Nesta segunda-feira (15), durante o quadro Pingos nos Is, o radialista Deusdete Dias comentou sobre o que descreve como “subserviência” da bancada presente na Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Ele descreveu as ações dos vereadores como extremamente propensos a aprovar projetos da Prefeitura Municipal sem questionamentos.
A partir de uma crítica feita por Rui Medeiros, Deusdete Dias argumentou que o poder público nunca havia chegado ao estado que se encontra atualmente. Rui Medeiros comentou que houveram gestões com uma bancada forte na Câmara, mas nunca tão “subserviente” como no presente momento.
Confira o comentário completo:
Um mar de gente tomou conta do Médio Sudoeste baiano neste domingo (14). A cidade de Itapetinga foi palco de mais uma edição do Programa de Governo Participativo (PGP), evento que, para variar, transformou as ruas em um verdadeiro caldeirão de reivindicações, esperanças e decisões da chapa petista com Jerônimo Rodrigues na cabeça e Jaques Wagner e Rui Costa, na corrida ao Senado.
“Uma multidão, para variar”, resumiu o secretário liderança de Relações Institucionais do governo Jerônimo Rodrigues, Adolpho Loyola, ao registrar sua emoção nas redes sociais, visivelmente impactado pela adesão popular. O tom de euforia contagiou a plenária, que compareceu não apenas para ouvir, mas, sobretudo, para falar e, finalmente, se sentir ouvido.
O modelo do PGP, que já se consolidou como um termômetro da relação entre governo e população, mostrou novamente sua força. O evento não foi apenas um ato de retórica. Segundo os discursos das principais lideranças, as decisões tomadas em encontros anteriores já estão saindo do papel – e em ritmo acelerado.
Obra em andamento e promessa renovada
Um dos principais marcos de resultado apresentado foi o avanço das obras do hospital e da policlínica, promessas firmadas no PGP de 2022. “Aqui no Médio Sudoeste, no PGP de 22, teve hospital e policlínica, que já estão em obras”, declarou Loyola.
Mais do que celebrar o progresso físico das construções, a revelação de Loyola teve um tom de compromisso com o método que, segundo o governo Jerônimo, tem dado certo: ouvir antes de agir. “E é assim que a gente vai acertando”, afirmou, defendendo que a escuta ativa é a engrenagem central da máquina administrativa.
Metáfora do timão e a força do povo
Em um momento de clara celebração, o discurso de Loyola recorreu a uma metáfora popular para resumir a filosofia de gestão petista: “Porque é esse timão aqui que muda a vida da Bahia, que muda a vida das pessoas.”
A imagem do timão com uma enorme torcida organizada foi usada por Loyola para simbolizar que o poder não está em quem governa sozinho, mas na sintonia entre o povo e seus representantes. “Nós vamos continuar ouvindo o nosso povo”, garantiu, fechando o discurso com a promessa de que a sequência de obras e melhorias não vai parar.
Impacto político
Enquanto as máquinas trabalham nos canteiros do novo hospital e da policlínica, o recado político do evento foi claro: em Itapetinga e no Médio Sudoeste, o governo aposta todas as fichas na participação popular como termômetro de sucesso. Para a multidão que foi ouvir, falar e ser ouvida, a mensagem que fica é de que o timão está firme – e o navio, enfim, mudou de rumo.
O jornalista João Melo conversou com uma das personalidades mais respeitadas do meio jurídico e político de Vitória da Conquista, o advogado Dr. Rui Medeiros, em uma entrevista marcada por reflexões sobre o passado e o presente da política conquistense.
Durante o bate-papo, Dr. Rui fez uma análise comparativa entre a política de décadas anteriores e o cenário atual, destacando as transformações que ocorreram ao longo dos anos, os desafios enfrentados pela gestão pública e as mudanças na relação entre representantes e sociedade.
Com sua experiência acumulada na vida pública e no campo jurídico, o entrevistado apresentou um olhar crítico sobre a evolução política do município, abordando aspectos que, segundo ele, influenciam diretamente a qualidade da administração pública e a participação popular nas decisões políticas.
Um dos momentos de maior destaque da entrevista foi quando Dr. Rui Medeiros fez duras críticas à atuação da Câmara Municipal de Vereadores. Segundo ele, o Legislativo precisa exercer de forma mais efetiva seu papel fiscalizador, acompanhando com rigor as ações do poder público e dos órgãos vinculados à administração municipal.
O advogado também defendeu uma fiscalização mais intensa sobre a Empresa Municipal de Urbanização de Vitória da Conquista (EMURC), ressaltando a importância da transparência na aplicação dos recursos públicos e da prestação de contas à população.
A entrevista contribui para o debate público ao trazer reflexões sobre os rumos da política local, promovendo discussões sobre governança, responsabilidade institucional e participação cidadã. O conteúdo oferece aos leitores uma oportunidade de compreender melhor as mudanças que marcaram a trajetória política de Vitória da Conquista e os desafios que permanecem presentes na atualidade.
*Confira a entrevista completa nas plataformas do blog do redação e acompanhe os principais temas que movimentam o cenário político conquistense.*
https://www.instagram.com/blogdoredacao/reel/DZi3j6VhpCw/
Quem planeja viajar de carro para Porto Seguro precisará incluir um novo custo no orçamento. A prefeitura do município do extremo sul da Bahia passa a cobrar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de veículos visitantes a partir de 15 de junho de 2026. A medida, instituída pela Lei nº 2.164/25, assinada pelo prefeito Jânio Natal (PL) em novembro de 2025, cobre não apenas a cidade principal, mas também os distritos de Trancoso e Arraial d’Ajuda.
Quanto custa a taxa e quais veículos pagam mais?
O valor da TPA é definido pela categoria do veículo e cobrado por dia de permanência no município acima de 8 horas. A tabela completa de valores:
Motocicletas
R$ 3,00/dia
Carros de passeio
R$ 9,90/dia
Utilitários e caminhonetes
R$ 12,90/dia
Vans de excursão
R$ 30,00/dia
Micro-ônibus, caminhões e motorhomes
R$ 45,00/dia
Ônibus
R$ 70,00/dia
Carretas e cegonhas
R$ 90,00/dia
Nota: motorhomes estacionados em camping pagam apenas uma diária, independente dos dias de permanência.

Quem está isento da taxa e quais municípios têm desconto?
A lei prevê isenções amplas para moradores e trabalhadores locais. Estão completamente isentos: veículos emplacados em Porto Seguro, moradores do município, prestadores de serviços credenciados, pessoas nascidas em Porto Seguro e concessionárias de serviços essenciais como energia, telefonia, saneamento e internet. A isenção deve ser solicitada previamente por meio de aplicativo oficial da prefeitura com apresentação da documentação necessária.
Veículos que permanecerem no município por menos de 8 horas também não pagam a taxa, com uma exceção: automóveis de locadoras são cobrados independentemente do tempo de permanência. Para municípios da chamada 8ª região (Santa Cruz Cabrália, Eunápolis, Belmonte, Itapebi, Itagimirim, Itabela e Guaratinga), o desconto é de 50% sobre o valor da tarifa. Proprietários de veículos de outros municípios terão prazo de dois anos a partir de julho de 2026 para transferir o emplacamento para Porto Seguro e garantir isenção definitiva.
Como funciona a cobrança na prática e o que acontece com quem não pagar?
A TPA foi desenhada para não criar congestionamentos na entrada da cidade. Não haverá barreiras físicas nem pontos de parada: câmeras com leitura automática de placas (OCR/ANPR) identificarão os veículos visitantes na entrada e saída do município. O pagamento pode ser feito online ou em postos credenciados após a visita.
Quem não efetuar o pagamento dentro do prazo ficará sujeito a uma multa de 50% sobre o valor original da taxa devida. Para um carro de passeio que ficou três dias em Porto Seguro, por exemplo, a taxa seria de R$ 29,70 (3 × R$ 9,90). Com a multa, o valor passaria para R$ 44,55. A fiscalização é automática, sem necessidade de abordagem humana, o que reduz as possibilidades de escapar da cobrança.
Por que Porto Seguro criou essa taxa e como os recursos serão usados?
Porto Seguro recebeu cerca de 1,4 milhão de visitantes apenas em 2025 e está entre os destinos turísticos mais frequentados da Bahia. O crescimento do fluxo de veículos visitantes nos últimos anos criou pressão sobre a infraestrutura viária, especialmente durante a alta temporada do verão e do Carnaval. O prefeito afirmou que a medida busca compensar os custos gerados pelo aumento da circulação de veículos, principalmente automóveis de locadoras de outros estados. Os recursos arrecadados serão reinvestidos em mobilidade urbana, preservação ambiental e obras de infraestrutura no município.
Porto Seguro é o único destino no Brasil a cobrar essa taxa ou é uma tendência?
Porto Seguro não está sozinha nessa direção. Ilhabela (SP) voltou a cobrar taxa de preservação ambiental na saída da ilha, com valores que variam conforme o tipo de veículo, e Aparecida (SP), principal destino religioso do país, estuda cobrança similar para veículos. A tendência de taxação de visitantes para proteger destinos turísticos de massa é já consolidada internacionalmente: Veneza, Croácia e Bali aplicam sistemas similares há anos, e os resultados indicam redução de congestionamento sem queda significativa no número de visitantes que ficam mais de um dia.
Para quem planeja visitar Porto Seguro, Trancoso ou Arraial d’Ajuda de carro a partir de 15 de junho, o custo do dia de carro de passeio é de R$ 9,90, menos do que uma garrafa de água mineral no calçadão. Mas é um custo que precisa estar no orçamento. Compartilhe com quem planeja viajar para essa região de carro e ainda não sabe da nova taxa.
Por André Rangel
Fonte: E.M. Foco
Com a chegada das temperaturas mais baixas, o Shopping Conquista Sul deu início, no último dia 08 de junho, à 6ª edição da campanha “Eu Aqueço Neste Inverno”, uma iniciativa solidária que reforça o compromisso do empreendimento com a comunidade e com o apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.
A ação segue até o dia 04 de julho e tem como objetivo arrecadar agasalhos, cobertores e roupas de frio em bom estado, que serão destinados a pessoas que enfrentam dificuldades durante o período de inverno.
Para facilitar as doações, o ponto de coleta está localizado em uma loja próxima à Cia do Terno, oferecendo praticidade para os clientes que desejam contribuir com a campanha.
Mais do que doar peças de roupa, a iniciativa representa um gesto de solidariedade e cuidado com o próximo. A participação da comunidade é essencial para ampliar o alcance da campanha e garantir que mais pessoas possam enfrentar os dias frios com conforto e dignidade.
Quem tiver roupas de inverno, casacos, blusas, mantas ou cobertores em boas condições pode participar da ação e ajudar a transformar o inverno de muitas famílias. Cada doação faz a diferença e contribui para aquecer não apenas o corpo, mas também a esperança de quem mais precisa.
A campanha “Eu Aqueço Neste Inverno” já está recebendo doações. Participe e faça parte dessa corrente do bem!
Neste domingo (14), a partir das 14h45, a TVE transmite o confronto entre Vitória da Conquista e Redenção, válido pela sétima rodada do Campeonato Baiano Série B 2026. A partida será realizada no Estádio Municipal Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista.
Em sétimo lugar na tabela de classificação e com cinco pontos, o Vitória da Conquista vai motivado para o duelo, após vencer o Camaçari por 5 a 2 na rodada anterior. Do outro lado, o Redenção, que ficou no empate em 2 a 2 contra o Grapiúna, acumula sete pontos e ocupa o quinto lugar.
A Série B do Baianão reforça o compromisso social do futebol baiano com a realização da campanha Feminicídio Zero e de Prevenção à Violência contra as Mulheres. A iniciativa destaca o compromisso dos clubes, da Federação Bahiana de Futebol, do Governo do Estado e da TVE com a promoção da vida e a conscientização da sociedade, buscando zerar os casos de feminicídio no estado.
A transmissão terá narração de Valter Lima, com comentários de Rodrigo Araújo e reportagem de Juraci Santana. A programação inclui ainda conteúdos exclusivos no Instagram.com/tvebahia, tiktok.com/@tvebahia e x.com/tvebahia. Os torcedores poderão participar também pelo WhatsApp (71) 99626-0307. Os programas TVE Esporte (segunda-feira, às 19h), TVE Revista (diariamente, às 12h) e TVE Notícias (diariamente, às 18h30) acompanham a competição com cobertura especial.
Serviço:
Vitória da Conquista e Redenção neste domingo pela Série B na TVE
Quando: Domingo (14), às 14h45 (pré-jogo)
Onde: TVE, youtube.com/tvebahia e Canal 222 nas novas parabólicas digitais.
Fonte: ASCOM IRDEB
Os deputados Waldenor Pereira (PT) e Zé Raimundo Fontes (PT) participaram, no último fim de semana, de atividades voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar em municípios do Sudoeste baiano, entre eles Nova Canaã. A agenda incluiu o apoio à realização de feiras que reúnem produtores rurais da região e movimentam a economia local.
As iniciativas contam com recursos viabilizados por meio de emendas parlamentares destinadas pelos mandatos dos dois deputados, instrumento utilizado para apoiar ações e projetos em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento dos municípios.
Tradicionalmente ligada à atuação política de Waldenor e Zé Raimundo, a agricultura familiar segue entre as principais pautas defendidas pelos parlamentares. Ao longo dos últimos anos, ambos têm direcionado esforços para fortalecer programas de incentivo à produção rural, geração de renda e valorização do pequeno produtor.
As feiras da agricultura familiar vêm ganhando espaço em diversas cidades do interior baiano por funcionarem como importantes canais de comercialização da produção local. Além de impulsionar a economia dos municípios, os eventos promovem a integração entre agricultores, consumidores e instituições parceiras.
Em muitas cidades de pequeno porte, a realização dessas atividades depende da articulação entre prefeituras, associações rurais e representantes políticos. Nesse contexto, os recursos provenientes de emendas parlamentares têm sido apontados como fundamentais para garantir estrutura e apoio logístico aos eventos.
Além da participação dos mandatos parlamentares, as ações também recebem suporte de programas desenvolvidos pelos governos estadual e federal, ampliando o alcance das políticas públicas voltadas ao setor agrícola.
A presença dos deputados nas atividades reforça uma parceria política construída ao longo de décadas. Companheiros de trajetória desde os anos 1980, Waldenor Pereira e Zé Raimundo acumulam atuação conjunta em diferentes espaços da política baiana, com foco em pautas relacionadas ao desenvolvimento regional, educação, infraestrutura e inclusão social.
Com o cenário político já voltado para as eleições de 2026, a agenda dos parlamentares tem se intensificado nos municípios do interior. A participação em eventos, encontros com lideranças e atividades comunitárias faz parte da estratégia de aproximação com a população e de acompanhamento das demandas locais.
Nos bastidores políticos da região, a avaliação é de que ações voltadas à agricultura familiar possuem forte impacto social e eleitoral, especialmente em municípios onde a atividade rural representa parcela significativa da economia. Ao apoiar iniciativas desse segmento, os deputados mantêm presença ativa junto às comunidades e reforçam uma das bandeiras históricas de seus mandatos.
Enquanto o calendário eleitoral avança, Waldenor e Zé Raimundo seguem percorrendo o Sudoeste baiano, apostando na combinação entre articulação política, presença regional e apoio a projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social dos municípios.
A presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista (SIMMP), Simone Marques Fagundes, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal nesta sexta-feira (12) para apresentar críticas à política de valorização dos profissionais da educação e cobrar o atendimento de reivindicações históricas da categoria.
Durante o pronunciamento, Simone afirmou que o Projeto de Lei Complementar nº 24/2026, que trata do reajuste salarial dos professores, contempla apenas parte das demandas apresentadas pelo sindicato e não representa uma conquista concedida pela administração municipal. “O que está sendo votado nesta Casa hoje é apenas um dos pontos que solicitamos. Não se enganem e não se deixem enganar. Esse ajuste de 5,4% nada mais é do que o cumprimento obrigatório de um índice federal destinado ao pagamento do Piso Nacional do Magistério. Cumprir a lei federal é apenas uma obrigação, não é bondade.”
A dirigente sindical também criticou a condução das negociações entre a categoria e o governo municipal, alegando falta de diálogo efetivo durante o processo. “Eles tentam vender uma imagem de diálogo democrático, mas a realidade é que fomos empurrados para uma mesa de negociação fria, onde ocorreu apenas uma única reunião com todas as secretarias, a Semgi, a Procuradoria e a Secretaria de Educação.”
Simone direcionou críticas à prefeita Sheila Lemos, afirmando que a gestora não participou diretamente das discussões com o sindicato. “A prefeita Sheila Lemos nunca esteve presente em nenhuma reunião com o SIMMP. Ela se esconde atrás de técnicos e secretários para não encarar de frente os professores que carregam a educação deste município nas costas.”
Segundo a presidente do sindicato, a ausência da chefe do Executivo demonstra a forma como a categoria tem sido tratada. “Essa ausência mostra o verdadeiro tamanho da valorização que ela diz ter pela nossa categoria.”
Outro ponto destacado foi o reajuste do auxílio-alimentação previsto no projeto encaminhado à Câmara. Para Simone, o percentual concedido é insuficiente para atender às necessidades dos trabalhadores. “Olhem para o tamanho do absurdo que está neste projeto. Um minúsculo e vergonhoso reajuste de 4,26% no auxílio-alimentação.”
Ela argumentou que o benefício não acompanha o custo de vida dos servidores. “O trabalhador que passa o dia na escola recebe um valor que não paga uma refeição digna por dia.”
Em um dos momentos mais contundentes do discurso, a dirigente comparou o auxílio-alimentação dos professores ao benefício recebido pelos vereadores. “Nós, professores, gostaríamos de ter o mesmo valor do auxílio-alimentação dos senhores vereadores, que é de R$ 1.800. Por que o estômago de quem legisla vale mais do que o de quem educa os filhos desta cidade?”
A presidente do SIMMP afirmou ainda que o projeto aprovado não resolve questões consideradas essenciais pela categoria. “O projeto de 2026 passa longe de resolver a nossa pauta.”
Entre as reivindicações pendentes, ela citou o descongelamento do interstício entre níveis da carreira docente, a retomada do percentual de 13,25% no plano de carreira, o pagamento correto do terço de férias referente aos 45 dias previstos no Estatuto do Magistério e a regularização da regência de classe especial. “Isso sim seria valorização real.”
Simone também defendeu alterações no plano de carreira que incentivem a permanência de professores com maior qualificação acadêmica na rede municipal. “Precisamos de mudanças que ampliem o tempo de trabalho na carreira para tirar muitos de nós da atual estagnação profissional.”
Outro tema abordado foi a situação dos professores aposentados, que, segundo ela, têm sido ignorados pela atual gestão. “Sem mencionar a situação dos professores aposentados, que estão sendo negligenciados por este governo.”
Ao se dirigir aos vereadores, a sindicalista pediu apoio às pautas da categoria e lembrou que muitos parlamentares tiveram sua formação escolar com professores da rede municipal. “Sei que muitos dos senhores e senhoras, inclusive, foram alunos dessas colegas que estão sendo deixadas de lado por esse governo.”
A presidente do sindicato também criticou a postura de vereadores governistas durante manifestações anteriores da categoria. “Quando a diretoria do SIMMP e a categoria ocuparam este espaço para cobrar o que é nosso por direito, fomos recebidos com deboche e escarnecidos nesta Casa por alguns vereadores da base governista.”
Em tom firme, Simone reforçou o papel constitucional do Legislativo e cobrou independência dos parlamentares. “Os senhores foram eleitos para legislar para a melhoria da vida do povo conquistense e não para atuar como despachantes de luxo da prefeita em benefício das políticas de austeridade antipopular.”
Ao final, manifestou solidariedade aos demais servidores presentes, incluindo agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, e garantiu que o sindicato continuará mobilizado em defesa dos direitos dos profissionais da educação. “Aprovem o projeto, porque o piso é lei, mas saibam que o SIMMP não vai recuar nem um milímetro.”
Ela informou ainda que a entidade já ingressou na Justiça com uma ação para cobrar perdas salariais acumuladas. “Já entramos na Justiça com uma ação para exigir o pagamento retroativo dos últimos cinco anos das perdas salariais e continuaremos firmes cobrando cada ponto esquecido e cada direito ferido do Estatuto do Magistério.”
Encerrando sua participação, Simone deixou uma mensagem direta aos gestores públicos e aos parlamentares. “Respeitem os professores.”
Por Camila Brito
participar dos festejos juninos em Vitória da Conquista contará com atendimento especial da Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA). A instituição realizará um plantão entre os dias 20 e 24 de junho, com equipes atuando nos circuitos das festas para oferecer orientação jurídica, monitorar situações de vulnerabilidade e fortalecer a rede de proteção social.
A iniciativa faz parte da campanha “Forró de Direitos: Nesta festa, todo mundo tem lugar”, que será desenvolvida em oito municípios baianos durante os festejos de São João e São Pedro. Além de Vitória da Conquista, a ação ocorrerá em Amargosa, Irecê, Jequié, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Itabuna e Ipiaú.
A atuação contará com postos fixos, unidades móveis e equipes volantes, responsáveis por prestar orientações e acompanhar possíveis violações de direitos. O foco principal será a proteção de mulheres em situação de violência, a defesa dos direitos de crianças e adolescentes e o acompanhamento das condições de trabalho de ambulantes, catadores de materiais recicláveis e outros trabalhadores informais que atuam durante as festividades.
As equipes também acompanharão questões relacionadas à acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusão social e cumprimento das normas de proteção à infância, especialmente no combate à venda e ao fornecimento de bebidas alcoólicas para menores de idade.
Segundo a defensora pública geral da Bahia, Camila Canário, a presença da instituição nos espaços de festa reforça o compromisso de aproximar os serviços da população e garantir que os direitos sejam respeitados durante as celebrações.
A Defensoria retomou a atuação estruturada nos festejos juninos no ano passado e, em 2025, alcançou cerca de 51 mil pessoas com ações de orientação, educação em direitos e acompanhamento de demandas. A expectativa é ampliar esse alcance em 2026, reforçando a presença institucional nos principais polos juninos do estado.
Em Vitória da Conquista, o plantão funcionará diariamente, entre os dias 20 e 24 de junho, das 16h às 21h.
Com a aproximação dos festejos juninos, as forças de segurança intensificam o planejamento para garantir a tranquilidade da população. No sudoeste da Bahia, a Operação São João contará com o reforço de 160 policiais militares, que atuarão em 33 municípios da região durante o período das comemorações.
A ação faz parte da estratégia de segurança montada para o São João de 2026 e busca ampliar o policiamento ostensivo nos locais que receberão grande circulação de pessoas. O efetivo reforçará as atividades já desempenhadas pelas unidades da Polícia Militar nos municípios contemplados pela operação.
Além do aumento do número de agentes nas ruas, o planejamento prevê ações preventivas, patrulhamento em áreas de festas e reforço nas principais vias de acesso às cidades que tradicionalmente recebem grande público durante os festejos juninos.
A iniciativa integra a Operação São João 2026, lançada pelo Governo da Bahia, que mobilizará cerca de 27 mil policiais e bombeiros em 283 municípios baianos, com investimento superior a R$ 34 milhões. O esquema também contará com viaturas, helicópteros, drones e sistemas de videomonitoramento para ampliar a segurança em todo o estado.
A expectativa das autoridades é garantir um ambiente seguro para moradores e turistas que participarão das celebrações, consideradas algumas das mais tradicionais e movimentadas do calendário cultural baiano.