AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

O deputado estadual Zé Raimundo (PT) acompanhou delegação de lideranças do município de Piripá, capitaneada pelo prefeito Flávio Rocha, que visitou vários órgãos e secretarias do estado, em Salvador, para defender pleitos de melhorias de abastecimento água, ligação de luz elétrica, na agricultura familiar e na educação. Participaram da comitiva os vereadores Jurandir, João Eurico, Maurício Rocha, Domingos Barbosa, Jovino Silva e Leci, o secretário municipal de Educação, Naum Brito, o diretor do Colégio Estadual de Piripá, Luciano Gugé, e o vice-diretor, Anfrísio Carvalho, além dos líderes comunitários Rinaldo, Ana Paula e Renan Dias.

A delegação piripaense se mostrou satisfeita com os resultados da maratona de reuniões e audiências que realizou na segunda-feira(07), na avaliação do deputado Zé Raimundo, que computa entre as principais conquistas os pleitos defendidos junto à Embasa-Empresa Bahia de Água e Saneamento. “Nós tratamos com a diretoria da Embasa a questão do abastecimento de água e ela assumiu o compromisso de iniciar uma grande transformação em Piripá”, comemorou o parlamentar, destacando algumas iniciativas definidas.

De imediato, a Embasa vai fornecer tubos para levar, junto com a prefeitura, a extensão de rede para o bairro de Irmã, Dulce, Lagoa do Meio de adjacência, área que tem sido mais castigada com a escassez de água. Também fará limpeza e ampliação da barragem de Bonito, para atender a sede do município, hoje socorrida pela adutora do município de Condeúba. “Depois,simultaneamente vamos trabalhar num projeto de médio e longo prazos. Em parceria com o deputado federal Waldenor Pereira, vamos continuar trabalhando por melhorias em Piripá”, garantiu Zé Raimundo ao encerrar a agenda com a comitiva, que também visitou o gabinete o mandato, em Salvador.

O grupo revindicou da coordenação do programa Luz Para Todos a ligação de luz elétrica nas comunidades de Barra de Santana, Morrinho e Bonito III, inclusão do município nos programas da Companhia de Ação regional (CAR) de incentivo à agricultura, e, junto à Secretaria de Educação , foi solicitada a construção de quadra poliesportiva e auditório no Colégio Estadual de Piripá, como também a implantação de cursos profissionalizantes.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 9 de outubro, o novo arcebispo para a arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). Dom Josafá Menezes da Silva, até então bispo de Barreiras (BA), assume o governo pastoral da Igreja Particular, sucedendo a dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, que teve o pedido de renúncia aceito pelo Papa.

Dom Josafá nasceu em 2 de janeiro de 1959, na cidade de Salinas de Margarida (BA). Foi ordenado sacerdote em 14 de maio de 1989 e bispo no dia 10 de março de 2005. Está à frente da diocese de Barreiras desde 26 de fevereiro de 2011, sendo o segundo bispo desta Igreja Particular. Seu lema episcopal é Praedica verbum (Prega a Palavra), extraído da segunda Carta de São Paulo a Timóteo (2Tm 4, 2).

Seu ministério episcopal teve início na arquidiocese de Salvador (BA), onde foi bispo auxiliar entre 2005 e 2010. Também atuou como administrador apostólico da diocese de Bom Jesus da Lapa, entre maio de 2014 e setembro de 2015. No regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi bispo referencial para o Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso (2011-2015) e para a Pastoral da Comunicação (2015-2019), além de coordenador da Região Pastoral do Oeste da Bahia (2016-2019).


Nascido em Caruaru (PE), em 18 de fevereiro de 1957, dom Luís Gonzaga Pepeu é frade franciscano capuchinho. Foi nomeado bispo por São João Paulo II, em 13 de junho de 2001, para a diocese de Afogados da Ingazeira. Escolheu como lema episcopal “Ne timeas tecum ego sum” (Jr 1,8) “Não temas, estou contigo”. Sua ordenação foi em 6 de outubro de 2001.

Em sua trajetória como bispo, foi membro da Comissão Episcopal dos Tribunais Eclesiásticos de Segunda Instância da CNBB e do Conselho Econômico do regional Nordeste 2 da Conferência. Dom Pepeu também presidiu o regional Nordeste 3 da CNBB (2011-2015).

Saudação a Dom Josafá Menezes da Silva

Estimado irmão, Dom Josafá Menezes da Silva, graça e paz!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebeu com alegria a notícia de sua nomeação como arcebispo de Vitória da Conquista (BA), nesta quarta-feira, dia 9 de outubro de 2019.

Desejosos de que tenha exitoso pastoreio à frente desta Igreja Particular, recordamos a exortação apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, para nos fortalecer nesta exigente missão de pregar a Palavra: “O Espírito Santo, que inspirou a Palavra, é quem «hoje ainda, como nos inícios da Igreja, age em cada um dos evangelizadores que se deixa possuir e conduzir por Ele, e põe na sua boca as palavras que ele sozinho não poderia encontrar»”.

Ao estimado irmão Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, enviamos também nosso agradecimento por seu ministério episcopal, marcado por valiosa dedicação ao trabalho desta Conferência em âmbito regional e nacional.

Com nossas preces,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima (RR)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai abrir inscrições para isenção da taxa de inscrição do vestibular 2020, no dia 15 de outubro. Os interessados terão até o dia 28 do mesmo mês para fazer o pedido, exclusivamente pela internet. O edital também está disponível no site da instituição.

A seleção da isenção é voltada para pessoas que ainda não tenham o diploma de graduação, não estejam matriculadas em instituições de ensino superior e já tenham cursado ou estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio ou equivalente.

Depois de se inscrever, todos os concorrentes devem, obrigatoriamente, entregar a documentação comprobatória solicitada no edital, no prazo de 1º a 11 de novembro, na Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) dos campi de Itapetinga, Jequié ou Vitória da Conquista.

Podem concorrer à isenção, os candidatos às cotas raciais e de escola pública e às cotas adicionais, ou seja, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

O processo também é aberto a estudantes de cursos pré-vestibulares comunitários e populares sem fins lucrativos, servidores da Uesb e seus dependentes; servidor de empresa terceirizada que esteja servindo a Universidade; estagiários da Universidade; e servidores de outras Universidades Estaduais da Bahia e seus dependentes, como especifica o referido Edital.

Quem precisar buscar mais informações com a instituição, deve entrar em contato com a Copeve pelos telefones (77) 3261-8604, em Itapetinga; (73) 3528-9695, em Jequié, e (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista, ou pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesse domingo (06), Vitória da Conquista elegeu os conselheiros tutelares que irão assumir a gestão do órgão no próximo quadriênio (2020-2024). São 15 titulares e 11 suplentes, que serão distribuídos nos Conselhos Leste, Oeste e Rural. As eleições são coordenadas pelo Conselho Municipal dos Direitos à Criança e ao Adolescente (Comdica), que divulgou a lista dos candidatos eleitos.

O presidente do Comdica, Joabe Oliveira, reforça a importância do papel do Conselho Tutelar: “É aquele que guarda o Estatuto da Criança e do Adolescente, aquele que guarda o direito da criança e do adolescente em nosso município. Tanto que ele que vai zelar pelos direitos da criança e do adolescente, seja contra quem for, a quem for e como for. O direito à educação, à saúde, à proteção, ao vínculo afetivo.”

Irma Lemos – Vice prefeita e secretária de desenvolvimento social

Mais de 9 mil pessoas participaram da votação. Entre elas, estava a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Irma Lemos, “é importante toda a comunidade votar, o Conselho é quem decide tudo, os projetos que a gente faz para a Secretaria, a defesa da criança e do adolescente, por isso é de suma importância que a comunidade participe”, disse.

A Ata de Eleição do Conselho Tutelar será publicada no Diário Oficial do Município.

Fonte: SECOM/PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES

Se liga nessa idéia!

Dia 13/10 – 1° EXPO TOYS na FAINOR, e a entrada é GRATUITA!

Uma vasta exposição de colecionáveis (bonecos, carrinhos, estátuas, video-games antigos…) e também venda e troca de quadrinhos.

Além disso exposição de automóveis clássicos no estacionamento!!!! E ainda um SUPER STAND da @lojasejanerd com muita coisa bacana!

Aqui, amor pode ser medido sim! Principalmente se tiver escala e edição limitada!

Venha curtir essa nostalgia com a gente!

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Rui Costa realizou a entrega de 19 ambulâncias tipo van para diversos municípios baianos. A ação representa um investimento de mais de R$ 3,1 milhões, com recursos oriundos de emendas de deputados federais. Cada veículo tem valor médio de R$ 166 mil.

“A entrega dessas ambulâncias certamente melhora a infraestrutura da atenção à saúde nos municípios, então fica o meu agradecimento em nome dos baianos e baianas aos nossos deputados que estão ajudando a melhorar a saúde pública na Bahia”, disse o governador Rui Costa.

O ato de entrega foi realizado na tarde desta segunda-feira (7), no pátio da Secretaria da Saúde do Estado, no Centro Administrativo da Bahia. Os municípios beneficiados foram Camacan, Casa Nova, Valença, Ilhéus , Condeúba, Guajeru, Wagner, Abaré, Itaetê, São Francisco do Conde, Ubaitaba, Varzedo, Rio Do Pires, Marcionílio Souza, Santa Inês, Planaltino e Tanque Novo, Biritinga e Igrapiúna.

O prefeito de Rio do Pires, município que fica a mais de 700 quilômetros da capital, Vânio de Gildásio, destaca a importância do equipamento para a população. “Essa é a terceira ambulância que recebo na gestão do governador Rui Costa e para nós é um equipamento essencial para trazer pessoas que fazem treinamento em diversos hospitais na capital. Assim conseguimos oferecer mais conforto e segurança à nossa população”, ressalta.

Governador Rui Costa agradece aos deputados pelas emendas parlamentares

Repórter: Jairo Gonçalves
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

CORTINA E CIA COLCHÕES

O vice-governador João Leão virá a Vitória da Conquista nesta sexta-feira (09) para a inauguração do novo SAC e Detran no  Boulevard Shopping. No local passará a ser oferecido os serviços do Procon e da Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito), este último com a vistoria de veículos em uma estrutura semelhante à do SAC Shopping da Bahia, em Salvador.

A estrutura foi montada em um espaço de 1.230 metros quadrados, quase duas vezes maior ao antigo. De acordo com uma nota emitida pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb), um dos motivos da mudança era a incapacidade física do antigo espaço para abrigar a estrutura do Ciretran.

O serviço do Ciretran, que funcionava no bairro Jurema e possuía capacidade de realizar a vistoria de 10 veículos por dia, poderá atender 60 automóveis por dia em um pátio de 550 metros quadrados.

Outros serviços que vão ter mais pontos de atendimento são os de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), saltando de quatro para sete, assim como os serviços da Polícia Federal, que pulam de três para cinco locais de atendimento.

CORTINA E CIA COLCHÕES

No programa Redação Brasil desta segunda-feira (07), o motorista de taxi, Nilton Oliveira, relatou o que vem acontecendo neste confronto entre motoristas fixos do aeroporto Glauber Rocha e motoristas de aplicativo da cidade de Vitória da Conquista.

Confira o Relato ao repórter Ricardo Gordo no Redação Brasil

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nos últimos dias diversas pessoas mostravam preocupação com uma das esculturas do artista Allan Kardec instaladas na Avenida Olívia Flores, em Vitória da Conquista.

“A gente faz um apelo porque um pássaro está prestes a cair”, alertou o repórter Ricardo Gordo, em recente participação no programa Redação Brasil, da Rádio Brasil FM.

Na manhã do último sábado (5) a nossa reportagem flagrou um reparo que estava sendo feito na escultura.

 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), por intermédio da Unidade Regional – Sudoeste, realizou uma ação de fiscalização, titulada como Terra de Fogo, em parceria com a Companhia de Polícia do Sudoeste (CIPPA) – Porto Seguro contra o tráfico ilegal de madeira nativa e desmatamento na região sudoeste da Bahia.

A operação que ocorreu nos municípios de Guanambi, Palmas de Monte Alto e Sebastião Laranjeiras, foi norteada por recursos tecnológicos, que consistiu no uso de inteligência e ajuste estratégico de imagens via satélite coletadas por um drone (veículo aéreo não tripulado), contabilizando 80 minutos de voo que auxiliaram na constatação de 250 hectares de áreas desmatadas na região.

Na ocasião, ainda foram realizadas duas blitz, na BR 030 e BR 122, com a finalidade de identificar e combater atividades clandestinas, resultando na apreensão de 01 Motosserra, 136 unidades de lenha, 40 MDC (medida de volume) de carvão, 12 toras de aroeira e 40 toras de angico.

Além da lenha recolhida na operação no final do último mês, também foram encontrados e destruídos cerca de 103 fornos que eram utilizados para a produção ilegal de carvão vegetal, com maior volume no município de Palmas de Monte Alto. A operação ainda repercutiu na aplicação de 7 (sete) autos de infração emitidos em campo para os condutores de caminhões que transportavam madeira nativa do bioma Caatinga, proveniente de desmatamento ilegal na região.

É crime ambiental desmatar, provocar incêndio em mata ou floresta, extrair, cortar ou utilizar para fins comerciais a madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal sem autorização devida, defendida pela lei federal 9.605/98.

CORTINA E CIA COLCHÕES