Após receber inúmeras queixas de atletas, jogadores e mães de crianças que frequentam o Estádio Municipal Edvaldo Flores, a vereadora Viviane Sampaio (PT) foi até o local constatar o abandono do equipamento público, no bairro Alto Maron.
“Apesar de existir na entrada do estádio uma placa que diz ‘A prefeitura apoia o esporte conquistense’ não é isso que se vê dentro da área do Estádio Edvaldo Flores. É justamente o contrário: o mato alto está tomando conta como podem ver nas fotos”, afirma a vereadora.
Além de não realizar a roçagem e a manutenção dos canteiros e áreas verdes, a Prefeitura de Vitória da Conquista está deixando lixo e entulho se acumular no entorno do campo. “Lixo e entulhos atraem insetos, escorpiões, cobras e outros animais peçonhentos e também servem de criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, o que coloca em risco a população que usa o Edvaldo Flores e os moradores da sua região. Além da falta de cuidado pelo patrimônio público, é uma questão de saúde pública”, acrescentou a vereadora.
A montagem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de uma base de apoio no Congresso envolve a negociação com grupo de parlamentares de partidos que não são formalmente aliados, em especial do centrão –PL, PP e Republicanos, trinca que deu sustentação política a Jair Bolsonaro (PL).
Articuladores do governo, dirigentes e integrantes dessas legendas –além de outras menores, como o Podemos– falam de uma potencial bancada paralela pró-Lula em torno de 70 deputados e 10 senadores, o que seria decisivo para votações importantes no Congresso.
O ensaio de adesões ao governo é simbolizado pelo próprio partido de Bolsonaro, o PL, que é o maior da Câmara (99 dos 513 deputados) e o segundo no Senado (12 de 81).
Apesar de abrigar alguns dos principais expoentes do bolsonarismo, a sigla deve ter dissidências significativas pró-governo nas duas Casas.
O presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, tem afirmado em conversas com parlamentares que calcula de 20 a 30 deputados do partido com inclinação a se aliar ao governo, em especial os mais antigos na legenda, que não ingressaram na política por meio do bolsonarismo.
Valdemar tem feito uma brincadeira nessas conversas, a de que o PL é, como o próprio nome diz, um partido “liberal”, o que é entendido como um sinal de que não haverá punições.
Ex-ministro dos Transportes de Dilma Rousseff, por exemplo, o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP) foi eleito coordenador da bancada paulista na Câmara com apoio do PT, que viu na ocasião uma oportunidade para ampliar a divisão no partido entre o “centrão raiz” e o “bolsonarismo raiz”.
Rodrigues repete um mantra dito aberta e reservadamente por quase todos os parlamentares que hoje não estão aliados formalmente ao governo, mas que ensaiam adesão.
Após deixar a praia de Inema, na Bahia, onde descansava no período do Carnaval, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou o município paulista de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, nesta segunda-feira (20), para avaliar os estragos dos temporais que deixaram dezenas pessoas mortas e desabrigadas.
Ao lado do prefeito da cidade, Felipe Augusto (PSDB), e do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), ambos aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Lula enfatizou a importância do trabalho conjunto em nível federal, estadual e municipal para superar a tragédia.
“Estamos juntos. Acabou a eleição”, disse o petista. “Se cada um ficar trabalhando sozinho, nossa capacidade de rendimento é muito menor. Por isso, precisamos estar juntos”, acrescentou o presidente, segundo o qual o encontro dos três gestores “é uma demonstração de que é possível exercer a nossa função na democracia mesmo quando a gente pertence a partidos diferentes”.
“o bem comum do povo é muito mais importante do que qualquer divergência que a gente possa ter”, defendeu Lula, que prometeu reconstruir moradias em áreas seguras e pediu auxílio da prefeitura para mapear localidades cuja segurança seja atestada pela Defesa Civil. “Eu queria mostrar pra vocês uma cena que vocês não viam no Brasil: um governador, um presidente e um prefeito, sentados na mesa, em função de uma coisa comum que atinge a todos nós”, acrescentou.
“Desta vez, vai acontecer de verdade. Só arrumar terreno mais seguro”, disse. “Vocês vão voltar a ter um ninho, para cuidar da família de vocês”, prometeu o presidente.
Foto: Ricardo Stuckert / PR
O vereador Fernando Jacaré (PT), iniciou sua fala na tribuna da casa do povo na manhã desta quarta-feira, 15, cobrando explicações do Executivo Municipal sobre o aumento das taxas de ISS. “Os comerciantes, principalmente os pequenos, vem sofrendo com com as taxas absurdas que a prefeitura vem cobrando, principalmente no ISS”, lamentou afirmando que essas taxas aumentaram cerca de 3 vezes mais. “Precisamos descobrir o que está acontecendo. São várias queixas de pessoas por conta dessas taxas”, falou.
Outro assunto tratado pelo parlamentar foi sobre a fiscalização em bares da cidade. “Os bares vem sofrendo pressão com fiscais da prefeitura. Precisamos estar próximos da sociedade valorizando o comércio e não pressionando”, disse.
Por fim, Jacaré ressaltou a visita do presidente Lula no estado na ultima terça-feira, 14. “O presidente já está entregando um dos programas mais importantes do país, O Minha Casa Minha Vida, parado por seis anos” e completou que Vitória da Conquista teve cerca de 14 mil moradias entregues e “certamente terá muito mais”. Finalizou pedindo da prefeitura mais atenção com os condomínios da minha casa minha vida.
Em seu primeiro discurso como líder do governo no Legislativo Municipal, o vereador Luís Carlos Dudé (MDB), usou a tribuna da casa na manhã desta quarta-feira, 15, para falar sobre o seu papel como líder. Ele agradeceu aos colegas Ivan Cordeiro (PTB), Chico Estrella (AGIR) e Nildo Freitas (PSC), pelo trabalho que desempenharam na função de líder do governo e afirmou que “essa é uma prova de alinhamento para um governo democrático” e afirmou que “por isso aceitei o desafio de exercer o papel de líder desse governo para pessoas”.
Dudé lembrou que exerceu essa função na gestão do ex-prefeito Herzem Gusmão, no qual se implantou uma tratativa diferenciada: “Fizemos uma liderança de diálogo, disposto a dialogar sobre tudo com a oposição” e disse que é preciso se fazer o entendimento do legislativo para com o Executivo. “Estou pronto para conversar com todos os colegas sobre todos os assuntos referentes ao crescimento da cidade”, afirmou, completando que, “vai dar continuidade ao atendimento principalmente aos que se opõem, porque quem ganha governa para todos”.
Por fim, Dudé parabenizou a secretaria de educação e a prefeita pela entrega da primeira escola em tempo integral, no Povoado de Campo Formoso: “Equipamento importante para aquela localidade. Mostra o compromisso do governo com a educação, pensando sempre em educar mais e melhor”, finalizou.
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 15, o vereador Valdemir Dias (PT) lamentou o comportamento do Poder Executivo, que insiste em não atender as demandas do Poder Legislativo. “Os prazos estipulados por nossos requerimentos não são respeitados, as cobranças por emendas impositivas são recorrentes”, afirmou.
Valdemir lembrou que em 2019 destinou emenda impositiva para pavimentação da via que dá acesso ao condomínio Vila Verde, no bairro Primavera. “Até hoje, a emenda não foi cumprida”, lamentou o edil.
Valdemir criticou o aumento no preço do IPTU, afirmando que o reajuste não condiz com as condições que se encontra a cidade. “Tem reclamação por todo lado. A população reclama da buraqueira, das faixas de pedestres apagadas e de outros serviços públicos”, afirmou.
O vereador comemorou os investimentos do Governo da Bahia em colégios da rede estadual em Conquista. Ele também comemorou a visita do presidente Lula à Bahia. “O governo já fez muito em um mês e meio. Imagina em quatro anos”, declarou.
Valdemir voltou a criticar os investimentos da concessionária Via Bahia no Sudoeste do Estado. “É uma verdadeira discrepância os investimentos feito na região Metropolitana de Salvador em detrimento a Vitória da Conquista”, lamentou Valdemir. “Nós estamos lutando para construir viadutos e passarelas, mas até agora nenhum equipamento foi edificado por aqui”, pontuou.
A prefeita Sheila Lemos escolheu o vereador Luís Carlos Dudé, ex-presidente da Casa, como seu líder na Câmara Municipal. Dudé recebeu o apoio do atual líder, Nildo Freitas, para a exercer a função na nova legislatura. Nildo será o vice-líder.
Os dois vereadores estiveram com a prefeita na manhã de sábado. Segundo Sheila, o governo conseguiu importantes avanços com Nildo Freitas na liderança, tanto quando se considera o trâmite dos projetos de interesse do Município, como no relacionamento da gestão com os demais vereadores.
“Nildo foi um excelente líder e seu estilo conciliador contribuiu muito para a relação produtiva entre o governo com a Câmara. Só tenho a agradecer pelo excelente trabalho que ele fez”, afirmou Sheila.
Em relação à escolha de Luís Carlos Dudé, a gestora ressaltou a experiência dele, que já foi líder do governo Herzem Gusmão e foi presidente da Câmara até o fim do ano passado, e a proximidade política e pessoal dos dois.
“Dudé acumula uma significativa experiência política, à qual agregou a vivência na Câmara, como líder e presidente, e tenho certeza que terá um grande desempenho como líder do governo na Câmara, contribuindo ainda mais para os avanços que Conquista precisa”, enfatizou a prefeita.
Para Dudé, o momento é de buscar melhorias para o município e isso se dá melhor com a unificação das forças que apoiam a prefeita Sheila Lemos. “É uma missão importante assumir a liderança do governo Sheila Lemos e eu não fujo dos desafios, sou um soldado desse grupo e vou caminhar na liderança da prefeita Sheila. Nildo estará comigo na vice-liderança, nós estaremos ali, num contexto de unificação”, afirmou o novo líder.
Nildo Freitas enfatizou que deixou a liderança com a sensação do dever cumprido e agradeceu à prefeita Sheila Lemos pela oportunidade de representar o governo dela na Câmara. “E quero desejar boa sorte ao nosso colega Luís Carlos Dudé, que, com certeza, vai estar desenvolvendo um bom trabalho”, disse.
Ele complementou observando que a política vive de alternância e neste momento, ele sai e Dudé chega. “E o compromisso com a nossa prefeita Sheila Lemos vai continuar. E vamos procurar, independente de estar na liderança ou não, ajudar a nossa prefeita e ajudar Vitória da Conquista”, ressaltou Nildo Freitas.
Com menos de dois meses de mandato à frente do governo baiano, *Jerônimo Rodrigues demonstra força* ao atrair para a Bahia a retomada, pelo Governo Federal, do *”Minha Casa, Minha Vida”*. Reformulado, o programa será *relançado nesta terça-feira (14), às 16h,* com a presença do presidente Lula, que vai entregar unidades habitacionais na cidade de *Santo Amaro, no Recôncavo Baiano*.
Outras entregas simultâneas do MCMV, serão realizadas em Lauro de Freitas e em cidades de outros estados. Antes da agenda da tarde, que também contará com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, *Jerônimo também receberá, pela manhã, às 10h, em Feira de Santana, o ministro dos Transportes, Rennan Filho, na inauguração de um complexo de viadutos na BR-116, na altura da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).*
*Governo Federal em peso*
A comitiva federal na Bahia terá ainda as presenças dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias e do ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que cumpre agenda na cidade de Candeias, acompanhado do vice-governador baiano Geraldo Júnior.
1. Rui Costa, Ministro-Chefe da Casa Civil
2. Renan Filho, Ministro dos Transportes
3. Márcio França, Ministro de Portos e Aeroportos
4. Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social e Combate à Fome
5. Paulo Teixeira, Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar
6. Jader Filho, Ministro das Cidades
7. Márcio Macedo, Ministro-Chefe da SG/PR