A Câmara Municipal de Vitória da Conquista realiza, nesta quarta-feira (27), às 19h, uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, uma das mais tradicionais comunidades católicas do município. A solenidade acontecerá no plenário da Casa Legislativa e foi proposta pelo mandato do vereador Luciano Gomes.
A sessão será realizada em formato misto, modalidade em que a Câmara une uma sessão especial — destinada às homenagens e celebrações — com a realização das atividades legislativas ordinárias. Dessa forma, além da homenagem à paróquia, os vereadores também apreciarão e votarão projetos de lei e outras matérias em pauta.
A sessão especial celebra o cinquentenário da paróquia, fundada em 27 de maio de 1976 por Dom Climério de Almeida Andrade, então segundo bispo diocesano de Vitória da Conquista. Desde sua criação, a comunidade religiosa tornou-se referência na evangelização, no acolhimento espiritual e no desenvolvimento de importantes ações sociais junto à população conquistense.
Ao longo de cinco décadas, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida consolidou sua atuação por meio de trabalhos pastorais, projetos solidários e iniciativas voltadas à formação cristã das famílias, desempenhando papel fundamental no fortalecimento da fé e da vida comunitária em diversos bairros da cidade.
A homenagem promovida pela Câmara representa o reconhecimento do Poder Legislativo à contribuição histórica, religiosa e social da paróquia para Vitória da Conquista. A expectativa é de que a sessão reúna lideranças religiosas, fiéis, representantes da sociedade civil e autoridades municipais para celebrar a trajetória da comunidade católica.
De acordo com o vereador Luciano Gomes, a homenagem busca valorizar instituições que ajudaram a construir a história do município por meio da fé, da solidariedade e do compromisso com a população.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida é considerada uma importante referência de espiritualidade, serviço comunitário e promoção humana, mantendo viva, ao longo dos anos, sua missão evangelizadora e social junto à comunidade conquistense.
Por Andréa Póvoas
A Joia do Sertão Baiano sediou o Encontro de Cervejeiros Artesanais de Vitória da Conquista. O festival atraiu grande público de todas as idades em um dia ensolarado, ideal para degustar bebidas diferenciadas, saborear pratos da culinária regional e curtir shows em um ambiente de confraternização no bairro Boa Vista.
Entre os destaques da programação, Brutos Beer, Cravo Choperia, Lisbela Cervejaria Artesanal e Cerveja Bierlucki ocuparam espaços especiais para apresentar suas criações. Os visitantes aproveitaram a oportunidade de conversar com os mestres cervejeiros, conhecer estilos variados e descobrir combinações surpreendentes para harmonizar com os petiscos oferecidos.
O sucesso da iniciativa contou com o apoio de importantes patrocinadores e parceiros, como o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, do Partido Comunista do Brasil. A expectativa agora gira em torno da próxima edição, que promete trazer ainda mais experiências memoráveis para os amantes da cultura pop e do setor produtivo local.
O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (26) a medida provisória que redefine a fórmula de reajuste do piso salarial dos professores da educação básica e estabelece o valor mínimo da categoria em R$ 5.130 para 2026. Como a proposta já havia passado pela Câmara dos Deputados, o texto agora segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A medida foi editada pelo governo federal em janeiro e já está em vigor desde então, mas precisava do aval do Congresso Nacional dentro do prazo de 120 dias para se tornar lei definitiva. A nova regra garante ainda neste ano um reajuste de 5,4% no piso do magistério, elevando o valor atual de R$ 4.867,77 para cerca de R$ 5.130,63. O aumento representa ganho real de aproximadamente 1,5% acima da inflação acumulada pelo INPC de 2025, que fechou em 3,9%.
O texto aprovado define que os futuros reajustes serão calculados a partir da soma do Índice Nacional de Preços ao Consumidor com metade da média do crescimento real das receitas do Fundeb nos últimos cinco anos. O fundo é considerado o principal instrumento de financiamento da educação pública brasileira e reúne recursos estaduais e federais destinados à educação básica.
Antes de ser analisada em plenário, a proposta passou por uma comissão mista de deputados e senadores. A relatora, senadora Dorinha Seabra (União-GO), incluiu alterações no texto, entre elas a fixação nominal do novo piso em R$ 5.130,63 para evitar disputas judiciais sobre o cálculo. Pela regra antiga, o reajuste seria de apenas 0,37%, enquanto o novo modelo assegura aumento mais amplo.
A medida também estabelece limites para os reajustes futuros. O percentual não poderá superar a variação nominal das receitas do Fundeb entre os dois anos anteriores, mas também não poderá ficar abaixo da inflação medida pelo INPC. Em seu parecer, a relatora afirmou que salários mais atrativos são fundamentais para evitar a desvalorização da carreira docente e combater o déficit de profissionais na educação.
A Caixa Econômica Federal recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) para pedir a revalidação e o desbloqueio de 19.054 Documentos de Arrecadação Judicial Eletrônica (DAJEs). As guias, que somam R$ 1.449.195,45, estão vinculadas a contratos habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida em Vitória da Conquista mas foram bloqueadas pelo decurso do prazo de validade de cinco anos.
O travamento administrativo impede a oficialização do registro de aproximadamente 6 mil imóveis. O problema teve origem em irregularidades ocorridas no 1º Ofício de Registro de Imóveis de Vitória da Conquista. A unidade passou por intervenção judicial entre 2015 e 2019, período em que o então delegatário, Antônio Carlos de Jesus Bramont, foi investigado e preso preventivamente.
A Caixa alega que as falhas na antiga gestão geraram entraves como a abertura indevida de matrículas na circunscrição errada, cancelamentos sucessivos de atos e o extravio de registros, o que atrasou a tramitação dos documentos encaminhados pelo banco.
Um homem identificado como Marquinhos Ceará morreu após ser vítima de um atropelamento na noite desta terça-feira (22), nas proximidades do anel rodoviário de Vitória da Conquista, na entrada do bairro Henriqueta Prates.
De acordo com informações apuradas no local, o acidente aconteceu por volta das 22h. O corpo da vítima foi encontrado às margens da via e, metros depois, equipes policiais localizaram também a bicicleta que estaria sendo conduzida por Marquinhos no momento do impacto.
Morador do bairro Henriqueta Prates, Marquinhos Ceará era bastante conhecido na região. Segundo relatos de moradores, ele residia próximo a um supermercado localizado na localidade.
A área do acidente foi isolada para o trabalho da perícia técnica. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista.
As circunstâncias do atropelamento ainda serão investigadas pela Polícia Civil.
A produção científica voltada para a realidade de Vitória da Conquista voltará a ser celebrada pelo Poder Legislativo municipal. A Câmara Municipal realizará, no próximo dia 3 de junho, às 9h, a cerimônia de premiação da segunda edição do Prêmio Conhecimento que Conquista, iniciativa que reconhece pesquisas científicas e acadêmicas comprometidas com o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. A solenidade acontecerá no plenário da Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Nesta edição, o prêmio recebeu 23 trabalhos inscritos, contemplando diversas áreas do conhecimento, como saúde, educação, arquitetura e urbanismo, biologia e cultura. Os estudos apresentados têm em comum o olhar atento para os desafios e potencialidades de Vitória da Conquista, fortalecendo a conexão entre universidade, produção científica e políticas públicas.
Instituído pela Resolução nº 78/2022, o Prêmio Conhecimento que Conquista tem como objetivo valorizar pesquisas acadêmicas que contribuam para compreender a realidade conquistense e apontar caminhos para o desenvolvimento da cidade. A iniciativa contempla monografias, dissertações, teses, livros e capítulos de livros produzidos por estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de diferentes áreas.
Segundo Alexandre Xandó, presidente da comissão organizadora do Prêmio, a iniciativa fortalece a aproximação entre a produção acadêmica e o poder público municipal.
“Para nós, é muito gratificante realizar a segunda edição do Prêmio. Essa iniciativa da Câmara é fundamental para aproximar os espaços de produção de conhecimento dos espaços onde são formuladas as leis e os projetos para a cidade. Sabemos da importância dos trabalhos desenvolvidos nas universidades e reconhecer essas produções é valorizar a pesquisa, a ciência e as soluções pensadas para Vitória da Conquista. Nossa expectativa é que esses estudos também possam contribuir com políticas públicas, novos projetos e melhorias concretas para a vida da população conquistense, destacou o vereador”.
A expectativa da organização é que os trabalhos apresentados possam ampliar o diálogo entre pesquisadores, instituições de ensino e o poder legislativo, fortalecendo iniciativas voltadas ao desenvolvimento do município.
A primeira edição da premiação, realizada em 2025, destacou a diversidade temática e o impacto social das pesquisas apresentadas, reunindo trabalhos que abordaram desde saúde mental e educação inclusiva até patrimônio cultural, identidade quilombola e planejamento urbano. O prêmio consolidou-se como um importante espaço de valorização da ciência e da produção acadêmica local.
Além de reconhecer os pesquisadores, a premiação reafirma o compromisso da Câmara com o incentivo ao pensamento crítico, à inovação e à construção de soluções para os desafios do município. A expectativa é de que os estudos apresentados possam contribuir diretamente para o fortalecimento de políticas públicas e para a melhoria da qualidade de vida da população conquistense.
Por Andréa Póvoas
Em meio à pior crise de sua pré-campanha presidencial, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) foi recebido nesta terça-feira pelo presidente americano Donald Trump na Casa Branca, em Washington. O encontro é tratado pelo entorno do senador como uma tentativa de recuperar força política após semanas de desgaste provocadas pelas revelações envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e o Banco Master.
O encontro se deu no Salão Oval da sede do governo americano, o escritório principal do presidente Donald Trump. Flávio escolheu uma gravata verde e amarela, com as cores da bandeira brasileira, para a ocasião.
A agenda, de acordo com pessoas próximas a Flávio, foi articulada por interlocutores ligados ao secretário de Estado americano, Marco Rubio, com participação do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que mora nos Estados Unidos, e do influenciador Paulo Figueiredo, aliado do bolsonarismo no entorno republicano americano. Os dois entraram rapidamente na sala para posar para uma fotografia.
Fonte: O Globo
Flávio Bolsonaro e Donald Trump — Foto: Divulgação
Foto: Ascom/PMVC
A edição especial do Pingos nos Is desta terça-feira (26) recebeu a ex-secretária de saúde de Vitória da Conquista, Fernanda Maron. Em entrevista, a ex-secretária detalhou a sua saída da pasta e como não tinha autonomia na secretaria enquanto ocupava o cargo.
De acordo com Fernanda Maron, ela deixou a secretaria com profunda tristeza e mágoa. “Quando nós assumimos como secretária, nós queremos ter autonomia e nós não tínhamos autonomia, eu não tinha autonomia na secretaria de saúde. A verdade é essa. Nós tínhamos profissionais, mas o tempo inteiro interferindo por conta de laços de amizades internos”, explicou. A ex-secretária acrescentou que a sua saída foi um desejo da prefeita Sheila Lemos.
“Ela entrou em contato comigo pedindo o que eu tinha entregue para a área saúde, o que que eu tinha trazido de recursos para a saúde. Eu escutei três frases dela que realmente me deixou muito magoada. A partir dali, dessas três frases que ela colocou, eu achei que o momento de encerrar seria esse, porque se eu não estava tendo o reconhecimento da nossa gestora, não fazia mais sentido eu permanecer em um governo em que ela não estava entendendo que eu estava fazendo um bom trabalho”, declarou Fernanda Maron.
A ex-secretária afirmou que foi “pega de surpresa” com a retirada do seu nome na placa durante a inauguração da Unidade Básica de Saúde (UBS) Régis Pacheco. Segundo ela, o seu nome estava presente na primeira versão da placa, mas foi retirado.
Confira o comentário de Deusdete Dias e a entrevista com a ex-secretária Fernanda Maron:
Governo e Câmara dos Deputados encerraram as negociações e chegaram a um acordo sobre o texto que irá reduzir a jornada de trabalho de 44 horas semanais para 40 horas semanais e encerrar o que ficou conhecido como escala 6×1. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniram nesta segunda-feira e fecharam acordo de que a redução das horas trabalhadas não terá diminuição de salários e com transição de um ano. O texto resultante do acordo, apresentado à comissão especial da Câmara pelo relator Léo Prates (Republicanos-BA), prevê o fim da escala 6×1 e o corte inicial de duas horas 60 dias após a promulgação da PEC e nova redução de duas horas ao fim de 12 meses, mas trabalhadores que ganham acima de R$ 21.188,88 ficam de fora da regra. A oposição, porém, conseguiu adiar a votação por meio de um pedido de vista do deputado Mauricio Marcon (PL-RS). Com isso, a expectativa é de que a comissão vote o relatório amanhã, com a votação no plenário da Câmara ficando para quinta-feira. (g1)
O Planalto se animou. Aliados do presidente Lula apostam em aprovação ampla — e até unânime — da PEC que prevê acabar com a escala 6×1 na Câmara, repetindo o cenário da votação da proposta que ampliou a faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. A avaliação é de que, como pesquisas indicam grande apoio popular à proposta, o Centrão e mesmo partidos de oposição devem aderir. (Estadão)
Mas, caso o governo consiga aprovar com folga na Câmara a PEC que extingue a escala 6×1 nos termos defendidos pelo Planalto, a proposta deve enfrentar resistência no Senado. Oposicionistas afirmam que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), sinalizou abertura para pautar a chamada PEC da Hora Trabalhada, também apelidada por entidades empresariais de PEC da Livre Contratação, que prevê pagamento por hora e negociação individual de escala e carga horária. (UOL)
Mesmo que o Senado ponha entraves à redução da jornada, o Planalto já contabiliza a situação como um ganho político para o presidente Lula. O raciocínio é que o petista conseguiu incorporar ao seu discurso uma pauta de esquerda que tem amplo apoio social e que, caso ela seja derrotada, o presidente poderá apresentar seus adversários como inimigos dos trabalhadores. (Folha)
O debate sobre o fim da escala 6×1 divide economistas e especialistas em mercado de trabalho sobre os possíveis impactos da medida na economia brasileira. Enquanto parte dos estudos aponta aumento de custos para empresas, perda de vagas formais e efeitos negativos sobre o PIB, outras análises indicam que a redução da jornada não deve provocar desemprego relevante e que os custos podem ser absorvidos gradualmente pelas empresas. Pesquisadores concordam que a transição gradual tende a reduzir impactos econômicos. (Folha)
A Polícia Federal amanheceu na porta do ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) para cumprir mandados de busca e apreensão determinados pelo ministro do STF André Mendonça. Castro é investigado por supostos aportes de alto risco feitos pelo Rio Previdência no Banco Master, de Daniel Vorcaro. O ex-governador já é alvo de investigação por suposto favorecimento ao grupo Refit, acusado de sonegação de impostos. (g1)
O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, contradisse ontem o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) ao afirmar, em entrevista a Andréia Sadi, que o parlamentar visitou Daniel Vorcaro após a primeira prisão do dono do Banco Master para tentar receber o restante dos recursos prometidos ao filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. O senador, pré-candidato ao Planalto, vem alegando ter procurado Vorcaro para “botar um ponto final” na relação entre os dois. Valdemar minimizou a visita, dizendo ser “a coisa mais normal do mundo”, e afirmou que a aproximação entre eles começou antes de Vorcaro se tornar investigado. (g1)
Na tentativa de criar uma agenda positiva, Flávio Bolsonaro desembarcou nos EUA nesta segunda-feira para um possível encontro hoje com o presidente Donald Trump, mas os planos podem não sair como esperado. O próprio Flávio já admite que pode se reunir com o vice-presidente J.D. Vance, e não com Trump, cuja atenção está voltada para o conflito com o Irã. Embora o peso político seja muito menor, conversar com o vice ainda é melhor que o temor do PL de que adie o encontro, o que desgastaria o senador brasileiro. (CNN Brasil)
Em meio a essa situação, a campanha de Flávio Bolsonaro anunciou na segunda-feira a contratação de Alexandre Oltramari como marqueteiro do pré-candidato e de Eduardo Fischer como consultor estratégico. (Globo)
Pesquisa Nexus/BTG divulgada nesta segunda-feira (íntegra) mostra o presidente Lula (PT) com 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno da eleição presidencial de 2026, contra 43% do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Brancos, nulos ou eleitores que afirmam não votar em nenhum dos candidatos somam 9%, enquanto 1% não soube ou preferiu não responder. Na rodada anterior, realizada em abril, Lula registrava 46% das intenções de voto, enquanto Flávio tinha 45%. (CNN Brasil)
Pedro Doria: “O escândalo das conversas vazadas com o banqueiro Daniel Vorcaro começou a cobrar o seu preço. Três pesquisas eleitorais consecutivas — Datafolha, Atlas e Nexus — confirmaram o mesmo diagnóstico: Flávio Bolsonaro perdeu cerca de 5 pontos percentuais no primeiro turno. A queda ainda é recuperável, mas o sinal de alerta acendeu na direita”. A análise completa no Ponto de Partida. (Meio)
O presidente Lula iniciou um tratamento complementar de radioterapia superficial no couro cabeludo após retirar um câncer de pele, em abril. Segundo o Hospital Sírio-Libanês, as sessões têm caráter preventivo e não devem provocar efeitos colaterais relevantes. A equipe médica de Lula informou anteriormente que a lesão estava localizada e sem sinais de disseminação. Trata-se de um carcinoma basocelular —o tipo mais comum de câncer de pele. Após a cirurgia realizada em abril, a dermatologista Cristina Abdala afirmou que o tumor costuma apresentar bom prognóstico quando diagnosticado precocemente. (g1)
INTERNACIONAL:
O governo americano confirmou que realizou ataques “em legítima defesa” contra alvos iranianos na região do Estreito de Hormuz, em meio ao cessar-fogo em vigor entre Washington e Irã e às negociações para encerrar o conflito. Segundo o Comando Central dos Estados Unidos, os bombardeios atingiram lançadores de mísseis e embarcações iranianas que, de acordo com os americanos, tentavam instalar minas marítimas na região. (CNN)
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista deve realizar uma audiência pública para discutir o resgate do teatro amador no município. A iniciativa está sendo articulada pelo presidente da Casa, vereador Ivan Cordeiro.
A proposta do vereador Ivan Cordeiro (PL) tem como foco estimular a retomada de grupos teatrais e ampliar o espaço para atividades culturais na cidade, com participação de artistas, produtores e representantes da sociedade civil.
O debate deve inserir a pauta cultural em um contexto mais amplo de valorização das manifestações artísticas locais, especialmente aquelas ligadas ao teatro independente, que ao longo dos anos perdeu parte de sua estrutura e visibilidade.
A audiência pública ainda não tem data definida, mas deve ser organizada pela Câmara Municipal nas próximas semanas.
A expectativa é de que o encontro reúna diferentes setores ligados à cultura para discutir possíveis caminhos de incentivo e fortalecimento do teatro amador em Vitória da Conquista.