A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou, na noite desta quarta-feira (27), uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais comunidades católicas do município. A solenidade aconteceu no plenário da Casa Legislativa e foi proposta pelo vereador Luciano Gomes (PCdoB), tendo como coautores os vereadores Luis Carlos Dudé (UNIÃO) e Fernando Jacaré (PT).
A sessão foi realizada em formato misto, modalidade que une a homenagem especial às atividades legislativas ordinárias, permitindo também a apreciação e votação de projetos de lei e outras matérias em pauta pelos parlamentares.
A homenagem celebrou o cinquentenário da paróquia, fundada em 27 de maio de 1976 por Dom Climério de Almeida Andrade, então segundo bispo diocesano de Vitória da Conquista. Ao longo de cinco décadas, a comunidade religiosa consolidou-se como referência em evangelização, acolhimento espiritual e desenvolvimento de ações sociais voltadas à população conquistense.
Autor da homenagem, o vereador Luciano Gomes destacou a importância da paróquia para a história e o desenvolvimento social da cidade. “Essa homenagem é um reconhecimento à missão evangelizadora e ao trabalho social desenvolvido pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida ao longo desses 50 anos. É uma comunidade que ajudou a transformar vidas por meio da fé, da solidariedade e do acolhimento”, afirmou.
Durante a solenidade, o pároco da comunidade, Padre Alessandro Mendonça, ressaltou a trajetória histórica da instituição e os desafios enfrentados desde sua criação. “Celebrar os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida é celebrar uma história marcada pela coragem missionária. A história da paróquia nasceu em meio a grandes desafios, exigindo fé, perseverança e espírito missionário para construir uma igreja voltada ao acolhimento e à evangelização da comunidade”, declarou.
Representando o arcebispo metropolitano Dom Vítor Agnaldo de Menezes, o diácono Luciano Santana destacou a importância histórica e social da Paróquia Nossa Senhora Aparecida durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da comunidade. “Celebrar este jubileu é fazer a memória agradecida de uma caminhada fecunda de evangelização, de serviço ao povo de Deus e de promoção da dignidade humana. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tornou-se, ao longo dessas cinco décadas, uma referência viva de fé, de compromisso missionário e de proximidade com os mais pobres. Também é importante reconhecer todos aqueles que ajudaram a construir essa história, sacerdotes, religiosos e lideranças que dedicaram suas vidas à missão da Igreja e ao acolhimento da comunidade”, afirmou.
O vereador Luís Carlos Dudé (UB) destacou a importância histórica e social da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida para Vitória da Conquista, lembrando a atuação dos padres vocacionistas junto às comunidades periféricas e da zona rural ao longo das últimas cinco décadas. Em seu pronunciamento, Dudé afirmou que a presença dos religiosos foi fundamental para a formação social e espiritual da cidade. “Ser santuário é reconhecer o trabalho dos vocacionistas na formação de novos padres e religiosos, mas, sobretudo, no compromisso com uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, declarou. Em tom emocionado, o parlamentar também relembrou experiências pessoais vividas na região, citou nomes que marcaram a trajetória da paróquia e homenageou religiosos e fiéis que contribuíram para a consolidação do santuário ao longo dos últimos 50 anos.
O vereador Fernando Jacaré também destacou a ligação pessoal e comunitária construída ao longo dos anos com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Emocionado, ele relembrou sua trajetória dentro da igreja e a influência da comunidade em sua formação humana e política. “Se hoje estou aqui, cumprindo meu sexto mandato consecutivo, tenho a convicção clara de que foi através da vocação e dos ensinamentos da igreja que surgiu em mim o compromisso com a sociedade e com os que mais precisam. A Paróquia Nossa Senhora Aparecida transformou vidas, acolheu gerações e marcou profundamente a história de Vitória da Conquista. Esses 50 anos representam fé, dedicação e muito amor ao próximo”, afirmou.
Representando a Comissão de Construção da nova Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ana Cláudia Fernandes emocionou os presentes ao destacar o significado da obra para a comunidade católica durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da paróquia. Em seu pronunciamento, ela afirmou que “construir uma igreja é erguer um pedaço do céu na terra” e ressaltou que a verdadeira Igreja de Cristo é edificada “pelo amor, pela caridade e pela união de seus fiéis”. Ana Paula relembrou o início da construção do novo templo, iniciado com a demolição da antiga matriz em 28 de novembro de 2018, destacando o esforço coletivo da comunidade para tornar o projeto realidade. “Com fé e coragem, iniciamos a nossa construção. Com o planejamento começamos um ano antes a campanha dos carnês e pouco a pouco fomos vendo um verdadeiro milagre acontecer”, declarou. Ela também enfatizou que a obra foi marcada por “campanhas, pedidos, promessas, eventos, sorrisos, lágrimas e trabalho de muitas mãos”, afirmando que o novo templo representa mais uma conquista alcançada “por intercessão de Nossa Senhora Aparecida” para toda a comunidade conquistense e os devotos da padroeira.
Silvanira Correia, integrante do grupo Vicentinos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, relembrou a chegada do padre Antonio Maria Polito a Vitória da Conquista e a mobilização da comunidade para a construção da igreja, que mais tarde se tornaria santuário. Em um discurso marcado pela emoção e por memórias pessoais, ela destacou o trabalho dos padres vocacionistas junto às famílias dos bairros periféricos e a participação popular nas campanhas e eventos realizados para arrecadar recursos. “Com toda a dedicação de padre Polito e da comunidade, mesmo diante das dificuldades por ser um bairro pobre, a igreja foi sendo construída aos poucos”, afirmou. Silvanira também recordou as celebrações realizadas em espaços improvisados, a formação dos círculos bíblicos em bairros como Jurema, São Vicente, além do acolhimento dado aos jovens seminaristas pelas famílias da comunidade. Ao celebrar os 50 anos da paróquia, ela ressaltou o legado deixado pelos padres vocacionistas na formação espiritual, humana e solidária dos fiéis.
O paroquiano João Batista Neto, um dos integrantes mais antigos da comunidade e membro da Guarda da Aparecida, também participou da homenagem e destacou a emoção em celebrar o jubileu da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. “É com muita alegria que celebramos os 50 anos da Paróquia de Aparecida. Para nós, paroquianos, esse momento é muito importante. Dou graças a Deus e a Nossa Senhora pela presença dela todos os dias em minha vida e também agradeço a todos os padres que passaram pela paróquia ao longo dessa história. Estamos vivendo esse momento especial e, em breve, teremos também a inauguração da nova basílica, que representa um sonho para toda a comunidade”, afirmou.
O paroquiano Erenaldo Figueiredo Rodrigues relembrou sua trajetória de fé e serviço durante a sessão especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Em sua fala, ele contou que se aproximou da comunidade no final da década de 1990 e, no ano 2000, foi convidado pelo Padre Rafael para integrar a Comissão de Festa da paróquia. “Foi através do convite à Comissão de Festa que foi abrindo espaço para mim na paróquia”, destacou. Ao longo de 26 anos de caminhada, Erenaldo participou de diversos movimentos e pastorais, como pastoral litúrgica, pastoral do dízimo, ministros da comunhão, conselho econômico e comissão de construção. Ao encerrar, pediu orações para continuar sua missão na comunidade. “Com minhas limitações, continue na minha caminhada de paroquiano na Paróquia Nossa Senhora Aparecida”, afirmou.
Sivaldo Júnior, representante do Setor 3 das comunidades rurais da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e coordenador do grupo Oblatos, definiu a celebração dos 50 anos da paróquia com uma palavra: gratidão. Em sua fala, ele destacou a coragem e a dedicação dos padres vocacionistas, religiosos e leigos que ajudaram a construir a história da comunidade ao longo das últimas décadas. “A Paróquia Nossa Senhora Aparecida tem sido e continuará sendo uma casa de oração, transformação e acolhimento, onde o Reino de Deus acontece”, afirmou. Sivaldo também relembrou a importância das comunidades rurais na trajetória da paróquia, ressaltou o trabalho desenvolvido na Creche Jurema e destacou que a missão iniciada pelos vocacionistas segue viva por meio das novas gerações e das paróquias que surgiram a partir da comunidade matriz.
O vereador Ricardo Babão (PCdoB) também participou da sessão especial e falou sobre sua relação de fé com Paróquia Nossa Senhora Aparecida e a devoção à padroeira. “Hoje eu carrego com muita satisfação a imagem de Nossa Senhora Aparecida comigo todos os dias. Tudo que peço, primeiro a Deus e depois a Nossa Senhora Aparecida. Mesmo não frequentando uma comunidade como deveria, sempre procurei ajudar as igrejas e comunidades da cidade. E hoje, refletindo aqui durante esta homenagem, percebi que preciso participar mais da igreja e da comunidade. A fé é algo muito presente na minha vida e reconhecer os 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida é valorizar uma história de acolhimento, solidariedade e transformação de muitas vidas”, afirmou.
A sessão reuniu lideranças religiosas, fiéis, representantes da sociedade civil e autoridades municipais. Também estiveram presentes os(as) vereadores(as): Cris Rocha, Dinho dos Campinhos, Dr. Andreson, Edivaldo Ferreira Júnior, Edjaime Rosa (Bibia), Herminio Oliveira, Leia de Quinho, Márcia Viviane, Paulinho Oliveira, Ricardo Gordo, Subtenente Muniz, além do presidente da Câmara, Ivan Cordeiro.
Ao longo de sua trajetória, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida tornou-se símbolo de espiritualidade, serviço comunitário e promoção humana, mantendo viva sua missão evangelizadora e fortalecendo a fé de milhares de famílias conquistenses.
Anuska Meirelles, Samara Dias e a estagiária de jornalismo Kamile Cardoso








Quem acompanha o esporte em Vitória da Conquista já se acostumou a ouvir o sobrenome “Ruas” se destacando nas corridas e competições esportivas. Agora, esse mesmo sobrenome começa a ganhar força também nos gramados. Rogério Ruas, filho de Suzy Ruas, vem chamando atenção no futebol paulista e já desponta como uma das promessas da base do São Bernardo.
Há cerca de um ano e meio em São Paulo, o jovem atleta recebeu a oportunidade de mostrar seu talento no clube paulista e não demorou para conquistar espaço. Rogério irá disputar o Campeonato Paulista nas categorias Sub-18 e Sub-20, uma das competições de base mais importantes do país.
E ele já chegou causando impacto. Além de titular, Rogério Bahia, como foi apelidado, também assumiu a braçadeira de capitão no Sub-18, demonstrando liderança, personalidade e maturidade dentro de campo.
O Campeonato Paulista de base começa nesta semana e o jovem conquistense terá uma maratona especial: joga pelo Sub-18 e também pelo Sub-20, reforçando a confiança que a comissão técnica deposita no seu futebol.
Orgulhosa e emocionada, a mãe, Suzy Ruas, não esconde a felicidade ao falar sobre a trajetória do filho.
“Ele aprendeu a causar igual eu. Ele vai disputar o Campeonato Paulista, jogando no Sub-18, onde é capitão e titular, e também no Sub-20. Tá todo mundo elogiando ele, falando que ele tem futuro, que ele tem talento”, contou.
A caminhada até aqui, segundo Suzy, foi marcada por noites sem dormir, oração e muitas promessas feitas a Deus.
“Foram momentos difíceis, noites sem dormir, mas Deus nos honrou. Hoje ele está aí, realizando o sonho dele”, disse emocionada.
O reconhecimento pelo desempenho de Rogério também veio da equipe técnica do clube. Em mensagem enviada à mãe do atleta, Juan Sampaio, preparador físico do São Bernardo, destacou o comprometimento e a evolução do jovem jogador.
“Parabéns pelo teu filho. Tenho acompanhado o crescimento dele no clube. Ele é muito focado e educado. Tem melhorado dia após dia nas questões físicas, técnicas e táticas, fruto do trabalho dele e da postura. Dá para ver que ele teve base, e isso é fruto dos seus esforços como mãe”, escreveu.
Enquanto vive a expectativa pelos primeiros jogos do Campeonato Paulista, Rogério segue alimentando o sonho de crescer no futebol brasileiro. E, pelo visto, talento, determinação e inspiração não faltam ao jovem conquistense.
Em meio ao início promissor no futebol paulista, Rogério também fez questão de agradecer à mãe, Suzy Ruas, por todo o apoio e dedicação ao longo da caminhada.
“Minha mãe é minha maior incentivadora, minha fã número um. Tudo o que estou vivendo hoje tem muito das orações, do esforço e do amor dela. Sou muito grato por tudo o que ela fez e continua fazendo por mim. Quero continuar dando orgulho para ela, para Vitória da Conquista, para a Bahia e, se Deus quiser, para o Brasil também”, afirmou o jovem atleta.
_Assessoria de Comunicação do Atleta_
O Curso de Qualificação em Artes Visuais segue fortalecendo a formação artística por toda a Bahia, e inicia, nesta semana, seu terceiro módulo formativo em Conquista.
Após os módulos com Adriano Machado, sobre leitura de portfólio, e Pedro Marighella, sobre processos criativos, os participantes agora mergulham na escrita em artes visuais com Ana Gábri Aires, desenvolvendo práticas de escrita crítica voltadas ao contexto expositivo.
Na etapa final, o quarto módulo, com Augusto Leal, será dedicado à expografia e montagem de exposições, culminando em uma mostra coletiva.
A iniciativa integra o Programa de Qualificação em Artes da FUNCEB, com apoio do Governo da Bahia, ampliando o acesso à formação artística gratuita e descentralizada no estado.
O vereador Alexandre Xandó (PT) prestigiou o evento e parabenizou Sara Prado, diretora da FUNCEB, por fazer com que essas ações de fortalecimento da cultura cheguem nos 4 cantos da Bahia
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) realiza, nos dias 28 e 29 de maio, o IV Congresso da entidade, no Centro de Convenções Divaldo Franco, em Vitória da Conquista. Com o tema
“Trabalhadoras da Educação: desafios e perspectivas da luta sindical”, o encontro reunirá profissionais da educação para debates, painéis temáticos e deliberações sobre o futuro da categoria.
Além de discutir os desafios enfrentados pelas trabalhadoras da educação, o congresso também terá como pauta propostas de mudanças no estatuto do sindicato. A programação contará com mesa de abertura, painéis de discussão e assembleia deliberativa.
A vice-presidente do SIMMP, Simone Marques, destacou a importância do congresso para fortalecer o diálogo e a organização sindical da categoria.
“Mais um congresso, é o quarto congresso do SIMMP, que tem a temática ‘Trabalhadoras da Educação: desafios e perspectivas da luta sindical. Nesse congresso, a gente vai trazer essa temática para discussão, e esse congresso também traz uma proposição de mudança estatutária”, afirmou.
Segundo Simone, a programação terá início na quinta-feira (28), com a mesa de abertura. Já na sexta-feira (29), pela manhã, serão realizados dois painéis com convidados que discutirão o papel das mulheres em diferentes setores da sociedade. *Com informações do blog do Sena.
Divulgado nesta terça-feira (26), a edição de 10 anos do Atlas da Violência 2026, elaborada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), traçou um novo panorama da letalidade no país. O município de Vitória da Conquista apresentou números que o colocam na posição de grande cidade baiana (com mais de 100 mil habitantes) com a menor taxa estimada de homicídios, consolidando-se como a cidade mais segura do estado neste recorte.
Em meio a um cenário de extrema concentração da violência na região Nordeste e, especificamente, no estado da Bahia, Vitória da Conquista também está presente no ranking dos 15 municípios de grande porte menos violentos do Nordeste.
Os dados do relatório levam em consideração não apenas os homicídios oficialmente registrados, mas também os chamados “homicídios ocultos” (mortes violentas com causa indeterminada que, após análise de dados, são reclassificadas como homicídios). O levantamento referente ao ano de 2024 revela o seguinte quadro para a cidade:
• População: 394.024 habitantes.
• Homicídios Registrados: 103 casos.
• Homicídios Ocultos: 3 casos.
• Total de Homicídios Estimados: 106 vítimas.
• Taxa de Homicídios Estimados: 26,9 para cada 100 mil habitantes.
Embora a taxa de 26,9 ainda esteja ligeiramente acima da média nacional de homicídios estimados para 2024, que é de 23,4, o município apresenta uma realidade diametralmente oposta à de seus pares estaduais e regionais.
Para compreender a relevância da posição de Vitória da Conquista, é necessário observar a conjuntura macrorregional exposta pelo Atlas da Violência 2026. A região Nordeste concentra 17 dos 20 municípios com mais de 100 mil habitantes que registraram as maiores taxas de letalidade no país.
O estado da Bahia responde sozinho por metade desse ranking das cidades mais violentas, abrigando 10 dos 20 municípios no topo da lista nacional. A taxa média de homicídios estimada na Bahia foi de 42,6 por 100 mil habitantes, 58% maior do que a taxa registrada em Vitória da Conquista.
É com profundo pesar que informamos o falecimento prematuro de Weldes Amaral. Ele foi vítima de um trágico acidente automobilístico na noite de terça-feira, na alça do Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, após a motocicleta que conduzia colidir com um animal solto na pista.
Atleta do Futebol Amador, Weldes também era muito conhecido na região por ser proprietário e animador do Paredinha NA. Jovem bastante querido por familiares e amigos, ele deixa um filho de apenas cinco anos, além de um legado de afeição, amizade e boas lembranças entre todos que conviviam ao seu redor. De acordo com informações apuradas pelo BA, o corpo passou por liberação do Instituto Médico Legal e recebe o último adeus na Fazenda Quintas, na residência familiar, em Caraíbas. O sepultamento está programado para ocorrer nesta quinta-feira (28). Aos familiares, os nossos sinceros sentimentos.

O deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) acompanhou, nesta quarta-feira (27), uma comitiva de lideranças de Cordeiros em uma audiência na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR). A agenda, articulada em parceria com o deputado federal Waldenor Alves Pereira Filho (PT-BA), tratou de demandas urgentes voltadas para a segurança jurídica de trabalhadores. A comitiva de Cordeiros contou com a participação de Mildaiza, representante da Central das Associações, do ex-prefeito Delci, do vereador Renério, do líder comunitário Jorge Batista, e de Benis, integrante da Comissão Pastoral da Terra (CPT). O objetivo central do encontro consistiu na solicitação de apoio para o processo de titulação de terras de comunidades de fecho de pasto de Palmeira, Tapera do Rochedo e Tapera do Marcelo. A iniciativa visa beneficiar cerca de 100 famílias, assegurando a permanência dos produtores no campo. “Integraram a comitiva de Cordeiros: Mildaiza, da Central das Associações, o ex-prefeito Delci, o vereador Renério, Jorge Batista, líder comunitário, e Benis, representante da CPT”, diz nota de Zé Raimundo.
A regularização tornou-se uma pauta prioritária devido ao avanço de plantações de eucalipto em áreas tradicionalmente ocupadas por esses moradores, o que gerava forte apreensão e instabilidade nas comunidades. “Essa questão tem suscitado apreensão das referidas comunidades em função de plantações de eucalipto em áreas ocupadas por muitas famílias, que estão intranquilas e pretendem assegurar a posse e a propriedade de suas glebas.
Após ser apresentado, o assunto foi discutido pelos dirigentes da SDR, e a secretária Bete Costa orientou sobre os devidos encaminhamentos, ficando a Central de Associações responsável por tomar as iniciativas locais, enquanto a SDR fará o acompanhamento, dando o suporte necessário para agilizar a regularização das áreas em questão”, diz o Informativo de Mandato.
Zé Raimundo classificou a reunião como esclarecedora e reafirmou o compromisso de seu mandato, junto ao de Waldenor Pereira, em dar respostas céleres a essa demanda. “Seguimos construindo caminhos junto ao Governo do Estado para fortalecer a agricultura familiar, assegurar direitos e ampliar oportunidades para quem vive e produz no campo”, ressaltou o deputado.
O ECPP.VC MORIÁ volta a campo neste domingo para mais um grande desafio pelo Baianão Série B 2026. O Alviverde enfrentará a equipe do Grapiúna, às 15h, no Estádio Lomanto Júnior, em partida válida pela 5ª rodada da competição.
Sua presença é fundamental nessa caminhada! Vamos juntos apoiar o Bode em busca de mais uma importante vitória dentro de casa.
INGRESSOS A VENDA NA FALCÃO CALÇADOS
ARQUIBANCADA
Inteira R$20,00
Meia Entrada R$10,00
CADEIRAS
Inteira R$40,00
Meia Entrada R$20,00
Vista sua camisa, leve sua energia e venha empurrar o nosso Bode rumo ao triunfo!
Ver essa foto no Instagram
Em meio à crise provocada pelas revelações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na Casa Branca, em Washington. O encontro ocorreu no Salão Oval e é tratado por aliados do senador como uma tentativa de reforçar sua pré-campanha presidencial após semanas de desgaste político. A reunião foi precedida por uma manhã tensa na equipe do senador, pois não havia certeza de que ela aconteceria de fato. A confirmação veio de interlocutores ligados ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, em contato com o ex-deputado Eduardo Bolsonaro e do influenciador digital Paulo Figueiredo, que chegaram a tirar também foto com Trump. O senador levou uma camisa da seleção brasileira para entregar ao presidente, mas a segurança reteve o presente para vistoria. (Globo)
Em pronunciamento após o encontro, Flávio Bolsonaro afirmou ter pedido a Trump que o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) sejam classificados pelos EUA como organizações terroristas. O senador também afirmou ter discutido com Trump diferenças entre um eventual governo liderado por ele e a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com Flávio, Trump perguntou sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, gesto que o senador classificou como “humano”. (CNN Brasil)
O comando de campanha de Lula já tem uma estratégia para reagir à foto de Flávio Bolsonaro com Trump: usá-la para reforçar o discurso de soberania do petista. Além disso, a ideia é comparar a pompa da recepção a Lula em seu último encontro com o presidente americano — que seguiu o protocolo para chefes de Estado — com a foto posada do senador no Salão Oval. (Folha)
E a fotografia, claro, converteu-se rapidamente em memes com a ajuda de inteligência artificial. (Poder360)
Enquanto se encontrava com Trump, Flávio Bolsonaro recebia fogo amigo no Brasil. Na tarde desta terça-feira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que Flávio ainda precisa esclarecer pontos sobre sua relação com o empresário Daniel Vorcaro. Tarcísio disse que o caso “agride a sociedade como um todo” e declarou que os fatos precisam ser “muito bem explicados”. (Terra)
Em outra frente de desgaste para a campanha do senador, uma investigação da Polícia Federal aponta que seu aliado, o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) mantinha uma relação de proximidade com Daniel Vorcaro, o que teria facilitado aportes bilionários do Rioprevidência no Banco Master. Em decisão que autorizou buscas contra Castro na manhã de terça-feira, o ministro do STF André Mendonça afirma que a relação entre os dois extrapolava contatos institucionais. Segundo a PF, reuniões de Castro com Vorcaro antecediam liberações de investimentos do Rioprevidência no Banco Master. (Folha)
A cronologia dos investimentos do governo do Rio no Banco Master enfraquece a versão apresentada pelo senador Flávio Bolsonaro sobre sua relação com Daniel Vorcaro. Flávio afirma que não sabia da existência de dinheiro público no escândalo envolvendo o banco. No entanto, o Rio — então comandado pelo PL — foi o estado que mais aportou recursos na instituição de Vorcaro. Flávio diz ter conhecido o banqueiro em dezembro de 2024, mas, dois meses antes, o Tribunal de Contas do Estado do Rio já havia alertado o então governador Cláudio Castro (PL-RJ) sobre suspeitas de irregularidades. (g1)
Flávia Tavares: “Encurralado pelas investigações do Banco Master e as revelações sobre o financiamento do filme Dark Horse, o senador Flávio Bolsonaro deixa de lado a imagem de ‘moderado’ e adota o tom de guerrilha ao embarcar para os EUA. A viagem, em busca de uma foto com Donald Trump, parece ter se tornado uma grande convenção com Eduardo Bolsonaro, Paulo Figueiredo e Mário Frias para alinhar as defesas no escândalo dos áudios. Mas pode servir também para Flávio se reabastecer das técnicas de Steve Bannon e Olavo de Carvalho e reanimar a militância”. A análise completa no Cá Entre Nós. (Meio)
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu, por unanimidade, manter a decisão do ministro Flávio Dino que extinguiu a aposentadoria compulsória como punição para magistrados condenados por infrações graves. Com o entendimento, juízes enquadrados nesse tipo de conduta passam a perder o cargo, em vez de serem afastados com remuneração paga pelo Estado. Ao votar, Dino reiterou os argumentos apresentados em sua decisão individual de março, afirmando que a manutenção da aposentadoria remunerada para magistrados punidos representa uma “erosão democrática”. (Poder360)
E também por unanimidade o Conselho Nacional de Justiça aprovou a criação de um contracheque único para magistrados de todo o país, em medida voltada a ampliar a transparência sobre os vencimentos do Judiciário. Com a decisão, cada juiz passará a receber apenas um demonstrativo mensal de remuneração, ficando proibida a divulgação de documentos complementares ou pagamentos separados. O novo modelo também prevê padronização das rubricas salariais. (Metrópoles)
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), sinalizou ao governo que não pretende dificultar a tramitação da proposta que acaba com a escala 6×1. Alcolumbre indicou que dará andamento ao texto assim que a PEC for aprovada pela Câmara dos Deputados, reduzindo temores no Planalto sobre eventual resistência no Senado. A avaliação entre aliados do governo é que a pauta ganhou forte apelo eleitoral entre parlamentares da base e de partidos de centro, interessados em associar a aprovação da medida às eleições de outubro. O parecer sobre a PEC deve ser votado ainda hoje na comissão especial da Câmara e até o fim da semana no plenário. (Folha)
Mas a proposta de transição para as novas regras enfrenta resistências no Senado. Pelo acordo fechado entre Planalto e Câmara, a jornada semanal cairia de 44 para 42 horas 60 dias após a promulgação da PEC. A redução final para 40 horas ocorreria um ano depois. Nos bastidores, senadores divergem tanto sobre o modelo de transição quanto sobre a velocidade da tramitação da proposta na Câmara. Parte dos parlamentares considera o debate acelerado demais. (Estadão)
Viver
O Atlas da Violência 2026 divulgado nesta terça-feira revela que o Brasil alcançou, em 2024, a menor taxa de homicídios em 11 anos. De acordo com o levantamento produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram registrados 42.590 homicídios, o equivalente a 20,1 assassinatos a cada 100 mil habitantes, uma queda de 7,4% em relação a 2023. Os pesquisadores explicam que a redução se deve a mudanças nas políticas de segurança estaduais e municipais e nas dinâmicas do crime organizado, com tréguas entre facções em algumas regiões, além do envelhecimento da população, sendo os jovens as principais vítimas. (g1)
As cidades do Nordeste lideram as taxas de homicídios do país, tendo 17 dos 20 municípios com mais assassinatos. Maranguape (CE) é a mais mortal, com taxa de 87,2 homicídios por 100 mil habitantes, seguida por Jequié (BA), com 79,4 e Maracanaú (CE), com 74,1. Aliás, Bahia e Ceará concentram as cidades com maiores índices, já que 10 dos 20 municípios são baianos e outros cinco, cearenses. (Folha)
Apesar de ter a menor taxa de homicídios do país, São Paulo também é o estado com maior índice de “homicídios ocultos”, mortes violentas classificadas pelos pesquisadores como de causa indeterminada no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde, mas que provavelmente foram causadas por assassinatos. Se a taxa de mortes para cada 100 mil habitantes foi de 6,6 no estado, nível bastante inferior à média nacional de 20,1, São Paulo concentra 2.824 de 7.083 homicídios ocultos, quase 40% do total no país. (BBC Brasil)
Pela primeira vez na história, o Brasil atingiu o patamar “muito alto” de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), passando de 0,744 ponto para o inédito 0,805, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), referente a 2024. Quanto mais perto de 1, melhor o índice. O relatório aponta uma evolução positiva dos dados municipais e outros subíndices, sendo a saúde o melhor dos indicadores, acompanhado pela melhora no quesito educação. Em que pese o avanço do IDH, a desigualdade persiste entre regiões, raça e gênero. Homens, pessoas brancas e o Distrito Federal tiveram os melhores resultados, ante mulheres, negros e o Maranhão. (UOL)
O governador Jerônimo Rodrigues nomeou, nesta terça-feira (26), os professores Robério Rodrigues Silva e Francislene Cerqueira de Jesus para os cargos de reitor e vice-reitora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. A nomeação foi oficializada por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia.
Os docentes irão comandar a universidade no quadriênio 2026-2030. A nova gestão assume oficialmente no dia 5 de junho, após o encerramento do atual mandato, previsto para 4 de junho.
Robério Rodrigues e Francislene Cerqueira de Jesus integraram a Chapa 2, intitulada “Cuidar para Transformar”, vencedora da eleição para Reitoria e Vice-Reitoria da Uesb. O resultado do pleito foi homologado pela Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral em 16 de abril, após a apuração dos votos nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
A votação aconteceu no dia 15 de abril, das 8h às 22h, em 11 mesas distribuídas entre os três campi da instituição. Ao todo, 5.163 eleitores participaram do processo eleitoral, sendo 3.844 estudantes e 1.319 servidores, incluindo professores, técnicos-administrativos, profissionais contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) e ocupantes de cargos comissionados. Também foram registrados 29 votos nulos e nove votos em branco.
A chapa vencedora conquistou 51,63% dos votos totais. Em segundo lugar ficou a Chapa 3, “Uesb Cada Vez Mais Forte”, formada pelos professores Reginaldo Pereira e Cássia Brandão, com 35,92%. Já a Chapa 1, “Uesb Viva e Democrática”, composta por Madalena Souza e Daniel Melo, obteve 12,45% da votação.
A apuração seguiu o critério de proporcionalidade por categorias, com peso de dois terços para os votos dos servidores e um terço para os estudantes. Após a divulgação do resultado, as chapas tiveram prazo de até 72 horas para apresentação de recursos, conforme previsto no regulamento eleitoral.
Antes da nomeação oficial, a Uesb instituiu uma Comissão de Transição de Gestão por meio da Portaria 280/2026. O grupo foi criado após a homologação das eleições e teve como objetivo garantir a continuidade administrativa de forma transparente durante o processo de mudança de gestão.
Com a publicação do decreto, fica concluída a etapa formal de escolha da nova administração superior da Uesb para o período 2026-2030. A universidade possui campi em Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, cidades onde ocorreu o processo eleitoral que definiu os novos dirigentes da instituição.