É com grande pesar que o Blog do Redação informa o falecimento do cantor e compositor conquistense Evandro Correia em decorrência de um infarto ocorrido nesta quinta-feira (12), em sua residência. Nascido Alto Maron, Evandro teve uma carreira que ultrapassou quatro décadas e se tornou uma das grandes vozes da música popular brasileira no interior baiano.
Aos 66 anos, Evandro Correia acumulava parcerias com artistas renomados como Xangai, Dominguinhos e Paulinho Pedra Azul.
Entre seus discos de destaque estão Menino da Vida, Gema, Divindade e Seara Nordestina.
Ele deixa os filhos Marceu e Marlua e inúmeros fãs e amigos. Aos amigos e familiares os nossos sentimentos.
A última apresentação do cantor foi no evento “Santo Antônio de Dudé” ocorrido na última sexta-feira (07). A equipe do blog do Redação esteve presente e flagrou a apresentação do cantor.
Como noticiado pelo blog do Redação, faleceu neste domingo (08), em um grave acidente o conquistense Alex Gomes, mais conhecido como Alex Gordinho.
Morador do Bairro Alegria, Alex era uma figura bastante conhecida e querida na cidade, principalmente por sua paixão pelo motociclismo e pelo jeito extrovertido de ser. O acidente aconteceu nas proximidades de Itambé, e as circunstâncias ainda estão sendo apuradas.
Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.
Morreu, aos 75 anos, neste sábado (24), o cantor e compositor baiano Wilson Aragão. O enterro será em Piritiba, no sertão baiano, cidade natal do artista. Ainda não se sabe a causa da morte.
Com mais de 40 anos de carreira, Aragão ficou conhecido por compor grandes sucessos como Capim Guiné, gravada por grandes nomes como Raul Seixas e Tânia Alves, assim como Guerra de Facão, gravada por Falcão, Zé Ramalho, entre outros.
Figura importante da música sertaneja nordestina, suas canções tinham como inspiração a poética da vida no sertão. A festa do São João de Piritiba, inclusive, é batizada “Arraiá do Capim Guiné”, e o hino oficial da cidade também é de sua autoria.
Foto Reprodução/Instagram @wilsonaragaooficial
Com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento da cirurgiã-dentista Leila Viana do Prado, aos 41 anos, ocorrido nesta sexta-feira (23)
O funeral acontece no Salão da Funerária San Marcos [Avenida Crescêncio Silveira, 17]. O sepultamento está previsto para as 16 horas, no Cemitério do Distrito do Pradoso. Aos familiares e amigos, os sinceros sentimentos do blog do Redação.
A Uesb manifesta seu pesar pelo falecimento de Francisco dos Santos Carvalho, analista universitário e professor titular da Instituição, ocorrido em 20 de maio, na cidade de Salvador (BA), onde se encontrava em tratamento de saúde. Francisco, conhecido como Chico, construiu uma história admirável na Universidade, como discente, técnico, docente e representante sindical, se tornando elemento importante na sua consolidação.
Ingressou na Uesb em 1985, como estudante do curso de bacharelado em Administração e, no ano seguinte, passou a compor o corpo de servidores da Instituição na condição de técnico de administração. Em 2001, ingressou na carreira de analista universitário e, em 2004, passou a compor o corpo docente efetivo da Uesb como professor da área de Exatas e Computação, lotado no Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), campus de Vitória da Conquista.
Assumiu diversas responsabilidades na gestão universitária, como: diretor de modernização e informática, pró-reitor de administração e recursos humanos, assessor especial da reitoria, dentre outros cargos e funções. Nunca parou de buscar novas possibilidades de formação e crescimento intelectual. Realizou diversos cursos de pós-graduação em nível de especialização: Programação e Orçamento Público, na Universidade Federal da Bahia (Ufba); Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação, na PUC-Minas; Administração Pública, na Universidade de Feira de Santana (Uefs); Ciência da Computação e Teoria da Computação, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Era Mestre em Ciência da Computação pela UFPE e Doutor em Planificação Territorial e Gestão Ambiental pela Universidade de Barcelona, situada na Espanha.
Foi dirigente sindical atuante em todos os seus 40 anos de dedicação à Uesb, tendo sido presidente e coordenador da Afus-Sindicato e representante dos servidores técnicos em todos os colegiados superiores da Universidade. Querido e admirado por todos os que com ele conviveram, Chico sempre terá na Uesb pessoas para homenageá-lo e a lembrá-lo.
Aos familiares, amigos e amigas, ex-alunos, a Uesb expressa seus sentimentos de pesar, em especial a seus irmãos, Mauro dos Santos Carvalho e Lúcio dos Santos Carvalho, que também integram a comunidade acadêmica da Uesb, desejamos conforto e expressamos nosso pesar.
Por meio da Portaria 373/2025, a Reitoria da Uesb decreta luto oficial, por três dias, nos campi de Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, e suspende as atividades administrativas e acadêmicas do campus de Vitória da Conquista, nesta quarta-feira, 21 de maio.
É com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento do Professor Francisco Carvalho, aos 59 anos ocorrido nesta quarta-feira (21), no hospital São Rafael, em Salvador, em decorrência de complicações de saúde.
Professor do curso de Ciências da Computação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde atuou por quase trinta anos, Chico Carvalho residiu por muitos anos na Avenida João Pessoa, entre o Centro e o Alto Maron, e é lembrado como um dos pilares na transformação da Em defesa da categoria. Ele chegou a presidir a AFUS [Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos da UESB], destacando-se pela dedicação ao serviço público e à valorização dos trabalhadores da instituição.
O médico oftalmologista Lúcio dos Santos Carvalho, irmão de Chico também atua como professor do curso de Medicina.
Aos amigos e familiares os nossos sentimentos.
A cidade de Ipirá, no centro-norte da Bahia, está de luto. O ex-vereador Almir de Souza Oliveira, de 46 anos, conhecido como Miranda do São Roque, foi assassinado a tiros na noite do último sábado, 10 de maio, no povoado de São Roque, zona rural do município.
De acordo com informações das Polícias Civil e Militar, a autoria e a motivação do crime ainda são desconhecidas. O caso segue sob investigação.
Atuação política e comoção nas redes sociais
Miranda era uma figura muito conhecida em Ipirá, principalmente por sua atuação política e comunitária na região. Nas redes sociais, a notícia de sua morte gerou profunda comoção. “Misericórdia, Senhor! Meus pêsames a familiares e amigos. Que Deus em sua infinita bondade acolha sua alma e dê forças a todos para continuar!”, comentou uma internauta.
A Prefeitura Municipal de Ipirá também se manifestou através de nota:
“A Prefeitura Municipal lamenta o falecimento do ex-vereador Almir Souza Oliveira, conhecido como Miranda do São Roque. Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares e conceda paz e tranquilidade neste momento difícil.”
Última aparição pública
Horas antes do crime, Miranda participou de um almoço comemorativo pelo Dia das Mães. Ele chegou a registrar o momento com uma postagem em sua rede social, interagindo com a comunidade que tanto valorizava.
Velório e sepultamento
Após o levantamento cadavérico, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Feira de Santana, a cerca de 115 km de Salvador, e liberado na manhã deste domingo, 11 de maio.
O velório acontece na Fazenda Alto das Flores, no povoado de São Roque. O sepultamento está marcado para as 9h da manhã desta segunda-feira, 12 de maio, no cemitério local.
Em nome da Prefeitura Municipal, a prefeita Sheila Lemos lamenta a morte de Almir Freitas de Jesus, aos 66 anos, ocorrido nesta terça-feira (6), no Hospital Geral de Vitória da Conquista. Almir é irmão da coordenadora da Defesa Civil, Rosa Freitas.
Bastante conhecido em Vitória da Conquista, Almir trabalhou durante muitos anos no Posto São Jorge. Ele era casado e deixou esposa e filhos.
O funeral está sendo realizado na Igreja Batista Kairós, situada na Avenida Filipinas, e o sepultamento acontece às 16h de hoje, no Cemitério da Saudade.
Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos, o Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo da Silva, servidores da Defesa Civil e demais membros do Governo Municipal prestam sentimentos e solidariedade à família enlutada.
É com pesar que o blog do Redação comunica o falecimento do Coronel Ivan Dos Lírios, ocorrido no final da manhã desta segunda-feira (28), no Hospital Aliança, vítima de AVC hemorrágico.
A notícia foi confirmada pela Assessoria de Imprensa do Comando de Policiamento da Região Sudoeste – CPRSO. Ainda não há informações sobre o velório e enterro. Aos amigos e famílias os nossos sentimentos.
O Blog do Redação manifesta, com profundo pesar, o falecimento de José Roberto, carinhosamente conhecido como Seu Zé, aos 71 anos, ocorrido neste domingo em decorrência de complicações de saúde.
Figura querida e respeitada por todos que o conheceram, Seu Zé foi diretor e um dos grandes nomes da história do ECPP Vitória da Conquista, participando desde a fundação do clube com dedicação, fidelidade e um coração generoso. Deixou um legado de amizade, retidão e companheirismo que jamais será esquecido.
Neste momento de dor e despedida, nos solidarizamos com os familiares, amigos e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que Deus, em sua infinita bondade, conforte e fortaleça a todos.
Vá em paz, Seu Zé. Sua memória permanecerá viva entre nós.
*Velório está sendo realizado no Memorial Vitória, Rua Olavo Bilac,340 bairro São Vicente