O repórter Jotinha esteve nesta terça-feira (20), na rua Francisco Santos no centro de Vitória da Conquista, onde os lojistas ‘estão na bronca’ com a Coelba pela falta de energia no local.
De acordo com informações, uma lona de uma loja soltou, causando um curto-circuito e deixou diversas lojas do centro sem energia.
O fato aconteceu na segunda-feira (19), e até o momento nenhuma equipe da Coelba foi fazer o reparo.
A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou o Decreto nº 23.092, que regulamenta o credenciamento do serviço de transporte escolar no município. No momento, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) prepara o Edital de Credenciamento, que deverá ser divulgado dentro dos próximos 30 dias.
Entre outras informações, o decreto define que o Sistema Municipal de Transporte Escolar deve ser operado exclusivamente por pessoas jurídicas, devidamente formalizadas nas categorias de “microempresa” ou “empresa de pequeno porte”.
O credenciamento deverá ser mantido aberto por um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A escolha da empresa prestadora do serviço será realizada através de sorteio, em sessão pública da qual participarão apenas as empresas credenciadas nas fases anteriores do processo.
Os contratos entre os concessionários e a Prefeitura serão firmados após chamamento público, com prazos definidos pelo instrumento convocatório. Cada pessoa poderá receber a concessão de uma ou mais licenças para prestar o serviço de transporte escolar.
O processo de credenciamento será desenvolvido de acordo com o seguinte cronograma:
1 – Publicação do Edital do Credenciamento no Diário Oficial do Município;
2 – Inscrição;
3 – Habilitação;
4 – Classificação;
5 – Convocação;
6 – Assinatura do contrato;
7 – Publicação do resumo do termo contratual.
O Sistema
O Sistema Municipal de Transporte Escola será ofertado, de forma prioritária, aos estudantes matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino, que residam na zona rural de Vitória da Conquista. No entanto, com base em critérios definidos pela Smed, a prestação do serviço poderá eventualmente ser ofertada também a estudantes da Rede Municipal residentes na zona urbana.
Muita chuva na tarde desta segunda-feira (19), em Vitória da Conquista. Além do rápido temporal na tarde de hoje, o vento tomou conta da cidade, e informações que chegam ao blog do Redação, através do repórter Mateus Araújo, dão conta que um Padrão de energia caiu na avenida Vivaldo Mendes, em decorrência da ventania, próximo ao fórum. Ainda não há equipes da Coelba para fazer o reparo.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (19), novo alerta de chuvas intensas para Vitória da Conquista e outros municípios baianos.
Segundo o Inmet, até amanhã (20), às 10h, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, além de ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
A orientação da Defesa Civil, que está está disponível 24h, por meio do telefone 199, para dar informações e atender ocorrências, é que as pessoas evitem se abrigar ou estacionar debaixo de árvores em casos de rajadas de vento e raios, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Com a primeira etapa de reurbanização do Parque da Lagoa das Bateias quase concluída – mais de 75% da vegetação aquática já foi retirada, deixando novamente à vista o espelho d’água que estava oculto há anos – a Prefeitura de Vitória da Conquista anunciou para esta segunda-feira (19), o início da segunda fase da obra, que ficará a cargo da VCA Construtora.
A nova intervenção consistirá na reconfiguração de toda a estrutura de lazer e esportes do Parque. O anúncio oficial foi feito pela prefeita Sheila Lemos durante o pôr do sol deste domingo (18), nas imediações do Museu de História Natural, às margens da Lagoa.
“As obras começam amanhã. Não é semana que vem, nem mês que vem. É dessa forma que nós fazemos com que Vitória da Conquista acelere cada vez mais”, declarou Sheila, ao lado de integrantes do Governo Municipal, do CEO da VCA Construtora, Jardel Couto, e dos vereadores Hermínio Oliveira, Luís Carlos Dudé, Nildo Freitas, Dinho dos Campinhos e Ricardo Babão.

O orçamento inicial da obra, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), está estimado em R$ 3 milhões, provenientes de recursos do Município. De acordo com o projeto que detalha a segunda etapa de intervenções, será feito o zoneamento do espaço, dividindo-o em várias áreas destinadas a atividades específicas, como Vila Esportiva, Vila Família, quadras de areia, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, redários, espaços exclusivos para a circulação de crianças e de animais de estimação, área especial para a contemplação da paisagem, entre outras novidades.
A ideia é que toda a estrutura já existente de comércio, lazer e esportes seja aproveitada no processo de ampliação da infraestrutura do Parque. A calçada, a ciclovia e a iluminação pública também serão revitalizadas. Dessa forma, a requalificação se estenderá aos 503 metros quadrados de área verde que formam o Parque da Lagoa das Bateias.
Sheila mostra o projeto da segunda etapa, ao lado de integrantes do Governo Municipal, vereadores e Jardel Couto (VCA Construtora)
“É a recomposição do que já existia, na sua maioria, nas quadras poliesportivas já existentes. E, adicionando a isso, novos projetos”, explicou Jardel Couto. O CEO da VCA Construtora informou que o novo cronograma de obras será dividido em etapas. “A primeira etapa, nós temos previsão de três meses de obra. E, logo em seguida, novas obras serão anunciadas”, registrou o executivo.
“Teremos uma área ambiental, mas na qual poderemos praticar o nosso esporte e o nosso lazer”, ressaltou Sheila. “Com tudo isso, nós estamos resgatando o brilho nos olhos da população que vive na zona oeste da cidade”, disse ainda a prefeita, enumerando obras realizadas nessa área, como a revitalização da avenida Brumado e outras intervenções.
O volume de investimentos na infraestrutura do lado oeste, ainda segundo a gestora, tem o objetivo de eliminar o desequilíbrio existente entre as zonas oeste e leste. “Nós temos que fazer a integração da cidade, sem que haja lado A e lado B, para que não haja diferença entre as pessoas”, defendeu a gestora.
O repórter Jotinha esteve no bairro Miro Cairo onde os moradores reclamam da falta de asfaltamento na entrada do bairro. De acordo com informações, motociclistas e motoristas perdem pneus dos veículos por conta dos buracos e os pedestres relevam dificuldade para transitar pelo local.
Veja:
O repórter Mateus Araújo esteve na manhã desta sexta-feira (16), na praça que fica em frente ao Hospital São Vicente em Vitória da Conquista e mostrou a situação do local. Muito lixo e deteriorização da praça. A Prefeitura afirmou que vai entrar com providências.
Veja:
A equipe do blog do Redação, através do repórter Mateus Araújo, recebeu denúncias da situação das ruas nos bairros próximos ao Centro Industrial dos Imborés em Vitória da Conquista. De acordo com informações, o local está intransitável por conta dos buracos nas ruas. “Será que a prefeita não olha para este lado da cidade?”; Indagou a moradora.
Veja:
Até o momento, a Prefeitura Municipal não se manifestou sobre o assunto.