AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Uma comitiva da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está em Curitiba, de onde traz grandes novidades para o município. Nessa quarta-feira (04), representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) estiveram no Instituo Jaime Lerner para importantes tratativas.

Um dos motivadores do encontro foi a entrega da primeira etapa do projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga. Após visitas de técnicos do Instituto a Vitória da Conquista, durante o mês de maio, foi concluído o levantamento que irá possibilitar o início da implantação do equipamento.

O arquiteto Jaime Lerner participou do encontro e esclareceu questões ligadas ao projeto

O arquiteto Jaime Lerner, o maior urbanista vivo em todo o mundo, participou do momento. Ele diz estar feliz em levar a contribuição por algo tão grandioso para a cidade: “Aproveitar o que a cidade tem de bom e trazer, de maneira simples, através de uma boa acupuntura, fazendo com que a cidade fique melhor. E eu vejo na equipe de Vitória da Conquista a vontade e a qualificação necessárias pra isso.”

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, recebeu o projeto. Ela explica o teor e a importância do documento: “Toda essa análise criteriosa dos aspectos ambientais da fauna, flora, das questões que envolvem o relevo, das questões que envolvem os solos do município; todas as questões ambientais foram estudadas e foram entregues com sugestões para o trabalho que deve ser feito, que vamos começar a implantar a partir de agora, no município de Vitória da Conquista.”

A comitiva da Prefeitura e os técnicos do Instituto também discutiram questões ligadas ao meio ambiente e a mobilidade urbana

Além disso, o secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, lembra que a visita a Curitiba tem ainda outros propósitos. “A comitiva também está aqui para tratar de outras coisas referentes ao trânsito, ao meio ambiente, à mobilidade urbana. Estaremos também com o Eloy Kochanny, da Via 11 Engenharia, tratando de assuntos da mobilidade urbana para melhorar o trânsito de Vitória da Conquista. Então estamos chegando com várias novidades”, revela.

Parque Ambiental – Preservar os ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município, esse é a proposta do Parque Ambiental da Cidade. Toda a região do equipamento terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo e abate de plantas. Dentre as ações mais importantes do projeto, está a revitalização do Rio Verruga. Além disso, o espaço também trará uma requalificação urbana, permitindo a interação da população com a natureza, fomentando o lazer, a cultura e o esporte.

Fonte: SECOM/PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES

Prevista para ser concluída em até 33 meses, a construção da Barragem do Catolé, no município de Barra do Choça, foi iniciada e garantirá segurança hídrica para Vitória da Conquista, Belo Campo e Tremedal. A obra está sendo executada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), e terá investimento de R$210 milhões provenientes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), com contrapartida do Tesouro do Governo Estadual.

No local, as equipes trabalham em ações de sustentação com o serviço de supressão vegetal da área que será alagada pela barragem, investigações arqueológicas, instalação do viveiro de plantas nativas, resgate de fauna e flora, além das ações executivas de construção do canteiro de obras e recuperação das estradas de acesso ao local da obra.

De acordo com o engenheiro fiscal da obra Jackson José Rangel Silva, nesta etapa da obra “os serviços contemplam ações para possibilitar o transporte adequado de materiais, equipamentos e a equipe de execução, além da supressão vegetal em conformidade com as diretrizes ambientais de maneira a não interferir na execução dos demais serviços que seguem um cronograma pré-estabelecido”, explica.

A nova barragem ficará a jusante (sentido do fluxo da água) da confluência do Rio Catolé com o Ribeirão Água Fria formando o Rio Catolé Grande e possibilitará o armazenamento de 23,4 bilhões de litros de água, volume quatro vezes maior do que a capacidade de armazenamento da barragem de Água Fria II. O reservatório ocupará uma área total de drenagem da bacia hidrográfica de 761 quilômetros quadrados de espelho d’água de 160 hectares, altura do vertedouro de 53 metros e volume máximo normal de 23,73 bilhões de litros (23,73 hectômetros cúbicos) e vazão regularizada de 670 litros por segundo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Este ano, o tema será “Nos avanços da história, transformando eu vou”

No próximo sábado, 7 de Setembro, o Brasil comemora 197 anos de independência. Como já é tradição, em Vitória da Conquista, a Prefeitura Municipal celebra a data com o desfile cívico-militar na Avenida Integração, a partir das 8h.

Este ano, o tema será “Nos avanços da história, transformando eu vou”. A Secretaria Municipal de Educação levará para a avenida as contribuições dos processos tecnológicos nos diversos tempos da história, destacando em suas alas elementos que envolvem as produções do passado, do presente e a prospecção para o futuro, associando nas produções ideias que ampliem a reflexão acerca da relação homem-tecnologia de forma sustentável.

A expectativa é que o desfile reúna mais de 5 mil pessoas. Destes, mais de 1.200 são alunos de escolas do Município. Além das secretarias municipais, o desfile contará com a participação de representantes da sociedade civil organizada e membros de diversas instituições da cidade.

A concentração do evento será, a partir das 7h, em frente ao Centro Glauber Rocha – Educação e Cultura, e a dispersão, na Praça do Cajá, na Avenida Alagoas.

Clique aqui e confira a ordem do desfile.

Fonte: SECOM/PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, informa que haverá a interdição de algumas vias em virtude da realização do Desfile Cívico de 7 de Setembro de 2019. O horário previsto para o início das interdições é às 6h, com liberação do tráfego previsto para às 16h do mesmo dia.

A Avenida Integração, no sentido Rodoviária, será interditada do primeiro retorno abaixo da Rua Marajó até a Av. Maceió. Já no sentido Salvador, a via vai ser interditada do Cruzamento da Rua Santos Dumont até Av. Centenário. Na Avenida Paraíba, o bloqueio do acesso para Av. Integração será feito nessa sexta-feira (6), às 14h.

Confira os bloqueios e interdições:

  • Integração: Interditada sentido Rodoviária do primeiro retorno abaixo da Rua Marajó até a Av. Maceió;
  • Av. Integração: Interditada sentido Salvador do Cruzamento da Rua Santos Dumont até Av. Centenário;
  • Av. Brumado: Interditada do Cruzamento da Av. Guanambi até Av. Integração;
  • Av. Boa Vontade: Interditada do Cruzamento da Av. Maranhão até Av. Piauí;
  • Av. Frei Benjamin: Interditada do Cruzamento da Av. Piauí até Av. Brumado;
  • Av. Itabuna: Interditada do Cruzamento da Av. Teresina até Rua Dom João VI;
  • Av. Ilhéus: Interditada do Cruzamento da Av. Teresina até Av. Brumado;
  • Rua Lomanto Junior: Interditada do Cruzamento da Rua Dom João VI até Av. Brumado;
  • Av. Jequié: Interditada do Cruzamento da Rua Dom João VI até Av. Brumado;
  • Rua Dom João VI: Interditada do Cruzamento da Rua Nazaré até Av. Integração;
  • Av. Regis Pacheco: Interditada do Cruzamento da Rua Anísio Teixeira até Av. Integração;
  • Av. Alagoas: Interditada do Cruzamento da Av. Integração até Av. Ilhéus;
  • Rua Laudionor Brasil: Interditada da Praça até Av. Integração;
  • Trav. Teodoro Sampaio: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Rua Machado de Assis: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Rua José de Alencar: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Rua Olavo Bilac: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Rua Santo Antônio: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Av. Ceará: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Av. Deraldo Mendes: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Av. Paraíba: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
  • Av. Pernambuco: Bloqueado o acesso para Av. Integração;
CORTINA E CIA COLCHÕES

Os usuários do transporte coletivo municipal agora têm mais uma opção para a compra de créditos do bilhete eletrônico municipal. A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV) inaugurou, na manhã desta quarta-feira (04), a quarta agência da cidade, no Boulevard Shopping.

Com mais esta agência, o atendimento ao público será ampliado. No local, o cidadão tem acesso aos seguintes serviços: venda, cadastro, entrega de cartões, recadastro, consulta de saldos, senha de atendimento, entre outros.

Para contemplar diversas regiões da cidade, os usuários contam ainda com mais seis pontos de vendas e mais uma agência será inaugurada ainda esse mês no Shopping Conquista Sul. “Com isso, a gente atende uma premissa básica do transporte que é a proximidade com o usuário, para que ele possa buscar esse serviço de forma rápida, eficiente e que gere conforto na utilização do serviço”, declarou o coordenador de Transporte e interventor do serviço, Micael Silveira.

Em parceria com o Boulevard, a nova agência conta com toda infraestrutura e acessibilidade que os usuários merecem: ambiente climatizado, Wi-Fi, acessibilidade, conforto e segurança. “Fizemos tudo isso com um custo muito reduzido. Temos princípios de economicidade e eficiência e ao mesmo tempo ampliação dos serviços”, completou Silveira.

A nova agência também terá um atendimento flexível e funcionará todos os dias. De segunda a sábado, ela funciona das 10h às 21h; e aos domingos e feriados das 14h às 18h. A previsão é que cerca de 5 mil pessoas sejam atendidas por mês.

Lembrando que os usuários também dispõem de alguns serviços da ATUV por meio de um portal de atendimento no site ou pelo app ATUV.

Fonte: Mega Rádio VCA

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na manhã desta quarta-feira, 4, o vereador Edivaldo Ferreira Jr (MDB) defendeu a aprovação dos dois empréstimos que o Executivo Municipal pretende fazer, no total de R$ 60 milhões, “para a concepção de diversas obras no município”.

Edivaldo apontou que o objetivo do Executivo Municipal em contrair os empréstimos é o bem comum. “Nós queremos o bem comum, o bem da coletividade de nosso município”, disse ele. “É inconcebível que sequer pensemos em votar contrariamente a esse Projeto de Lei”, analisou, pedindo que os seus colegas votem a favor da autorização para os empréstimos.

Os projetos, que estão tramitando na Casa em Regime de Urgência (quando os prazos de tramitação para receber emendas e apreciação das comissões são reduzidos pela metade), são: o PLE Nº 14/2019 e o PLE Nº 15/2019. Os recursos são fruto do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal, criado para facilitar e ampliar a concessão de crédito para obras de saneamento ambiental, transporte e logística e energia.

Esses empréstimos servirão para garantir a realização de obras de infraestrutura nas mais diversas áreas, como recuperação de canais de drenagem, pavimentação de ruas, recuperação de equipamentos esportivos, como por exemplo, o conhecido “Estádio Murilão” e o Ginásio de Esportes Raul Ferraz e mais uma célula de resíduos no aterro sanitário, Além disso, também serão realizadas ações de modernização, expansão e melhoria de eficiência da rede de Iluminação Pública do município, referente à substituição de lâmpadas e luminárias convencionais (vapor de sódio, vapor de mercúrio, mista e vapor metálico) por luminárias com tecnologia Diodos Emissores de Luz (LED), proporcionando um elevado grau de eficiência.

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar elencou algumas obras que estão sendo realizadas pelo Governo Municipal, através da Subprefeitura de José Gonçalves:
• Recuperação da estrada entre José Gonçalves e Lagoa da Visão;
• Recuperação da estrada entre Povoado da Roseira de Catarina e Lagoa da Boa Sorte;
• Recuperação da Estrada da Caveira entre Algodão e Barragem do Colonhão, até a Visão;
• Recuperação da estrada entre Acesso da Úrsula e Boqueirão;
• Recuperação da Estrada do Doutor a Ladeira do Biruca;
• Recuperação da Estrada do Poço da Vaca;
• Recuperação da Estrada Do Doutor, saindo de Cabeceira;
• Recuperação da estrada entre Cabeceira e Olho D’Água;
• Recuperação da estrada entre Serra da Bela Vista ao Cemitério
• Dois campos de futebol;
• Várias intervenções na estrada entre Periperi e Vereda Grande.
CORTINA E CIA COLCHÕES

A licitação para recuperação e conservação das estruturas das barragens de Mateiro, Cipó, Lagoa da Horta, Beco Bebedouro, Cotia e Afligidos, já foi concluída pela Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB), empresa vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). O edital com o resultado já foi no Diário Oficial do Estado da Bahia.

As barragens foram construídas com objetivo de atender às demandas de abastecimento humano seguidas de dessedentação animal e eventualmente irrigação, beneficiando, assim, cerca de 130 mil habitantes dos municípios de Maetinga, Mirante, Rio do Antônio, Seabra, Boninal e São Gonçalo dos Campos. Serão realizados diversos serviços como a recuperação dos taludes, incluindo a recuperação da vegetação, das estruturas em concreto, alvenaria de pedra argamassada e drenos de pé. Serão instalados ainda equipamentos hidromecânicos e de segurança. Serão efetuadas também a limpeza da vegetação aquática e recuperação do entorno das barragens, entre outras benfeitorias.

“O Governo do Estado está atento à manutenção, e avançando na implementação de medidas para a conservação das estruturas das barragens de sua responsabilidade. O objetivo é estabelecer um planejamento de médio e longo prazo antevendo problemas, e com isso cuidando do meio ambiente e da população baiana”, destacou o titular da SIHS, Leonardo Góes.

Segundo o presidente da CERB, engenheiro Antonio Eduardo de Matos, as barragens têm um papel fundamental nas ações de amenização dos efeitos da seca e melhoria da qualidade de vida das comunidades. Elas são responsáveis pelo armazenamento da água com a finalidade de abastecimento humano e animal. A CERB vai acompanhar a execução das obras de recuperação dessas seis barragens.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Polícia Civil, através da DTE – Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes, nesta terça-feira (03), destruiu aproximadamente 300 quilos de drogas, distribuídas em vários tabletes e porções de maconha, crack, cocaína e outras substâncias entorpecentes.

As drogas, que se encontravam apreendidas na DTE, foram destruídas, mediante incineração, com a presença do representante do Ministério Público.

Os traficantes identificados estão sendo indiciados nos inquéritos policiais instaurados na DTE, com prisões preventivas sendo representadas à justiça.

Fonte : DRACO/ DTE – Vitória da Conquista

CORTINA E CIA COLCHÕES

Empreendimentos da economia popular e solidária do território Sudoeste e Itapetinga vão ganhar um reforço com a reinauguração do Centro Público de Economia Solidária (CESOL), em Vitória da Conquista. O evento acontece no próximo dia seis de setembro, às 16h, na Rua Santos Dumont, 131, no bairro São Vicente. No mesmo dia será reaberto o Espaço Solidário para comercialização de produtos da economia solidária. Estão confirmadas as presenças do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson de Magalhães, o superintendente de Economia Solidária da Setre, Milton Barbosa, e os deputados Fabrício Falcão e Daniel Almeida.

Para Andreson Ribeiro, Coordenador do Cesol Sudoeste, “o processo de cooperar e de fortalecer a economia solidária como alternativa inteligente, no atual cenário econômico, para a geração de trabalho e renda acaba por se configurar um fator primordial de inclusão social”. O Coordenador ressalta, ainda, que “O Governador Rui Costa, por meio da Setre, acerta em manter vivo na Bahia os ideais de renda e dignidade para uma parcela da população que realmente necessita”. Da mesma forma, “o Deputado Estadual Fabrício Falcão e o Deputado Federal Daniel Almeida que defendem o suporte à economia solidária no estado voltados para o comércio justo e o consumo consciente”, finaliza Andreson.

O CESOL, ação do governo estadual, prestará serviços de assessoria para esse tipo de empreendimento nos 24 municípios do território do Sudoeste e Itapetinga. Entre os serviços estão ações como a elaboração de rótulos para produtos, assessoria para comunicação e divulgação, regulamentação sanitária e organização do espaço produtivo, além de elaboração de projetos, auxílio jurídico e apoio para legalização dos empreendimentos, entre outros. E com a abertura do Espaço Solidário de comercialização dos produtos, as diversas associações que são assistidas pelo Cesol Sudoeste disponibilizarão produtos de alta qualidade, dentro da proposta de sustentabilidade e preço justo, como: artesanatos de fibra, bonecas de pano, cachaças especiais, cervejas artesanais, doce de leite caseiros, compotas de frutas da região, mel orgânico, biscoitos de polvilho salgado, biscoitos de goma dentre outros tantos alimentos e produtos artesanais que merecem o nosso prestígio.

A gestão operacional do centro é feita pela Casa da Cidadania, organização social selecionada em edital público para implantar CESOL. O equipamento integra as ações do programa Vida Melhor do Governo da Bahia, executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência de Economia Solidária.

Confira os municípios beneficiados pelo CESOL Sudoeste Baiano: Vitória da Conquista, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Itapetinga

Fonte: ASCOM/Cesol Sudoeste

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na tarde desta segunda-feira, 2, os vereadores de Vitória da Conquista, Coriolano Moraes e Edjaime Rosa, o representante do Incra e ex-vereador Arlindo Rebouças, e a liderança de José Gonçalves, Durval Teixeira Freire (mais conhecido com Biruca), entregaram ao deputado estadual, Osni Cardoso de Araújo, presidente da Comissão de Divisão Territorial da Bahia, requerimento solicitando a realização do plebiscito com eleitores de Vitória da Conquista, Anagé e Caetanos para desmembramento das áreas administradas integralmente por Vitória da Conquista.

No documento, os vereadores e o representante do Incra destacam que a população deve ser ouvida sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Prefeitura de Anagé, em 2012, que pede a revogação da Lei Estadual nº 12.564/2012, que atualiza os limites dos municípios que integram o território de identidade de Vitória da Conquista.

Segundo o vereador Professor Cori, já passou da hora de o plebiscito ser realizado. “Desde 2014 temos buscado, ao lado do ex-vereador Arlindo Rebouças, e com o apoio do vereador Edjaime Rosa a correção desse equívoco. Sabemos que Anagé e Caetanos não dispõem de serviços básicos para o referido território, e que esses serviços já são oferecidos pelo município de Vitória da Conquista. Por isso, defendemos, desde o início, a realização de um plebiscito, para que as comunidades possam escolher”, finalizou o parlamentar.

CORTINA E CIA COLCHÕES