O single “Injustiça Climática”, liderado pelo cantautor e pesquisador Ricardo Marques, natural de Vitória da Conquista, vem ganhando destaque no cenário cultural brasileiro ao reunir música e pensamento crítico em torno da emergência ambiental. A canção conta com as participações de Luiz Caldas, Ailton Krenak e Jonas Samaúma e tem sido repercutida por veículos nacionais especializados, consolidando-se como uma colaboração de forte relevância simbólica no debate climático contemporâneo.
Lançada no início de janeiro nas plataformas de música, a obra se afirma como um manifesto ao articular música, poesia e reflexão política. O projeto aproxima a trajetória de Ricardo Marques — mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente e pesquisador das relações entre cultura e sustentabilidade — da inventividade musical de Luiz Caldas.
As participações de Ailton Krenak, filósofo, escritor e primeiro indígena a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, e do poeta Jonas Samaúma, ampliam a densidade simbólica da faixa. Juntos, eles constroem uma narrativa que questiona o modelo de desenvolvimento baseado na exploração da natureza e chama atenção para os impactos desiguais da crise climática, sobretudo sobre os povos originários.
Musicalmente, a canção percorre caminhos que dialogam com a música de raiz brasileira e com elementos rituais e ancestrais. O arranjo combina o violoncelo do maestro João Omar à percussão de Emílio Bazé, criando uma ambiência que remete tanto à canção de protesto quanto a rezos e cantos de resistência, evocando referências como Elomar Figueira Mello e Xangai.
A letra, assinada por Krenak, Samaúma e Rodrigo Quintela, traz imagens diretas e contundentes ao afirmar que “o amanhã não está à venda” e lembrar que “estamos na mesma canoa”. Os versos reforçam a ideia de que a crise climática não é abstrata nem distante, mas um processo em curso que atravessa o cotidiano e exige reposicionamento coletivo.
“Injustiça Climática” também antecipa um álbum previsto para o primeiro semestre de 2026, que seguirá explorando temas como justiça ambiental, direitos indígenas e sustentabilidade. “A arte, para mim, só faz sentido quando provoca consciência. Essa canção e as outras que virão são um convite para que a gente se entenda, de novo, como parte da Terra, e não acima dela”, destaca Ricardo Marques.
FICHA TÉCNICA
Compositores: Ailton Krenak, Jonas Samaúma e Rodrigo Quintela
Cantam: Ricardo Marques e Luiz Caldas
Participação especial: Ailton Krenak e Jonas Samaúma
Violões: Clériston Cavalcante
Violoncelo: Maestro João Omar
Percussões: Emílio Bazé
Técnicos de áudio: Luciano PP, Pejota e Abnner Keys
Produção musical: Nagib Barroso
Parque infantil gratuito animará a manhã de domingo das crianças que passarem pela avenida!
O verão já chegou e, com ele, uma programação especial do Boulevard Shopping Vitória da Conquista. O empreendimento está preparando muitas novidades para o ano e a primeira delas teve sua estreia no último domingo (11), com a tradicional corrida Virgulino Run. Trata-se do Boulevard de Verão, ação que tem como objetivo promover bem-estar, saúde e muita diversão para o público durante a estação mais quente do ano.
A programação especial continua no dia 25 de janeiro, domingo, com a montagem de um parque infantil na Avenida Olívia Flores. As famílias que já costumam aproveitar a Olívia aos domingos e aquelas que buscam opções de lazer para as crianças durante as férias poderão aproveitar a ação gratuita, que acontecerá das 8h às 10h30.
“O Boulevard de Verão reflete nosso compromisso em ir além das compras e oferecer experiências completas ao público. Para 2026, preparamos uma agenda especial e começamos o ano incentivando hábitos saudáveis, atividades ao ar livre e opções de lazer para toda a família”, ressalta Marcela Gusmão, gerente de marketing do Boulevard Shopping.
Novidades sobre o evento podem ser conferidas nas redes sociais do Shopping (@boulevardconquista) e no site oficial.
Serviço
O quê: Boulevard de Verão
Quando: Domingo, 25 de janeiro
Horário: A partir das 8h
Onde: Avenida Olívia Flores, em frente ao Boulevard Shopping
A licitação para o esgotamento sanitário do município de Planalto deve ser lançada no segundo semestre deste ano, com previsão de início das obras no começo de 2027. As informações foram apresentadas pela Embasa ao deputado federal Waldenor Pereira, ao prefeito de Planalto, Cloves Andrade, e ao vereador Bandeira, presidente da Câmara Municipal.
As lideranças estiveram na Embasa na tarde desta terça-feira (20) para acompanhar o andamento do projeto de esgotamento sanitário do município, já selecionado no PAC do Governo Federal e que aguarda agora a assinatura do contrato com o Ministério das Cidades.

O projeto, que prevê investimentos da ordem de R$ 93 milhões, foi apresentado pelo diretor de Empreendimentos da Embasa, Cristiano Bressy, e pelo gerente de Projetos, Herbert Melo.
Durante a reunião, Herbert Melo realizou uma apresentação em slides, detalhando as etapas e os aspectos técnicos da proposta, que deverá garantir ampla e eficiente cobertura de esgotamento sanitário para o município de Planalto.

Cristiano Bressy destacou que, com a execução da obra, Planalto deverá se tornar um dos municípios de referência em saneamento básico na Bahia.
O deputado, o prefeito e o vereador avaliaram de forma muito positiva as informações apresentadas, manifestando satisfação com o andamento do projeto, considerado estratégico para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população.
Na ação, foram apreendidos entorpecentes, dinheiro e equipamentos usados na atividade criminosa
Um homem, de 52 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas na manhã desta quarta-feira (22), no município de Brumado, durante o cumprimento de mandado de busca domiciliar em uma residência no bairro Meira. A ação resultou na apreensão de aproximadamente 1 quilo de maconha, cerca de 200 gramas de cocaína, quatro balanças de precisão, duas maquinetas de cartão de crédito, dois aparelhos celulares, material para acondicionamento de drogas e R$ 700 em espécie.
O mandado de busca e apreensão foi cumprido após investigação que apurava a prática de tráfico de drogas no endereço alvo da ação. No local, os policiais localizaram inicialmente uma pequena quantidade de entorpecente e, com o aprofundamento das buscas, encontraram o restante do material ilícito armazenado em diferentes cômodos da residência.
Todo o material apreendido foi encaminhado para perícia. As investigações seguem em andamento para esclarecer as circunstâncias do crime e identificar possíveis conexões criminosas. A ação foi realizada pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Territorial de Brumado, com apoio da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado). O homem segue preso, à disposição do Poder Judiciário.
Pedro Moraes / Ascom PCBA
A primeira edição do Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 vai oferecer 594 mil bolsas para faculdades privadas. As inscrições nos processos seletivos para concorrer a uma bolsa do programa estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (26) até a próxima quinta-feira (29).
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) essa é a maior oferta da história do Prouni. As inscrições podem ser feitas por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e os candidatos também podem consultar vagas ofertadas por municípios, curso, turno e instituição.
A inscrição no Prouni é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet. Das 594 mil bolsas, 328 mil são para bacharelado, 253 mil para cursos tecnológicos e 12 mil para licenciatura.
Teve início nesta quarta-feira (21), a última etapa de matrícula on-line voltada para os estudantes oriundos de outras redes de ensino ou que estão ingressando agora na vida escolar. O agendamento on-line para os novos alunos deve ser realizado das 8h às 23h59, até sexta-feira – 23 de janeiro, pelo portal oficial: escolar.pmvc.ba.gov.br.
No momento do cadastro, o aluno ou responsável precisa ter em mãos o atestado de transferência da escola anterior com o código de transferência contido no documento para validar e confirmar o agendamento.
A Smed ainda explica que o sistema exibe apenas as instituições com vagas disponíveis. Se a escola desejada não aparece, é porque não há vagas no momento. No entanto, a escola pode voltar a aparecer caso algum aluno desista da vaga durante o processo de matrícula.
O secretário titular da pasta, Edgard Larry, informa que até o presente momento, 38.212 alunos já foram matriculados na rede. “Hoje, nós estamos iniciando a terceira etapa do cronograma de matrículas da rede municipal. A partir de hoje até o dia 23, estaremos recebendo as matrículas de alunos da rede privada, bem como de alunos de outros municípios e de outras regiões”, disse.
“Nós estamos solicitando aos pais que participem desse processo e se atentem para o período das matrículas, porque as aulas terão início no dia 2 de fevereiro e pretendemos que a rede tenha todas as matrículas efetuadas até este período. A exemplo de anos anteriores, foram disponibilizadas 50 mil vagas distribuídas em toda a rede municipal de educação, tanto nas escolas da Zona Urbana quanto da Zona Rural”, ressaltou o secretário.
Os novos alunos terão até o dia 26 de janeiro para comparecerem à instituição de ensino e assinar o comprovante de matrícula. Caso exista alguma dúvida, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) disponibiliza os seguintes telefones de contato:(77) 3229-3379 / 3229-3378.
O deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA) manifestou publicamente seu repúdio à decisão da Prefeitura de Vitória da Conquista de encerrar o suporte financeiro à Casa do Estudante Quilombola. Em sintonia com o protesto realizado por movimentos sociais na Praça Nove de Novembro, o parlamentar classificou a medida como insensível e excludente, alertando para o risco iminente de evasão desses jovens do ensino superior.
A iniciativa, que completa 18 anos, surgiu originalmente de uma articulação do mandato de Waldenor com o apoio do ex-prefeito José Raimundo Fontes, consolidando-se como uma política de assistência estudantil vital para a Joia do Sertão Baiano. Ao longo de quase duas décadas, o espaço acolheu jovens de Conquista e de outros municípios do Centro Sul Baiano, permitindo a formação de médicos, advogados e agrônomos oriundos de comunidades tradicionais. Waldenor ressaltou que a estrutura contou com parcerias dos Agentes Pastorais Negros e do Governo do Estado, sendo posteriormente assumida pelo Município. Para o deputado, o fechamento representa um retrocesso no combate às desigualdades, especialmente em uma região que abriga 67 comunidades quilombolas reconhecidas. O parlamentar colocou seu mandato à disposição para buscar alternativas que assegurem a continuidade das atividades, incluindo a articulação de emendas e parcerias com as esferas estadual e federal.
Trata-se de uma política pública que transformou vidas e não pode ser desmontada, reiterou Waldenor, enfatizando que os cidadãos quilombolas, que somam cerca de 12 mil pessoas em Vitória da Conquista, dependem dessas garantias para alcançar a ascensão social. A comunidade acadêmica e os movimentos negros aguardam um novo posicionamento do Governo Municipal sobre a manutenção deste equipamento histórico.
O Carnaval Antecipado de Itabuna acontece neste final de semana (de 22/01 à 25?01/2026) e promete movimentar a cidade com a maior grade de atrações de sua história. A festa reúne grandes nomes da música baiana, como Bell Marques, Durval Lelys, Cláudia Leitte, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Timbalada, Tony Salles, Psirico, Lá Fúria, O Kanalha, Escandurras, Trio da Huanna, Araketu e Guig Ghetto. De forma inédita, os trios elétricos irão realizar duas voltas completas no circuito carnavalesco.
Retomado após seis anos da última edição, realizada em 2020, o Carnaval Antecipado conta com estrutura e atrações viabilizadas por meio do apoio do Ministério do Turismo e do Governo do Estado da Bahia, com recursos oriundos de emendas parlamentares e patrocínio da iniciativa privada, sem a utilização de recursos próprios do município.
O evento é promovido pela Prefeitura de Itabuna, com a participação da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), e tem como objetivo fortalecer o calendário cultural da cidade e impulsionar a economia local. A expectativa da organização é de que mais de 120 mil pessoas participem da festa ao longo do final de semana.
A programação deve aquecer setores como hotelaria, bares, restaurantes, comércio, postos de combustíveis e o trabalho de vendedores ambulantes, consolidando o Carnaval Antecipado como um dos principais eventos festivos do sul da Bahia e reforçando Itabuna como destino turístico e cultural.

MASSICAS no carnaval antecipado de Itabuna
O Carnaval Antecipado de Itabuna, contará com uma opção diferenciada para o público que busca conforto e exclusividade durante a festa. O Camarote Massicas será um dos destaques do evento, oferecendo um espaço privilegiado para acompanhar as atrações da maior edição do carnaval fora de época já realizada no município.
Considerado um dos espaços mais disputados da folia, o Camarote Massicas foi planejado para proporcionar uma experiência completa, com estrutura voltada para conforto, segurança e acessibilidade. O público terá uma visão privilegiada de 360 graus do circuito, permitindo acompanhar de perto a passagem dos trios elétricos e dos principais artistas da programação, sem perder nenhum detalhe da festa.
O camarote será dividido em dois setores. A Área Standard contará com ambiente confortável, segurança reforçada e acesso facilitado ao circuito. Já a Área Premium oferecerá, além de todos esses diferenciais, serviço de open bar com cerveja, água e refrigerante, garantindo ainda mais comodidade aos foliões.
Integrando a programação oficial do Carnaval Antecipado, o Camarote Massicas reforça a diversidade de experiências oferecidas pelo evento e contribui para consolidar Itabuna como um dos principais destinos do carnaval fora de época na Bahia, atraindo moradores e visitantes para viver a festa de uma forma diferenciada.
O cantor Xanddy Harmonia foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, na última segunda-feira (19), após passar mal. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do artista.
De acordo com o comunicado oficial, Xanddy apresentou um quadro de gastroenterite de origem infecciosa e precisou ser encaminhado à unidade de saúde para avaliação e tratamento. O cantor segue internado, recebendo medicações, e deve permanecer em observação pelos próximos dias.
Durante o período de internação, o artista está acompanhado pela esposa, a dançarina Carla Perez, e pela filha, Camilly Victoria.
Em razão do estado de saúde, Xanddy precisou cancelar o show que faria nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. A apresentação, no entanto, foi mantida pela produção do evento e ficará sob o comando do cantor Belo.
Ainda segundo a assessoria, a agenda de shows de Xanddy para o fim de semana, com apresentações previstas entre os dias 23 e 26 de janeiro, segue mantida até o momento, podendo haver atualizações conforme a evolução do quadro clínico do artista.
Quem antecipar a quitação do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia em 2026 vai fazer um ótimo negócio, obtendo um desconto de 15%, um dos maiores do país. Para isso, basta fazer o pagamento integral do imposto em cota única até o dia 10 de fevereiro.
Assim como aconteceu nos últimos anos, o desconto também vai continuar atrativo, de 8%, para quem deixar para fazer a quitação do IPVA na primeira cota do parcelamento, cuja data varia de acordo com o número final da placa do veículo. Por fim, o contribuinte que optar pelo parcelamento do imposto também seguirá contando com uma das melhores condições disponíveis em todo o país, com pagamento em cinco vezes.
O diretor de arrecadação da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Augusto Guenem, aponta das vantagens das condições especiais e explica que o pagamento pode ser feito de forma prática, via PIX, utilizando o portal BA.gov.br.