CMVC - Junho
AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
Novo Paraiso
VickPark 1

Com mais de 50% do serviço concluído e 11 quilômetros de tubulação implantada, a Embasa segue com a obra de implantação da nova adutora de água tratada de Bate-pé que possibilitará a ampliação da oferta de água em cerca de 85% para as localidades da região onde atualmente são atendidos 1500 imóveis.

O sistema consta com 21 quilômetros de rede de 200 milímetros, três caixas redutoras de pressão para aliviar a força da água no trecho da serra existente na área e um reservatório de 300 metros cúbicos. Projetada para atender pelos próximos 30 anos, a nova tubulação será adequada ao novo traçado da rodovia que esta sendo pavimentada, substituirá a atual rede que passou a apresentar problemas estruturais em razão da exposição causada pelas enxurradas, além de possibilitar o atendimento a novas localidades do entorno.

De acordo com Manoel Marques, gerente regional da Embasa, “esta é uma obra para possibilitar o abastecimento de água com quantidade e qualidade para uma importante área rural do município. Após a conclusão dos serviços, vamos normalizar a distribuição de água neste último distrito de Vitória da Conquista que já operamos assim como recentemente na região de São Sebastião e José Gonçalves”, explica o gerente.

*Mais água |* Dos 11 distritos de Vitória da Conquista, a Embasa opera em oito e para atender Cabeceira da Jiboia, Inhobim e Cercadinho, nos próximos anos serão investidos R$18,5 milhões. Essas localidades passarão a contar com sistemas de abastecimento cujo projeto prevê a implantação de 82 quilômetros de adutora, duas estações de bombeamento, três reservatórios e 30 quilômetros de rede distribuidora para atender 2.200 imóveis.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

A população do Bruno Bacelar comemorou, na tarde desta sexta-feira (21), a entrega de duas praças esportivas e de lazer que se unem a outras obras realizadas pela Prefeitura no bairro, nos últimos anos. As praças “Novo Olhar” e Bruno Bacelar foram inauguradas em um evento que também ofereceu serviços de Saúde e Assistência Social à comunidade. Com essas já são sete praças entregues pela gestão municipal desde novembro de 2024, em Vitória da Conquista, ampliando os espaços de convivência para pessoas de todas as idades.

As duas praças receberam R$674.462,11 de investimentos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa 3), por meio do Programa Acelera Conquista.

No ato de entrega dos equipamentos, a prefeita Sheila Lemos destacou a satisfação em ter testemunhado, durante sua gestão, a transformação do bairro Bruno Bacelar com a realização de grandes obras. “A gente está trazendo qualidade de vida para as pessoas que moram em espaços mais distantes do Centro da cidade. Então o Bruno Bacelar recebe hoje mais dois equipamentos e vimos que a comunidade está muito feliz. Esperamos que a população agora cuide muito bem deste espaço”, declarou a prefeita.

Também participaram da solenidade, o vice-prefeito Aloisio Alan Fernandes, a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, demais secretários e membros do Governo Municipal, além do vereador Edjaime Rosa (Bibia), responsável por indicar a construção dos equipamentos.

“É importante que a gestão municipal se preocupe em construir espaços de lazer para jovens, crianças e idosos, porque isso é também cuidar de pessoas, é qualidade de vida”, disse o vice-prefeito. Por sua vez, o vereador Edijaime Rosa destacou a gratidão dos moradores do Bruno Bacelar. “O maior agradecimento à prefeita pela sensibilidade dela é a alegria que a gente vê no semblante de cada criança, homem e mulher do Bruno Bacelar. Esse é o sentimento geral: gratidão”, ressaltou Bibia.

Localizada na Rua Nova Colina, a praça Novo Olhar foi requalificada recebendo uma quadra esportiva de aproximadamente 380 m², arquibancada, parque infantil, pergolado e diversas áreas de convivência e interação, com piso intertravado. Chamam atenção as partes elevadas ou os taludes que receberam gramado, proporcionando estabilidade e beleza ao terreno.

O secretário de Infraestrutura Urbana, Jackson Yoshiura, explicou um pouco dos desafios para a construção da Novo Olhar. “Apesar de haver aqui um espaço no campo de chão batido e as árvores preservadas que a população cuidava bastante, tínhamos uma área com bastante desnível que a equipe de arquitetura e engenharia da Prefeitura projetou de maneira grandiosa. A praça ficou muito bonita e eu espero que a população aproveite da melhor maneira possível”, explicou Jackson.

Moradora do entorno da praça Novo Olhar, Rosária Jesus aprovou o novo espaço e diz que pretende aproveitá-lo para o lazer com familiares e vizinhos. “Aqui era muita sujeira, uns limpavam, outros não. Agora está bonito, limpo. Espero que os moradores se unam e mantenham a praça limpa. Adoro vir aqui conversar com minhas filhas, com os vizinhos”, declarou Rosária.

Localizada na Rua Emília Sodré, ao lado do Murilão, a Praça Bruno Bacelar foi toda reformada e ganhou parque infantil, pergolado, mesas e bancos em concreto, bicicletário, lixeiras, roda de capoeira, espaço zen, escada de contemplação e trave para futebol de campo. Numa área de aproximadamente 6.123 m², foram executados 239 m² de piso intertravado, 82 m² de calçada, iluminação com postes em aço galvanizado e luminárias de LED.

*Praça Bruno Bacelar*

Durante a inauguração da praça, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disponibilizou mudas de árvores para a população do bairro e a secretária da pasta, Ana Cláudia Passos, ressaltou que a Semma continuará o trabalho de plantio de mudas junto à comunidade. “A população daqui merecia muito e estava precisando de uma praça como essa para a criançada se divertir, para as famílias poderem usufruir, o pessoal mais idoso que mora há muitos anos no bairro ter um espaço para poder frequentar”, ratificou a secretária.

A prefeita Sheila Lemos aproveitou para falar do projeto Conquista Mais Verde, lançado na manhã desta sexta-feira, com plantio de mudas na Lagoa das Bateias e na área do Cristo. “Queremos uma cidade mais verde e melhor para respirar. As árvores trazem uma sensação térmica mais agradável, por isso colocamos esse projeto no nosso plano de governo. Queremos plantar árvores em toda a cidade, escolhendo a espécie adequada para cada lugar”, reforçou.

Míriam Souza trouxe os filhos para desfrutar das instalações da praça Bruno Bacelar e apontou a valorização do espaço e do entorno: “A gente quando vinha só tinha aquele campo ali que as pessoas ficavam rodando para caminhar. Agora tem uns parquinhos aqui para as crianças, essas mesinhas pra gente sentar, conversar, aproveitar o final de semana. Está bem legal”.

*Sobre o Bruno Bacelar*

Situado na parte norte da cidade, bem próximo à Serra do Periperi, o Bruno Bacelar possui uma vista privilegiada na qual se pode contemplar toda a Zona Oeste da cidade. Além das praças “Novo Olhar” e “Bruno Bacelar”, inauguradas hoje, o loteamento foi pavimentado recentemente e contemplado com um novo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e com as reformas da unidade de saúde e também do Estádio Municipal da Zona Oeste (Murilão).

CORTINA E CIA COLCHÕES

*Nota à Imprensa*

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informa que interditou a Avenida João Pessoa, no início da noite desta sexta (21), por conta de um veículo Ford Ka Sedan com vazamento de gás, sob risco de explosão, que se encontra na via.

Equipes do Simtrans e da Guarda Municipal se encontram no local e tão logo o trânsito esteja seguro para o tráfego de veículos, será imediatamente liberado.

Secom, 21 de fevereiro de 2025.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na manhã desta quarta-feira (19), moradores do distrito de Bate Pé, localizado na zona rural de Vitória da Conquista, realizaram um protesto para chamar a atenção das autoridades diante da falta constante de abastecimento de água na região.

A população, cansada de esperar por uma solução, decidiu se mobilizar e denunciar a situação precária que enfrentam há semanas. Segundo os manifestantes, o desabastecimento afeta diversas famílias, comprometendo tarefas básicas do dia a dia, como o consumo, higiene pessoal e atividades domésticas.

Os moradores relatam que, mesmo após várias reclamações, o problema persiste e nenhuma medida efetiva foi adotada para resolver a situação.

“Não podemos continuar sem água. Estamos abandonados e queremos providências urgentes”, desabafou um dos manifestantes.

Com cartazes e palavras de ordem, os moradores cobraram um posicionamento dos órgãos competentes.

A manifestação chamou a atenção das autoridades locais, e a expectativa da comunidade é que providências sejam tomadas o quanto antes para restabelecer o abastecimento e garantir melhores condições de vida para os moradores de Bate Pé. *blog do Rodrigo Ferraz

CORTINA E CIA COLCHÕES
O repórter Mateus Araújo esteve pelas ruas de Vitória da Conquista na manhã desta terça-feira (18), e flagrou muito lixo e sujeira no centro da cidade. Segundo as informações, o que transparece, segundo as imagens,  é que não há equipes da limpeza pública trabalhando no centro de Vitória da Conquista. Veja:
CORTINA E CIA COLCHÕES

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista- CDL, divulgou nesta terça-feira (18), o horário de funcionamento do comércio de Vitória da Conquista durante o feriado de carnaval. Segundo o órgão, o comércio  estará fechado entre os dias 03 e 04 de março; no dia 05 deverá funcionar normalmente.

Veja:

A orientação divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Vitória da Conquista (Sincomércio) e pelo Sindicato dos Empregados no Comércio de Vitória da Conquista (SECVC), determinaram que a abertura das lojas no dia 4 seria facultativa, permitindo que cada estabelecimento definisse seu funcionamento, a CDL porém informou que o comércio permanecerá fechado, garantindo folga para os trabalhadores.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com o Sincomércio, mas informaram que ainda estão em negociação.

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) vai garantir o fomento às expressões culturais do carnaval 2025 por meio do Programa Ouro Negro, que este ano teve o maior investimento da história do programa, com R$ 15 milhões para apoiar 79 entidades de blocos afro, afoxés, de samba, de índios e reggae, nos circuitos de Salvador, Caravelas, Poções e Lauro de Freitas.

O secretário estadual de cultura, Bruno Monteiro disse que o ato simboliza a valorização da cultura afro, da nossa cultura identitária inclusive, na formação do Axé Music’. Ele ainda fala sobre a união de todo o estado em torno da festa que promete movimentar a cultura e a economia baiana. 

OUÇA:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em entrevista ao repórter Gerson Gonzaga na abertura do carnaval 2025 no interior da Bahia que aconteceu neste sábado (15), em Rio de Contas na Chapada Diamantina, o Governador Jerônimo Rodrigues falou sobre a reunião que seu Secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola teve com as lideranças políticas, empresários e dirigentes de Vitória da Conquista sobre os investimentos do governo do estado e do governo federal para o município.

Dentre os assuntos, se destaca a situação da BR116 no trecho de Vitória da Conquista e a fiscalização do Governo do estado após a saída da concessionária Via Bahia.

OUÇA:

CORTINA E CIA COLCHÕES

A Prefeitura, por meio da Coordenação de Transporte Público, informa alteração no horário e outras mudanças em algumas linhas do transporte coletivo urbano, a partir desta segunda-feira (17).

Foi acrescentada à linha R24 (Cruzeiro x Centro) um horário na faixa das 23h, passando a atender o Alto do Panorama, que anteriormente era atendido pela linha R62 (Alto Maron x Centro).

As linhas R25 (Miro Cairo x Centro) e R08 (Henriqueta Prates x Centro) serão integradas à linha R09 (Centro x Uesb), até o retorno da linha D39 (Miro Cairo x Uesb), previsto para o dia 10 de março.

Também as linhas R24 (Cruzeiro x Centro) e R04 (Santa Marta x Centro) tiveram alterações nos horários.

Os horários e itinerários de todas as linhas de ônibus municipais podem ser verificadas clicando no link: vodebuzu.pmvc.ba.gov.br.

CORTINA E CIA COLCHÕES

 

Três das oito árvores da espécie Cássia Brinco de Princesa plantadas em frente ao prédio da Prefeitura de Vitória da Conquista, na Praça Joaquim Correia, foram retiradas na noite dessa sexta-feira (14). A medida se deu por conta das raízes que estavam danificando o passeio e ameaçando a estrutura do prédio, conforme verificado durante a reforma que está sendo realizada na fachada e na entrada do Paço Municipal.

Segundo o Chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo Silva, o prédio da Prefeitura é muito antigo e requer o máximo de cuidado possível na parte estrutural, principalmente na base, por isso, embora reconheça a importância das árvores para o meio ambiente e sobretudo o valor sentimental por terem sido plantadas no início da gestão do prefeito Herzem Gusmão, em 2017, ele esclarece a necessidade de retirá-las para garantir a manutenção e segurança do equipamento público.

Além disso, segundo o chefe de Gabinete, por se tratar de uma construção antiga, com passeio estreito, os postes ficam muito próximos ao prédio e a fiação elétrica se mistura à de telefone. “A orientação é para que os cabos telefônicos sejam subterrâneos, o que vai proporcionar uma melhoria considerável na estética do espaço, mais segurança, menos quedas de energia”, explicou.

Outro projeto que está sendo elaborado é o de tombamento do prédio da Prefeitura como Patrimônio Público Municipal. O documento será encaminhado para aprovação na Câmara Municipal. “É um prédio histórico que merece ser conservado ao máximo. Ali já funcionou o Quartel da Polícia Militar, ou seja, tem uma história que se ampliou ao longo dos anos e que não pode se perder”, concluiu o Coronel Ivanildo.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES