AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

 

Há exatamente 83.707 documentos guardados entre 80 postos fixos da Rede SAC no Estado da Bahia. São 43.700 carteiras de identidade, 37.196 carteiras de habilitação (CNH) e 2.811 passaportes que precisam ser apenas retirados pelos proprietários. Para buscar o documento o procedimento é simples. Basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio.

Entre os postos da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), o SAC Shopping da Bahia possui o maior montante de documentos represados (6.036), incluindo 758 passaportes, seguido pelo Barra (5.926) e Salvador Shopping (3.920). Nas unidades do interior da Bahia, o maior número de documentos represados cabe ao posto Feira II, que fica ao lado da rodoviária da cidade, com 4.294, sendo 326 passaportes. Há ainda outros 697 passaportes entre os postos Barreiras, Conquista II e Ilhéus.

O RG, após seis meses nos postos SAC é devolvido ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) para incineração. A CNH fica no SAC até se esgotar o prazo de validade do documento. Após isso, é devolvido ao Detran para descarte. A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta problemas de armazenamento nos postos. “É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento”, salientou.

Para ter acesso aos postos SAC é necessário apresentar comprovante de vacinação completa contra a covid-19 (incluindo doses de reforço). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o aplicativo e portal SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) e site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

CORTINA E CIA COLCHÕES
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza na manhã desta sexta-feira, 12, uma Sessão Especial em homenagem ao Dia dos Pais.

A sessão cumpre o que estabelece o artigo 3º da Lei Nº 1.937/2013, que institui a comemoração do Dia dos Pais no município na segunda semana do mês de agosto. Na ocasião, serão homenageados 21 pais escolhidos pelos vereadores da Casa Legislativa.
SERVIÇO
Data: 12 de Agosto
Horário: 9h30
Local: Câmara Municipal – Plenário Carmen Lúcia
Rua Coronel Gugé, 150, Centro
CORTINA E CIA COLCHÕES

As águas residuais dos domicílios devem ser corretamente direcionadas para a rede coletora de esgoto que integra o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) do município e as águas de chuva devem ser escoadas pela rede de drenagem pluvial. O SES coleta a água que é descartada pelos imóveis, seja no banho, na lavagem de roupas, de louças ou na descarga do vaso sanitário, dando-lhes destinação adequada após tratamento. Já a rede de drenagem pluvial, cuja manutenção é de responsabilidade das prefeituras municipais, permite o escoamento e direcionamento das águas de chuva por meio de galerias até rios, lagoas ou praias.
A diferença entre uma rede e outra pode ser identificada pela população. Esses equipamentos possuem funções bem definidas e identificá-las é fundamental para garantir qualidade ambiental e saúde pública no ambiente urbano. As conhecidas bocas de lobo, por exemplo, pertencem à rede de drenagem pluvial, têm formato retangular e situam-se sempre paralelas aos calçamentos das ruas. A caixa de inspeção (CI) da rede de esgoto localiza-se na calçada próxima aos imóveis. No centro das ruas, geralmente existe um poço de visita da rede de drenagem pluvial, mas pode também existir um poço de visita da rede coletora de esgoto. Como saber a qual rede o poço de visita pertence? Basta observar a identificação da respectiva rede inscrita nas tampas. Observar a tubulação é outra forma de distinguir as duas redes: geralmente o material das redes de esgoto é o PVC, enquanto as redes de drenagem são feitas, em sua maioria, de manilhas de concreto. Além disso, o diâmetro das tubulações de drenagem é sempre maior, pois o volume da chuva é bem maior do que o volume do esgoto.

No entanto, muita gente ainda desconhece as distinções e o mau uso desses equipamentos impacta na vida da população e no ambiente da cidade. Em alguns bairros de Vitória da Conquista, mesmo com a rede pública coletora de esgoto disponível e os imóveis ligados a ela, ainda é comum o descarte da água servida proveniente de pias e quintais diretamente na rua, causando alagamentos, carreamento de lixo e muita sujeira. Outra ação ilegal praticada é o descarte do esgoto doméstico na rede de drenagem, provocando mau cheiro exalado pelas bocas de lobo. E ainda existem alguns proprietários de imóveis que ligam indevidamente as calhas dos telhados à tubulação que coleta o esgoto, aumentando a incidência de extravasamentos na rede coletora em períodos chuvosos, pois a tubulação da rede de esgoto não suporta o grande volume da água de chuva.
Operado pela Embasa, o SES de Vitória da Conquista atende aproximadamente 95% da área urbana e, por isso, o município está entre os mais bem saneados do país por ter infraestrutura de esgotamento sanitário capaz de tratar e dispor efluente final, dentro dos parâmetros determinados pela legislação ambiental, 92,66% do esgoto coletado em Vitória da Conquista.
Segundo a divisão regional de operação de esgoto da Embasa em Vitória da Conquista somente de janeiro a até o início de agosto deste ano, foram executadas 5.540 solicitações para desobstrução da rede coletora de esgoto. Geralmente os entupimentos são provocados por areia, pedras, buchas, óleo e, principalmente, lixo. Os resíduos sólidos (lixo) representam mais de 50% das causas de obstrução na rede de esgoto e sua presença deve-se ao mau uso das redes dentro do imóvel.
Uso correto – Para garantir o bom funcionamento da rede de esgoto é importante observar algumas regras, como não jogar lixo no vaso sanitário ou nas caixas de inspeção da rede pública de esgoto (resto de comida, papel, absorventes, preservativos, cabelo, plástico, etc); limpar periodicamente a caixa de gordura da rede interna de esgoto do imóvel; não escoar água de chuva na rede de esgoto; não descartar óleo de cozinha nem borra de café na pia, pois esses materiais entopem a rede e poluem o meio ambiente.
Já a respeito da ligação do imóvel à rede coletora, o proprietário ou morador é obrigado, pela lei estadual nº 7.307/98 e decreto estadual nº 7.765/2000, a fazer a ligação, onde a rede estiver disponível. Se o imóvel não estiver interligado à rede pública coletora de esgoto, a Embasa comunica a irregularidade aos órgãos ambientais competentes para autuação e aplicação das penalidades previstas em lei.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É preciso considerar o Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) – Campus Anísio Teixeira, em Vitória da Conquista, ainda que dependente da Universidade Federal da Bahia, uma organização que sempre teve e continua tendo potencial para ter vida própria e conquistar sua independência da UFBA de Salvador para a nossa gestão.

Não demorou muito para que a sociedade percebesse e buscasse formas de conquistar a sua emancipação. Eu acompanho e vejo que nossos representantes políticos se movimentaram nessa direção, foram desenvolvidas ações concretas na gestão do então diretor DOUTOR ORLANDO CAIRES,
que chegamos por alguns momentos vislumbrar o desmembramento, mas de repente veio a desilusão.

É claro que a burocracia em um processo como esse é natural, mas tínhamos todos os recursos ao nosso favor, a reitoria da Universidade Federal da Bahia e deputados e prefeitos alinhados para o mesmo objetivo. O que faltou foi força para superar.

Em outras situações, como em Pernambuco, por exemplo, o então ministro Mendonça Filho, se inspirou no nosso modelo de desmembramento e criou em Garanhuns, a Universidade do Agreste Pernambucano, porém, não precisamos ir muito longe, aqui mesmo na Bahia foram criadas:

Em Barreiras – Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB);

Em Cruz das Almas – Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB);

Em Teixeira de Freitas – Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB);

Em Senhor do Bonfim – Universidade Federal do Vale do São Francisco (UINVASF);

Quais as vantagens do desmembramento do Instituto Multidisciplinar de Saúde de Vitória da Conquista e da sua emancipação da UFBA?

Autonomia administrativa, criação de novos campus em Brumado, Jequié, Guanambi dentre outros Municípios, como exemplo da importância citarei a UFRB sediada em Cruz das Almas que criou os campis em Feira de Santana, Amargosa, Cachoeira, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.
O mais importante de todos serão as pesquisas, a criação de novos cursos, oportunizando as vocações regional e dando condições aos jovens, sobretudo os de famílias que não podem pagar as faculdades particulares.

O SUDOESTE PODE VOAR MAIS ALTO.

Por José Maria Caires

CORTINA E CIA COLCHÕES

Dedicação, coragem e uma boa dose de talento na cozinha fazem parte da trajetória da baiana Verônica Oliveira, 40 anos. Ela nasceu na fazenda Boa Vista, no município de Caraíbas (BA) e, aos 11 anos, mudou-se para Belo Campo, a 477 km de Salvador, com cerca de quatro mil habitantes na época. “Cresci na roça com sete irmãos, vendo minha mãe lavar roupa no rio. Passamos por momentos difíceis, como a falta de comida e de oportunidades, mas sempre tivemos muito amor e vontade de crescer e realizar”, diz. Verônica fez um curso de enfermagem e trabalhou por alguns anos no hospital da cidade. Até que uma demissão mudou seus planos.

Verônica fez um curso de enfermagem e trabalhou por alguns anos no hospital da cidade. Até que uma demissão mudou seus planos. Frustrada com a situação e as condições de trabalho no Brasil, ela decidiu ir para os Estados Unidos. “Tinha só R$ 500 na conta, mas decidi arriscar. Parcelei a passagem no cartão de minha irmã e fui”, afirma. Após quatro anos trabalhando como faxineira, ela investiu US$ 30 em um negócio de tapioca e hoje celebra a marca de US$ 1,5 milhão de faturamento no ramo da gastronomia.

Sem saber falar inglês, Verônica chegou no estado da Virgínia em 2009. A empreendedora começou a ir às lojas mais frequentadas por brasileiros ou com donos que falavam espanhol para tentar algo. “Eu chamava as pessoas perguntando se eram brasileiras, até que conheci Karine e Patrícia. Elas tinham uma empresa de limpeza e se disponibilizaram a me treinar”, diz. Em uma semana, Verônica estava trabalhando. Depois de um tempo conheceu seu marido e mudou para Massachusetts. E foi lá que tudo fluiu com mais rapidez. Após quatro anos limpando casas, escritórios e bancos, surgiu a ideia de fazer tapioca recheada para amigos e clientes após o expediente para aumentar a renda.

Em 2015, Verônica comprou um restaurante brasileiro em Massachusetts, o BR Takeout, com foco em comida mineira e nordestina e, um pouco depois, abriu uma fábrica de tapioca vegana, sem glúten, sem açúcar, sem conservantes e sem sódio —sua marca própria, a Tapioca da Baiana, tem produtos distribuídos em 50 estados do país. Agora o plano é entrar em uma rede de supermercado com 440 lojas nos EUA. Clique aqui para ver a matéria completa. 

Fonte: UOL

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na noite desta quinta-feira (14), aconteceu no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em Vitória da Conquista o lançamento da 16ª Edição do Encontro Nordestino do Setor de Leite e Derivados (Enel). O evento que tem como objetivo integrar todos os elos da cadeia produtiva do leite reúne, até o próximo sábado (16), empresários, produtores e um público de diversas partes da Bahia, do nordeste e do Brasil.

Nossa equipe de reportagem esteve presente no evento e conversou com o Franklin Santos, Diretor técnico do SEBRAE BAHIA que afirma que as expectativas para o eventos são as melhores.

Ouça a entrevista:

Josy Viana, Gerente regional do SEBRAE BAHIA falou sobre a importância de Vitória da Conquista receber um evento deste porte e ressaltou o papel do SEBRAE na viabilização deste encontro que acontece pela primeira vez na Bahia.

Ouça a entrevista:

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser realizadas por meio do site https://enelnordeste.com.br/. Lá também está disponível a programação completa do evento.

Confira as fotos do evento:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Encontro na UFBA, nesta segunda-feira, reuniu reitores das universidades federais e diretores dos institutos federais para discutir o grave momento de severa defasagem orçamentária que ameaça a retomada plena das atividades presenciais. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) foi um dos parlamentares convidados para o evento chamado de Café da Manhã, realizado na Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho, no Canela.

Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e ex-presidente do Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, Waldenor Pereira se pronunciou no evento, quanto fez duras críticas ao presidente Bolsonaro, “que em seu governo nefasto tem feito da educação um dos seus principais alvos de ataques nos cortes financeiros”.

O deputado reafirmou o seu compromisso de continuar apoiando as iniciativas das universidades e dos institutos federais nas votações das matérias de interesse, em manifestações políticas e através de suas emendas parlamentares, como vem fazendo regularmente, destinando recursos para a UFBA, o IFBA, a UESB e a UNEB.

O reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva enfatizou que foram remanejados 7,2% dos recursos discricionários do orçamento de 2022 – “o que implica um verdadeiro corte, caso não seja revertido, sendo esse praticado no momento em que nossas instituições mais precisam de recursos para a retomada plena das atividades presenciais”. Participaram do encontro os reitores e dirigentes da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA e IFBaiano, o Campus dos Malês da UNILAB, além de representantes das categorias da comunidade acadêmica, DCE, Fasubra e Associação Docente.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Água Potável e Tratada vai chegar nas torneiras de 17 Comunidades de Anagé, através do Sistema Integrado de Abastecimento de Água, cujo início das obras recebeu a autorização do governador Rui Costa. O chefe do Executivo Estadual assinou a ordem de serviço em ato público com a participação dos deputados federal Waldenor Alves Pereira Filho e José Raimundo Fontes (PT), que historicamente defenderam esse pleito. A obra vai exigir um investimento de R$ 17 milhões para abastecer Porcos, Pé de Morro, Três Lagoas, Martin, Paiol, Lagoa do Peixe, Caçote, Santo Antônio, Lagoa do Maracujá, Salinas, Ribeirão da Toca, Poço da Vaca 1, Poço da Vaca 2, Condonga, Prainha, Pombos e Lagoa da Torta.

 

O sistema será construído pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento (CERB). Ela representa uma realização da maior relevância, na avaliação dos deputados, por levar a água potável às comunidades que ainda sofrem com a falta de abastecimento num município que dispõe de grande reservatório de água. Waldenor Pereira agradeceu mais uma vez ao governador: “Valeu, Rui! Obrigado por mais esses investimentos em nossa região”.Zé Raimundo também destacou a importância do Sistema Integrado de Abastecimento de Água: “Por várias vezes estivemos na Cerb defendendo este pleito, que agora se concretiza com esta decisão do governador”.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na tarde deste sábado (11), após cumprir agenda no município de Anagé, onde assinou ordens de serviço para o início de um pacote de obras em diversas áreas, o governador Rui Costa fez um sobrevoo e visitou as obras da Barragem do Rio Catolé para acompanhar o andamento dos trabalhos. A construção conta com um investimento de mais de R$ 170 milhões do Governo do Estado, e tem como objetivo garantir a segurança hídrica para as cidades de Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).

De acordo com o governador, a construção deverá ficar pronta no próximo ano. “Atualmente, a obra está na fase de subida do paredão de concreto, que servirá para o barramento da água. É um investimento total de quase R$ 180 milhões, incluindo ainda uma adutora e uma estação de tratamento. A barragem do Catolé resolverá o problema de abastecimento de água de Vitória da Conquista pelos próximos 70 anos, e beneficiará também o município de Barra do Choça, onde a barragem de Água Fria II poderá ser utilizada, posteriormente, para a irrigação”, explicou.

A barragem do Catolé fica no sentido da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria, formando o Rio Catolé Grande. O equipamento possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II. O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, com altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.

Visita

Ainda em Vitória da Conquista, o governador visitou as instalações do 9º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), onde será construída pelo Governo do Estado uma Areninha Society, com instalação de grama sintética na área do Ginásio Raul Ferraz. O investimento será de mais de R$ 1 milhão.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Convênio assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Cordeiros está destinando recursos de mais de R$ 2 milhões (R$ 2.090.024,69) para a construção do Centro de Formação para Professores do município. O contrato prevê contrapartida municipal no valor de R$ 40 mil 800, de acordo com a publicação oficial destacada pelo deputado federal Waldenor Pereira, defensor deste pleito, encaminhado pelo prefeito Delci Luz.

Segundo o prefeito, a próxima etapa agora é a licitação para a obra, que deve ocorrer no próximo dia 27. Ele disse que o centro terá auditório com capacidade para 200 cadeiras, áreas para a oferta dos cursos, escritórios, cozinha e espaço para a Secretaria Municipal da Educação. “Sem dúvida este é um importante projeto que defendemos junto ao governo do estado, com o apoio do deputado Waldenor Pereira”, avalia Delci.

O deputado Waldenor Pereira também destaca a importância do centro: “Será um equipamento fundamental para melhorar os indicadores de educação de Cordeiros, porque vai responder positivamente a uma das principais metas do Plano Nacional de Educação, que é a valorização e formação dos professores. Por isso, quero parabenizar o prefeito Delci pela iniciativa, pela visão futurista de formar bem os professores, para que eles também possam formar melhor os alunos e a sociedade de Cordeiros”, disse.

CORTINA E CIA COLCHÕES