Quem precisa passar pela praça Barão do Rio Branco que fica centro de Vitória da Conquista no turno da noite precisa tomar ainda mais cuidado, isso porque o local encontra-se com as lâmpadas dos postes queimadas e, consequentemente, o local está ás escuras. Moradores entraram em contato com nossa reportagem para denunciar a situação. Até o momento, a prefeitura municipal não se manifestou sobre o assunto.
As atividades da Semana do Meio Ambiente deste domingo (4) foram marcadas pela prática de esportes. Logo no início da manhã, cerca de 200 ciclistas de todas as idades se reuniram na Praça Vitor Brito para o II Pedal Ecológico. Os atletas percorreram várias ruas e avenidas da cidade antes da chegada na Lagoa das Bateias, onde foi servido um café da manhã, realizada apresentações de Jiu-Jitsu e capoeira, além de aulas de dança, campeonato de futebol e sorteio de brindes entre os participantes.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou a importância da semana, que este ano tem como tema “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”. “Sempre motivamos a prática esportiva em nossas ações e contamos com muitos parceiros. Especificamente sobre essa semana, estamos felizes com a receptividade da comunidade, pois percebemos a participação de pessoas de todas as idades ao longo da programação”.
A servidora pública, Marli Cruz, foi uma das primeiras atletas a chegar na Vitor Brito e completou o circuito com disposição. “É a primeira vez que participo desse pedal e fico feliz em ver não só o corpo, mas a cidade se movimentando”.

Já o paratleta José Batista Filho, conhecido no meio esportivo como Zequinha, ressaltou a importância de unir atividade física com contemplação da natureza e parabenizou a Prefeitura Municipal pela realização do evento. Opinião compartilhada pelo professor de Jiu-Jitsu Charles Moitinho. “Nossas atividades geralmente acontecem em lugares fechados e hoje trazer nossas crianças para se apresentarem nesse espaço natural nos traz muita alegria e vai ser marcante para elas”, concluiu.

A programação da Semana do Meio Ambiente segue nesta segunda-feira (5), com teatro de fantoches e oficinas de compostagem, horta caseira e criação e manejo de abelhas sem ferrão. Todas as atividades serão realizadas no Parque Lagoa das Bateias.
Os táxis em Vitória da Conquista terão um novo padrão visual. A mudança foi decretada pela prefeita Sheila Lemos (União Brasil), em março deste ano e faz parte da nova configuração visual do Transporte Público da cidade.
Aos poucos, os taxistas estão se adaptando ao padrão atual. Agora, os veículos devem ser brancos, com detalhes verdes além de elementos e símbolos marcantes da cidade. O brasão aparece em destaque na nova versão.
Desde março, o Governo para Pessoas tem trabalhado ininterruptamente na recuperação da biodiversidade do Parque Lagoa das Bateias. Até o momento, quase 3 mil toneladas de matéria orgânica e de lixo descartado de forma irregular no local já foram retirados, fazendo com que o espelho d’água comece a ser visto e que animais, que habitavam nesse local, como peixes e patos, retornassem.
Por esta razão, não haveria local melhor do que o Parque Lagoa das Bateias para iniciar, nesta quinta-feira (1°), a Semana Municipal de Meio Ambiente 2023, realizada pela Prefeitura. Além de lugar escolhido para sediar a abertura e grande parte do evento, o parque também é o tema principal da semana que trata do “Parque Lagoa das Bateias: um lugar para todos, reconstruindo a biodiversidade”.

A ideia é trazer aos olhos da comunidade a importância do trabalho que a gestão está realizando no local. “Nos orgulha muito o que estamos fazendo no Parque Lagoa das Bateias. Afinal, todos sabem as décadas de descaso e promessas não cumpridas para este lugar lindo que a natureza nos proveu”, enfatizou a prefeita Sheila Lemos em mensagem enviada ao evento. A gestora cumpre agenda institucional fora da cidade e por essa razão não pôde estar presente na abertura.
Natural de Vitória da Conquista e ex-estagiária do Centro de Triagem de Animais Silvestre (Cetas), a chefe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Léia Lobo, reconheceu os esforços do Município nas questões ambientais. “Por isso, é uma honra estar aqui. A Semana de Meio Ambiente vem para dar uma amplificada na divulgação dessas causas ambientais e que muitas vezes a população pode não olhar com tanto cuidado”, disse.
A programação da semana se estenderá até segunda-feira (5) e será composta por seminário (única atividade a ser realizada em outro espaço que não o Parque Lagoa das Bateias), plantio de mudas, oficinas, caminhada com pets e pedal ecológico. “Vamos abordar a biodiversidade, por meio de diversos aspectos. Por isso, convido a todos para participar dessa programação que preparamos com tanto cuidado”, pediu a titular do Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos.
A abertura da Semana de Meio Ambiente 2023 teve ainda um momento cultural com Evandro Correia e contou com a presença do coordenador do Deserg, Lucas Batista, que está à frente da ação de recuperação da lagoa, dos vereadores Luís Carlos Dudé, Subtenente Muniz, Edjaime Rosa, Nildo Freitas, Dinho dos Campinhos, Chico Estrela, a ex-vice-prefeita Irma Lemos, o tenente-coronel, Fernando Leite, além de gestores municipais.
De acordo com as informações divulgadas no Diário Oficial do Município de Vitória da Conquista desta quarta-feira (31), as quatro grandes atrações do Arraiá da Conquista vão faturar R$ 630 mil para se apresentar em três dias do Arraiá da Conquista.
Tierry levará a maior bolada: R$ 220 mil. Logo depois vem Flávio José e Lara Amélia, R$ 200 mil, Falamansa, R$ 190 mil, e Santanna, R$ 120 mil. Com as estruturas gerais para os espetáculos do Arraiá da Conquista, que acontece no Centro Glauber Rocha, os investimentos podem passar da casa de R$ 1,2 milhão com recursos do Tesouro Municipal.
Nesta segunda-feira (29), o blog do Redaçao, através do repórter Mateus Araújo, denunciou a existência de pneus velhos que estavam sendo criadouro de mosquito da dengue na Zona Oeste de Vitória da Conquista. Clique aqui e veja. O assunto foi destaque no Redação Brasil desta terça-feira (30), e após a repercussão do caso, a Prefeitura Municipal se manifestou sobre o assunto através de nota.
Leia a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) esclarece que o recolhimento de pneus não foi suspenso. Só neste mês de maio, a equipe de Endemias recolheu 9.800 pneus em borracharias.
Houve apenas uma pequena redução na frequência das visitas da equipe, por conta da tramitação de um novo processo de licitação para contratação de um caminhão que auxilia nesse serviço, que deverá ser totalmente normalizado no mês de junho.
Caso necessário, o proprietário do estabelecimento pode entrar em contato com o Centro de Controle de Endemias pelo 77 3429 7419 e solicitar o recolhimento do material no local.
Secom,
30 de maio de 2023.
Um fato inusitado movimentou a manhã de Vitória da Conquista nesta terça-feira (30). Uma cobra ficou presa no motor de um automóvel próximo ao Hospital Municipal Crescêncio Silveira, bairro São Vicente.
O acontecimento mobilizou alguns homens, que colocaram um macaco hidráulico a fim de tentar retirar o animal silvestre do equipamento mecânico.
O Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres) deve entrar em ação para concluir o resgate do animal.blog do Sena
Com base na Lei Federal 14.133, que trata das licitações, a Prefeitura de Vitória da Conquista vai realizar dois contratos emergenciais com dispensa de licitação para garantir o funcionamento do sistema de transporte coletivo pelos próximos seis meses – ou seja, enquanto durar o processo licitatório que, atualmente, está na fase de análise dos documentos de habilitação. Cada contrato terá o valor estimado de R$ 29 milhões.
A contratação seguiu todo o processo regular de dispensa de licitação e se justifica pela necessidade de evitar que a população fique sem acesso ao transporte coletivo, até que a licitação seja concluída.
A Prefeitura estima que pelo menos 80 mil passageiros utilizem diariamente o transporte coletivo em Vitória da Conquista. Por mês, a média é de 2 milhões de pessoas utilizando os ônibus das duas empresas concessionárias que operam no sistema municipal de transporte coletivo urbano.
“Até que finde a licitação, a gente precisa manter o serviço emergencial. Se a licitação concluir antes, evidente que os contratos emergenciais serão encerrados”, justifica o secretário municipal de Gestão e Inovação, Edimário Freitas.
Os valores dos contratos emergenciais foram baseados em pesquisas de preços no mercado de transportes. Como referência para balizar os preços, a Prefeitura utilizou o anuário 2021-2022, publicado pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
Requalificação do transporte coletivo
Desde 2021, a Prefeitura tem investido na requalificação do sistema de transporte coletivo urbano de Vitória da Conquista. Foram implantadas faixas preferenciais para ônibus em vias de grande fluxo de veículos, como a Avenida Siqueira Campos, e começaram a rodar pela cidade quatro novos ônibus articulados, com capacidade para transportar um número maior de passageiros que os veículos convencionais. E, atualmente, o Governo Municipal prepara uma mudança no sistema de bilhetagem eletrônica do município, com a substituição dos atuais cartões por novas formas de pagamento, mais práticas e modernas, como Pix e cartões de débito.
Além disso, todos os 140 ônibus da frota municipal são equipados com GPS – o que permite que a população possa acompanhar a movimentação dos veículos em tempo real, por meio de aplicativos em seus celulares.
A Extensão 3,12 Km da Avenida Presidente Vargas, no contorno leste do Anel Rodoviário de Vitória da Conquista está sendo pavimentada e restaurada. A obra do Governo do Estado tem investimento de 16.411.045 R$ e conta com prazo de entrega para 08 meses.
O repórter do Redação Brasil, Gerson Gonzaga esteve no local na manhã desta terça-feira (30), e vistoriou a obra.
Será realizada, no dia 31 de maio, na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, uma sessão especial em homenagem às tradiçõesjuninas, como o São João, o forró e tudo que envolve os festejos desse mês animado em nossa região.
Junho é dedicado em todo o nordeste aos festejos em comemoração aos santos católicos, Santo Antônio (13) São João (24) e São Pedro (29). As festas juninas são realizadas ao longo de todo o mês, mas se intensificam na véspera do dia de São João, 23 de junho, dia da fogueira e nas comemorações de São Pedro no fim do mês.
Para celebrar a chegada do mês das festas juninas, a Casa do Povo realiza esta sessão especial e convida toda a comunidade para participar. Também terá transmissão ao vivo na Rádio Câmara 90.3.
SERVIÇO – SESSÃO ESPECIAL
Data: 31 de maio (quarta-feira)
Horário: 9h
Local: Câmara Municipal - Plenário Carmen Lúcia
Rua Coronel Gugé, 150, Centro