
A extensa agenda do governador Jerônimo Rodrigues em Vitória da Conquista durante toda esta sexta-feira (28) fechou com a entrega de equipamentos que somam quase R$ 6 milhões, adquiridos por meio de emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo. Os itens beneficiam municípios do Sudoeste baiano, fortalecendo a agricultura familiar, as cooperativas e as organizações comunitárias da região. A entrega aconteceu na sede do SETAF, reunindo representantes de entidades beneficiadas e lideranças políticas de toda a região.
Enfileirados e organizados na área externa do órgão, centenas de máquinas e equipamentos estavam dispostos para a cerimônia: tratores com implementos, veículos pick-up, roçadeiras, plainas, forrageiras, caixas d’água, barracas de feira, kits de irrigação (inclusive fotovoltaicos), tanques de resfriamento de leite, kits de cozinha comunitária, panificação, corte e costura, apicultura, trituradores, entre outros itens destinados a associações, cooperativas, comunidades quilombolas e prefeituras de municípios de atuação dos parlamentares.
Os deputados foram os articuladores da agenda do governador para realizar entregas, inaugurações e anúncios que marcam um novo ciclo de investimentos para o município e toda a região Sudoeste. A programação contou com a participação do ministro da Casa Civil, Rui Costa, na inauguração da ala de radioterapia no Hospital de Base, quando o ex-governador também anunciou no evento novos investimentos do Governo Federal através do PAC na BR-116.
À tarde, o governador participou da Feira Saúde Mais Perto, no Colégio Estadual Euclides Dantas, e em seguida se deslocou para o SETAF, onde realizou a solenidade de entrega de equipamentos adquiridos com as emendas parlamentares de Waldenor e Zé Raimundo.
As primeiras carretas do Circo Portugal Internacional começaram a chegar a Vitória da Conquista nesta semana, dando início à montagem da megaestrutura que será instalada no estacionamento do Boulevard Shopping. O movimento, que tem chamado atenção pela dimensão dos equipamentos transportados carrega cerca de 900 toneladas.
A lona azul, conhecida por sua dimensão e tecnologia, deve começar a ser erguida nos próximos dias.

O Circo Portugal, considerado o oitavo maior circo do mundo, passou recentemente pelo Espírito Santo e por Minas Gerais, acumulando grande público. A produção confirma que Vitória da Conquista receberá uma das mais completas temporadas da trupe no país, com atrações nacionais e internacionais.
Nos dias 26 e 27 de novembro, Vitória da Conquista sediará a 8ª edição do Conectour – maior evento de turismo do sudoeste baiano e um dos mais importantes encontros para profissionais e entusiastas do setor na região. O evento, que acontece no auditório do Sincomércio, traz como tema: “Experiências e Territórios”.
As inscrições para o Conectour são gratuitas e estão disponíveis pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/conectour-2025/3184645?
O evento é promovido pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e pelo Sebrae, com apoio da Prefeitura, por meio da Coordenação de Turismo, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). O Conectour busca valorizar a cultura e a identidade local, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região.
Programação:
Os participantes poderão vivenciar uma programação repleta de atividades que incluem:
– Visitas Guiadas: Explorando pontos turísticos e culturais de Vitória da Conquista.
– Workshops: Capacitações práticas com especialistas renomados na área de turismo.
– Desafios Criativos: Atividades colaborativas que estimulam a inovação e a resolução de problemas.
– Palestras Inspiradoras: Conferências com profissionais de destaque que compartilharão experiências e insights sobre o futuro do turismo.
A maior parte das denúncias se concentra em delitos relacionados à Lei Maria da Penha, como estupro, agressões físicas e ameaças de morte
Uma série de denúncias envolvendo delitos como estupro, ameaça, lesão corporal, injúria e comércio ilegal de arma de fogo motivou a prisão, nesta segunda-feira (17), de um homem de 23 anos, no município de Poções, no Sudoeste baiano. A detenção foi executada por equipes da Delegacia Territorial local, em cumprimento a uma ordem expedida pela Justiça.
A ação policial ocorreu por volta das 14h, quando equipes da Polícia Civil, com apoio de militares da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), realizaram o cerco a uma residência no bairro Urbis, onde o autor se escondia.
A maior parte das denúncias se concentra em delitos relacionados à Lei Maria da Penha. Registros policiais mostram que sua ex-companheira, de 16 anos, mãe de seu filho recém-nascido, foi vítima de agressões físicas, ameaças de morte com uso de armas de fogo e arma branca, além de estupro. O registro aponta, ainda, que o indivíduo abusou sexualmente de outra adolescente da mesma idade e também a ameaçou de morte.
O homem é investigado em múltiplos inquéritos na unidade policial, com as acusações iniciadas em agosto de 2024. Seu histórico criminal abrange diversos crimes, incluindo lesão corporal e roubo, após agredir um pedestre com um pedaço de madeira. Ele também é acusado de ameaças constantes, inclusive com arrombamento de residências e injúrias contra um familiar da ex-companheira, por não concordar com o relacionamento dos dois.
Além disso, já foi detido em flagrante por comércio ilegal de arma de fogo, em posse de dois revólveres calibre .32 e .38. Diante dos riscos que passou a representar à coletividade e dos variados procedimentos instaurados, a autoridade policial comunicou o caso à Justiça, que decretou sua prisão preventiva.
O mandado de prisão preventiva foi expedido após representação da autoridade policial, considerando o histórico criminal do investigado. Após a captura, a Polícia Civil lavrou o registro de ocorrência, realizou oitivas, expediu guias periciais e comunicou à Justiça as providências adotadas. O indivíduo permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.
Andrei Sansil / Ascom-PCBA
Imagem de capa – ilustrativa
Após as fortes chuvas que atingiram Vitória da Conquista na noite deste domingo (9), a cidade voltou a registrar estragos e transtornos provocados pelas enxurradas. Um veículo, arrastado pela força da água na Avenida Juracy Magalhães, acabou sugado por uma cratera e caindo em um córrego. O motorista, identificado como Gerald Saraiva, funcionário da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu sair do carro e se salvar.
O episódio reacende o alerta sobre a urgência de medidas estruturais para enfrentar o problema das enchentes e alagamentos que, há anos, afetam diversos bairros do município. Com o objetivo de discutir soluções sustentáveis e planejar ações de longo prazo, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizará, no próximo dia 17, às 19 horas, uma Audiência Pública para debater a implantação de um sistema de Macrodrenagem Urbana.
A proposta é reunir autoridades técnicas e políticas, instituições públicas, representantes da sociedade civil e cidadãos diretamente impactados pelas chuvas, buscando caminhos para tornar a cidade mais segura e resiliente. Segundo Ivan Cordeiro, presidente da Câmara e autor do requerimento da audiência, nos últimos anos, Vitória da Conquista vem enfrentando recorrentes problemas de alagamentos, enxurradas e degradação da infraestrutura urbana durante o período chuvoso.
“Esses transtornos têm comprometido a mobilidade, colocado em risco a segurança da população, afetado a saúde pública e causado prejuízos a bens particulares e ao patrimônio municipal. A ausência de um sistema de macrodrenagem eficiente, capaz de captar, conduzir e controlar o escoamento das águas pluviais, é apontada como uma das principais causas desses impactos”.
O encontro contará com a presença de representantes da Prefeitura Municipal — incluindo as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Planejamento — além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Embasa, Conder, Ministérios Públicos Estadual e Federal, universidades e institutos técnicos (UESB e IFBA), conselhos profissionais (CREA e CAU), conselhos municipais, movimentos comunitários, associações de bairro, ONGs, além de representantes da construção civil, setor imobiliário e moradores de áreas afetadas.
Entre os principais tópicos que serão abordados estão:
Os benefícios esperados com os investimentos em macrodrenagem incluem a redução dos alagamentos e enchentes urbanas, valorização de áreas degradadas, preservação ambiental, diminuição dos gastos públicos com emergências, promoção da saúde pública e geração de empregos diretos com as obras de infraestrutura.
“O debate a respeito do sistema de macrodrenagem de Vitória da Conquista não pode ser mais adiado. Ainda mais agora, neste cenário de fortes chuvas que a cidade vem enfrentando. Por isso, estamos convocando e convidando toda a sociedade para uma audiência pública que nós vamos realizar na próxima segunda-feira, dia 17 de novembro, a partir das sete horas da noite, aqui na Câmara de Vereadores. Um diálogo aberto para que possamos definir as prioridades do município daqui para frente em relação à macrodrenagem do nosso município. Ainda mais agora, quando estamos debatendo, tramitando aqui na casa o empréstimo do Finisa 4, no valor de R$ 400 milhões”, finalizou o presidente da Câmara.
Três pessoas foram presas na manhã desta sexta-feira (14) em Vitória da Conquista.Localizado no bairro Brasil, o trio é suspeito de integrar uma quadrilha especializada em roubo de caminhões e de cargas.
Segundo a Polícia Civil, outros oito mandados de busca e apreensão são cumpridos em Itapetinga; e em Itumbiara, no interior de Goiás, no âmbito da Operação Heritage.
As investigações começaram em abril deste ano, após uma série de roubos de veículos pesados registrados na Bahia e no Norte de Minas Gerais. Ainda segundo a polícia, os criminosos atuavam em rotas com destino em Vitória da Conquista, aonde parte dos caminhões era adulterada ou desmontada.
33° Rodada
| Classificação | ||
|---|---|---|
| 1 | Palmeiras | 68 |
| 2 | Flamengo | 68 |
| 3 | Cruzeiro | 64 |
| 4 | Mirassol | 59 |
| 5 | Bahia | 53 |
| 6 | Botafogo | 52 |
| 7 | Fluminense | 51 |
| 8 | São Paulo | 45 |
| 9 | Atlético-MG | 43 |
| 10 | Vasco | 42 |
| 11 | Bragantino | 42 |
| 12 | Ceará | 42 |
| 13 | Corinthians | 42 |
| 14 | Grêmio | 40 |
| 15 | Internacional | 37 |
| 16 | Vitória | 35 |
| 17 | Santos | 33 |
| 18 | Juventude | 32 |
| 19 | Fortaleza | 30 |
| 20 | Sport | 17 |
Escrita por Lucas Eduardo – Colunista Mega Rádio VCA
Kleber Mendonça Filho é um dos mais proeminentes cineastas do Brasil do século XXI, possuindo títulos em sua filmografia dos mais consagrados da década de 2010 em território nacional. Aquarius, que tensiona o caráter estético da cidade de Recife e aborda temas como envelhecimento, amadurecimento e solidão, e Bacurau, uma história política sobre uma comunidade que possui um ímpeto voraz de autoproteção contra figuras de autoridade que ameaçam a segurança de seus habitantes, são longas-metragem que impulsionaram a carreira do diretor e lhe garantiram um status de grande relevância na cena do cinema contemporâneo.
Particularmente, eu sou fascinado pelo curta-metragem de 2004, Vinil Verde. O formato de edição das cenas, o tom misterioso da narrativa e a premissa simples desencadeiam uma sequência de imagens desconcertantes. O desenrolar da trama explicita inquietações do diretor sobre desobediência e rebeldia, sobretudo sobre o sentimento de desvencilhar-se de algo que por vezes parece imutável. É uma das minhas produções nacionais favoritas.
O Agente Secreto é a mais recente narrativa de Mendonça Filho que aborda temáticas que parecem martelar a cabeça do diretor, título após título lançado. É um senso crítico notável e uma vontade insaciável de decupar os sentimentos, perceptível desde os seus primeiros trabalhos. Aqui, acredito que a grande exploração da vez seja a ideia de memória, recorrente também no documentário de 2023, Retratos Fantasmas.
Recomendo assistir ao novo longa sem saber muitos detalhes da sua trama, pois a narrativa é envolvente o suficiente para prender a atenção durante todos os seus 160 minutos . Sem entregar muito, a história se passa em 1977 e acompanha Marcelo, interpretado por Wagner Moura, recém-chegado em um condomínio, aparentemente um esconderijo, que abriga as mais variadas famílias e é liderado pela dona Sebastiana, interpretado por Tânia Maria. Esta, aliás, rouba a cena sempre que está em tela. Enfim, Marcelo deseja mudar-se de cidade com o filho Haroldo, interpretado por João Vitor Silva, que viveu até então na casa dos avós maternos, pais da ex-mulher da personagem de Moura. Existe, porém, um motivo para a pressa de Marcelo de ir embora de Recife. A partir daí, eu insisto na ida ao cinema.
Kleber Mendonça Filho é um dos melhores contadores de história do cinema atual. Esse status ganhou força com a chegada de Bacurau em 2019 e a cada novo lançamento, o cineasta solidifica esse status. Em O Agente Secreto, o trabalho do artista é realmente um deleite. Por parte das críticas e comentários nas redes sociais, houve uma boa leva de telespectadores que não gostaram do final ou o acharam anticlimático. Existe uma quebra de expectativa, uma construção de tensão que vai se formando que, de fato, não desencadeia em um desfecho de maneira explícita, mas que entrega de maneira eficiente e deixa espaço para as cenas finais, que podemos chamar de epílogo, que precisam de um tempo a mais de tela para serem impactantes.
Elementos da narrativa e detalhes
Logo na primeira cena, Marcelo para em um posto de gasolina e se depara com um cadáver a alguns metros das bombas de gasolina, questiona o frentista, que responde se tratar de uma ocorrência de carnaval, período do ano em que o filme se passa. Ele ainda menciona que chamou a polícia, mas que com a alta de casos por conta das festividades, as autoridades ainda não haviam chegado no local. Logo após essa cena, que possui mais detalhes e desenvolvimento do que o aqui escrito, é introduzido um trio de personagens, que trabalham na delegacia de Recife, averiguando uma ocorrência na universidade: uma pesquisadora encontrou, enquanto analisava o corpo de um tubarão, uma perna humana nas entranhas do animal.
Nessa última situação, o filme emaranha em sua narrativa o conto popular da perna cabeluda, intrinsecamente pernambucano. Em dado momento da história real de Recife, havia relatos de uma perna grande e forte rondando as ruas da cidade, chutando a tudo e a todos que estivessem em seu caminho. É o uso da cultura local que o cineasta utiliza como núcleo narrativo para potencializar a mensagem do filme.
Faço questão de destacar ambas as cenas porque elas exemplificam o que Mendonça Filho faz de especial em seus filmes, a justaposição de histórias. A cena no posto de gasolina não possui diálogos que explicitam muito bem os pensamentos das personagens, mas existe uma ambiguidade que paira no ar, não dita por Marcelo, que o faz sentir algo sobre aquele cadáver, jogado ali no meio do nada. Essa situação, basicamente, é um paralelo com a história do próprio Marcelo, desenrolada ao longo da narrativa.
Anteriormente, eu disse que o filme aborda sobre memória e é aqui que o sentimento se encaixa no filme. Acredito que seja um dos grandes tensionamentos do diretor questionar a audiência “onde foi colocado o nosso direito à memória?”, “será se temos acesso à memória de quem nos compõe?”, ou ainda, “será se existe relevância no que já morreu?”. Aliás, o diálogo final explicita isso de maneira devastadora, importante destacar o local onde a cena se passa, ponto-chave para a compreensão do tensionamento.
Em ambos os casos, a memória, seja individual ou coletiva, é ponto de reivindicação da narrativa do filme. Kleber Mendonça Filho não consegue desvencilhar-se do pensamento intrusivo de que memórias são efêmeras, por mais que sejamos indivíduos particulares parte de um coletivo, que por sua vez possui particularidades, e que essas particularidades também constituem a nós, que integramos o coletivo. A passagem do tempo leva consigo todos os resquícios de algo, por mais que esse algo seja de conhecimento geral, a mutabilidade dos costumes e de como o mundo pode ser enxergado e acessado torna as possibilidades cada vez mais amplas, deixando o conhecimento sobre o que já foi cada vez mais distante.
O que não quer dizer que a memória seja frágil, por mais que precisamos ter cuidado para não banalizá-la ou descaracterizá-la. Eu também não consigo deixar de pensar que, em um futuro não tão distante, o que é importante para mim e para os meus, hoje, pode não ser tão digno de importância assim. E me parte o coração.
Enfim, acredito que o trabalho de Mendonça Filho merece ser celebrado no cinema, pela qualidade da produção, pela narrativa envolvente, mas acima de tudo, acho que o diretor e roteirista vêm encabeçado, dentre outros fatores, um grande interesse coletivo pelo cinema brasileiro. E não que a cena nacional não tenha produzido excelentes filmes ao longo desses últimos anos, mas é em consideração de um mundo completamente novo, ao mesmo tempo tão globalizado e tão dividido, que a força da cultura nacional nos relembra que o Brasil é um grande criador de cultura. Essa memória jamais poderemos deixar que seja esquecida.
Foto: Divulgação/Cinemascópio
Os deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo reafirmaram seu apoio à Semana da Cultura Evangélica, que está sendo realizada em Vitória da Conquista, com destaque para a Marcha para Jesus, que acontece neste sábado (8 de novembro), reunindo milhares de fiéis nas ruas da cidade em um grande momento de fé, louvor e celebração.
O evento, organizado por diversas igrejas e lideranças cristãs, contará com as presenças confirmadas de Nívea Soares, Marcos Semeadores, Esdras Rodrigues e Fhop Music, além da participação de comunidades evangélicas de toda a região.
O apoio dos mandatos foi confirmado durante reunião realizada no dia 18 de outubro, com a presença dos pastores Esdras Rodrigues e George Costa, do vereador Fernando Jacaré e de Rudival Maturano, ocasião em que os parlamentares reafirmaram o compromisso de valorizar as expressões de fé e as iniciativas que promovem cultura, espiritualidade e integração social em Vitória da Conquista.
“A Marcha para Jesus é um evento de grande significado espiritual e comunitário. Ela une as pessoas em torno da fé, da solidariedade e do amor ao próximo. Apoiar uma mobilização como essa é reconhecer o papel das igrejas e das lideranças evangélicas na promoção do bem comum e na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou o deputado Waldenor Pereira.
“A fé é uma força que move e transforma vidas. A Marcha para Jesus é uma demonstração pública dessa fé viva, que inspira esperança e reforça valores de respeito e união. É uma alegria ver Vitória da Conquista celebrando esse momento com tanta energia e devoção”, destacou o deputado Zé Raimundo.
A Marcha para Jesus é uma realização da Associação de Pastores Evangélicos de Vitória da Conquista (APEVIC), com o apoio do Governo do Estado da Bahia.