A Central de Atendimento do Samu 192 vem registrando uma queda expressiva no número de trotes nos últimos três anos. A mudança é associada à intensificação do trabalho educativo realizado pelo órgão em escolas, empresas e instituições públicas, ação que vem cada vez mais disseminando a consciência sobre os prejuízos que as ligações indevidas trazem para o serviço. O percentual de queda chega a quase 80%.
Entre fevereiro e julho de 2019, a Central atendeu 12.258 trotes, mais de 68 por dia. Em 2020, foram 7.348 ligações nos respectivos meses. Em 2021, o número continuou caindo: 5.619. Já este ano, de fevereiro a julho, foram 2.644 trotes – em média, menos de 15 por dia. Comparada ao mesmo período, de 2019 para cá, a redução foi de quase 80%.
De acordo com a coordenadora do Samu 192, Gileaide Santana, essa mudança corresponde ao aumento do trabalho educativo realizado pelo serviço. Somente no primeiro semestre deste ano, foram 164 capacitações realizadas em empresas, escolas e órgãos de saúde. “Antes, nós tínhamos horário disponível. Hoje não, hoje a gente já tem que montar a agenda no final do mês para conseguir suprir a demanda, que tá muito grande”, contou.
Os estudantes universitários na Bahia têm um bom motivo para celebrar o Dia do Estagiário, celebrado nesta quinta-feira (18). É que estão abertas as inscrições do segundo edital do Partiu Estágio em 2022, com a oferta de quase seis mil vagas.
Há oportunidades de estágio em 55 órgãos públicos da administração estadual, distribuídos em 63 municípios, incluindo Salvador.
As inscrições tiveram início no dia 4 de agosto e seguem até o dia 02 de setembro, pelo endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br.
Podem participar estudantes universitários regulamente matriculados em cursos de bacharelado e licenciatura, presenciais ou na modalidade EAD, ofertados por instituições privadas e públicas, estaduais ou federais, com sede e/ou pólo de ensino na Bahia.
Do total de vagas ofertadas, 1.227 são para a licenciatura em Educação Física; 746 para bacharelado em Administração e 505 para licenciatura em Letras.
A inscrição no edital assegura a inclusão do universitário no Banco de Jovens para Estágio, com validade de seis meses. É preciso que o estudante tenha mais de 16 anos, ser residente no estado da Bahia e ter concluído pelo menos 50% da carga horária do curso.
Estas e outras informações podem ser consultadas no edital, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (03), no site do programa e na página da Secretaria da Administração (www.saeb.ba.gov.br).
Como nas edições anteriores, o Partiu Estágio terá a reserva de 10% das vagas para portadores de deficiência física, como o previsto pela Lei 11.788/2008.
Sobre o quantitativo de vagas não reservadas, terão prioridade universitários inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), seguidos daqueles que tenham estudado todo o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada.
Não poderão se inscrever estudantes beneficiados pelo Projeto Estadual de Auxílio Permanência, instituído pela Lei 13.458/2015.
Inscrições – Candidatos que estejam participando pela primeira vez devem estar atentos ao processo de inscrição. É preciso criar uma conta, informando CPF, nome, data de nascimento e e-mail válido no endereço www.programaestagio.saeb.ba.gov.br. O sistema enviará automaticamente para o e-mail cadastrado os dados para acesso e inscrição.
Quem já tiver realizado cadastro para editais anteriores não precisa fazer o procedimento novamente; basta utilizar e-mail e senha previamente informados. Em caso de dúvidas, o programa disponibiliza contato pelo partiuestagio@saeb.ba.gov.br e do (71) 3115-1714.
De posse das informações para acesso ao sistema, o estudante deverá completar os dados cadastrais e preencher a ficha de inscrição, sinalizando seu curso, o turno das aulas e em qual cidade reside e estuda. O candidato deve estar atento: é preciso identificar no edital seu curso e a disponibilidade de vagas, observando se as oportunidades de estágio estão localizadas no município de sua residência ou no qual estuda. O universitário receberá no e-mail cadastrado o comprovante de inscrição.
As convocações para este edital acontecerão em momento oportuno, por e-mail, SMS e lista de selecionados, publicado no site institucional da Secretaria da Administração, de acordo com a necessidade da administração pública. Durante o período sinalizado, os futuros estagiários devem se apresentar no órgão indicado, portando toda a documentação exigida em edital, a fim de assegurar o ingresso na vaga.
O contrato do Partiu Estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para estudantes com deficiência. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais. Além da bolsa-estágio, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais.
Na década de 1970 começaram a surgir as regiões metropolitanas no Brasil, a RMS de Salvador, por exemplo, foi criada em 1973 ainda no regime militar e em 2011, já no novo governo Jaques Wagner, foi criada a Região Metropolitana de Feira de Santana pela Assembleia Legislativa da Bahia que usou da prerrogativa para este fim, atribuída pela Constituição Federal de 1988. Pelo andamento da dinâmica do desenvolvimento das regiões baianas, Vitória da Conquista será a próxima REGIÃO METROPOLITANA.
Anos atrás, muito se falava que Vitória da Conquista tinha 700 mil cartões SUS e apenas 350 mil habitantes, isso decorria em virtude de um paciente de Anagé, por exemplo, ser preterido num atendimento aqui, por não possuir residência comprovada, os transportadores de VANS, os marcadores de exames faziam os cartões desses pacientes com domicílios em Vitória da Conquista. Esse é apenas um exemplo dentre tantos outros que decorrem de não estar em vigor uma integração dos serviços públicos numa região, onde os direitos dos cidadãos serão atendidos por virem a pertencer de direito a uma REGIAO METROPOLITANA.
São várias as vantagens de se criar uma Região Metropolitana, e uma experiência atual que demonstra essa realidade. Com a criação dos consórcios intermunicipais muitas ações setoriais como as policlínicas foram viabilizadas, mas, sabemos que uma Região Metropolitana possibilita outras parcerias públicas mais amplas, que trarão muitos benefícios às comunidades de cada município incluído. Citarei algumas apenas para ilustrar, fala se muito do tratamento dos resíduos sólidos, porém cidades menores terão dificuldades de montar uma estrutura compatível se não através de uma política em conjunto com os municípios parceiros de forma pactuada e integrada.
O grande desafio da segurança pública que atormenta a todos, munícipes, gestores e órgão de segurança, poderá ter uma abrangência melhor com estratégias mais eficientes que possam evitar a criminalidade nos grandes ou nos pequenos municípios que, muitas vezes, não dispõem de uma estrutura policial equipada, que pode ser suprida com uma rede de inteligência e equipamentos integrados e distribuídos de acordo com as realidades e as necessidades de cada comunidade. Isto poderá ser equacionado numa eventual região metropolitana, ampliando a capilaridade e o raio de ação das polícias dificultando as ações das quadrilhas e reduzindo a violência.
Mas o que precisamos mesmo é que os municípios de Cândido Sales, Belo Campo, Tremedal, Anagé, Planalto, Barra do Choça, Presidente Jânio Quadros, Itambé, Poções, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Ribeirão do Largo, Condeúba, Guajerú, Piripá, Tremedal, Caraíbas, Cordeiros, Mirante e Encruzilhada, formando UM GRANDE CENTRO INTEGRADO, sob impacto positivo da Rio Bahia (duplicada com fé em Deus), do Aeroporto e da Ferrovia que em breve chegará, onde empresas geradoras de empregos possam se instalar em vizinhas cidades usufruindo dos mesmos benefícios estruturais e fiscais para suas instalações, uma vez que os custos de terrenos, de mão de obra nesses menores Municípios são mais convidativos, esses processos atrairão empresas para cidades menores no entorno da capital do sudoeste.
Vitória da Conquista como unidade singular não terá força suficiente para ganhar essa luta contra ANTT e VIABAHIA, será preciso uma ação conjunta da REGIAO METROPOLITANA e demais cidades, para conseguir a tão sonhada DUPLICAÇÃO DA RIO BAHIA. Entre outras demandas estruturais que necessariamente beneficiarão todos os municípios e suas comunidades.
Portanto somos a favor da criação da Região Metropolitana: A GRANDE CONQUISTA.
JOSE MARIA CAIRES
DUPLICA SUDOESTE
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) promove uma audiência pública nesta terça-feira, 16, para comemorar o 16º aniversário da Lei Maria da Penha. Proposta pela vereadora Viviane Sampaio (PT), a audiência acontece às 19h, no Plenário Carmen Lúcia.
No dia 7 de agosto de 2006, a Lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, foi deflagrada nacionalmente para atender mulheres vítimas de violência. Considerada uma das legislações mais avançadas do mundo, a Lei Maria da Penha tem o objetivo de punir e coibir a violência doméstica e familiar. Essa legislação é considerada um marco na proteção à mulher.
SERVIÇO
Data: 16 de agosto
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal – Plenário Carmen Lúcia
Rua Coronel Gugé, 150, Centro
A prefeita Sheila Lemos participou do lançamento do livro “Dom Geraldo, presente de Deus”, realizado na noite deste sábado (13), na Catedral Nossa Senhora das Vitórias. A obra comemora os 80 anos de Dom Geraldo e apresenta 80 depoimentos, além de fotografias que relatam o seu ministério pastoral em Colatina (ES), Vitória da Conquista (BA) e Mariana (MG) e também na presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e atuação do Conselho Episcopal Latinoamericano (Celam).

A prefeita agradeceu a Dom Geraldo, que entre os anos de 2002 e 2007 foi o primeiro arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista. Sheila, que já começou a ler o livro, ressaltou as qualidades da obra, afirmando que “ela conta uma história emocionante e os que tiveram o prazer de conviver com Dom Geraldo em Vitória da Conquista sabem dessa linda história, pois realmente Dom Geraldo é um presente de Deus para a comunidade de Vitória da Conquista e de todo o Brasil”.

O arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, Dom Josafá Menezes da Silva, disse que a riqueza da vida do ministério de Dom Geraldo não cabe nas 400 páginas do livro, e destacou “que essas páginas materializam o ministério que ele exerceu em nossa cidade”.

Dom Geraldo, que atualmente é arcebispo emérito de Mariana, agradeceu a Prefeitura Municipal pelo apoio na impressão do livro e a Arquidiocese de Vitória da Conquista pela promoção e lançamento da obra que é organizada por sua irmã Rosa Maria Lyrio Rocha e pelo professor e historiador Walace Bonicenha. Dom Geraldo reconheceu que ele é apenas um instrumento nas mãos de Deus, e que Deus é quem deve receber toda a honra e glória.
O livro pode ser adquirido na Cúria Metropolitana e todo valor arrecadado com a venda será destinado à Casa do Amor. A instituição, que atende pacientes em tratamento contra o câncer, contou com total suporte de Dom Geraldo desde a sua criação ao garantir espaço para o início das atividades e trabalhou para aquisição do terreno e construção da atual sede que atende diariamente cerca de 100 pessoas.
Fonte: Por Wilker Porto | Agora Sudoeste
Foto – Divulgação / PRE-BA
A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) registrou acidente de trânsito na BA-142, entre os municípios de Ituaçu e Barra da Estiva, o qual resultou na morte de uma criança de 09 anos de idade e dois adultos. Segundo informações da polícia, um automóvel e uma motocicleta colidiram lateralmente no trecho. As causas do acidente ainda estão sendo investigadas. Ocupantes do automóvel, um menino de 09 anos veio a óbito e um bebê de 11 meses ficou ferido. O condutor e uma passageira da motocicleta, de 63 e 42 anos, não resistiram aos ferimentos e morrem no local. Os corpos das vítimas fatais foram encaminhados para o IML de Brumado e os feridos para o Hospital de Ituaçu e posteriormente ao Hospital Geral de Vitória Da Conquista.
Fotos: Vinicius Brito
“Os povos indígenas fazem um esforço enorme para entender o Brasil, mas o Brasil faz esforço muito pequeno para entender os povos indígenas”, lamentou o escritor e professor paraense, Daniel Munduruku, na abertura da 5ª edição da Fligê-Feira Literária de Mucugê, na noite de quinta-feira,11. A numerosa plateia que lotou o Centro Cultural, maior espaço fechado da feira, ficou de pé para aplaudir o ativista das causas indígenas, conferencista da feira que falou sobre o tema “Literatura e Ancestralidade-o solo originário do gesto”.
“Foi uma fala de um humanista, antes de tudo. Excelente!”, comentou o deputado Zé Raimundo, que integrou a numerosa plateia. Também junto ao público, o deputado federal Waldenor Pereira, acompanhou atento o conferencista indígena, o qual teve a oportunidade de conhecê-lo de outras oportunidades . Waldenor foi presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP) até o início desse ano, e realizou várias audiências públicas sobre questões indígenas, inclusive com a participação de Daniel Munduruku. Além disso, a atuação do deputado tem dedicado atenção especial às causas indígenas, posicionando-se firmemente contra o Marco Temporal, sobre demarcações das terras indígenas no país,contra a exploração ilegal de minérios e madeira e em favor de programas de apoio às mulheres indígenas .

ABERTURA
Antes da conferência, a 5ª edição da Fligê foi declarada oficialmente aberta pela curadora do evento, Ester Figueiredo. Após a fala de Daniel Munduruku, o público se dirigiu à Praça dos Garimpeiros para assistir ao show de Mateus Aleluia. A programação, que reúne mesas de debate sobre literatura, lançamentos de livros, conversas autorais e apresentações de música, literatura, dança, teatro, exposições artísticas e as diversas manifestações culturais, vai até o domingo, dia 14.
Desde a sua primeira edição a Fligê é financiada integralmente com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Waldenor Pereira e do deputado estadual Zé Raimundo, viabilizada institucionalmente via secretarias estaduais de Cultura (Secult) e da Educação (SEC), Bahiatursa e Prefeitura Municipal de Mucugê, e realizada pelo Instituto Incluso.

MAIS EVENTOS COM O INDIGENISTA
Daniel Munduruku também participará da mesa: “Ancestralidades, literatura e meio ambiente no enquadre originário dos gestos de salvar a vida” e da sessão de autógrafos no estande da Feira. Vencedor de dois prêmios Jabuti e escolhido pela Unesco para receber menção honrosa no Prêmio Literatura para crianças e jovens na questão da tolerância, Munduruku é aclamado na literatura infanto-juvenil. Defensor do papel da cultura indígena na formação da sociedade brasileira, o escritor acredita que a saída para a crise civilizatória atual virá com o resgate dos valores dos povos originários.
Ele já publicou 57 livros no Brasil e exterior, entre eles as obras “O banquete dos deuses: conversa sobre a origem e a cultura brasileira”, “Histórias de índio”, “As serpentes que roubaram a noite”, “Contos indígenas brasileiros”, “Coisas de índio” e “Meu avô Apolinário: um mergulho no rio da (minha) memória”. Convidado para a conferência de abertura da Fligê, “Literatura e Ancestralidades: o solo originário do gesto”, o autor busca dar pluralidade a toda à diversidade dos povos indígenas, evidenciando vivências e memórias ancestrais.
Itambé está em festa celebrando 95 anos de Emancipação Política. Para comemorar o momento junto com a população, a Prefeitura preparou uma ampla programação envolvendo entrega de obras; ações cívica, cultural, esportiva e religiosa; além de shows com renomados artistas na Praça San Filli, novo local do evento.
Com o tema “Itambé 95 anos: História de lutas, presente de trabalho e compromisso com o povo”, o Aniversário da Cidade terá como objetivo valorizar as tradições locais e promover a alegria dos moradores, após dois anos com o evento suspenso em virtude da pandemia.
E para celebrar a data, na última quinta-feira (11), um dos principais nomes da música, o cantor Zé Vaqueiro, se apresentou em praça pública. Uma multidão compareceu na festa organizada pela Prefeitura Municipal.
Hoje (13) é a vez da Banda Lordão e do Forrozeiro Edgar Mão Branca.

O prefeito Candinho e toda a equipe recepcionaram autoridades, turistas e, claro, a população de Itambé que aprovou a festa.


Uma decisão da 64ª Zona Eleitoral determinou a retirada de outdoors do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, os responsáveis pela propaganda tem 24h para a remoção das peças. A medida foi tomada pela juíza Adriana Silveira Bastos, após denúncia de irregularidade em propaganda eleitoral.
Os outdoors foram fixados no município por apoiadores do presidente que é candidato à reeleição. “Considerando que o Partido Liberal não se manifestou no prazo, diligencie acerca dos responsáveis pela instalação dos outdoors, através de contato com os celulares indicados nos respectivos equipamentos. Após, intime-se para que retirem os outdoors em 24 (vinte e quatro) horas”, diz a sentença.
O Partido Liberal (PL) de Guanambi também foi notificado da decisão.
A empresa Integração Estágios está diversas vagas de emprego abertas para a cidade de Vitória da Conquista.
Confira: