CMVC - Junho
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
Novo Paraiso
VickPark 1

Morreu nesta quarta-feira (29/12), aos 28 anos, o cantor Maurílio Delmont Ribeiro, da dupla com a cantora Luiza. O sertanejo estava internado desde o dia 15 de dezembro, quando passou mal após se apresentar na gravação do DVD Não é o Fim do Mundo, da dupla Zé Felipe e Miguel. Socorrido às pressas, Maurílio teve uma série de paradas cardíacas no hospital e foi diagnosticado com tromboembolismo pulmonar.

Apesar da gravidade do caso, o sertanejo apresentou sinais de melhora durante a internação e chegou a ser transferido do Hospital Jardim América, o mais perto do local do show, para o Instituto Ortopédico de Goiânia (IOG).

CORTINA E CIA COLCHÕES

Vários artistas e personalidades usaram as redes sociais para lamentar a morte de Paulinho Camafeu, compositor histórico de hinos do Axé Music. O artista morreu aos 73 anos, em Salvador​, em decorrência de problemas cardíacos, na noite de segunda-feira (29), após passar mais de uma semana hospitalizado.

Autor de grandes canções como “Ilê Aiyê” (Que bloco é esse?), “Afoxé Badauê”, e “Menina do Cateretê”, Paulinho foi saudado por nomes como Gilberto Gil, Daniela Mercury e Luiz Caldas. O corpo do artista será velado a partir das 11h desta terça-feira (30), e enterrado às 16h, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista, por meio do presidente Luís Carlos Dudé, e dos demais vereadores, manifesta profundo pesar pelo falecimento da fotógrafa e jornalista Edna Nolasco, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 11. Edna tinha 63 anos e estava internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde se tratava da Covid-19, doença que a vitimou.
Edna nasceu na cidade baiana de Miguel Calmon, em 1958. Chegou a Vitória da Conquista em 1965, onde construiu uma sólida trajetória pessoal e profissional. Era casada com Marisvaldo, com quem teve três filhos, Mary keyla, Cristiane e George, além dos filhos do coração, pessoas acolhidas pela fotógrafa e que a tinham como uma mãe. Ela também deixa três netos: João Vitor, Maria Vitória e Arthur.

Com a vida dedicada à fotografia, Edna se tornou uma referência na área, tendo colaborado com diversos projetos e contribuído para a preservação da memória fotográfica conquistense. Na Câmara, destacamos sua valorosa contribuição para o projeto de implantação do Memorial Câmara, quando, na época, doou fotos antigas do município. Ela também era reconhecida como uma pessoa de bom coração, acolhedora e maternal. Edna era delegada do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), tendo sido uma das vozes mais atuantes em defesa da vacina para os jornalistas. Vacinada com as duas doses, infelizmente ela contraiu a doença que a vitimou.

O velório será nesta sexta-feira, 12, na Casa de Eventos Mediterrâneo, das 8h às 16h, aberto ao público, respeitando as regras sanitárias.

Neste momento de dor, a Câmara se solidariza com a família, amigos e colegas de profissão de Edna Nolasco.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O deputado estadual João Isidório (Avante) filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), se afogou na tarde desta quinta-feira (11) em uma praia na cidade de Madre de Deus, Região Metropolitana de Salvador.

Informações iniciais dão que o parlamentar foi socorrido, mas ainda existe detalhes sobre o acidente. A assessoria de João Isidório confirmou o afogamento.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com profundo pesar que noticiamos o falecimento da querida amiga Edna Nolasco, uma das jornalistas mais atuantes em Vitória da Conquista, sendo, atualmente, delegada do sindicato dos jornalistas na região.

Edna teve sua carreira destacada por meio dos belíssimos registros que fazia com sua máquina fotográfica, com seu olhar diferenciado e sensibilidade.

O último trabalho de Edna foi no Festival de Música da Unimed Sudoeste, que ocorreu no último mês. Edna lutava contra a covid-19 e estava internada no Hospital de Base.

Lá, pudemos conversar bastante, atualizar os papos, enfim, sempre com sua doçura.

Nossos sinceros sentimentos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Acaba de morrer, nesta quinta-feira (11), em São Paulo, a jornalista e comentarista Cristiana Lôbo em decorrência de um mieloma múltiplo.

Cristiana nasceu em Goiânia, onde iniciou sua carreira, até se mudar para Brasília.

Ela atuou no jornalismo por mais de 30 anos.

Foi setorista do Ministério da Saúdelogo após ser contratada pelo jornal O Globo, na época em que viu ser criada a carteira de vacinação. Acompanhou de perto também as decisões do Ministério da Educação.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

 

É com pesar que comunicamos o falecimento de Maria Alves Silveira, ocorrido na manhã deste domingo (07). O velório está acontecendo na Avenida Jesiel Norberto, n° 35, bairro Candeias.

O sepultamento acontecerá no cemitério da saudade na manhã desta segunda-feira (08). Maria Alves Silveira nasceu no dia 26 de Abril de 1921. Natural de Aracatu.

Exemplo de mulher, esposa, mãe, avó, serva fiel de Deus. Deixa 10 filhos, 37 netos 46 bisnetos, 10 tataranetos e um grande legado de honradez e amor.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Com tristeza, anunciamos o falecimento de Magali Mendes, diretora pedagógica e uma das idealizadoras e fundadoras do Colégio Oficina, aos 70 anos, por falência múltipla dos órgãos. Familiares, comunidade escolar e amigos lamentam o momento de partida de uma das mulheres mais reverenciadas da educação baiana.

Magali nasceu em 25 de dezembro de 1950 no Rio de Janeiro e viveu lá até a conclusão do curso de bacharelado em Letras, pela UFRJ, em 72. Ainda no final da década de 60, Magali começou a lecionar no Colégio São Sebastião, em Copacabana. Em 73, mudou-se para Salvador, licenciou-se em Letras e lecionou no Colégio Dois de Julho, onde passou a ter a convicção de que “a educação é o único instrumento de intervenção e transformação do mundo”.

Com a fundação do Colégio São Paulo em 77, passou a dar aulas de Literatura, Gramática e Redação. Permaneceu na escola por mais de 20 anos. No período, foi convidada a participar do Conselho Estadual de Educação. Trabalhou também em outras escolas renomadas, como Vieira, Marista, Nobel, Social e foi uma das professoras fundadoras do Anchieta.

Em 1989, fez parte da equipe fundadora do Colégio Oficina Salvador (cujo nome é inspirado no clássico teatro que foi símbolo de resistência à ditadura no Brasil) e do pioneirismo na metodologia de projetos, conceito e fundamentação prática que Magali trouxe para Vitória da Conquista.

Foi uma das principais artífices do projeto do Colégio Oficina Conquista, inaugurado em 2008. Incansável, imprimiu no cotidiano da escola o corpo e a alma da educação que fez da instituição uma das mais importantes e reverenciadas de Vitória da Conquista. Por sua entrega e dedicação à educação e à cidade, recebeu, em novembro de 2015, o título de cidadã conquistense, proferido pela Câmara Municipal.

Com quase 50 anos de trajetória na educação da Bahia, Magali foi sinônimo de transformação. Durante a pandemia, trabalhou incessantemente com sua equipe no desenvolvimento do projeto pedagógico que, com excelência, manteve a escola viva e atuante até o retorno presencial aprovado pelas autoridades. Na ocasião, chegou a afirmar: “Este tempo difícil vai passar, voltaremos a nos abraçar, num momento plenamente feliz. Aprendemos muito sobre solidariedade, dedicação, empenho. Sobre proteger e amar o outro e, principalmente, prosseguir no caminho”.

Brilhante, dentro e fora da sala de aula, traçou uma história e trajetória cumprida com distinção, olhar apurado, sensibilidade, gratidão e amor à educação. “Me orgulho de ser mulher, de ser educadora e de fazer parte da natureza humana”.

Magali deixa um legado, filhas, neto e amigos. Por desejo próprio e decisão familiar, não haverá velório. O corpo será cremado em cerimônia privada realizada em Salvador. As homenagens públicas serão prestadas em momento posterior.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

 

É com grande pesar que o Blog do Redação informa sobre o falecimento de Joaquim Ernesto Vieira dos Santos, o Sargento “Quincão” aos 60 anos de idade.

Vítima de infarto, Quincão faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), no Hospital Samur, em Vitória da Conquista.

Atualmente Quincão era coordenador da Defesa Civil da Prefeitura de Conquista.

Aos amigos e familiares, os nossos sinceros sentimentos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com  pesar que o blog do Redação informa o falecimento de Deusalina Freire Guimarães Souza, ocorrido nesta terça-feira (05), no Hospital Geral de Vitória da Conquista, em decorrência  de um AVC -Acidente Vascular Cerebral.

Dezinha, como era conhecida, prestou importantes serviços ao Hospital Samur e era uma das moradoras mais antigas da Avenida Cuiabá, Zona Oeste Conquistense. Os nossos sentimentos ao esposo Gringo, os filhos Júlia e Gilvan e demais amigos e familiares. Informações sobre o funeral serão divulgadas a qualquer momento.

CORTINA E CIA COLCHÕES