AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

O Governo do Estado, por meio das secretarias da Administração, da Educação e da Casa Civil, publicou, neste sábado (31), no Diário Oficial, a Lei 14.122, que estabelece o quadro de cargo de provimento permanente do magistério público das quatro universidades estaduais da Bahia. Com isso, serão concedidas 900 promoções da carreira, conforme acordo feito com a categoria.

Com a Lei, os professores universitários terão um ganho de até 22,75% sobre seus vencimentos. Serão promovidos os docentes em todos os níveis da carreira: assistentes, auxiliares, adjuntos, titulares e plenos do quadro do magistério da Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC); Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UESC). Isso vai gerar um impacto financeiro estimado em R$ 12,7 milhões este ano e R$ 16,9 milhões em 2020.

De acordo com a Lei, a Uneb terá um total de 398 vagas abertas para promoção de docentes. Serão 139 vagas para a promoção do cargo de professor auxiliar para assistente, outras 139 vagas de assistente para adjunto. Também terá 83 vagas para promoção do cargo de adjunto para titular, além de 37 de professor titular para pleno.

Na Uesb serão 227 vagas para promoção de professores, sendo 97 promoções do cargo de assistente para adjunto, 97 de adjunto para titular e 33 do cargo de titular para pleno.

A Lei prevê que a Uesc terá 151 vagas para promoção de docentes. Deste total, 68 vagas serão para promover professores assistentes em adjuntos, 63 do cargo de adjunto para titular, além de 20 vagas para a promoção de titular para pleno.

Já na Uesf, a Lei prevê a abertura de 124 vagas para promoção de professores, sendo 52 de assistente para adjunto, outras 52 de adjunto para titular e 20 de titular para pleno.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que para prosseguir com as ações de instalação de novos e modernos equipamentos visando garantir maior segurança operacional, o fornecimento de água será temporariamente reduzido no Sistema Integrado Abastecimento de Vitória da Conquista das 8h às 21h da segunda (02/09). Durante a execução do serviço, haverá uma redução da oferta de água distribuída e a Estação de Tratamento funcionará com 45% de sua capacidade operacional.

Desta vez, o serviço de substituição de equipamentos elétricos acontecerá na estação de bombeamento localizada na barragem de Água Fria. Com investimento de R$2 milhões na aquisição de equipamentos soft-start (automatização), o serviço integra as ações de ampliação do sistema de abastecimento previstas para este ano.

O funcionamento do sistema de abastecimento será restabelecido a partir das 21h da segunda e regularizado gradativamente em até 48 horas. Os moradores que possuem reservatório com capacidade de armazenamento suficiente para o atendimento das necessidades diárias não sentirão os efeitos da interrupção programada. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares e evitando todas as formas de desperdícios.

*Asom/Embasa

CORTINA E CIA COLCHÕES

Quando menina, Dalci Maria de Andrade gostava de observar seu pai, que tinha um pensionato e uma vendinha de “secos e molhados”, trabalhando. Desta maneira, quase por osmose, desenvolveu o amor pelo labor, dinheiro e, principalmente, empreendedorismo.

Hoje, aos 75 anos, a empresária possui 18 lojas da O Boticário em quatro cidades e, na noite desta quarta-feira (28), se tornou a primeira mulher a receber o prêmio de ‘Comerciante do Ano’, concedido anualmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA).

“Me senti uma plebeia casando com um príncipe”, revelou ela, incrédula, sobre o sentimento que teve ao saber que se tornaria pioneira na premiação após 33 edições vencidas, unicamente, por homens.

A analogia usada por ela para expor sua emoção faz sentido pois, tal qual uma Cinderela, ela sempre trabalhou – e muito – buscando apenas o seu sustento e não à procura de um “sapatinho de cristal”.

Já a varinha de condão começou a ser sacodida há mais de 40 anos. Era maio de 1977, quando, enquanto visitava dois filhos que estudavam em Curitiba (PR), descobriu uma lojinha chamada O Boticário. E, onde muitos viam apenas um pequeno estabelecimento regional, Dalci enxergou uma grande oportunidade.

Início

Primeiro começou a comprar produtos de lá para vender em uma loja de estética que tinha em Vitória da Conquista, Sudoeste do estado, onde morava na época. Logo depois, quando soube que a empresa abriria franquias, imediatamente se candidatou para abrir a sua lojinha aqui na Bahia.

“Na época, eu nem sabia o que era franquia, mas me joguei mesmo assim. Só queria uma oportunidade para trabalhar”

Trabalho, aliás, sempre foi uma espécie de mantra em sua vida. Desde pequena, nunca quis ser sustentada por ninguém, seja pai ou marido. E foi assim que a mulher que sempre se recusou a receber mesada virou a mesa da sua trajetória.

Na véspera de Natal de 1981, ela montou na Galeria Itambiá, em Conquista, uma das primeiras lojas O Boticário do Norte-Nordeste.

Apoio

Mas Dalci não construiu a trajetória sozinha. Nascida em 1944, num período em que o machismo predominava, ela teve a sorte de encontrar um marido que a apoiava incondicionalmente.

“Hoje eu percebo o quanto meu esposo era à frente de seu tempo, sempre me incentivando. Até ‘deixava’ eu viajar sozinha para fazer cursos, algo impensável para a época. A família dele o julgava por conta da maneira que ele me tratava. ‘Eu conheço a minha mulher’, sempre dizia ele, quando era importunado”, lembra Dalci.

Grata por todo o apoio que recebeu, hoje a empresária procura dar os mesmos incentivos, abrindo portas para outras mulheres que têm o mesmo sonho que ela tinha quando jovem.

Líder

Hoje, Dalci lidera uma equipe de mais de três mil revendedores, dos quais apenas 2% são homens, e sempre dá conselhos a quem pede.

“Tem, por exemplo, uma mulher que foi minha pupila. Eu a peguei pelo braço, ensinei e até assinei uma carta para ajudá-la a abrir uma franquia no interior do Paraná. Recentemente, ela ganhou um prêmio e me disse: ‘tudo que ganhei, devo a você’”, recorda ela, admitindo ficar comovida com o reconhecimento.

“Eu acho ótimo isso. Esse prêmio mesmo, é um absurdo eu ser a primeira mulher a ganhar. Pelo menos agora eles abriram os olhos e estão fazendo a coisa certa. Tem muitas de nós, extremamente competentes, que merecem ser agraciadas”, defende.

A receita do sucesso ensinada por ela? Trabalho. É isso que ela faz desde os 17 anos, quando já estava casada e teve seu primeiro filho. Em jornada dupla, saía de casa durante o dia e, à noite, criava seus cinco filhos, além de cuidar da casa.

O neto Guilherme, orgulhoso, confirma: “Ela faz isso até hoje. Quando chega em casa e o local não está limpo da maneira que ela quer, ela pega o pano, vassoura e aspirador e começa, mete a mão na massa”.

“Mas tem que fazer isso mesmo”, retruca Dalci. “Meu filho, eu trabalhei muito mesmo a vida toda. Lixava a prateleira das lojas, lavava as calçadas. Se não estou satisfeita com algo, faço por conta própria. Quero todas as minhas lojas impecáveis”, explica.

E, mesmo aos 75 anos, ela segue de olho em todos os seus 18 estabelecimentos nas cidades de Vitória da Conquista, Iguaí, Barra do Choça e Condeúba. “E pretendo abrir mais”, adianta.

Mas quem pensa que o orgulho da vida de Dalci é o pequeno império que construiu no Sudoeste baiano está equivocado. “Meu maior amor são meus filhos e netos lindos, perfeitos e maravilhosos. O comércio e o dinheiro é bom. Mas a família vem em primeiro lugar”, conclui.

Comerciante do Ano

Desde 1985, anualmente, a Fecomércio-BA premia um comerciante. Os 35 sindicatos que formam o órgão indicam nomes, que são avaliados por critérios como empreendedorismo e atuação no terceiro setor e, a partir daí, é escolhido o vencedor.

Além da premiação, Dalci recebeu a medalha Visconde de Cairú, baiano considerado o patrono do comércio brasileiro.

Fonte: Correio da Bahia
Foto: Betto Jr/CORREIO

CORTINA E CIA COLCHÕES

O 7º GBM informou a nossa reportagem sobre um incêndio no Distrito Industrial dos Imborés, em Conquista.

Viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas para debelar as chamas.

Confira nota oficial da corporação:

O Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista foi acionado para debelar um incêndio que teve início por volta das 5:15 da manhã desta quinta, 29. Duas viaturas estão atuando no combate das chamas que atingiram o armazém de uma fábrica, localizado no Centro Industrial dos Imborés. Até o momento não foram encontradas vítimas.

As últimas informações dão conta de que o incêndio já foi debelado e não foi registrado nenhuma vitima.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O secretário de Saúde do estado (Sesab), Fábio Vilas-Boas, afirmou que o governo de Jair Bolsonaro utilizou “politicamente” uma pactuação firmada entre a Bahia e a gestão de Michel Temer para um cofinanciamento na administração das policlínicas no estado. Atualmente, a gestão estadual entra com o investimento inicial de construção, e os recursos de manutenção ficam divididos, 40% sob responsabilidade do estado e 60% a cargo dos municípios.

“No governo passado, havia uma pactuação de que o governo federal iria entrar como cofinanciador dessa ação que eles enxergavam como justa. Ocorre que, na primeira semana do governo Bolsonaro, eles encontraram esse ofício, e usaram politicamente como se nós estivéssemos pedindo dinheiro para ajudar nas policlínicas. Nós não pedimos isso”, indicou, em entrevista ao Bahia Notícias.

O assunto foi levantado pelo líder do oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Targino Machado (DEM). O parlamentar provocou a Sesab, e afirmou à imprensa que o governo do estado pediu R$ 61 milhões à União para serem destinados às policlínicas.

Em 2018, o então ministro da Saúde Gilberto Occhi visitou a Bahia. No encontro, Vilas-Boas sinalizou a possibilidade de haver uma gestão tripartite das policlínicas. “Naquela ocasião, nós sinalizamos ao ministério que elas deveriam ser espalhadas por todo o Brasil, e que deveriam ter, assim como tudo no SUS, um financiamento tripartite. E hoje, ela tem um financiamento bipartite”, conta.

Mesmo com críticas à postura da gestão federal, o titular da Sesab afirma que se encontrou mais de uma vez com o atual ministro da Saúde, Luiz Mandetta. “Foi entregue um relatório ao ministro sobre o funcionamento das policlínicas para que o modelo seja implantado no resto do Brasil”, declarou.

por João Brandão / Matheus Caldas
Fonte: Bahia Notícias

CORTINA E CIA COLCHÕES

Quando a VIABAHIA e AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES TERRESTRES assinaram a concessão da BR 116, em 03 de setembro de 2009, foram estabelecidas algumas cláusulas importantes, hoje vou falar só a 14.9-1 página 21 do referido documento que estabelece a obrigação da ViaBahia repassar R$ 3.195.000,00 (TRÊS MILHÕES CENTO E NOVENTA E CINCO MIL REAIS) por ano, para ANTT, para custear a fiscalização da concessão.

A nossa dúvida é a seguinte:

Será que a ViaBahia tá repassando esse valor?

E será que ANTT está fiscalizando?

O SUDOESTE PODE MAIS.

José Maria Caires

CORTINA E CIA COLCHÕES

Faleceu na noite desta segunda-feira (26), num hospital da Região Metropolitana de Salvador, o músico Edilson Dhio. Artista natural de Vitória da Conquista, Dhio fez inúmeras composições musicais, "Pai Chão" em parceria com Lima Jr marcou a carreira do artista em vários festivais.

Edilson Dhio um artista muito talentoso e bastante conhecido em Vitória da Conquista, cidade que tocou a sua carreira sempre rodeado de amigos queridos que conviviam com essa super figura.

Nas redes sociais, diversos amigos lamentam a morte precoce de Dhio. Ele foi o compositor que criou a jingle ‘Somos Sudoeste’, que durante muito tempo ilustrou vinhetas da Tv Sudoeste, também compôs e participou da vinheta do Natal da Cidade.

No programa Redação Brasil, Deusdete Dias, Nagib Barroso e Dirlei Bonfim fizeram uma homenagem a Edilson Dhio.

Confira os jingles para TV:

.
 .
CORTINA E CIA COLCHÕES

O Festival de Inverno Bahia (FIB) sempre apostou na inovação e na combinação de estilos musicais diferentes. Prova disso foram os espaços Vila da Música Coca-Cola e a Arena TNT Eletro-Rock, um sucesso na programação da festa. Energia e animação não faltaram nesses palcos durante os três dias do FIB 2019. Na sexta-feira, 23, o forró, o axé e o sertanejo tomaram conta da Vila da Música Coca-Cola com os shows de Trio Lisbela, Le Kum Kré, Danniel Vieira e Robertinha.

O som da sanfona, o estilo pé de serra e a mistura de brega, arrocha e pagode continuaram esquentando a galera no sábado, 24, na Vila da Música Coca-Cola. As bandas Terno e Chinela, Bar e Love e Trem Bala não deixaram ninguém ficar parado com os sucessos que estão na boca do povo. Já no domingo, 25, último dia do Festival de Inverno Bahia (FIB) 2019, as atrações que comandaram o agito no espaço foram Unixote, Kart Love, Elas Cantam e Damas da Noite.

A batida da música eletrônica e o rock misturado com baião e forró deram o tom da animação na Arena TNT Eletro-Rock. No total, doze atrações passaram pelo palco que encantou a estudante de arquitetura Victória Pinto. Ela sempre faz questão de visitar todos os espaços de shows do FIB e na edição de 15 anos não foi diferente. “Eu acho que a iniciativa de ter esses outros palcos é muito boa, porque celebra a diversidade da música”, contou a jovem de 21 anos.

Banda Nêspera, Bernardino Band, Dona Iracema, Iago Galvão e os Lokomotivos, banda Dost e Raulzísticos divertiram o público com diferentes vertentes do rock, do hardcore ao indie. Os DJs Falcão, David, Meble, Dobie Music, Vitor Patez & Matheus Trindade e Arks também fizeram todo mundo pular com os beats da Arena TNT Eletro-Rock. Para Valéria Cathalá, estudante de Itapetinga, o melhor desse espaço é o clima na hora de se divertir. “Com o eletro-rock, a gente pode dançar mais solto. A vibe é muito boa aqui, por isso sempre prefiro ficar nesse palco”.

A produção do Festival de Inverno Bahia é assinada pela Icontent, empresa de entretenimento da Rede Bahia, em parceria com a TV Sudoeste, e conta com o patrocínio máster da Fainor, VCA Construtora, Mauricéa Alimentos e Governo do Estado da Bahia e apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, Itaipava, Porto Seguro, Diamantina/Toyota, He-Net, Águia Branca, Ibis Styles, Óticas Vip, Avatim, By Derme, Saudali, Wizard, Vittasaúde, Consultant It, Via Brasil, Boulevard Shopping, Mega Açaí, Coca-Cola, Skyy, ZAB, Tia Sônia, Smart Fit e Eudora.

Fotos: Laécio Lacerda e Ramon Rocha

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) homenageará a Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (Cotefave) pelos seus 17 anos. A homenagem acontecerá através de uma audiência pública, nesta terça-feira, 27, às 19h, no Plenário Carmen Lúcia, na Câmara Municipal.

A comunidade é resultado de um sonho nascido após o lançamento da Campanha da Fraternidade do ano de 2001, que teve como objeto o combate às drogas, com o lema “Vidas Sim, Drogas Não”.

A Cotefave foi criada em 19 de agosto de 2002, como sociedade civil sem fins lucrativos, buscando a partilha solidária das necessidades, das tarefas e das soluções dos problemas, sem discriminar cor, raça, sexo ou ideologia política. Mantém caráter ecumênico, despertando o sentido religioso para uma vivência da espiritualidade que motiva o encontro com Deus.

A iniciativa da realização da audiência pública é dos mandato dos vereadores Viviane Sampaio (PT) e Valdemir Dias (PT). Como de costume, a atividade será aberta ao público, participe!


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista fica na Rua Coronel Gugé, Nº 150, no Centro da cidade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

No palco principal, Anitta fechou com grande estilo e muito rebolado a 15ª edição do Festival de Inverno Bahia. A cantora agitou o público e não deixou ninguém ficar parado.

O repertório do show contou hits de grande sucesso que Anitta gravou em parceria com artistas nacionais e internacionais, como “Is That For Me” (com Alesso), “Poquito” (gravada com o rapper norte-americano Swae Lee) e, “Onda diferente” (que gravou com Ludmilla, Papatinho e Snoop Dogg). Mas é claro que não poderia faltar “O show das poderosas”, uma das músicas de maior sucesso da cantora.

Texto: Thaís Pimenta – Blog do Sena
Confira a cobertura fotográfica de Láecio Lacerda e Edna Nolasco:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES