AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Departamento de Serviços Gerais (Deserg), continua a limpeza da Lagoa das Bateias. Para que o trabalho seja realizado com segurança, a pista que fica próxima ao trecho da Rua Esaú Matos, ligando Lagoa das Bateias ao bairro Cidade Modelo, está interditada parcialmente.

A via está sendo utilizada para receber o material, que de lá segue em caçambas para a área de descarte. O Simtrans se mantém no local para orientar

Todos os dias, no final da tarde, com ajuda de um carro-pipa, a área é higienizada, com lavagem da rua e da calçada, para permitir a prática de atividade física por parte das pessoas que utilizam o espaço para essa finalidade.

Já à noite, as moitas que estão mais próximas do sangradouro ficam amarradas com cabo de aço preso às máquinas para evitar que elas desloquem com a força do vento.

A medida serve para evitar que a vegetação flutuante cause danos ao sangradouro e obstrua o canal de escoamento, impedindo que a água siga o curso até chegar ao córrego localizado no bairro Campinhos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Antes de almoçar no ‘Los Pampas’ e comer aquele delicioso churrasco, o repórter do Redação Brasil, João Melo foi conversar com a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (UB), sobre as articulações políticas para o ano de 2024.
João perguntou na ‘lata’: “Haverá mais mudanças nos cargos de primeiro e segundo escalão”?
A prefeita não fez ‘cara feia’ e respondeu a todos os questionamentos, inclusive sobre as movimentações políticas e pretensões para o primeiro semestre do ano eleitoral.

Clique no link e ouça na íntegra:

https://www.4shared.com/s/fMAMNf1agku

CORTINA E CIA COLCHÕES

São mais de 90 oportunidades, e entre os cargos ofertados estão Assistente de Aluno, Assistente em Administração e Professores de diversas áreas.

Estão abertas as inscrições dos concursos públicos de Técnico-Administrativo e Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IF Baiano (Instituto Federal Baiano), com oportunidades para profissionais de nível Médio, Técnico e Superior de diversas áreas. As remunerações podem passar dos R$ 4.500 para Técnico-Administrativo e R$ 10.400 para Docente, além de benefícios.

O certame de Técnico-Administrativo conta com 52 vagas. Os cargos para nível Médio são: Assistente de Aluno e Assistente em Administração. Já para Técnico: Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem, Técnico em Laboratório de Agroindústria/Alimentos, Técnico em Laboratório de Informática e Técnico em TI.

As oportunidades para nível Superior são para Analista de Tecnologia da Informação, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro (Civil), Engenheiro (Eletricista), Médico Veterinário, Pedagogo e Tecnólogo em Gestão Pública.

Já para o concurso de Professor, são 44 vagas destinadas aos profissionais de nível Superior nas áreas de AEE (Atendimento Educacional Especializado), Arte, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, História, Informática, Língua Estrangeira Moderna: Inglês, Letras/ Língua Portuguesa e Literatura; Matemática, Medicina Veterinária, Meio Ambiente, Música, Química e Zootecnia. Os cargos possuem requisitos específicos que podem ser conferidos no edital.

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59 (horário de Brasília/DF) do dia 07 de fevereiro de 2024, no site do Instituto AOCP, instituição organizadora do certame, pelo endereço eletrônico: www.institutoaocp.org.br.

A prova objetiva do concurso para Docente está prevista para o dia 07 de abril de 2024 e Técnico-Administrativo, deverá ser realizada no dia 14 do mesmo mês, ambos aplicados em sete cidades baianas: Guanambi, Itaberaba, Vitória da Conquista, Salvador, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Xique-Xique.

Os candidatos devem se manter atentos ao site da organizadora, que é o canal oficial dos concursos, para ficarem por dentro de todos os detalhes e etapas das seleções.

Sobre o Instituto AOCP
É uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, sediada em Maringá, no noroeste do Paraná. Há mais de uma década, a instituição organiza processos seletivos e concursos públicos em todo o país e colabora com entidades por meio de programas sociais através do assessoramento técnico, administrativo e financeiro.

SERVIÇO
Instituto AOCP
www.institutoaocp.org.br

Central de Relacionamento com o Candidato: candidato@institutoaocp.org.br
Chat IAOCP – no próprio site da organizadora
Telefone: 44 3013-4900

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista iniciou nesta quinta-feira (11), a obra de recuperação do canal de drenagem da praça Vítor Brito, que foi seriamente danificado pelas chuvas. A intervenção será iniciada com recursos repassados ao município pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. O repasse, efetivado em novembro de 2023, foi de R$ 1.636.824,88.

Esse mesmo valor será investido pela Prefeitura em outras ações de Defesa Civil que estão em andamento: a revitalização da Avenida Francisco Sabino, no bairro Vila América, cujo canal de drenagem também foi atingido pela força das enxurradas, e a recuperação da galeria de drenagem situada na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Conveima 1.

O secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, considera que o repasse é insuficiente, devido às dimensões dos danos e à complexidade dessas obras de recuperação – principalmente no caso da erosão provocada na Vítor Brito. Por isso, será necessária uma complementação municipal. “Estamos abrindo o canal para verificarmos o tamanho da extensão e tocar a obra. O restante dos recursos vai sair dos cofres do município, porque o que recebemos é insuficiente para a dimensão do que precisa ser realizado”, comentou Jackson.

Ainda segundo o secretário, a obra na Vítor Brito só pôde ser iniciada agora devido a dois fatores: a ausência dos recursos, que só foram autorizados pelo Governo Federal no final de 2023, e o recente período chuvoso em Vitória da Conquista, que também inviabilizou o início da intervenção.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), iniciou mais uma importante etapa da obra de revitalização da feirinha do Bairro Brasil: a preparação das chapas metálicas que serão utilizadas na estrutura da cobertura do espaço.

Nesta etapa, a equipe da Emurc trabalha nas marcações, corte e solda do material para, posteriormente, iniciar o processo de fixação dos pilares metálicos, que estão previstos para chegar a Vitória da Conquista ainda neste mês de janeiro.

A revitalização da feirinha do bairro Brasil está sendo executada com emenda parlamentar do deputado federal Arthur Maia, articulada pelo mandato do vereador Luís Carlos Dudé. O recurso destinado à execução dessas melhorias tão aguardadas pelos moradores da zona oeste da cidade é superior a R$ 2,5 milhões.

*Recapeamento asfáltico*

Outra importante obra que também faz parte da revitalização da feirinha e já foi executada é o recapeamento asfáltico das avenidas Ilhéus e Itabuna, no trecho situado entre as avenidas Brumado e Alagoas, principais vias de acesso à feira do bairro Brasil.

Desde a assinatura das ordens de serviços pela prefeita Sheila Lemos, em junho de 2023, vários avanços podem ser vistos no local. No final do ano passado, por exemplo, a equipe da Emurc acelerou os serviços na área que será coberta e fez a concretagem do local para instalar vigas de sustentação da cobertura do espaço. Com o objetivo de garantir uma base sólida no local, foram aplicados 7 m³ (metros cúbicos) de concreto.

Para não atrapalhar as atividades dos feirantes, a Prefeitura decidiu executar a obra em etapas. Dessa forma, eles conseguem trabalhar, e os consumidores, comprar. Depois da instalação da cobertura metálica no espaço onde a equipe trabalha atualmente, o mesmo processo se dará nas outras partes que ainda estão descobertas.

Consta no projeto, a construção de duas coberturas metálicas, com telhas termoacústicas, além de intervenções nas instalações elétricas, hidráulicas, e nos sanitários. Ao final, é esperado que a tão querida feirinha do bairro Brasil tenha uma estrutura moderna e apropriada, que vai trazer mais conforto aos feirantes e visitantes, seja em dias chuvosos ou ensolarados.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Um morador de Vitória da Conquista enviou imagens de placas de veículos que foram encontradas próximas a região da UESB. No vídeo, ele descreve que as placas estão sendo retiradas dos carros por causa de um buraco na estrada de chão que fica próximo a Receita Federal. Fonte: Conquista News. Veja: 
CORTINA E CIA COLCHÕES

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo aviso meteorológico neste domingo (7). De acordo com este boletim, Vitória da Conquista segue em alerta de perigo para chuvas intensas até às 10h desta segunda-feira (8).

As equipes do Comitê Permanente de Gestão de Crise da Prefeitura continuam em campo monitorando as áreas críticas da cidade e atendendo aos chamados da população. Na manhã deste domingo (7), a equipe da Defesa Civil registrou e atendeu três ocorrências.

Uma delas, no Loteamento Conquistense, onde duas residências vizinhas sofreram afundamento da calçada, comprometendo assim as garagens dos imóveis. A equipe verificou se houve comprometimento da edificação, o que não ocorreu.

“Além disso, nesta situação, encaminhamos para a Embasa uma solicitação para avaliação por, possivelmente, ter havido um vazamento na rede de distribuição de água”, explicou o engenheiro da Defesa Civil, Gabriel Queiroz.

A outra ocorrência diz respeito a uma árvore em uma calçada no bairro Conveima I. A equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) já foi acionada para uma avaliação técnica e, caso seja necessário, realize a poda.

A última ocorrência foi o alagamento de uma área mais baixa do povoado da Estiva, que deixou uma casa em construção parcialmente submersa. O alagamento ocorreu em razão do rompimento de uma adutora da Embasa.

Dados atualizados – Nas últimas 24h, conforme dados coletados pela Defesa Civil nos pluviômetros instalados em diferentes pontos da cidade, foi registrada uma média de 17,31 milímetros de chuva. A região que registrou o maior volume foi o bairro Patagônia, com 52,64 mm.


Uma vez que ainda há previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h, e risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, a Defesa Civil mantém suas orientações:

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e de placas de propaganda;
  • Desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em caso de deslizamentos, desabamentos, enchentes e inundações, a população deve acionar a Defesa Civil por meio do número 199. O órgão funciona em regime de plantão, 24 horas por dia, para atender a população. O Corpo de Bombeiros também pode ser acionado por meio do 193.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do Comitê de Gestão de Crise, se mantém alerta e em campo para monitorar e resolver os problemas ocasionados pelas chuvas que caíram na noite dessa quinta-feira (4) e causaram danos em alguns trechos da cidade. Durante a noite, o grupo, formado por representantes de várias secretarias, visitou os pontos críticos, atendeu chamados, desobstruiu o canal de drenagem do Santa Cecília, retirou um galho de árvore na Olívia Flores, e se  manteve de plantão para atender outras ocorrências.

Na manhã de hoje (5), a prefeita Sheila Lemos se deslocou com a equipe numa vistoria completa à cidade. O primeiro local visitado foi a Avenida Olívia Flores, onde um galho de árvore se partiu por conta de um raio e interditou a via no sentido Uesb. O galho foi retirado durante a noite e hoje, a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) esteve no local para fazer a poda e evitar que ocorra queda de novos galhos. Para isso, contou com apoio do Simtrans, que interditou parte da via, nas proximidades do Colégio Heleuza Câmara, e com a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), que ficou responsável pela limpeza do local.

Além das ações preventivas realizadas ao longo ano, a resposta do Governo Municipal durante as chuvas tem sido imediata. Na verdade, há meses o Comitê vem se reunindo e criando estretégias para resolver os problemas. “Quero tranquilizar a população e dizer que a Prefeitura está atenta e trabalhando. Temos um Comitê de Crise permanente para promover ações preventivas e resolver os problemas gerados pela chuva. Desde ontem, a nossa equipe não parou e vamos continuar atendendo todo o município”, destacou a prefeita Sheila Lemos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

O alerta de chuvas intensas previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para Vitória da Conquista, nesta quinta-feira (4), se confirmou na noite de hoje. A cor laranja que aponta perigo indicou chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Acompanhada de trovões, relâmpagos e vento forte, a primeira área a receber a chuva foi a Zona Leste da cidade, onde estão localizados o bairro Candeias e adjacentes. Com a força do vento, uma árvore caiu na Olívia Flores e deixou a via interditada.

Para monitorar a situação e analisar os prejuízos, o grupo gestor de crise formado por representantes da Defesa Civil, Deserg, secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra) e do Meio Ambiente (Semma) foi deslocado para os locais onde houve chamados e aos pontos que inspiram mais cuidados, a exemplo do canal de drenagem do Santa Cecília, que foi obstruído com a chuva de hoje. A Prefeitura agiu rapidamente: a equipe da Semma retirou a árvore da Olívia e a Seinfra limpou o canal do Santa Cecília.

Graças à obra de macrodrenagem que a Prefeitura vem realizando no loteamento Panorama, com a construção de uma bacia de contenção na parte baixa do loteamento para receber a água da enxurrada e liberar, de forma moderada, para o canal do Santa Cecília e de lá para o Rio Verruga, não houve inundações em algumas áreas centrais, pois a vazão da água é controlada pela bacia.

A equipe seguiu para atender um chamado numa residência da Rua Vasco da Gama, onde um raio atingiu o telhado da casa.

*Cuidados*

As orientações à população nesse período de chuva é de não se abrigar debaixo de árvores, pois existe risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é fundamental não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta do Inmet começou a valer às 10h de hoje e segue até as 10h desta sexta-feira (5), portanto, é importante seguir as orientações.

Para chamados e mais informações, a comunidade pode ligar para a Defesa Civil, pelo número 199, e ao Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O novo sistema binário nas avenidas Ilhéus e Itabuna, na zona oeste da cidade, já está em funcionamento. A partir de agora, o trânsito nas duas vias acontece em sentido único, nos respectivos trechos entre as avenidas Brumado e Alagoas. Ou seja, o tráfego na Avenida Ilhéus passa a ser somente no sentido Brumado-Alagoas; e já na Avenida Itabuna é permitido apenas o sentido Alagoas-Brumado.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) iniciou a implantação do novo sistema na última terça-feira (26), com aplicação de novas sinalizações horizontais e verticais em mais de 10 logradouros da área. No total, serão alteradas as sinalizações das avenidas Brumado, Teresina, Piauí, Itabuna, Ceará, Deraldo Mendes, Paraíba, Pernambuco, Recife, Alagoas e Ilhéus, além da Rua Santo Antônio.

A mudança tem o objetivo de promover o melhor uso das vias urbanas e evitar situações conflituosas entre veículos, pedestres e ciclistas, além de promover maior fluidez no trânsito.

CORTINA E CIA COLCHÕES