tamo junto com ele”, gritava o magarefe Firmino de Sousa Oliveira, 45, pouco antes de o candidato petista chegar à Praça Guadalajara (centro da cidade), onde 2 mil pessoas (segundo a PM) aguardavam o candidato.
O mesmo pensa a estudante do ensino médio Silvia Cássia de Lima, 19, moradora de Poções, cidade vizinha a Vitória da Conquista. “Estamos nos acostumando ainda com Haddad, mas acho que isso não influencia muito”, ela disse.
A cidade baiana é uma das apostas do PT para conseguir votos nas eleições de 2018, pelo fato de a mesma ter sido governada por gestores ligados ao partido entre os anos de 1997 a 2016
Ao comentar sobre o desconhecimento sobre o seu nome numa cidade onde o PT governou por 20 anos, Haddad disse apenas que “isso é normal”, e destacou que “estamos há apenas 3 dias como candidato, uma nova chapa”.
Em Vitória da Conquista, Haddad chegou junto com a vice da sua chapa Manuela D’ávila (PCdoB), e os petistas Rui Costa, governador da Bahia e candidato à reeleição, e o ex-governador Jaques Wagner, candidato ao Senado.
Eles saíram pelas ruas centrais da cidade de 338 mil habitantes em cima de um carro, acompanhado por militantes do PT, PCdoB e membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), além de populares.
Durante o ato político, o carro de som buscava associar o nome de Haddad ao do ex-presidente, que está preso em Curitiba.
Sobre a última pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (14), Haddad destacou o fato de estar “apenas há três dias como candidato”. “Vamos crescer ainda mais, agora que estamos oficialmente na campanha, e vencer essa eleição”.
O Datafolha mostrou crescimento de Haddad nas pesquisas, de 4% para 13%, já com Lula fora da disputa. Petistas que estavam no ato político deste sábado dizem acreditar que Haddad tem potencial para já estar com entre 20% a 30% das intenções de voto.
Para Haddad, seu nome só tende a crescer nas pesquisas, já que a campanha passa a tomar mais forma, com a definição sobre seu nome. “Isso é bom até para não confundir mais o eleitor, no que diz respeito a nomes. Certo é que estaremos todos juntos, lutando também pela libertação de Lula e pelas injustiças desse país”, falou.
Ao final do evento, o candidato do PT à presidência lembrou que como ministro da Educação, durante os governos Lula e Dilma Rousseff (2005 a 2012), foi responsável por aumentar a quantidade de universidades federais no interior baiano, como a Universidade Federal do Oeste o campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UBFA), em Vitória da Conquista. Com informaões do Correio da Bahia
A loja Dass Outlet, em Vitória da Conquista, que funciona nas dependências da loja Dass às margens da rodovia que liga Conquista a Itambé, comemora nesta sexta-feira (14) 8 anos.
Para celebrar a data, a loja recebeu parceiros, clientes, funcionários da fábrica e imprensa, para anunciar as futuras instalações da loja, em um local mais amplo na própria dependência da fábrica Dass.

Além disso, a direção da loja divulgou uma promoção para esse sábado (15): três pares de tênis a R$199.

Em contato com nossa equipe de reportagem o Gerente da loja Dass Outlet Carlos Chaves informou que excepcionalmente, as lojas vão funcionar amanhã até às 16h em virtude da promoção.

Durante a comemoração do aniversário da Dass Outlet, a equipe de dança de Eddy Ferrari apresentou uma performance animando funcionários da empresa e com sorteio de brindes.
Veja as fotos:
A Califórnia Distribuidora de Bebidas (CADISBEL), distribuidora das marcas Schin e Devassa, abre seleções para vendedores em Vitória da Conquista.
Os candidatos devem possuir o Ensino Médio, habilitação e motocicleta própria, além de disponibilidade para viagens e experiência anterior com vendas. Salário fixo mais comissão. Os interessados podem direcionar os currículos para o e-mail atendimento@grupocadisbel.com.br
Após cinco dias de combate, o incêndio que atingia a Serra da Tromba, na Chapada Diamantina, está controlado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as equipes continuam no local para fazer o rescaldo e monitorar a área. O trabalho deve seguir por 72h. As causas das chamas ainda são desconhecidas.
Como o local é rico em nascentes, com muita matéria orgânica no subsolo, o monitoramento é cuidadoso. O objetivo é evitar que aconteçam incendios subterrâneos.
Daniel Silva – Saúde
Daniel Morais – Destaques do Blog do Redação
Robertinho Mucugê – Com as notícias de Mucugê
Raquel Valadares – A notícia de quem faz a notícia
Gordo Repórter – Polícia e Cotidiano
Gerson Gonzaga – Cotidiano
Igor Novaes – Esporte
Mateus Araújo – Produção audiovisual
O ministro José Antonio Dias Toffoli tomou posse como presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) para o biênio 2018-2020 em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (13), no plenário da corte, com a presença de autoridades e políticos. Também tomou posse como vice-presidente do tribunal o ministro Luiz Fux.
Participam da solenidade o presidente da República, Michel Temer, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), a procuradora-geral, Raquel Dodge, o presidente da OAB, Claudio Lamachia, a ministra Cármen Lúcia, que transmitiu a presidência a Toffoli, e os demais magistrados da corte.
Entre os convidados, há de representantes da Igreja Católica, como dom Orani Tempesta, até investigados no próprio Supremo ou nas instâncias inferiores, como o ministro Moreira Franco (Minas e Energia), os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e José Serra (PSDB-SP), o ex-governador da Bahia Jaques Wagner (PT), além de Maia, Eunício e Temer.
Também estiveram presentes o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, o comandante do Exército, general Eduardo Villas-Bôas, e advogados que atuam em processos que tramitam no Supremo, como Antônio Carlos de Almeida Castro e Sigmaringa Seixas.
Natural de Marília (SP), Toffoli chega à presidência do STF nove anos após se tornar ministro, nomeado em outubro de 2009 pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Sua experiência com o Executivo e o Legislativo lhe rendeu capital político, na avaliação de colegas -atributo que deverá ser útil neste momento de protagonismo do Judiciário.
Ele foi advogado-geral da União (2007-09) e subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil (2003-05) nos governos Lula. Atuou na Prefeitura de São Paulo em 2001 na gestão de Marta Suplicy, então no PT, assessorou a liderança do partido na Câmara dos Deputados (1995-2000), foi assessor parlamentar na Assembleia paulista (1994) e consultor da CUT (1993).
Também ministrou disciplinas de direito constitucional e direito de família no UniCEUB, em Brasília (1996-2002).
Entre os julgamentos relevantes em matérias constitucionais, a equipe de Toffoli no Supremo destaca três em que o entendimento do ministro prevaleceu no plenário.
O primeiro liberou o fisco para acessar dados bancários dos contribuintes sem necessidade de autorização judicial. O segundo declarou inconstitucional um trecho da lei sobre classificação indicativa -entendeu-se que tal trecho implicava censura prévia.
O terceiro considerou constitucional uma lei estadual de São Paulo que proíbe o uso de qualquer tipo de amianto, considerado nocivo à saúde. No mesmo julgamento, declarou-se inconstitucional uma lei federal de 1995 que permitia o uso do amianto na variedade crisotila.
Na área criminal, são apontados como relevantes a discussão que Toffoli fez sobre a natureza das delações premiadas e uma decisão sua de declarar monocraticamente (individualmente) o trânsito em julgado de um recurso do ex-senador Luiz Estêvão, o que levou o político condenado à prisão.
Quanto à delação premiada, instituto recente no país, veio de Toffoli a definição de que ela se trata apenas de um meio de obtenção de prova, um ponto de partida para a coleta de documentos, e não uma prova em si. Tal definição balizou os debates sobre as delações da Odebrecht e da JBS.
Quanto à prisão de Estêvão, em 2014, Toffoli considerou o recurso do ex-senador meramente protelatório diante da proximidade da prescrição, e determinou a execução da pena -decisão depois referendada pelo plenário.
Por outro lado, o ministro é autor de decisões polêmicas na seara criminal, como a que libertou, em junho, o ex-ministro José Dirceu, que cumpria pena após ter sido condenado em segunda instância na Lava Jato.
Toffoli propôs conceder de ofício (sem que a defesa pedisse) um habeas corpus a Dirceu, no que foi acompanhado pela maioria da Segunda Turma. Ele fundamentou sua decisão na plausibilidade do recurso enviado ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) no tocante ao tamanho da pena -fixada em 30 anos e 9 meses de prisão.
Essa fundamentação foi vista por parte dos ministros como uma forma de driblar a decisão do plenário sobre a execução da pena após condenação em segundo grau. Com informações da Folhapress.
Audiovisual, fotografia, bordado, discotecagem e elaboração de projetos são as oficinas que o Instituto Mandacaru realizará em escolas públicas de Vitória da Conquista, Poções e Caetanos. O projeto “Nós Somos as Mina” foi aprovado no Edital Março Mulheres 2018, da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres (SPM-BA). A ação também contará com exposição, palestra, exibição de filmes e apresentação musical. A previsão é beneficiar diretamente 300 alunas de escolas públicas
De acordo com o representante do Mandacaru, Marcelo Lopes, o projeto propõe uma série de atividades culturais e de reflexão com foco temático nas ações afirmativas para promoção da autonomia feminina. Já a coordenadora do projeto, Luciana Oliveira, explica que se trata de oficinas introdutórias. “São conteúdos bem atuais e que visam provocar as meninas sobre possíveis atuações. Não queremos apenas ir às escolas e ‘passar’ um conteúdo, mas propor uma troca de experiências e um despertar das meninas para sua própria realidade e potencialidades”, disse Oliveira.
Nos dias 17 e 18 de setembro, o projeto acontece no Colégio Estadual Eurides Santana, em Poções. Já nos dias 19 e 20 é a vez da Escola Municipal Antônio Carlos Peixoto Magalhães, em Caetanos, receber a ação. A última etapa acontecerá em Conquista, nos dias 24 e 25, no Centro Integrado.
Empoderamento – O Edital Março Mulheres, da SPM, tem como objetivo contribuir para a autonomia, o empoderamento, a promoção e defesa dos direitos das mulheres e, também, contribuir para a prevenção e o enfrentamento à violência de gênero. Pela primeira vez, o Edital apoiou iniciativas na área de produção cultural. Neste ano, o edital conta com recursos na ordem de R$ 400 mil, voltados para apoio a pequenos empreendimentos com aquisição de equipamentos, feira de inclusão socio-produtiva e produção cultural. O edital contou com a inscrição de 120 projetos de diversas partes do estado. Os 13 selecionados são dos Territórios de Identidade de Itaparica, Médio Rio de Contas, Vitória da Conquista, Portal do Sertão, Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jequiriçá e Região Metropolitana de Salvador.

Luciana Oliveira do Instituto Mandacaru esteve no Programa Redação Brasil e falou sobre o evento, confira:
A Polícia Rodoviária Federal de Vitória da Conquista, efetuo a prisão de um homem que estava foragido da Justiça nesta última quarta-feira (12).
Toda a situação se deu, quando o veículo conduzido pelo acusado foi abordado no posto do km 830 da BR 116. Durante averiguação os policiais constataram que havia mandado de prisão em aberto contra o condutor.
O individuo que não teve o nome divulgado, teria um mandado de prisão pela prática de estelionato, porém, o acusado afirmou que foi condenado por outro motivo.
O homem foi levado para a delegacia e será encaminhado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista.