AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

Por determinação da prefeita Sheila Lemos, as secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Serviços Públicos (Sesep) e Meio Ambiente (Semma), além do Departamento de Máquinas e Equipamentos (Deserg) e Defesa Civil Municipal, estão em plantão permanente por causa das chuvas que começaram no início da noite de ontem (20) e devem prosseguir fortes até domingo.

Prefeita discute ações com Senifra, Defesa Civil e Deserg

Os temporais são causados pelo avanço de uma frente fria sobre a região que inclui o estado da Bahia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Com a oscilação de energia elétrica na cidade ontem, os pluviômetros não marcaram em alguns momentos, mas houve o registro de 55m de chuva em dado momento.

Hoje pela manhã, a prefeita liderou reunião no Deserg, quando foram avaliadas as primeiras consequências das chuvas e passadas as orientações para as ações das equipes. De lá, Sheila Lemos foi ao bairro Santa Cecília, o mais atingido. “Estávamos esperando um volume de chuvas de 30mm a 40mm no final de semana, de ontem até domingo, só que ontem, início de noite, fomos surpreendidos com uma forte tempestade. A estimativa é que tenha chovido, só na parte alta da cidade, na região dos bairros Panorama e Santa Cecília, cerca de 70mm, em 40 minutos”, observou a prefeita.

Registros

Ontem a Defesa Civil registrou cinco e hoje foram 15 pela manhã. Duas famílias moradoras dos bairros Panorama e Santa Cecília ficaram desalojadas e já foram contatadas pela equipe social da Prefeitura. Ontem, houve o desabamento parcial de uma casa, tendo sido a moradora retirada da moradia pela Defesa Civil.

Outro imóvel, onde existe uma casa e uma marcenaria, na parte baixa do Santa Cecília, próximo à Avenida Presidente Vargas, também foi invadido pela enxurrada. Isso se deu em razão do extravasamento de água do canal, que causou a enxurrada. Nem mesmo nas chuvas fortes dos finais de de 2021 e de 2022 provocou extravasamento do canal.

“Estamos em alerta, equipes e equipamentos da Seinfra, Deserg, Sesep e Semma. além da Defesa Civil,  ficarão em plantão permanente e assim que as chuvas cessarem, vamos iniciar a recuperação do pavimento que foi estragado”, afirmou a prefeita Sheila Lemos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista está na lista de 26que serão visitadas pelos auditores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). A vistoria in loco acontece nos dias 24 a 26 de abril e os respectivos gestores ou controladores internos serão contactados pelas equipes que realizarão a ação fiscalizatória, conforme informações divulgadas no Diário Oficial Eletrônico do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia da quinta-feira (20).

CORTINA E CIA COLCHÕES
Chove bastante em Vitória da Conquista desde o início da noite desta quinta-feira (20). A previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Confira a mensagem da prefeita Sheila Lemos sobre possíveis intercorrências causadas pelas chuvas. Veja:
CORTINA E CIA COLCHÕES
Muita chuva, raios, trovões e relâmpagos no início da noite desta quinta-feira (20), em Vitória da Conquista. O dia bastante foi quente e abafado já anunciava que a chuva poderia chegar a qualquer hora, e ela veio com bastante força. Estima-se que em poucos minutos choveu cerca de 20mm em alguns bairros da cidade. Que inclusive ficaram com ruas alagadas e enxurradas fortes, nem mesmo alguns carros conseguiam trafegar, foi preciso parar e aguardar o temporal passar. Vídeo: Rodrigo Ferraz VEJA:  
CORTINA E CIA COLCHÕES

O repórter do Redação Brasil, Mateus Araújo esteve na tarde desta quarta-feira (19) no Parque Lagoa das Bateias e conversou com o coordenador do DESERG Lucas Batista que responsável pela restauração do local.

Lucas explicou que foi colocado uma placa de sinalização no parque para que a população se concientize e não tome banho na Lagoa das Bateias; “ No domingo presenciamos a cena de uma criança que estava junto com familiares tomando banho na Lagoa e esta água está inapropriada ainda para uso, tanto consumo humano quanto animais”, salientou o coordenador. 

Veja:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta terça-feira (18/04) aconteceu em Brasília uma Audiência Pública requerida pelo Deputado Federal Jorge Solla, que discutiu a duplicação da BR-116 e as cláusulas contratuais da Via Bahia. A audiência contou com a participação do Vereador Conquistense Valdemir Dias, com o gerente de engenharia rodoviária da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), Fernando Bezerra, José Bartolomeu, presidente da Via Bahia, doutor João Anderson, Coordenador da ANTT, José Henrique Silva Tigre, prefeito de Belo Campo, José Maria Caires, representante do movimento Duplica Sudoeste e Jackson Yoshiura, secretário de Movilidade Urbana de Vitória da Conquista.

[gallery ids="80072,80073,80074"]

A duplicação que pretende atender Vitória da Jequié, Brejões, Amargosa, Mutuípe e vários outros municípios, oferece mais segurança para os viajantes, além do escoamento da produção com menor tempo e menor custo, abrindo caminho para a acelerar o crescimento da região.

Durante a discussão, Fernando Bezerra pontuou alguns motivos para a demora do início das obras nas vias, como a atualização no valor solicitado do primeiro contrato, que foi feito em 2009 e que se faz necessário por conta da necessidade de inclusão de novos processos na obra.

Segundo o gerente, a Via Bahia apresentou judicialmente pleitos alegando dificuldade na execução dessa atualizando, devido a atual situação econômica no país, o que impede a ANTT de liberar o serviço de duplicação. “A concessionária ingressou um procedimento via arbitral, então hoje, todos esses pleitos que comentei estão sendo discutidos. Então eu acredito que logo a gente vai ter uma decisão do tribunal arbitral sobre as reivindicações da concessionária” Completou Fernando.

O Vereador Valdemir Dias que faz parte da comissão de acompanhamento e fiscalização das obras da Via Bahia pautou a importância dessa atenção a Vitória da Conquista, que vem sendo esquecida quando se trata de infraestrutura. “O que nós estamos cobrando, nada mais é do que mais respeito e mais investimento em nossa região. Queremos destravar esses processos, destravar a questão da ANTT com a ViaBahia e da ViaBahia com a ANTT”.

Valdemir apresentou também dados levantados mostrando os prejuízos causados pela falta dessa duplicação, como um entrave na prosperidade da economia social da região e também a falta de segurança para quem transita por essas vias. “O que nós quereremos é que possamos sair daqui com alguns encaminhamentos e não com o mesmo fim que tivemos na reunião em Vitória da Conquista em que o senhor José Bartolomeu colocou que se não houver a revisão quinquenal, não teria nenhum tipo de intervenção em nossa região.”

A conclusão da reunião entrou em consenso sobre encaminhamentos que serão realizados pelas empresas envolvidas, como uma reunião conclusiva entra a ANTT e Via Bahia e um cronograma de novas audiências, relatório da ANTT sobre o processo em curso até o final de abril com análise para o fim de maio e avaliação de intervenções emergenciais ainda em 2023.

ACOMPANHE COMO FOI A AUDIÊNCIA:
CORTINA E CIA COLCHÕES

A cada 12 minutos uma pessoa morre vítima da violência no trânsito, ou seja, 5 mortes a cada hora, conforme levantamento feito pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária. Vitória da Conquista também sofre com essa estatística e a quantidade de acidentes registrados no município gera medo e insegurança em quem trafega no trânsito da cidade.
Como resposta a esse contexto de violência, o vereador Nildo Freitas (PSC) idealizou o projeto ‘Impacto pela Vida’, com o objetivo de chamar a atenção da população para a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar comportamentos seguros no dia a dia. Segundo Nildo Freitas, a proposta é sensibilizar os motoristas, ciclistas, pedestres e demais usuários das vias públicas sobre a necessidade de um trânsito mais seguro e responsável. “Inicialmente, vamos nos reunir para orar pelo trânsito de Vitória da Conquista. Queremos reunir as pessoas, que acreditam no poder transformador da oração, para sensibilizar quem compõe o trânsito em nossa cidade, por meio dessa intervenção urbana”, afirmou o vereador, lembrando dos últimos acidentes que tiraram a vida dos conquistenses no perímetro urbano.
A primeira edição do ‘Impacto pela Vida’ será na próxima quinta-feira, 20, na Avenida Juraci Magalhães, às 17h, em frente ao Shopping Conquista Sul. As Igrejas de Vitória da Conquista foram convocadas para participar dessa intervenção.

Maio Amarelo
O projeto Impacto pela Vida antecede a Campanha Maio Amarelo, que trata sobre a violência no trânsito brasileiro. “Estamos antecedendo essas discussões, pois sabemos que é fundamental que a sociedade se mobilize e adote comportamentos mais seguros, como respeitar os limites de velocidade, usar o cinto de segurança, não utilizar o celular enquanto dirige, entre outras medidas. Além disso, a campanha também busca promover a reflexão sobre a responsabilidade de cada um no trânsito e a importância da empatia e do respeito às outras pessoas que compartilham as vias públicas. Afinal, a segurança no trânsito depende de todos nós”, finalizou o vereador.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Quem precisa transitar de carro ou moto pela Avenida que faz divisão entre os bairros Bateias 2 e urbis 5 próximo a escola CAIC passa por dificuldades, isso porque o local está todo danificado.

De acordo com informações,  diante da situação, não é possível fazer mais uma obra paliativa  mas um serviço grande de drenagem.

Veja:

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

As empresas Viação Rosa, Viação Atlântico, Viação Expresso Brasileiro e Viação MC entregaram, nesta segunda-feira (17), a documentação de habilitação à concorrência pública para seleção das duas empresas que vão operar o transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista.

A primeira sessão foi para credenciamento e entrega do envelope com a documentação com a habilitação jurídica, regularidade fiscal-trabalhista, qualificação econômico-financeira e qualificação técnica de cada empresa licitante. “As empresas precisam comprovar que têm a qualificação jurídica, fiscal, trabalhista, econômica e principalmente técnica. Posteriormente a isso, será feita a abertura dos envelopes com as propostas de preços”, explica o secretário Edimário Júnior, da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação, que está à frente do processo.

A documentação entregue pelas empresas será analisada pela Comissão de Licitação e ficará disponível no portal de compras da Prefeitura. “A comissão de licitação vai delegar o prazo da análise e esperamos que nos próximos 15 dias úteis, a gente esteja realizando já a fase dia análise das propostas de preço”, completa o secretário.

A primeira sessão aconteceu no auditório da Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, localizado na Praça Tancredo Neves

*Melhorias no transporte*
De acordo com o edital do processo, será a vencedora as duas empresas que apresentarem o menor valor da tarifa. Como a decisão do Governo Municipal de manter a tarifa em R$ 3,80, as empresas terão um subsídio sempre que o custo da prestação do serviço for superior à receita com a arrecadação. A tarifa será reajustada anualmente.

Por meio da concorrência, o transporte coletivo urbano vai apresentar várias melhorias para o usuário, a exemplo de veículos com idade máxima de sete anos, acessibilidade em 100% da frota, manutenção da integração tarifária, wi-fi, e circuito fechado de TV, para maior segurança dos passageiros e tripulação. Outra novidade será a aceitação de outras formas de pagamento da tarifa que não apenas o cartão BEM ou dinheiro, a exemplo do PIX.

A frota será de no mínimo 158 ônibus, dos quais, quatro articulados. A idade média da frota, após o primeiro ano de execução do contrato, não poderá ser superior a cinco anos. O prazo de concessão será de 15 anos podendo ser prorrogado por igual período.

Veja o edital completo clicando no link na matéria.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A prefeita Sheila Lemos entregou nesta segunda-feira (17), na presença de autoridades municipais e de protetores dos animais, o Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), primeira clínica veterinária pública da Bahia.

“Com a entrega do Centro de Apoio à Saúde Animal, demonstramos que a causa animal também é uma causa do Governo para Pessoas. A entrega dessa clínica, que é uma clínica de excelência, é uma vitória a ser comemorada”, afirmou a prefeita.

O Casa tem como objetivos atender aos pequenos animais domésticos de companhia, tais como cães e gatos, e aos animais de grande porte que se encontrem sob a tutela do Curral Municipal e desenvolver projetos visando diminuir a proliferação de animais de rua e reduzir o índice de doenças e mortalidade de animais.

O Centro está diretamente vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), disponibilizando consultas ambulatoriais e emergenciais, exames laboratoriais e de imagem, castração e cirurgias.

O atendimento é totalmente gratuito e acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Veja fotos:

CORTINA E CIA COLCHÕES