AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Na noite de domingo (22), o Parque de Exposições Teopompo de Almeida recebe a energia do arrocha e o calor do forró com Rege de Anagé, Kart Love, Rony Barbosa, Forró Temperado e Thiago Aquino no palco do Arraiá da Conquista. A entrada é gratuita e os portões serão abertos a partir das 18h.

Thiago Aquino

Thiago Aquino é um cantor e compositor de arrocha natural de Feira de Santana, Bahia. Na juventude, ele já trabalhou como entregador de caixas de verdura e garçom. O cantor ganhou destaque nacional em 2020, durante a pandemia, com o lançamento do álbum “Só Pedrada” que atualmente se encontra em sua sétima edição. Seu estilo musical é marcado por letras que falam de paixão, e uma batida dançante, aquecendo o coração do público com a viva essência do arrocha romântico. Entre os hits mais cantados estão  “Erro Que Dá Certo”, “Cuidado” e “Me Bloqueia Vida”.

Nas plataformas digitais, o cantor alcançou mais de um bilhão de plays, sendo um dos artistas mais ouvidos do arrocha atualmente. Thiago Aquino já se apresentou anteriormente em Vitória da  Conquista, na festa “10 Horas de Arrocha” que acontece anualmente na cidade.

Rony Barbosa

Rony Barbosa é cantor e acordeonista natural de Vitória da Conquista, apaixonado pela música desde a infância. Filho do repentista, forrozeiro e comunicador Onildo Barbosa, Rony cresceu nos bastidores dos palcos, acompanhando o pai durante as apresentações.

Aos 23 anos, lançou seu primeiro CD. Entre os destaques estava a faixa “Começou o Forró”, que caiu no gosto do público e conquistou espaço nas rádios locais. Seu estilo mistura a tradição do forró com elementos contemporâneos, criando um som vibrante, dançante e cheio de identidade que faz o público cair na dança. Em 2015, Rony  foi o vencedor do Festival de Forró de Vitória da Conquista.

Kart Love

Kart Love é natural de Salvador, Bahia. Sua trajetória musical iniciou com o rock, aos 14 anos já era baterista, chegando a tocar em três grupos na época.  Posteriormente, o cantor  migrou para o samba, descobrindo assim uma nova habilidade ao se tornar vocalista. Anos depois, Kart se tornou pioneiro em um novo ritmo, o arrocha universitário, conquistando o público da Bahia e do Nordeste.

Em 2019, sua  música “Eu Quero Meu BB de Volta” garantiu milhões de streams em todas as plataformas digitais. No ano seguinte, lançou o seu projeto “Baú do Love”, que ganhou cinco edições, regravando clássicos do arrocha. O projeto soma mais de 10 milhões de plays. Kart ainda visita diversas cidades, convidando artistas renomados e levando a sofrência para todos os cantos do país, com o projeto “Pelos Bares do Brasil”, que  já passou por São Paulo, onde recebeu a cantora  Lauana Prado, e em  Aracaju, onde gravou ao lado dos cantores Nadson Ferinha, Heitor Costa e Devinho Novaes.

Forró Temperado

O grupo de forró criado em Vitória da Conquista, no ano de 2022, mistura o tempero baiano com o capixaba. O Forró Temperado é composto por Léo Calegari na sanfona, Ronan Moreno na zabumba, Di Ouvir no triângulo e Felipe Moreno no contrabaixo. Juntos produzem um som único, com arranjos dos quatro integrantes e versões da música brasileira. Em 2024, a banda lançou seu primeiro EP “Forró Temperado”, uma combinação das vozes suaves com um ritmo dançante. Entre as músicas estão “Sorriu Você” e “Bela e Bruta”.

Rege de Anagé

Natural de Anagé, Bahia, o forrozeiro Rege de Anagé desde cedo mostrou aptidão e talento para a música, tendo participado de festivais regionais ao longo de sua carreira. Com uma voz melódica e um ritmo dançante, Rege tenta resgatar o forró autêntico, fortemente inspirado pelos grandes nomes da música nordestina, principalmente por Luís Gonzaga. O cantor roda cidades do interior baiano fazendo shows em cavalgadas e festas locais. Entre suas músicas mais tocadas nas plataformas digitais estão “Jeito Manhoso” e “Coração em Festa” do álbum “Uma História”. Seus projetos mais recentes foram os singles “Eu e Ela na Vaquejada” e “Essa é a Senha” lançados em 2024.

Além dos shows do palco principal, o palco alternativo vai receber shows de artistas regionais. Nesse dia, sobem ao palco Gaúcho Larry, Chega Mais, Xamego Proibido e Baiano de Dois.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O tão esperado São João 2025 de Jequié começou, oficialmente, na noite desta sexta-feira (20), às 20h, atraindo o público a Praça da Bandeira, onde está instalado o palco principal da festa que, com expectativas, irreverência, alegria e a presença de elementos típicos de festa junina, que transformam o espaço público promete ser uma das mais atraentes entre todas as edições do São João.

 

Um encontro de sanfoneiros marcou a abertura da festa, que nesta primeira noite ainda teve omo atrações o forrozeiro Flávio José, o DJ Alok, o sertanejo Gustavo Lima e Theuzinho finaliza a primeira noite.

 

Os festejos juninos de Jequié, realizados pela Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo, tem dez dias de intensa celebração, iniciados no dia (14) com a Vila Junina na Praça Rui Barbosa, com atrações musicais e culturais, estendendo-se até 24 de junho. Com o tema ”O Brasil se Encontra Aqui”, a edição de 2025 busca nacionalizar a festa, trazendo atrações de renome que se alternarão nos palcos dos circuitos, consolidando Jequié como um dos principais destinos juninos do país.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O quarto dia do São João da Bahia, no Parque de Exposições, em Salvador, terá shows gratuitos de Belo, Solange Almeida, Tony Salles, Filomena Bagaceira e outros. Os portões abrem às 17h, segundo a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).

Confira a programação completa para este sábado:

  •  Solange Almeida
  •  Natanzinho Lima
  •  Belo
  •  Tony Salles
  •  Filomena Bagaceira
  •  Dan Valente
  •  Tio Mané
  •  Nuzio Medeiros
  •  Tayná Agazzi

O evento integra os seis dias de festa junina promovidos na capital baiana. Para atender ao público, o metrô de Salvador e Lauro de Freitas opera 24 horas até segunda-feira (23). Na terça-feira (24), o funcionamento será das 5h às 23h59, com reforço no atendimento.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Neste  sábado (21), a programação do Arraiá continua no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, vai contar com ritmos como o arrocha, forró e sertanejo, com as apresentações de Ito Moreno, Trio da Huana, Mastruz com Leite, Lauana Prado e Liv Moraes no palco principal. A entrada para o evento é gratuita e os portões estarão abertos a partir das 18h.

Conheça mais sobre as atrações!

Lauana Prado

Lauana Prado é uma das grandes vozes femininas do sertanejo contemporâneo. Natural de Goiânia, Goiás, Lauana cresceu imersa no universo musical e, desde cedo, mostrou talento para compor e cantar. Ela iniciou a carreira se apresentando em bares e festivais regionais. A artista começou a ganhar destaque nacional ao participar de programas de auditório como “Jovens Talentos”, “The Voice Brasil”, onde foi semifinalista do time de Carlinhos Brown, em 2012, e “Mulheres que Brilham”, no Programa Raul Gil, no qual saiu vencedora em 2014.

O sucesso nacional veio em 2018 com o lançamento do EP “Lauana Prado”, que incluía o hit “Cobaia”, em parceria com Maiara & Maraisa. Com um estilo que mescla sertanejo tradicional, rock e reggae, Lauana lançou os álbuns “Verdade” (2018), “Livre” (2020), “Natural” (2022) e o projeto “Ao Vivo em Brasília” (2023),  além do terceiro volume de “Raiz BH” (2025). Em 2024, sua versão da música “Escrito nas Estrelas”, de Tetê Espíndola, alcançou o topo da Brasil Hot 100, confirmando seu status como uma das principais cantoras sertanejas do país. 

Mastruz com Leite

A banda de forró nordestino Mastruz com Leite foi criada em 1990, em Fortaleza, Ceará. A banda conquistou o público ao trazer inovação com o forró eletrônico em canções que mesclam o ritmo tradicional do forró incorporando instrumentos como teclado, guitarra, baixo e saxofone. Após 35 anos de carreira, o grupo contabiliza 46 CDs, 6 DVDs e cerca de 20 milhões de discos vendidos. Até os dias de hoje, seus hits, como “Meu Vaqueiro Meu Peão”, “Onde Canta o Sabiá” e “Massa de Mandioca”, continuam embalando festas e lembranças por todo o Brasil.

A trajetória da banda é marcada por grandes momentos com apresentações nos principais programas de televisão como Planeta Xuxa, Hebe, Raul Gil, Programa do Ratinho, Vídeo Show e Domingão do Faustão, além de turnês internacionais nos Estados Unidos e Europa. Mastruz com Leite foi a primeira banda de forró a cruzar fronteiras,  levando a energia contagiante do forró eletrônico para o mundo.

Trio da Huanna

Trio da Huanna é uma banda que mistura elementos musicais do arrocha e do pagode baiano, criada em 2004 no município baiano de Ibicaraí. O grupo é composto pelos irmãos Luizinho, Lúcio e Neto, além do amigo Fuscão. Com um ritmo acelerado, a banda agita o público em seus shows. Entre os sucessos da banda estão os hits “Mil e Um Motivos”, “No Fusca” e “Cartas de Amor”, que marcaram presença nas festas do interior baiano. Reconhecida especialmente no centro-sul e sul da Bahia, a banda já se apresentou em grandes eventos, como no palco principal do Festival de Inverno Bahia em 2019, o Brega Light e o Batuba Beach Sound. Durante a carreira musical, o Trio da Huanna já lançou cinco álbuns oficiais, entre eles “A Maior Fuleragem de Todos os Tempos”, gravado em 2022 em Vitória da Conquista.

Ito Moreno 

Ito Moreno é cantor e compositor, desde a infância teve contato com a música e cresceu ouvindo forró. Com apenas 16 anos, já se apresentava em festivais de Macaúbas, sua cidade natal. O seu primeiro disco independente “Leve”, lançado em 1997, trouxe mais características da MPB. No ano seguinte, se dedicou totalmente ao forró, no disco “Isso aqui tá bom demais”. Em 1999, experimentou novos instrumentos e fusões, adicionando percussão e sanfona no disco “De onde vem o baião”, além de misturar xote e reggae na música “Regue esse forró”, sua parceria com Edigar Mão Branca.

Seu forró romântico animou o Arraiá da Conquista em 2024, com os sucessos de sua carreira. O show contou ainda com a participação da banda Carcará, apresentando a música “Pedindo Bis”. Ito Moreno é conhecido por suas canções melódicas que atraem atenção por onde passa. Este ano, ele retorna ao palco principal no Parque de Exposições Teopompo de Almeida para emocionar o público.

Liv Moraes 

Paulistana, filha de Dominguinhos, com raízes e sotaque característico do nordeste, é considerada um destaque da nova geração da Música Popular Brasileira (MPB).  Ela começou sua trajetória musical ainda aos 18 anos, participando de vários shows pelo Brasil como backing vocal na banda do pai.

Em 2002, fez sua primeira gravação  com a música “Desenho” no álbum “Lembrando de Você”, de Dominguinhos. Convidada por Toninho Horta, interpretou “Amar como te amo” no álbum “Com o pé no forró”, indicado ao Grammy Latino. Já em 2007, lançou seu primeiro disco, intitulado “Liv Moraes” que contém 14 músicas, e conta com a participação  de Chico Buarque, Guadalupe e Dominguinhos.

No ano de 2009, foi uma das convidadas no primeiro DVD da carreira de seu pai, “Dominguinhos Ao Vivo em Nova Jerusalém”. O segundo álbum de sua carreira , “É Você”, lançado em 2012 e realizado com estilo de gravações fonográficas do Brasil dos anos 60, apresentando o regionalismo do Nordeste brasileiro permeado pelo Forró, com xotes e arrasta-pé. Durante sua carreira, já cantou com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Fábio Júnior e Fagner. Em 2015, Liv Moraes conquistou a categoria de melhor cantora de forró, durante o 6º Prêmio da Música de Pernambuco. A cantora de voz suave e delicada já se apresentou em outras edições do Arraiá da Conquista.

Além dos shows do palco principal, o palco alternativo vai receber shows de artistas regionais. Nesse dia, sobem ao palco Forró Chegança, Alex Simpatia, Bruno Brasil e Diego Didone.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Arraiá da Conquista 2025, sediado no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista, registrou um público na noite desta sexta-feira (20) que superou 50 mil pessoas, de acordo com estimativa divulgada pela prefeitura.

Heitor Costa durante coletiva de Imprensa.

A primeira noite do evento,  contou com apresentações de Marquinhos Café, Heitor Costa, Erlan Forrozão, João Gomes e Geraldo Cardoso no palco principal.

O cantor João Gomes, um dos principais destaques, atraiu uma multidão ao Parque de Exposições com seu piseiro e forró, interpretando sucessos como “Meu Pedaço de Pecado”.

 

 

No palco alternativo, a primeira noite teve performances de Baião de Dois, Narjara Paiva, Vitor Mariá e Ana Marques. A festa tem portões abertos a partir das 18h e entrada gratuita.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A cantora Larissa Gomes está entre as atrações confirmadas do São João do Pelourinho e se apresentou  em Salvador nesta quinta-feira (19).

Em entrevista, a artista destacou a conexão com suas origens, falando sobre a gravação de seu audiovisual, e comentou a maratona de shows que marca sua participação no período junino de 2024.

“Gravamos um audiovisual chamado Meu País Limeira, no povoado onde eu cresci, na zona rural de Vitória da Conquista. Gravei lá no fundo da minha casa, com minha família, amigos e fãs mais íntimos. Foi um momento muito especial na minha carreira, onde eu voltei para as minhas origens, para cantar músicas que marcaram minha vida e minha infância”, contou a artista.

Para a temporada de festejos juninos, Larissa revelou que a agenda está cheia: “A gente tem mais de 25 shows, graças a Deus, na estrada, levando alegria pra galera, cantando muito os nossos sucessos e o forrozão que não pode faltar. É um momento que a gente espera o ano todo.”

CORTINA E CIA COLCHÕES

Maior ainda é o Nordeste, nosso país Nordeste, formado de tantos nordestes e ao mesmo tempo um só. Singular e plural! Aqui é “meio do mundo”, sertão onde o ar sopra mais bonito, aqui é “beira do mundo”, onde a borda da terra encontra a borda do mar…

Quando vai chegando o meio do ano, nesse meio do mundo, tem o fole matreiro, a saia de chita da moça bonita, fogueira no chão e no céu, clarão, e o luar do sertão de Catulo acompanha as festanças dos três santos festeiros: Antônio, João, e Pedro.
E tem, minha gente, o forró: baião, xote, xaxado, galope, arrasta pé… O forró é infinito e nele sempre cabe mais um, ainda mais se esse “um” é um álbum de inéditas do grande compositor, intérprete, instrumentista, operário da música Luiz Caldas.

Aliás, já quero expressar minha profunda gratidão a esse meu amigo e irmão, por confiar a mim dividir a produção do seu mais novo álbum. Estou falando de “Na Beira do Mundo”, que acabou de sair do estúdio, prontinho para ganhar o mundo.

Além de co-produzir, tive a honra de dividir com Luiz, algumas composições do álbum. Foi uma experiência desafiadora, prazerosa e gratificante, marcada por uma sintonia surreal entre nós. Muitas vezes, assim que recebia a melodia, a letra já chegava imediatamente à cabeça – algo inexplicável… E o contrário também: quando enviava uma melodia para ele, a letra já fluía naturalmente.

Luiz Caldas é um artista de alma leve e formidável, com uma incrível facilidade para criar melodias, arranjos, letras e interpretações, sempre tratando a “mãe música” com o respeito, a seriedade e a atenção que ela merece.

Nossa inspiração vem da fonte mais pura: na essência, seguimos a trilha do eterno Rei do Baião, que fez participação com Luiz em “Amazonas”, quando Luiz Gonzaga se despediu dos estúdios. Mas bebemos de outras fontes, e quem prestar atenção, vai encontrar alguma coisa de Jackson do Pandeiro no ritmo sincopado de “Na beira do mundo”, música-título do álbum.

Dois companheiros dele do estradar participaram brilhantemente do álbum,
@elbaramalho @flaviojose.

Para essa grande jornada, contamos com alguns amigos que foram essenciais e aceitaram o convite sem hesitar: Jussiê, Luciano PP, PJ, Juaozinho PJ, Júnior Andrade, Keké, Tico, Guilherme Menezes, Durval Caldas, Andréia Caldas, André Ará, Paulinho Caldas, Ricardo Marques, Gil Boiadeiro, Oséas Marx, César Rasec, e o convidado muito especial Flávio José, além dos técnicos dos estúdios envolvidos – Arthur Fabiano, Marquinhos, Paulinho, Robério, Marcelo Machado.
A todos estes agradeço de coração.

Gratidão é a palavra. Com ela, convido todos e todas a fazerem uma viagem por este álbum, que traz melodias, letras e interpretações que reverenciam o que há de mais profundo, sagrado e autêntico na nossa música nordestina e brasileira – uma verdadeira celebração às nossas raízes.

“Na frente do mundo, acordo com a beleza do infinito…”

Nagib Barroso.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O cantor Ari PB, vocalista da consagrada Banda Cacau com Leite, viveu momentos de tensão na manhã desta quarta-feira (18), após se envolver em um acidente de trânsito na BR-101, nas imediações do município de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano.

Ari e sua equipe seguiam viagem com destino à cidade de Itiúba, na região de Senhor do Bonfim, onde cumpririam compromissos da agenda junina, quando uma motocicleta colidiu com a lateral do veículo em que o artista estava. Apesar do susto e dos danos materiais causados no carro, ninguém do automóvel ficou ferido. No veículo estavam também o empresário Valdélio Silva e outros três integrantes da equipe da banda.

O motociclista envolvido no acidente foi socorrido por equipes de emergência e encaminhado a uma unidade de saúde da região. Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde dele.

Após os trâmites legais no local do acidente, o grupo seguiu viagem normalmente. Em publicação nas redes sociais, Ari tranquilizou os fãs: “Foi só um susto, graças a Deus. Estamos bem e seguimos firmes com nossa missão de levar música e alegria ao povo”, declarou.

A Banda Cacau com Leite, referência no forró romântico, mantém a programação intensa de apresentações neste mês de junho. O próximo show acontece no dia 24, em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia, dentro das festividades de São João.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Morreu nesta quinta-feira (19), aos 91 anos, o ator Francisco Cuoco. Ícone das telenovelas brasileiras e conhecido por seus papéis como galã, ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela atriz Rosamaria Murtinho, em contato com a esposa do ator.

A causa da morte não foi divulgada. Francisco enfrentava problemas de saúde relacionados à idade avançada.

Com mais de 60 anos de carreira, Francisco Cuoco teve os primeiros passos trilhados em outra profissão. Nascido em 29 de novembro de 1933, filho do vendedor italiano Leopoldo Cuoco e da dona de casa Antonieta, o ator teve uma infância marcada por simplicidade no bairro tradicional de São Paulo, o Brás. A sua paixão era o circo que ficava armado em frente a sua casa, ali começou a se interessar pela arte.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O município de Ibicuí será uma das cidades contempladas pelo Circuito Junino 2025, projeto de ativação cultural e interativa promovido pela Micaiah Produções com patrocínio da Embasa e do Governo do Estado da Bahia. As ações serão realizadas durante os festejos juninos em espaço aberto ao público.

Na cidade, será montada uma estrutura com identidade visual junina, ambientação para fotos e vídeos, jogos interativos e distribuição de brindes como copos personalizados, bonés e outros itens institucionais. Também estão previstas a entrega de materiais informativos e a presença de influenciadores locais.

A ação tem como foco o público residente, turistas e criadores de conteúdo digital, com o objetivo de fortalecer a comunicação institucional e valorizar as manifestações culturais do período junino. As atividades contarão ainda com a veiculação de jingles em carros de som e inserções em rádios populares do município.

Durante a passagem por Ibicuí, será produzida uma série de conteúdos audiovisuais, com vídeos, fotos e reels, que integrarão um banco de imagens institucional. Ao final da ativação, será entregue um relatório técnico com indicadores de visibilidade e engajamento.

Além de Ibicuí, o Circuito Junino 2025 será realizado em Jaguaquara, Entre Rios, Barreiras, Ipirá, Euclides da Cunha, Camaçari e Eunápolis (no São Pedro). A estimativa é de contato direto com aproximadamente 80 mil pessoas nas oito cidades, além de mais de 300 mil visualizações nas plataformas digitais.

CORTINA E CIA COLCHÕES