AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista lamenta, com pesar, a morte de Jocélia Cardoso, 48 anos, ocorrida neste sábado (28).

Jocélia trabalhou durante muito tempo como auxiliar de serviços gerais na Prefeitura, tendo passado pelas secretarias de Serviços Públicos, Desenvolvimento Social e Gestão e Inovação (Zeladoria).

Solteira, moradora do bairro Campinhos, ela deixa dois filhos, uma neta e um neto.

Vítima de aneurisma, Jocélia estava hospitalizada e hoje teve morte encefálica.

O velório será na Igreja Santa Luzia, situada na Urbis 5, a partir das 8h deste domingo (29).

Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, em nome do Governo Municipal, presta solidariedade à família, amigos e aos servidores da Prefeitura Municipal, que se encontram entristecidos com a morte precoce de Jocélia.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento da servidora municipal Ilhamara Nascimento Vieira, de 35 anos, ocorrido nesta quarta-feira (25).

Querida pelos colegas e usuários do serviço, Ilhamara atuava como educadora social no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Nova Cidade, onde era lotada desde outubro de 2023.

O velório acontece a partir das 16h desta quarta-feira (25), na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, situada na Rua 4, nº 31, bairro Nova Cidade. Já o sepultamento será na quinta-feira (26), no Cemitério Municipal Campo da Paz, localizado no bairro Zabelê.

Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, o secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, e demais membros do Governo Municipal manifestam pesar e solidariedade aos familiares e amigos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Uma colisão envolvendo dois veículos na BR-116, no trecho que liga o município a Planalto, terminou com duas vítimas fatais, deixando a região profundamente abalada.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, profissionais de saúde, a Polícia Rodoviária Federal e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionados para atender a ocorrência.

Uma das vítimas fatais é Matheus, figura bastante conhecida em Conquista. Nas redes sociais, amigos, familiares e colegas prestam homenagens e lamentam profundamente a sua partida precoce.

Descrito como uma pessoa carismática e sempre rodeada de amigos, Matheus deixa um vazio irreparável. A tragédia enluta não apenas familiares, mas também moradores de Planalto, Vitória da Conquista e Itapetinga que se despedem com pesar.

Neste momento de dor, ficam as lembranças, o carinho e a saudade de quem partiu cedo demais.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ator José Juca de Oliveira Santos, um dos nomes mais importantes da dramaturgia brasileira, morreu aos 91 anos na madrugada deste sábado (21) em São Paulo. O falecimento ocorreu poucos dias após seu aniversário, celebrado no dia 16, enquanto ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) cardíaca do Hospital Sírio-Libanês enfrentando pneumonia e complicações cardíacas. Dono de uma carreira que atravessou décadas no teatro, na televisão e na literatura, Juca de Oliveira deixa um legado marcado por personagens densos, inteligência cênica e uma contribuição decisiva para as artes. Nascido em São Roque, no interior de São Paulo, Juca iniciou sua trajetória acadêmica no curso de Direito. Contudo, foi nos palcos que o artista encontrou sua verdadeira vocação e construiu uma carreira sólida e respeitada, firmando-se como um dos grandes intérpretes da cena.

Na televisão, o ator alcançou projeção nacional ao dar vida a personagens memoráveis. Entre os mais conhecidos, destacam-se o enigmático “João Gibão” da novela “Saramandaia”, o cientista “Albieri” em “O Clone” e o vilão “Santiago” em “Avenida Brasil”. Papéis que consolidaram seu nome junto ao grande público. No teatro, sua atuação foi igualmente marcante. Além de ator, Juca de Oliveira destacou-se como autor e diretor com obras que exploravam conflitos humanos e questões sociais com profundidade.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento do fotógrafo Raimundo Batista Ribeiro, carinhosamente conhecido como Raimundo Laser, aos 71 anos, ocorrido na noite desta terça-feira (17), em Vitória da Conquista.

Natural de Condeúba, o artista tornou-se ícone na transição do registro analógico para a era digital na região, eternizando décadas de história com seu olhar atento. O veterano enfrentava uma dura batalha contra o câncer. Após procedimentos médicos no Hospital Geral de Vitória da Conquista, o paciente recebeu alta e seguia em repouso na Casa do Amor, instituição onde veio a óbito.

 

O legado do condeubense permanece com filhos, netos e uma legião de amigos e admiradores de seu trabalho iconográfico.

O BLOG do Redação expressa seus sentimentos aos amigos e familiares.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Familiares e amigos convidam para a missa de 7° dia em homenagem a Rosânia Silva, momento de fé, saudade e oração em sua memória.

A celebração será realizada na Catedral Metropolitana Nossa Senhora das Vitórias.

A família informa ainda que haverá transporte disponível, conforme descrição informada no card.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A única filha mulher do cantor Amado Batista, Lorena Batista, morreu na sexta-feira (13), aos 46 anos, em Goiânia. Ela estava internada no Hospital São Francisco, onde fazia tratamento para um câncer. A morte foi confirmada por familiares dela, que deixou um filho de três anos.

A doença foi tornada pública em um vídeo publicado nas redes sociais no ano passado. Segundo o que afirmou, a descoberta da doença se deu após o DVD que o pai gravou.
“Agora é enfrentar a doença com muita fé, com muita coragem, sem ficar com medo, porque morrer todo mundo vai, né? Então, se dá para protelar isso aí, a gente protela e vamos lutar contra esse câncer, contra esses tumores. Deus no comando sempre”, falou na época.

Em declaração ao Portal Leo Dias, familiares da Lorena afirmaram que o câncer estava localizado no fígado e tratava-se de um tumor maligno que já estava em metástase, ou seja, havia se espalhado para o corpo. “Ela estava em tratamento contra um neoplasia no fígado, que já estava em metástase. Infelizmente não resistiu”, afirmou um familiar ao portal.

O velório de Lorena Batista já tem data marcada, porém, será uma cerimônia destinada apenas a familiares e amigos mais próximos. Ela era a única filha mulher de Amado Batista, fruto da relação dele com sua segunda esposa, Lenice.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura de Vitória da Conquista manifesta profundo pesar pelo falecimento de Rosania Silva Borges, de 47 anos, em decorrência de uma calamidade pública que atingiu o município. A fatalidade, que gerou angústia e apreensão durante três dias, teve um desfecho que entristece profundamente toda a cidade, evidenciando a dimensão deste momento doloroso para cada cidadão e cidadã conquistense.

O Governo Municipal, em nome da prefeita Sheila Lemos, se solidariza com os familiares, especialmente com os cinco filhos de Rosania — sendo três deles alunos da Rede Municipal de Ensino —, seu esposo e dois netos, amigos e toda a comunidade atingida por essa perda irreparável, desejando força e conforto para enfrentar este momento de dor.

A Prefeitura reforça que permanece mobilizada, atuando de forma permanente na assistência à família, para garantir que todos sigam assistidos e acolhidos pelo poder público municipal.

Neste momento de profunda tristeza, o Município decreta luto oficial de três dias e se une em solidariedade à família e a todos que sofrem com essa perda irreparável.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O desembargador aposentado Carlos Alberto Dultra Cintra, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), morreu na manhã desta terça-feira (24), aos 82 anos. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre a causa do falecimento.

Natural de Ipirá, no sertão baiano, Cintra era graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), turma de 1967. Ingressou no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) como promotor de Justiça em 1969.

Em 1991, tornou-se o primeiro procurador-geral de Justiça eleito de forma direta pelo MP-BA, após ser o nome mais votado na composição da lista tríplice e escolhido pelo então governador. No ano seguinte, deixou o cargo para assumir a vaga reservada ao Ministério Público no TJ-BA.

 

Cintra presidiu o Tribunal de Justiça da Bahia no biênio 2002-2004, período marcado pela transferência da sede da Corte do Fórum Ruy Barbosa, no bairro de Nazaré, para o Centro Administrativo da Bahia (CAB). Sua gestão foi considerada um “divisor de águas” no funcionamento da Justiça na Bahia, defendendo um Tribunal Pleno sem submissão ao Poder Executivo. O magistrado fez frente ao domínio político do então senador Antônio Carlos Magalhães, que controlava setores do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Dultra Cintra enfrentou ACM e se tornou desafeto público do político.

Entre 2004 e 2006, presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Antes da aposentadoria, atuava como presidente da 3ª Câmara Cível e da Seção Cível de Direito Público do TJ-BA.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Morreu neste domingo (15) o ex-presidente do PCdoB, Renato Rabelo, aos 83 anos, vítima de um câncer que se desenvolveu ao longo dos três últimos anos. O velório será realizado na segunda-feira (16) das 8h às 12h, no Palácio do Trabalhador, em São Paulo.

Rabelo presidiu o o partido entre 2001 e 2015, permanecendo na direção nos anos seguintes. Antes de sair do cargo, indicou a atual presidente da sigla, a ministra Luciana Santos, de Ciência e Tecnologia.

Sua gestão no comando do PCdoB foi a primeira a incluir quadros partidários no governo federal após a vitória da coligação da candidatura de Lula em 2002, assegurando a participação da legenda em ministérios estratégicos como da Defesa e Relações Institucionais, com Aldo Rebelo. Foi também sob sua direção que o partido elegeu pela primeira e única vez um parlamentar de sua bancada para a presidência da Câmara dos Deputados, conduzida por Aldo entre 2005 e 2007.

 

Em 2016, após deixar a presidência do partido, Renato Rabelo assumiu a chefia da Fundação Maurício Grabois, Think Tank do PCdoB. Na fundação, coordenou iniciativas voltadas à análise da conjuntura política nacional e internacional e participou da produção de documentos e publicações. Em 2025, foi designado presidente de honra da entidade.

Renato Rabelo também assumiu a vice-presidência da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a ditadura militar, atuando ativamente no enfrentamento ao regime. Exilou-se na França em 1976, retornando ao Brasil em 1979 com a aprovação da Lei da Anistia.

Em nota, o PCdoB prestou homenagem a Rabelo. Segundo a sigla, “sua maior obra é o aporte de ideias e formulações ao acervo teórico, político e ideológico do Partido, importantes contribuições teóricas e políticas que enriqueceram o seu pensamento tático, estratégico e programático, como também a práxis de sua edificação e atuação na arena da luta de classes”.

CORTINA E CIA COLCHÕES