No primeiro tempo do jogo, poucas oportunidades apareceram para as duas equipes, mas Conquista manteve maior parte da posse de bola e chegava mais perto do primeiro gol. Até que em uma falta próxima da grande área, o meia Maradona e o zagueiro Breno se colocaram para a cobrança e em um chute certeiro, o defensor abriu o placar.
Já na segunda etapa, os nervos estiveram a flor da pele. O grande número de faltas (e de estranhamentos entre os jogadores) chamou atenção. Para Conquista, bastava manter o resultado, e Guanambi passou a ter mais chances, porém, nenhum com êxito. O jogo acabou 1 a 0 para o Bodinho.
Na próxima rodada, Guanambi não entra em campo e Vitória da Conquista já tem uma vitória por 3 a 0 garantida pelo W. O. contra Barreiras, assim, o resultado deste domingo garantiu a classificação do Sub-20 do ECPP como 1º e o time guanambiense em 2º.
FICHA TÉCNICA:
VITÓRIA DA CONQUISTA:
Gilberto; Matheus Silveira (Cleiton), Breno, Micael e Heverton; Ruan, Erielton e Maradona; Juninho, Emerson e Jean (Marcelo).
T – Guilhermino Lima.
GUANAMBI:
Mateus; Paulo Vitor, Bill, Juliano e Joel; Gustavo, Rogério (Ian Breno) e Yuri; Matheus (Igor), Luís Henrique e Dãozinho (Rian).
T – Albino Santos.
Árbitro: Jonathan Chaves Machado (FBF/Brumado).
Assistente 1: Celijúnior Gomes Sousa (FBF/Brumado).
Assistente 2: Marcos Santos Silva (FBF/Itambé).
4º Árbitro: Delinho Nunes Porceno (FBF/Vitória da Conquista)
Fonte: Diário Esportivo
Foto: Ascom/ECPP – Luciana Flores
Com 711 votos contra 354, o jovem Isaac Bonfim, 32 anos, apoiado pelos deputados Waldenor Pereira e José Raimundo e pelo senador Jaques Wagner, é o presidente eleito do diretório municipal do Partidos dos Trabalhadores em Vitória da Conquista. Isaac venceu o experiente Noeci Salgado, 69 anos, um dos petistas históricos do município, que foi apoiado pelo ex-prefeito Guilherme Menezes.
A eleição interna do PT, chamada de PED, estava sendo vista como a primeira etapa do processo de escolha do candidato do partido a prefeito em 2020. Os dois candidatos sempre negaram essa hipótese e afirmam que se dará a partir de agora o debate para definição do nome do PT para enfrentar o prefeito Herzem Gusmão (MDB) e tentar retomar o poder municipal, que manteve por 20 anos seguidos.
Entretanto, é muito difícil não prever dificuldades para que Guilherme seja o escolhido. Embora o ex-prefeito negue o interesse pessoal de “entrar na briga”, pessoas ligadas a seu grupo e seguidores nas redes sociais apostam que ele é o candidato mais forte. Na defesa do nome de Guilherme Menezes estão, por exemplo, o deputado federal Jorge Solla, o estadual Marcelino Galo e o atual presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, para quem, o ex-prefeito, que governou por quatro mandatos, é a prioridade. O presidente eleito hoje, respondeu a Everaldo dizendo que ele é filiado ao PT de Ilhéus, onde “poderá contribuir com o debate naquele município”.
Não concordar com a defesa “prioritária” do nome de Guilherme Menezes para prefeito, feita pelo presidente estadual do PT, não quer dizer que Isaac Bonfim discorda que o ex-mandatário possa ser o candidato. Mas, repare, como parece que vai ser mais difícil do que se o presidente fosse Noeci. A lista de Isaac, Waldenor e José Raimundo tem mais uns cinco nomes. Preferencialmente, um dos dois deputados, mesmo que publicamente eles sejam evasivos quanto a seu interesse.
Fonte: Blog de Giorlando Lima
É com extremo pesar que o Colégio da Polícia Militar de Vitória da Conquista, lamenta o falecimento da ex-aluna CPM Raissa Alves Ferreira, vítima de atropelamento automobilístico na Av.Olívia Flores, na noite deste sábado (07).
Raissa estudou no CPM e foi integrante da Banda de Música durante o período de 2015 a 2018, quando concluiu o ensino médio. Muito querida por todos, destacamos sua dedicação e compromisso com o curso, além do sorriso sempre aberto que acolhia a todos.
O velório está acontecendo na Rua 28, nº 36 – Bairro Conveima I.
Com as presenças do secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Davidson Magalhães e do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), foi reinaugurado o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) do Sudoeste e Itapetinga, na última sexta (06), em Vitória da Conquista. Ao todo, 128 empreendimentos e 25 municípios serão beneficiados.
Para o deputado Fabrício, o Cesol é fundamental para levar qualificação e suporte técnico a iniciativas pequenas, que sofrem com atravessadores, apesar da qualidade de sua produção. Já Magalhães ressaltou que o Cesol é uma política de resistência frente ao desmonte das políticas sociais que o atual governo federal vem fazendo. Ele assegurou o apoio do governador Rui Costa ao projeto.
Durante a solenidade foi lançada uma plataforma digital, na qual consumidores poderão adquirir produtos da economia solidária. Um ambiente físico, o Espaço Solidário, também foi reinaugurado.
Para garantir o funcionamento desses espaços, o Governo do Estado assinou este ano contratos de gestão que somados envolvem cerca de R$ 19,4 milhões. A gestão do Cesol Sudoeste é feita pela entidade Casa da Cidadania, selecionada em edital público.
O espaço multifuncional conta com um investimento de R$ 1,6 milhão e vai oferecer ações de assessoria técnica, microcrédito assistido, apoio à comercialização, qualificação e distribuição de insumos e equipamentos para associações, cooperativas e grupos produtivos de 25 municípios da região.
O Cesol Sudoeste e o Espaço Solidário funcionam na Rua Santos Dumont, 131, Centro, Vitória da Conquista.
Os Cesols são espacos multifuncionais, que integram a política pública estadual de economia solidária conduzida pela Setre. Os equipamentos se destinam a articular oportunidades de geração, fortalecimento e promoção do trabalho coletivo baseado na economia solidária.

O vereador Valdemir Dias (PT), 1º Secretário da Câmara Municipal, destacou em sua fala na sessão ordinária desta sexta-feira, que os Poderes Executivo e Legislativo são independentes. Disse isso referindo-se aos discursos dos demais colegas sobre o PL do executivo que solicita um empréstimo de R$ 60 milhões à Caixa Econômica.
Segundo o edil, o Governo Municipal encaminhou o projeto em caráter de urgência, mas destacou que a bancada não vai aprovar o documento “a toque de caixa”, porque é necessária uma análise criteriosa sobre a questão. “Não adianta colocar a população contra a Câmara, o discurso deve ser de responsabilidade. Quando autorizamos um empréstimo, temos que fiscalizar se os recursos estão sendo gastos com responsabilidade”, afirmou.
Ainda conforme Dias, o executivo gasta com propaganda, assessorias, entre outras coisas, e é preciso saber se está gastando de forma correta. Aproveitou para solicitar ao Governo Municipal que apresente a real condição de endividamento do município. “Quais e quantas parcelas já foram pagas, o que ainda tem que ser pago?”. Finalizou lamentando o não cumprimento das emendas pelo prefeito e pediu que não haja inversão do discurso. “O objeto de discurso é a análise responsável do projeto”.
O crescimento do setor aeroviário já percebido em Vitória da Conquista também deve ser ampliado para outras regiões. Em Guanambi, por exemplo, foi concluída a recuperação do aeroporto com objetivo de iniciar a operação com voos regulares. “Em breve, devem ser publicados os avisos de licitação para a construção dos equipamentos aeroviários de Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. Em Barreiras, a ampliação do aeroporto tem a previsão de ser iniciada até o final deste ano”, destaca Marcus Cavalcanti, secretário de Infraestrutura da Bahia.
Durante o primeiro semestre de 2019, a Bahia registrou um aumento de 13,39% no número de transplantes realizados, na comparação com o mesmo período do ano passado. Para conscientizar a população sobre o gesto, a Secretaria da Saúde (Sesab) vai promover uma série de ações em todo o estado durante o Setembro Verde, campanha que marca o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos, celebrado no próximo dia 27. Nesta sexta-feira (6), em Salvador, um estande ofereceu serviços de saúde e informações sobre doação de órgãos na Estação Rodoviária, no Terminal de São Joaquim do Sistema Ferry Boat e no Terminal Turístico Náutico.
“Oferecemos aferição de pressão e glicemia, controle de peso e orientação para prevenção de doenças crônicas, reforçando a necessidade da doação de órgãos. É importante que as famílias saibam que, no momento certo, a decisão é do familiar. Quem quer ser doador precisa avisar à família e conversar sobre o assunto. Não precisa mais deixar nada por escrito, nem fazer constar no documento de identidade. Basta ter um diálogo”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes, América Carolina.
Os serviços de saúde atraíram as pessoas que passaram pela Estação Rodoviária, como o auxiliar de serviços gerais Genivaldo Queiroz, que aprovou a iniciativa. “Tinha ouvido falar por alto [sobre a doação de órgãos], mas é muito importante. É uma forma de demonstrar amor com o nosso semelhante”, afirmou.
Doação de sangue
Outro ato significativo para salvar vidas é a doação de sangue, que pode ser realizada em hemocentros e bancos de sangue em todas as regiões da Bahia. Nesta sexta (6), o segurança Manuel Neto procurou o serviço no hemocentro coordenador da Fundação de Hematologia e Hemoterapia (Hemoba), em Brotas. Doador regular, ele tem consciência do valor deste gesto. “Doar sangue é bom e pode ter certeza que ajuda muita gente”, disse.
O diretor-geral da Hemoba, o hematologista Fernando Araújo, lembrou que doar sangue equivale a uma doação de órgãos e a transfusão a um transplante. “Quando é feita uma transfusão de sangue, a gente está transfundindo um tecido. Por definição, se trata de um transplante de tecido líquido, que tem todos os tipos de células que são produzidas na médula óssea”.
Além disso, o sangue é fundamental para a realização dos transplantes. “A transfusão de sangue dá o suporte necessário para que todos os transplantes aconteçam. Para cada tipo de tecido, é preciso uma quantidade de sangue. Assim, a doação é essencial para que o procedimento aconteça com a segurança que o paciente requer”, acrescentou o hematologista.
Repórter: Lina Magalí
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA