As regiões da Chapada Diamantina e do Velho Chico serão beneficiadas com a recuperação de aproximadamente 745 quilômetros de rodovias estaduais. O aviso de licitação para a execução dos serviços foi publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) do último sábado (31). A abertura dos envelopes com as propostas da obra realizada pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) está prevista para 22 de outubro.
Na Chapada Diamantina, os serviços em cerca de 610 km serão feitos na BA-046, entre Itaberaba e Iaçu, na BA-245, de Iaçu ao entroncamento da BA-142, que passa por Itaetê, na BA-142, do entroncamento da BR-242 a Barra da Estiva, passando pelo entroncamento da BA-245 e Mucugê, e na BA-148, do entroncamento da BR-242 até Rio de Contas, que passa por Abaíra. A obra vai atender 380 mil moradores de municípios da região como Seabra, Boninal, Iraquara, Piatã. A Chapada Diamantina se destaca por receber cerca de 130 mil turistas durante e pela produção de frutas tropicais como manga e goiaba.
No Velho Chico, a BA-160, que liga Ibotirama a Bom Jesus da Lapa, passando por Paratinga, vai ser recuperada em 136 quilômetros de extensão. O serviço contemplará mais de 177 mil moradores de Riacho de Santana, São Félix do Coribe, junto com Ibotirama, Paratinga e Bom Jesus da Lapa. A importância da região é pela presença de 8 parques solares em atividade no estado, pela pecuária e na fruticultura.
“Nos últimos anos, mais de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais foram recuperadas ou estão recuperação. Os serviços realizados na Chapada Diamantina e no Velho Chico vão beneficiar o desenvolvimento econômico do estado como a atração de novos negócios em geração de energia renovável, a agricultura, o turismo e a pecuária”, ressalta Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura.
O governador Rui Costa e o secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, lançam, nesta segunda-feira (2), às 15h, o projeto Mais Estudo, no auditório da Secretaria da Educação do Estado (SEC), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Trata-se de mais uma ação voltada ao fortalecimento das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas da rede estadual de ensino. Com o projeto, estudantes com bom desempenho escolar, com notas iguais ou superiores a 8, serão selecionados para auxiliar os colegas que tenham dificuldade de aprendizagem.
Os monitores receberão uma bolsa mensal de R$ 200, por três meses, e terão o acompanhamento de professores supervisores e dos coordenadores pedagógicos. A previsão é que sejam investidos recursos na ordem de R$ 4,5 milhões em bolsas. Além de fortalecer as aprendizagens dos estudantes, o Mais Estudo também visa despertar no aluno monitor o desejo pela prática docente por meio de atividades de natureza pedagógica e contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem, considerando a fluidez do diálogo e a aproximação existente entre os estudantes.
Para participar do Mais Estudo as escolas devem fazer a adesão ao projeto, indicando os estudantes e professores envolvidos, dentre outras informações previstas no edital e nas orientações pedagógicas que a SEC disponibilizará no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br). A previsão é que a monitoria comece a ser realizada nas escolas já na segunda quinzena de setembro, quando inicia a terceira unidade letiva.
“Nosso objetivo é melhorar os índices educacionais na Bahia garantindo reforço escolar por meio da monitoria. Ao mesmo tempo, estamos reconhecendo e estimulando alunos com bom desempenho em nossas escolas”, afirmou o governador Rui Costa. Ele anunciou o lançamento do projeto durante live nas redes sociais no último dia 27, em conversa com dois alunos que voluntariamente já dão monitoria no Colégio Estadual Polivalente de Amaralina, em Salvador.
Oportunidades para a juventude
Além do Mais Estudo, o Governo do Estado implantou outros três importantes projetos voltados para a juventude, desde 2015, durante a gestão do governador Rui Costa. O Primeiro Emprego oferece vagas com carteira assinada nas secretarias e órgãos do Poder Executivo para egressos do ensino médio profissionalizante da rede estadual de ensino. Já o Partiu Estágio oportuniza universitários comprovadamente de baixa renda para estagiar também dentro da estrutura governamental. Por fim, o Mais Futuro garante bolsas de até R$ 600 para que estudantes das quatro universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesb e Uesc) consigam concluir seus estudos.
A tradicional Feira de Flores de Holambra – Conquista Florescendo será realizada entre os dias 5 e 15 de setembro de 2019, na Praça do Gil, centro de Vitória da Conquista.
Num ambiente familiar, o evento oferece mais de 200 espécies de flores, plantas ornamentais e frutíferas, e atrai pessoas de várias idades.
Na Feira de Flores ocorrerá ainda a 8ª Copa Primavera de Judô, campeonato ao ar livre voltado ao público infantil, em parceria com academias de Vitória da Conquista.
O campeonato será realizado no espaço “Flor e Cultura”, onde ocorrem também recital de poesias, apresentações musicais e outras atividades para crianças durante os finais de semana.
A entrada na feira é gratuita e ela fica aberta sempre das 8h às 20h.
No início da tarde deste domingo (1º), a cantora e compositora Ava Rocha esteve no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima para uma coletiva de imprensa. A artista se apresenta logo mais, na abertura da Mostra Cinema Conquista – Ano 14, logo após da exibição dos filmes “Não Falo com Estranhos” e “Inferninho”.
A apresentação será uma versão do seu show “Trança”, exclusivamente preparada para a Mostra Cinema Conquista. Sobre isso, a cantora e compositora comenta que “o show se trança com o local, com o momento, com as possibilidades, então, ele está sempre se reinventando”.

Coletiva: Ava Rocha
Segundo Ava, a performance de hoje será dedicada a algumas pessoas bastante significativas em sua vida. “Esse show de hoje é especialmente dedicado a minha avó, Lúcia Rocha, que pariu Glauber, é a mãe dele e é a mãe, de certa forma, do cinema brasileiro. E, portanto, ao meu pai, a minha tia e todas as pessoas queridas da minha família, a minha memória e as minhas raízes”, declarou.
A Mostra Conquista tem início hoje (1º), às 19h, seguindo até o dia 6 com exibições, conferências, oficinas, lançamentos de livros, entre outras atividades. O evento acontece no Centro de Cultura, quadra esportiva da Urbis VI e nos distritos de Iguá, Inhobim, Bate-Pé, São Sebastião e Pradoso, em Vitória da Conquista (BA).
A Mostra Cinema Conquista – Ano 14 tem o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia, da Diretoria Audiovisual do Estado, do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, da TV Sudoeste, da Cervejaria Devassa e do Restaurante Maria do Sertão. Recebe o apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, através do Curso de Cinema e Audiovisual, Programa Janela Indiscreta e Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas. A Mostra Cinema Conquista é uma produção da Movimenta Cultura e Arte e realização do Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Tem o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
A 14a edição da Mostra Cinema Conquista começou na noite de ontem (1º), às 19h. A Solenidade de Abertura foi iniciada com uma homenagem ao cantor e compositor Edilson Dhio, que faleceu no último dia 26, em Salvador, vítima de um acidente doméstico.
O conquistense teve o seu legado fortificado pela equipe da Mostra Cinema Conquista, que relembrou a sua grande importância para a cultura com trechos do poema “Pai Chão”, de sua autoria, interpretado pelo professor Adão Albuquerque.

Acidente tipo colisão lateral no Km 804 da BR-116, Prox. ao Trevo de São Sebastião, às 14h50. Um corolla (placa de Vitória da Coquista) perdeu o controle do veículo e colidiu lateralmente em uma carreta(placa de Sao Paulo) que seguia sentido contrário. Do acidente resultaram duas vítimas com lesões leves, condutora M. C. N, 40 anos e passageiro J. S. B, 28 anos do Corolla, encaminhadas ao Hospital de Base de Vitória da Conquista.
Causa: sono ao volante
Fonte: Policia Rodoviária Federal
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista prestigiou a abertura da 66ª Semana Espírita de Vitória da Conquista, na noite do último sábado, 31. A atividade reuniu diversas autoridades políticas e espíritas no Centro Convenções Divaldo Franco.
Presente ao evento, o presidente do Legislativo Municipal, vereador Luciano Gomes (PL), disse que assistir à palestra de Artur Valadares foi um momento ímpar. “Um jovem preparado para a missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo às pessoas que ali estavam, fiquei muito comovido e sai de lá com uma visão mais aberta sobre as questões espirituais, além de impressionado com a qualidade do público, com a atenção das pessoas, foi muito gratificante”, disse.

O vereador Professor Cori (PT) também estava presente e se mostrou impressionante com o evento. “Muito bom, um evento à altura de Vitória da Conquista e do público presente, uma palestra comovente e esclarecedora, parabéns à União Espírita por nos proporcionar um momento tão enriquecedor”, afirmou.
A Semana Espírita, realizada pela União Espírita de Vitória da Conquista, segue até o dia 09 de setembro, com a participação de palestrantes renomados, como Frederico Menezes, Patrick Pires, Max Lânio Lacerda, Denise Lino, Lacordaire Abrahão Faiad, Alberto Almeida e Divaldo Franco, que fará o fechamento do evento no próximo domingo, às 11h30.
Fonte: ASCOM/CMVC
O artista itapetinguense Vítor Mariá faz sua primeira turnê pela Europa. A oportunidade surgiu para o zabumbeiro e cantor e ele, claro, agarrou de vez. Aproveitando o ciclo positivo que o mesmo adquiriu neste ano de 2019, e teve reconhecido o seu trabalho como um dos artistas regionais que defendem a música nordestina de raiz.
| Vitor Mariá - FIB 2018 - Foto: Carlinhos Maciel |
Vítor começou a carreira solo em 2017, e depois de gravar um vídeo experimental com o guitarrista Raoní Maciel, saiu mostrando o seu projeto pelas estradas da vida. No ano seguinte, gravou o seu primeiro disco. Intitulado "Raízes", esse álbum foi o início de abertura de portas para sua carreira. Nesse período gravou o clipe de "Carolina" - composição de sua autoria -, participou de diversos eventos, dentre eles, o Festival de Inverno Bahia (FIB) realizado em Vitória da Conquista, e hoje considerado o maior evento de música do interior do norte-nordeste brasileiro.
| Vitor Mariá - Foto: Carlinhos Maciel |
Descolado e com um visual pop, o artista viu sua carreira entrar numa ascendente neste ano de 2019. No período junino fez uma média de mais de 50 shows e participou dos maiores eventos em cidades da região sudoeste da Bahia. Teve como padrinho, o Trio Nordestino, um dos maiores nomes da música nordestina, e com eles gravou o clipe de "Quem É Essa Menina", faixa do seu segundo disco "O Mais Simples Possível", gravado no mês de março. Essa canção o levou a ser finalista no Festival Nacional de Forró de Itaúnas (FENFIT 2019) - maior festival de forró do mundo -, no qual ele levou o troféu de Melhor Zabumbeiro do evento.
A turnê européia é mais um projeto do artista que partiu para o velho continente para apresentação de shows e também workshops. Nesse período ele vai ensinar os segredos do seu instrumento para alunos interessados nas raízes musicais do nordeste brasileiro. Aproveitando a fase, deve sair um documentário dessa aventura e o lançamento do seu novo disco em 2020, que inclusive vai se chamar "A Lamparina da História.
As músicas de Vitor Mariá estão nas plataformas digitais, e mais informação sobre o artista pode ser encontrada nas redes sociais: IG @euvitormaria Facebook Vitor Mariá You Tube Vitor Mariá Por Carlos Maciel - Blog Now Stop MusicA bandeira tarifária no mês de setembro deste ano seguirá vermelha no Patamar 1, assim como em agosto. A informação foi divulgada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira (30).
Com a bandeira vermelha haverá uma cobrança extra de R$ 4 para cada 100 quilowatts-hora consumidos. Durante o mês de julho vigorou a cobrança da bandeira tarifária amarela, na qual há um acréscimo de R$ 1,50 a cada 100 kWh consumidos.
A Aneel informou que a decisão de manutenção da bandeira no patamar vermelho 1 se deu por causa de parcela significante da energia ser fornecida por meio de usinas termelétricas, que têm custo de geração de energia mais alto. Também pesou na decisão a diminuição do volume de chuvas, com a intensificação da estação seca.
“Setembro é um mês típico do final da estação seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica para o mês sinaliza permanência do quadro de estiagem, com vazões abaixo da média histórica”, disse a Aneel.
Os serviços oferecidos pela 4ª Circunscrição Regional de Trânsito (CIRETRAN), localizada no bairro Jurema, em Vitória da Conquista, até o final de setembro passarão a ser disponibilizados no SAC Conquista II, que será reinaugurado no Shopping Boulevard, na Avenida Olívia Flores. A iniciativa integra as ações do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) para qualificar o atendimento à população na região.
De acordo com Rodrigo Pimentel, diretor-geral do órgão, com as novas instalações, a oferta dos procedimentos de habilitação e veículos será ampliada, com agendamento pela internet. Um pátio de 550 metros quadrados terá capacidade para a realização de 60 vistorias veiculares por dia, seis vezes mais que a capacidade atual, conforme o gestor do órgão. O espaço interno de atendimento terá sete guichês, três a mais que os disponíveis no momento. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
A mudança na atuação do DETRAN em Vitória da Conquista deve se repetir em outros municípios que possuem unidades da Rede SAC. “A intenção do Governo do Estado é transferir todos os serviços das CIRETRANS para os SACs nas cidades onde esta mudança for possível, visando oferecer mais comodidade, conforto e segurança aos usuários”, explicou Rodrigo Pimentel.