AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
Novo Paraiso
VickPark 1

Davidson Souza Brito, de 33 anos, morreu em decorrência de meningite bacteriana após ser atendido em unidades de saúde de três cidades baianas. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Biritinga neste sábado (5). Professor no Povoado da Vila, em Biritinga, ele começou a se sentir mal na quarta-feira (2) e foi levado para atendimento médico, quando recebeu a orientação para realizar exames no dia seguinte, em Serrinha. Durante o deslocamento, voltou a apresentar sinais de agravamento e foi levado ao Hospital Municipal local, sendo posteriormente regulado para uma unidade em Santo Antônio de Jesus. No caminho, teve novo episódio e precisou ser encaminhado ao Hospital Geral Clériston Andrade, em Feira de Santana, onde não resistiu e faleceu na quinta-feira (3). Conforme a Secretaria de Saúde de Biritinga, os familiares receberam a quimioprofilaxia, tratamento preventivo com antibióticos recomendado para situações como essa. Em nota oficial, o município alertou sobre os sintomas da doença, como febre alta, mal-estar, fraqueza, vômitos, dor de cabeça e rigidez na nuca, orientando que qualquer sinal exige procura imediata por atendimento. A transmissão ocorre por contato direto com secreções respiratórias, como gotículas de saliva ou espirros. Devem seguir com o uso preventivo de antibióticos pessoas que convivem na mesma residência, tiveram contato direto com secreções ou são profissionais de saúde expostos sem proteção adequada.

CORTINA E CIA COLCHÕES

RICARDO DE BENEDICTIS – Massimo Ricardo Benedictis, nasceu em Poções, a 30 de outubro de 1939. Filho do imigrante italiano Massimo De Benedictis e da Profª Nadir Chagas De Benedictis. Seu pai era contador e veio da Itália após a 1ª Guerra Mundial, em 1927, estabelecendo-se em Poções, no comércio e na agro-pecuária. Sua mãe foi a primeira professora formada a lecionar em Poções, homenageada post mortem com o batismo do seu nome no Grupo Escolar Profª. Nadir Chagas Benedictis, localizada na sede municipal.
Massimo Ricardo De Benedictis estudou o primário em Poções,o ginásio em Jequié e Salvador.

O secundário e o universitário em Salvador e no Rio de Janeiro; é professor e jornalista; em 1970 iniciou sua vida jornalística em Salvador, no jornal IC, transferindo-se para o Rio de Janeiro,onde ajudou a fundar a revista Estados & Municípios e,em 1974,fundou a revista Atualidades; Voltando a residir na Bahia, em Vitória da Conquista, editou o livro “A Bahia de Hoje”,fundou os jornais “O Radar” (1983), “Opinião” (1992) e adquiriu o jornal “Tribuna de Conquista” neste mesmo ano, o qual dirige até hoje. Foi responsável pela circulação do jornal “Correio da Bahia” no interior, quando escreveu matérias regulares sobre fatos diversos ligados à vida dos municípios da Bahia, entre 1987 e 1991. Em 1988 fundou o jornal “Folha do Povo” que circulou em Xique-Xique durante um ano.
Membro fundador da Academia Conquistense de Letras, cadeira nº 9, tendo como patrono o poeta seiscentista Gregório de Matos e Guerra, fundou e foi o 1º Diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista; foi vice-presidente em duas gestões e Presidente da Academia Conquistense de Letras, 1990/92.

Em sua 1ª gestão no Centro de Cultura dotou a Academia Conquistense de Letras e a Casa da Cultura de Vitória da Conquista de sede própria registrando-as no Cartório de Registro de Imóveis, além de dotá-las de mobiliário, máquinas de escrever, arquivos, etc. Em 1989 ajudou a fundar a Delegacia do Sindicato de Jornalistas (SINJORBA) em Conquista, tendo sido seu delegado, indicando seu sucessor. Em julho de 1992 foi nomeado novamente diretor do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima, pelo então governador Antonio Carlos Magalhães, deixando o cargo em janeiro de 1993 para assumir a então Coordenação de Cultura exigindo do então prefeito Pedral Sampaio a autonomia da coordenação de cultura, desvinculando-a da Secretaria Municipal de Educação – guindando-a por Lei a Departamento; assumiu a direção do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, onde realizou um trabalho sem precedentes, até 5 de dezembro de 1995, quando solicitou exoneração do cargo para voltar à direção do Centro de Cultura Camilo de Jesus Lima pela 3ª vez, convocado, desta feita, pelo governador Paulo Souto, em atenção à solicitação das forças políticas locais. Membro Efetivo da Academia Serrana de Letras, cadeira nº 26, ocupou a presidência nas gestões 1992/1995 e 1995/1998,sendo seu atual presidente.

( Continue lendo → → → )

CORTINA E CIA COLCHÕES

Faleceu nesta sexta-feira, 04 de abril, o jovem João Paulo Aguiar, natural de Vitória da Conquista. João cursava medicina em uma faculdade na cidade de Guanambi e era muito querido por amigos e familiares.

Segundo informações preliminares, o jovem veio a óbito após cair de uma sacada em Vitória da Conquista, durante a tarde. Apesar do socorro, ele não resistiu aos ferimentos. O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para os procedimentos legais.

As causas do acidente ainda não foram oficialmente divulgadas. A notícia da morte de João Paulo gerou grande comoção entre colegas de faculdade, amigos e conterrâneos.

Aos familiares e amigos, manifestamos nosso mais profundo pesar e solidariedade neste momento de dor.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A jornalista Wanda Chase, faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), em decorrência de complicações de uma cirurgia, aos 74 anos. Nascida em Manaus (AM), Wanda fez história no jornalismo baiano e era uma referência na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia

Ela estava internada no Hospital Teresa Lisieux, em Salvador, desde terça-feira (1º). Na manhã de quinta, foi diagnosticada com um aneurisma dissecante da aorta e precisou passar por uma cirurgia de emergência, mas não resistiu. O sepultamento será no Cemitério Campo Santo, mas o dia ainda não está confirmado.

Conhecida pelo carinhoso apelido de “Wandinha” entre os amigos, chegou a ser condecorada como cidadã soteropolitana e estava prestes a receber o título de cidadã baiana, mas, por causa de sua saúde, a homenagem foi desmarcada. Ao longo de sua carreira, brilhou por muitos anos nas telas da TV Bahia, afiliada da TV Globo, levando informação e cultura ao público. Foram mais de duas décadas de dedicação ao jornalismo na Rede Bahia, além de passagens por outros estados, como Pernambuco, onde trabalhou na TV Globo Nordeste.

No perfil da jornalista no Instagram, a família Chase lamentou com pesar a perda da irmã, tia e tia-avó, ressaltando sua trajetória como uma mulher pioneira e inspiradora na luta pela igualdade racial e pela representatividade na mídia.

“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência. Na vida a Wanda amou tudo que fez e nosso amor por ela é para sempre”, diz trecho da publicação.

Nascida no Amazonas, Wanda Chase construiu uma carreira exemplar no jornalismo, passando por importantes veículos de comunicação, como o Jornal A Crítica, Rede Manchete, Tv Cabo Branco, Rede Globo Nordeste e por último, a convite, por 27 anos na Tv Bahia.

Além de sua destacada atuação como repórter, editora, colunista e apresentadora, Wanda Chase foi uma militante incansável do movimento negro, lutando por mais visibilidade e inclusão para as comunidades afrodescendentes.

Mesmo após sua aposentadoria, Wanda, continuou ativa, escrevendo sua coluna “Opraí Wanda Chase” no Portal IBahia e trabalhando em projetos como um podcast “Bastidores com Wanda Chase” e um livro sobre a axé music.

Wanda nasceu em Manaus, capital do Amazonas, e também morou no Recife por muitos anos antes de se mudar para Salvador. Adotou a Bahia como sua terra e foi igualmente adotada pelo povo baiano, conquistando o carinho e respeito de colegas e telespectadores.

Além de sua atuação no jornalismo, Wanda era evangélica, fato que surpreendia muitos que a conheciam apenas por seu trabalho na comunicação. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na militância pelas causas raciais, áreas em que atuou com paixão e dedicação.

Familiares, amigos e admiradores lamentam a perda e prestam homenagens à jornalista, cuja trajetória servirá de inspiração para as futuras gerações.

Fonte: BNews

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ator Val Edward Kilmer, mais conhecido como Val Kilmer, faleceu aos 65 anos devido a complicações de uma pneumonia em Los Angeles. A notícia foi divulgada pela filha do ator, Mercedes Kilmer. Val ficou famoso por interpretar papéis marcantes, como o cantor Jim Morrison em The Doors (1991), o Batman em Batman Eternamente (1995) e o piloto Iceman em Top Gun (1986).

Em 2014, Kilmer foi diagnosticado com câncer na garganta, o que resultou em uma traqueotomia e afetou permanentemente sua voz. Embora tenha se afastado da carreira após o tratamento, o ator retornou às telonas em 2022, reprisando seu papel como Iceman em Top Gun: Maverick, ao lado de Tom Cruise. Sua luta contra a doença foi amplamente divulgada, mas ele teve uma recuperação notável.

Além de seus grandes filmes, Kilmer também estrelou Top Secret! (1984), Academia de Gênios (1985), Tombstone: A Justiça Está Chegando (1993), e outros. Em 2021, ele lançou um documentário sobre sua vida e carreira, exibido no Festival de Cinema de Cannes, onde compartilhou os desafios e triunfos de sua trajetória no cinema.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O futebol de Vitória da Conquista está de luto. Faleceu nesta terça-feira (2) o ex-jogador Leandro Domingues, um dos maiores nomes da história esportiva da cidade. Ele lutava contra um câncer há algum tempo.

Leandro Domingues ficou conhecido nacionalmente por sua habilidade em campo, sendo revelado ainda jovem pelo Esporte Clube Vitória, onde despontou como grande promessa. Ao longo de sua carreira, também vestiu as camisas do Fluminense, Cruzeiro e teve destaque no futebol japonês, onde atuou por vários anos e conquistou títulos e prestígio.

Natural de Vitória da Conquista, do Bairro Alto Maron, Leandro sempre manteve uma ligação forte com sua terra natal, sendo admirado por jovens atletas e respeitado como uma figura inspiradora dentro e fora dos campos.

A notícia de sua morte causou comoção entre torcedores, amigos, ex-companheiros de equipe e fãs, que agora prestam homenagens nas redes sociais.

Detalhes sobre velório e sepultamento ainda não foram divulgados pela família.

Leandro Domingues deixa um legado marcado por talento, humildade e perseverança, e sua trajetória será sempre lembrada com carinho por todos os que acompanham o futebol conquistense e brasileiro.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na noite deste sábado (29), a jornalista Kardelícia Mourão Lopes, Kardé Mourão, faleceu aos 65 anos após enfrentar meses de luta contra o câncer e suas sequelas.

A família comunicou oficialmente o falecimento, expressando a profunda dor da perda. “É com muita tristeza e dor que comunicamos o falecimento de nossa filha, mãe e irmã, Kardé Mourão. Ela lutou ao longo dos últimos meses contra o câncer e suas sequelas, não resistindo e vindo a óbito na noite deste sábado”.

Kardé Mourão se formou em Jornalismo pela então Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1981. Durante sua carreira, trabalhou na TV Aratu e foi assessora de imprensa de importantes entidades sindicais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB), APLB-Sindicato, Sindicato dos Bancários e Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia (Sinposba).

( Continue lendo → → → )

CORTINA E CIA COLCHÕES

É com pesar que o blog do Redação informa o falecimento de Fabinho do Goró Bar ocorrido na tarde desta quinta-feira (27). Ele estava internado desde a madrugada da última terça-feira (25), quando foi submetido a uma cirurgia de emergência em decorrência de complicações causadas por uma hérnia.Na UTI seu estado de saúde era considerado gravíssimo e se complicou ainda com falência de órgãos.

Figura conhecida na cidade, Fabinho era proprietário do Goró Bar, estabelecimento tradicional do bairro Candeias. Ele era uma personalidade conquistense que fará muita falta. As informações sobre velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Com muito pesar, o BLOG  informa o falecimento de Otoniel Mônaco Viana. Aos 70 anos, Otoniel, filho do saudoso Gildete Viana, do lendário Hotel Albatroz, parte deixando muitas saudades. O funeral acontece no Salão Nobre da Pax Nacional [Rua Olavo Bilac, 04], com sepultamento às 10 horas da segunda-feira (24), no Cemitério da Saudade. Aos amigos e familiares, os nossos sinceros sentimentos. Com informações do blog do Anderson.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O cantor Klaus Hee, ex-membro do grupo musical Dominó, faleceu na última terça-feira (4), aos 50 anos. O falecimento foi anunciado pelo produtor musical Ricky Colavitto por meio de uma postagem no Instagram. De acordo com ele, Klaus não resistiu às complicações de um câncer no intestino.

“Fizemos vários eventos juntos e tive a oportunidade de gravar com ele. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos”, escreveu Colavitto.

Klaus foi diagnosticado em 2023, quando fez sua primeira cirurgia. Após isso, em novembro de 2024, descobriu a evolução da doença para metástase, se espalhando para outros órgãos. O cantor acabou com seu tórax comprometido.

Dominó foi uma boy band brasileira do gênero pop, surgida nos anos 1980 e posteriormente reestruturada com novos integrantes na década de 1990.

CORTINA E CIA COLCHÕES