É com grande pesar que comunicamos a morte de Bilas Espetinhos aos 44 anos. O empreendedor Luís Gustavo Silva Santiago, conhecido carinhosamente por Bilas faleceu no Hospital Geral de Vitória da Conquista nesta segunda-feira (14), por complicações em decorrência COVID-19.
Bilas era uma figura muito querida e conhecida na cidade. Informações sobre local e horário do sepultamento não foram divulgados. Aos amigos e familiares, os nossos sentimentos.
O Trio Parada Dura informou, na noite deste domingo (13), a morte do cantor Parrerito, aos 67 anos. Ele estava internado em estado grave há cerca de duas semanas após testar positivo para o novo coronavírus, que causa a Covid-19.
Eduardo Borges, conhecido como Parrerito, era diabético. Ele testou positivo para o novo coronavírus em 29 de agosto e foi internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte. Após sofrer um mal súbito, no dia 31 precisou ser intubado na UTI, então com 50% do pulmão comprometido.
Creone e Xonadão, os outros integrantes do Trio Parada Dura, também realizaram exames e testaram negativo para o vírus.
Um dos mais icônicos grupos sertanejos do país, o Trio Parada Dura fez grande sucesso na década de 1980 com a canção “As Andorinhas“. Outros grandes sucessos gravados pelo conjunto foram “Fuscão Preto” e “Telefone Mudo“.
“Igual a andorinha, Parrerito parte voando e deixa um Brasil inteiro já com saudade de sua voz que por quase quatro décadas marcou gerações no Trio Parada Dura. Ficará para sempre em nossos corações e na memória da música sertaneja. Parrerito deixa mulher, filhas e netas que eram sua grande paixão. Vai com Deus, Parrerito! Sentiremos muito sua falta”, disse o grupo, em nota.
Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.182 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 2.155 curados (+0,8%). Dos 279.509 casos confirmados desde o início da pandemia, 265.969 já são considerados curados e 7.674 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.
Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.
Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (29,23%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.106,32), Almadina (5.948,02), Itabuna (5.365,27), Dário Meira (4.976,66), Salinas da Margarida (4.793,52).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 545.560 casos descartados e 69.687 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira (11).
Na Bahia, 24.269 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Óbitos
O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 48 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
Foi confirmado, nesta quarta-feira (9), o 114º óbito de paciente do município por complicações da Covid-19. O falecimento foi de um homem de 58 anos, morador do bairro Brasil, portador de Fibrose pulmonar e Câncer de Intestino. Ele foi internado no dia 30 de agosto no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), onde veio a óbito no dia 5 de setembro.
É com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento de D. Antônia Dias Pereira aos 89 anos. Dona Antônia faleceu nesta terça-feira (8), e foi vítima de complicações causadas por uma queda domiciliar ocorrida há 16 meses a qual lhe causou vários problemas de saúde.
Residente na Av Amazonas, bairro Ibirapuera, a senhora foi Diaconiza na 7a. Igreja Quadrangular e depois na Assembléia de Deus. Era mãe de Wanda, Ismailza, Zena, Isaías, Vandré e Nei. O corpo estará na Pax Nacional agora pela manhã e será sepultada no cemitério Parque da Cidade.
Aos amigos e familiares nossos sentimentos.
Uma jovem de 17 anos morreu após se afogar na praia de Subaúma, que pertence ao município de Entre Rios, no litoral norte da Bahia. O caso aconteceu no domingo (06), segundo informações publicadas nas redes sociais da prefeitura da cidade. A vítima foi identificada como Isabella Laís. Segundo a prefeitura, foram prestados todos os atendimentos cabíveis e a família da vítima está recebendo assistência da administração municipal.
É com pesar que o Blog do Redação comunica o falecimento do senhor Antônio Sérgio Barros, aos 55 anos. Ele, que era irmão da advogada Juliana Barros, faleceu nesta madrugada de sábado, vítima de Covid-19 em Vitória da Conquista. Informações sobre sepultamento não foram divulgados.
Aos familiares e amigos nossos sentimentos.
É com pesar que o Blog do Redação lamentar a morte do jovem Rafael Matos Moreira, aos 26 anos. Ele faleceu nesta quinta-feira (03), em um grave acidente entre dois caminhões ocorrido entre Contendas do Sincorá e Sussuarana. O rapaz era muito conhecido e querido na cidade de Mirante. Vários amigos e familiares prestaram homenagens através das redes sociais.
Informações sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Foi assinado na tarde deste sábado (29), o Decreto 20.495 que estabelece três dias de luto oficial pelas 100 pessoas falecidas por Covid-19 em Vitória da Conquista.
A Prefeitura lamenta profundamente cada vida perdida em decorrência da pandemia do Novo Coronavírus e se solidariza com as famílias e amigos enlutados. A Administração Municipal compreende que cada vida que se vai é uma dor de grande intensidade para os que ficam. Por isso, com muito respeito, se une a cada um que tambem se tornou vítima da doença pela perda de quem amava.
Com o luto oficial, a Prefeitura não vai realizar inaugurações ou comemorações, além de manter as bandeiras hasteadas a meio mastro.
E neste momento de dor, mesmo com os indicadores do município estando abaixo dos definidos pela Organização Mundial da Saúde, que é em torno de 3% de média de mortes em relação ao número de contaminados, é preciso estarmos alertas. É necessário redobrarmos a atenção com os cuidados de prevenção para que evitemos mais mortes em nosso município.
A população deve manter o distanciamento social e só sair de casa em caso de extrema necessidade. Se precisar sair, use máscara e tenha atenção aos cuidados de higiene com mãos e objetos. Proteja os idosos e pessoas que possuam comorbidades!
É com pesar que o blog do Redação informa o falecimento do senhor Turíbio José da Silva que aconteceu na última terça-feira, 25 de agosto, sendo mais uma vítima da Covid-19 em Vitória da Conquista.
Pai das professoras Lucília Santos Silva, Lucineide Santos Silva, Eliene Silva Damasceno, Odete Santos Silva e de Edimar Santos Silva.
O Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP) lamenta a perda e presta condolências aos amigos e familiares nesse momento de dor.