Por meio do Decreto Nº 24.071, a prefeita Sheila Lemos declara luto oficial de três dias em Vitória da Conquista pela morte do Coronel PM Inácio Paes de Lira Júnior, da reserva remunerada, ocorrida na noite dessa quinta-feira (8), após um trágico acidente de trânsito na BA-263, próximo ao município de Itapetinga. Em sinal de respeito à memória do oficial, a bandeira de Vitória da Conquista, no Palácio da Joia do Sertão Baiano, foi abaixada a meio-mastro.
A homenagem oficial reconhece o trabalho de Coronel Lira, que tinha 64 anos, 38 deles dedicados ao serviço público e à proteção dos cidadãos baianos. Ele teve um papel relevante na segurança regional, sendo o primeiro comandante do Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO), cargo que ocupou entre 2015 e 2018. Em Vitória da Conquista, ele também foi diretor do Colégio da Polícia Militar e comandante do 9º Batalhão, sempre liderando com compromisso e proximidade com a comunidade.
Além da carreira militar, Lira teve uma atuação marcante na gestão pública e na política. Ele serviu como ajudante de ordens do ex-governador Nilo Coelho e foi secretário de Planejamento na cidade de Guanambi entre 2021 e 2023, onde também chegou a cuidar da secretaria de Saúde. Com formação em Direito, Administração e Educação Física, ele era um profissional muito respeitado, trabalhando também como consultor para diversas prefeituras do interior e do sul da Bahia.
O Coronel Lira deixa esposa e dois filhos, além de muitos amigos e colegas que o tinham como um exemplo de correção e trabalho.
O corpo está sendo velado no Auditório Lino Teixeira, na Câmara Municipal de Vereadores de Guanambi, desde as 9h desta sexta-feira (9). O sepultamento está marcado para as 17h, no Cemitério Memorial Jardim Juliana também na cidade de Guanambi.
Neste momento de dor e tristeza, a prefeita Sheila Lemos, em nome da população de Vitória da Conquista e de todo o Governo Municipal, juntamente com o vice-prefeito Aloisio Alan e com o secretário chefe da Casa Civil, Coronel Ivanildo da Silva, manifesta pesar e solidariedade à família, amigos e colegas de farda, agradecendo por todo o serviço prestado ao município e à Região Sudoeste.
O cortejo fúnebre de Kelli Amorim, de 28 anos, saiu de da igreja Batista Nova Sinai localizada no bairro Brasil, em Vitória da Conquista, na manhã deste sábado (03). A jovem foi homenageada por familiares, amigos e grupos de pedais do qual ela fazia parte.
Com bicicletas erguida eles esperaram o carro funerário passar e na sequência seguiram pedalando atrás do veículo até o Cemitério Campo da Paz.
O clima é de revolta, indignação e tristeza pelo assassinato brutal de Kelli. A jovem foi morta a facadas dentro de casa, na frente do filho de 3 anos, por outra mulher. A suspeita foi identificada como Valéria Jesus, que teria cometido o crime por ciúmes da moça.
A manhã desta segunda-feira, 29 de dezembro, trouxe uma notícia triste para a cultura e a memória afetiva de Vitória da Conquista. Faleceu, aos 81 anos, Milton dos Santos Silva, carinhosamente eternizado na cidade como Miltinho La Bamba. Vítima de um infarto fulminante, o músico e alfaiate não resistiu, deixando a comunidade local consternada, segundo apurado pelo Blog do Marcelo. Muito mais do que um morador ilustre do Bairro Recreio, Miltinho foi um personagem que ajudou a escrever a história social da cidade.
Segundo o radialista e comunicador João Melo, Miltinho foi também durante muitos anos sonoplasta da Rádio Club em Vitória da Conquista.
Ele dividia seu talento entre a precisão da alfaiataria e a paixão avassaladora pela música. Em tempos áureos, foi uma das vozes que atraía multidões ao auditório da histórica Rádio Clube de Vitória da Conquista, brilhando em apresentações memoráveis na época comandada pelo saudoso Jota Menezes. Reconhecido pela simplicidade no trato e pelo carisma inconfundível, Miltinho La Bamba cultivou amizades sólidas por onde passou. Sua trajetória deixa um legado de boas lembranças e histórias que, certamente, continuarão vivas através das gerações que o acompanharam.
Despedida
Familiares e amigos prestarão as últimas homenagens a partir das 13 horas desta segunda-feira. O velório será realizado na Igreja Comunidade Filadélfia, situada na Rua Nestor Fonseca, número 805, no bairro Alto Maron. O sepultamento está previsto para ocorrer logo mais, às 16 horas. Aos familiares, amigos e admiradores, nossos sinceros sentimentos. Com informações do Blog do Léo Santos.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) divulgou, neste domingo (22), uma nota oficial lamentando profundamente o falecimento de Elba Lucas Brito da Silva Magalhães, esposa do coronel Magalhães, atual Comandante-Geral da corporação.
Em comunicado, a instituição destacou a dor e a solidariedade de toda a tropa diante da perda irreparável. “Neste momento de imensa dor, toda a tropa se une em solidariedade ao nosso Comandante-Geral e a seus familiares, compartilhando o sentimento pela perda de uma companheira de vida, de afeto e de caminhada”, diz o texto.
Morreu nesta sexta-feira (19), em Salvador, o jornalista Carlos Elysio de Souza Libório, aos 85 anos. Ele estava internado na Clínica Florence há uma semana. Não há informações sobre a causa da morte.
Carlos Libório deixa a esposa, Nely Libório, conhecida como dona Lili, e os filhos Leonardo e Mariana. O velório acontece às 8h e o sepultamento às 11h de domingo (21), no Jardim da Saudade, em Brotas.
Natural de Ilhéus, no sul da Bahia, Carlos Libório nasceu em 8 de fevereiro de 1940 e se mudou para Salvador ainda na infância, aos 11 anos. A paixão pelo esporte foi o ponto de partida para a carreira na comunicação.
Conhecido carinhosamente como “Professor Libório” entre colegas e alunos, ele foi o primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia, cargo que ocupou por 23 anos.
Ao longo desse período, ajudou a consolidar a emissora como referência no Norte e Nordeste e costumava dizer que “foi ali que se realizou plenamente como profissional”.
Libório iniciou a trajetória cobrindo esportes e teve papel decisivo na história do futebol baiano ao criar a sigla “Ba-Vi”, maior clássico do estado, entre os times Bahia e Vitória.
A abreviação surgiu durante o fechamento de uma edição do extinto Jornal da Bahia, quando era necessário um título curto para a manchete esportiva. Inspirado em clássicos como Fla-Flu e Gre-Nal, ele propôs o termo que se tornaria definitivo.
“Alguns cronistas achavam que devia ser ‘Vi-Ba’, porque o Vitória é mais antigo, mas ‘Ba-Vi’ é mais sonoro, mais curto, mais direto”, contou Libório em entrevista à Associação Bahiana de Imprensa (ABI), em 2022.
Formado em Direito, ele construiu uma carreira sólida no jornalismo impresso, no rádio e na televisão. Fez parte da primeira equipe da revista Placar, nos anos 1970, trabalhou na Veja, na Rádio Cruzeiro, no Jornal da Bahia e na TV Itapoan, onde atuou como editor e redator do programa Repórter Esso, um dos mais importantes do país.
Nos anos 1980 assumiu a Secretaria de Comunicação do Estado entre 1981 e 1983. Em 1985, aceitou o convite para se tornar o primeiro diretor de Jornalismo da TV Bahia.
Paralelamente à atuação profissional, Libório também se dedicou ao ensino. Ele foi professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e um dos responsáveis por implantar programas de estágio na TV Bahia, contribuindo para a formação de novas gerações de jornalistas.
Ao longo da vida, Carlos Libório recebeu diversas homenagens. Em 1996, recebeu o título de Cidadão Soteropolitano, em sessão solene na Câmara Municipal de Salvador.
Em 2002, recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade. Aos 80 anos, ele foi homenageado pela Assembleia Legislativa da Bahia pelo legado no jornalismo televisivo e na formação profissional.
Conhecido pela postura ética e pela busca constante da imparcialidade, ele costumava afirmar que não tinha lado político, mas mantinha diálogo com diferentes correntes ideológicas. “Andava sempre em guarda, trabalhando com cuidado e bom senso”, disse, também em entrevista à ABI, ao relembrar a relação respeitosa com colegas de trabalho.
Libório costumava afirmar que não tinha lado político e que mantinha diálogo com diferentes lados ideológicas. “Andava sempre em guarda, trabalhando com cuidado e bom senso”, disse, também em entrevista à ABI.
O ex-campeão mundial de boxe Acelino “Popó” Freitas anunciou, neste sábado (13), por meio das redes sociais, a morte da mãe, Zuleica Freitas. Ela tinha 80 anos e faleceu na sexta-feira (12), em Salvador.
“Minha mãe guerreira que cumpriu sua missão. E que deixa um legado de muita força e amor. É com essa alegria que Deus a recebe em seus braços. Descansa em paz mãezinha! Meu eterno amor”, escreveu o pugilista.
Segundo informações apuradas pela TV Bahia, Zuleica estava internada por causa de uma infecção bacteriana, chegou a receber alta, mas passou mal e voltou ao hospital. Após dar entrada na unidade, ela não resistiu.
É com grande pesar que o blog do Redação comunica o falecimento de João Torres, popularmente conhecido como João Usura. Aos 84 anos, ele faleceu no Hospital das Clínicas de Conquista, na tarde deste sábado (6). Devoto fiel de Nossa Senhora das Vitórias, João Torres foi Fundador e presidente da João Pel Papelaria e era um profundo conhecedor da História Conquistense.
Seu João ganhou destaque nacional através da TV Sudoeste e GloboNews por sua coleção de santinhos de defuntos. Ele deixa esposa, filhos, netos, bisnetos e muitos amigos conhecidos na Alameda Lima Guerra, nome oficial do lendário Beco da Tesoura.
O funeral acontece neste domingo (7), a partir das 6h30min, na Loja Maçônica Cavaleiros do Oriente [Avenida Joaquim Hortélio, 30 – Recreio, Vitória da Conquistal com sepultamento às 16 horas, no Cemitério da Saudade.
Aos amigos e familiares os sinceros sentimentos do BLOG.
É com muita tristeza que informamos o falecimento de Geraldo Dantas, pai de Yuri Dantas e também parte da GS Produtora, empresa que tocava ao lado da esposa e do filho.
Aos 63 anos, cinegrafista e editor de imagens de excelência, Geraldo Filho presidiu a GS Produtora ao lado da esposa Sarah Dantas e o filho luri Dantas, sempre presente em grades eventos pelo Brasil.
Na manhã da sexta-feira (5) trabalhava no 9° Batalhão de Ensino e Instrução da Polícia Militar da Bahia (PMBA), em Vitória da Conquista, onde recebeu o título de Amigos do Comando de Policiamento.
Na madrugada deste sábado (6) Geraldo teve um mal estar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou os procedimentos de reanimação, no entanto ele não resistiu a um infarto.
O funeral acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04 – ao lado do Hospital São Vicente de Paulo] com sepultamento logo mais às 17 horas, no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares, os sinceros sentimentos do BLOG do Redação.
Uma notícia triste marcou a tarde desta quarta-feira
(19) em Vitória da Conquista. O jovem universitário Arthur não resistiu e faleceu no Hospital de Base, após sofrer um acidente no Bairro Candeias no início desta semana.
Segundo informações obtidas pela reportagem, Arthur foi socorrido em estado grave e estava internado desde então, recebendo cuidados intensivos. Apesar de todos os esforços da equipe médica, ele não resistiu aos ferimentos.
A morte do universitário gerou grande comoção entre familiares, amigos e colegas de curso, que usaram as redes sociais para prestar homenagens e lamentar a partida precoce. Arthur é lembrado como um jovem estudioso, querido e cheio de sonhos.
O Blog do Redação se solidariza com todos os familiares e amigos de Arthur neste momento de dor, desejando força e consolo a todos.
Com grande comoção, faleceu o pequeno Levi Miguel Nunes de Oliveira Lima, de apenas quatro anos, em Vitória da Conquista. Levi não resistiu aos ferimentos após ser atropelado enquanto estava no colo da mãe, durante a travessia na Avenida Gilenilda Alves, no bairro Boa Vista, no último domingo (9). No final da tarde desta quinta-feira (13), a família anunciou a doação de órgãos e tecidos de Levi, em um gesto de solidariedade.
O garoto era filho de Yuri Nunes Lima e Camila Nunes de Oliveira, e aluno da Creche Conveniada União e Força. Seus pais atuaram em funções importantes na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Governo de Vitória da Conquista, sendo a mãe, que recebeu alta hospitalar, psicóloga no CRAS Jardim Valéria e Vila América, e o pai atuou como coordenador de Planejamento e Vigilância Socioassistencial. A previsão é que o funeral ocorra no domingo (16).