Em Entrevista ao Redação Brasil na manhã desta segunda-feira (13) o vereador Nildo Freitas (PSC) falou sobre a sua saída do cargo de liderança do executivo na Câmara de Vereadores neste ano de 2023, que será ocupado pelo vereador Luís Carlos Dudé (MDB);
“ Sempre vínhamos conversamos sobre isso, e no último sábado eu, a prefeita Sheila Lemos que estava acompanhada do vereador Dudé, tomamos essa decisão de forma tranquila e sem nenhuma intercorrência. Quem assume neste momento a liderança da Prefeita na Câmara é Dudé e nos prosseguiremos com nosso mandato buscando o melhor para Vitória da Conquista”; disse.
Em áudio para a imprensa conquistense, o deputado estadual Zé Raimundo(PT) comentou sobre a recente problemática envolvendo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) e a empresa prestadora de serviços de lavagem da roupa de cama do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (Hospital de Base e Afrânio Peixoto). O deputado reforçou que seu mandato e do deputado federal Waldenor Pereira (PT), assim como a gestão de Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, também do PT, sempre tiveram compromisso com a saúde pública de Conquista e região. Ele afirma que foi surpreendido com a crise, mas que a situação já está sendo resolvida.
No início do mês, o Complexo Hospitalar teve problemas com a empresa que prestava serviço de lavanderia, provocando a falta de roupas de camas limpas para os pacientes internados. O deputado Zé Raimundo afirma que assim que teve ciência da situação, acionou a Sesab em busca de resolução. “Fomos surpreendidos por essa crise. Comunicamos o problema à secretária Dra Roberta. Estamos recebendo do chefe de gabinete todos os encaminhamentos”, contou.
O deputado agradeceu a Rui Costa (ex-governador da Bahia) e Jerônimo Rodrigues (atual governador) por terem como prioridade o SUS. “Gratidão a Rui e Jerônimo. Rui por tudo que fez pela saúde de Conquista e da região, e a Jerônimo que vai continuar fazendo e por já ter tomado todas as providências necessárias para resolver essa situação do Hospital de Base”, destacou. “Agradeço também a Dra Roberta, secretária de saúde, que nos atendeu, e a toda equipe do hospital. Ao diretor Dr. Giovanni, aos médicos, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, servidores, administração pelo cuidado e dedicação. Vamos resolver. Já está sendo solucionado”, completou.
“Nós abrimos uma sindicância para apurar de quem é a culpa e vamos punir os responsáveis”, afirma Jerônimo Rodrigues sobre falta de lençóis no Hospital de Base
Compromisso com a saúde pública – “Quero dizer que eu e o deputado Waldenor temos nos empenhado ao longo desses anos para fortalecer o SUS de Vitória da Conquista e de toda região Sudoeste. Foram milhões de reais que destinamos ao Hospital de Base durante a pandemia. Foram milhões de reais que destinamos para equipar o Afrânio Peixoto e toda a região (Caetité, Brumado, Guanambi), as prefeituras também receberam o investimento das nossas emendas parlamentares”, destacou Zé Raimundo. “Os deputados de Conquista, eu, Waldenor e Fabrício, todos nós temos nos dedicado a fortalecer as ações do Governo do Estado em Conquista. E, particularmente eu e Waldenor destinamos recursos também para UPA e Policlínica. Waldenor destinou mais de R$ 5 milhões para policlínica”, frisou.
“A atenção básica está abandonada” – Zé Raimundo ainda criticou a gestão da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista relacionada a rede de atenção básica da saúde (de responsabilidade do município). “A prefeitura tem que cumprir o seu papel. A atenção básica está abandonada. A UPA está sobrecarregada porque a prefeitura não consegue cumprir o seu papel de resolver problemas que deveriam ser resolvidos na atenção básica”, disparou. *blog do Sena
Na tarde deste último sábado(11), foi realizado mais um evento do Projeto Comunidade em Ação. A edição Verão 2023 do projeto aconteceu no bairro Renato Magalhães e reuniu mais de 3 mil pessoas. A iniciativa é Centro Popular de Inclusão Social, Associação de Moradores da Urbis VI, União dos Comerciantes, Associação dos Moradores do Vila América e conta com o apoio do mandato do vereador Fernando Jacaré (PT). O deputado estadual Zé Raimundo (PT) também compareceu para prestigiar o evento.
O Projeto Comunidade em Ação ofereceu diversos serviços sociais para comunidade como corte de cabelo masculino e escova para as mulheres, massagem e teste de acuidade visual. Já a diversão para a criançada foi garantida com pula-pula e cama elástico. O evento contou também apresentação de capoeira e com os show ao vivo de Rodolfo Comando e Syd batera. A ação faz parte do projeto que tem arrecado alimentos para pessoas carentes desde o início da pandemia de Coronavírus. Mais de 5 mil famílias já foram beneficiadas e atendidas nas comunidades.
Na oportunidade, o vereador Fernando Jacaré foi homenageado pela comunidade. Já o deputado Zé Raimundo reforçou o seu compromisso do seu grupo político com a localidade. “Contem sempre comigo, com Waldenor Pereira, Jacaré e, principalmente com a solidariedade”, frisou. *Blog do Sena.
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou, neste sábado (11) em Belo Campo, que a duplicação da Rodovia Santos Dumont (BR-116) foi uma das prioridades encaminhadas por ele para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com o gestor estadual, o projeto terá uma atenção especial do presidente da República.
“Tivemos uma reunião com todos os governadores e o presidente, debatemos o Nordeste e um dos projetos que terá atenção especial é essa obra, pois sabemos da importância para o desenvolvimento de importantes regiões da Bahia”, relatou o governador do estado.
Além da duplicação da BR-116, Jerônimo também prometeu que a construção de viadutos no Anel Rodoviário Jadiel Vieira Matos, em Vitória da Conquista, uma demanda histórica da região, está entre as prioridades dos governos petistas a nível federal e estadual.
A declaração de Jerônimo ocorreu durante sua visita à 3ª Exposição Agropecuária e Comercial de Belo Campo (Expo Belo Campo), onde o governador entregou R$ 4,5 milhões em máquinas e equipamentos para associações de produtores de municípios da região.
Jerônimo já havia relatado ao Bahia Notícias, durante o mês de janeiro, que, além da Ponte Salvador-Itaparica e da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), o governo da Bahia apresentou ao presidente Lula a duplicação de “algumas BRs” como prioridades de investimentos federais.Neste sábado, ele afirmou pela primeira vez que a BR-116 está incluída na lista de rodovias a serem duplicadas.
Nesta sexta-feira, 10, às 19h, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realiza Audiência Pública para homenagear os 18 anos do Projeto Cultural Quintas de Maio. A audiência é uma iniciativa do vereador Del. Marcus Vinícius (PODE).
Ao longo desses anos, o projeto Quintas de Maio segue fomentando a cultura popular e revelando novos artistas, que ajudam movimentar a cena cultural em Vitória da Conquista. Foram convidados para o evento artistas, produtores culturais e representantes da sociedade civil. O projeto tem como responsável o músico e produtor cultural Vadinho Barreto.
SERVIÇO
Audiência Pública Quintas de Maio
Data: 10 de fevereiro de 2023
Horário: 19h
Local: Câmara Municipal – Plenário Carmen Lúcia
Rua Coronel Gugé, 150, Centro
Em 2023, novas alianças estão sendo firmadas. Nesta quarta-feira (8), o vereador Valdemir Dias (PT), afirmou que vai caminhar junto com deputado estadual Rosemberg (PT). O vereador esteve em Salavador, no gabinete do deputado estadual, para firmar a parceria.
Nas eleições estaduais de 2022, Valdemir apoiou a colega e vereadora Viaviane Sampaio (PT), que se candidatou para o cargo de deputada estadual. Em Vitória da Conquista, a vereadora recebeu 7.014 votos válidos, o que representa 3,74%, sendo a quinta candidata mais votada no município. Apesar do bom desempenho, Viviane não obteve êxito.
Agora, Valdemir vai apoiar o deputado estadual Rosemberg, eleito com 90.769 votos. Em sua rede social, o vereador divulgou e comemorou a parceria. “Hoje foi dia de firmar parceria com o deputado Rosemberg. Sem dúvidas trará bons frutos para nosso povo!”, disse Dias.
O deputado estadual Rosemberg é sociólogo, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e está no quarto mandato consecutivo. O parlamentar também comemorou a parceria com o vereador conquistense. “O nosso mandato passa a contar com o apoio do vereador de Vitória da Conquista, em segundo mandato pelo PT, Valdemir Dias”, declarou.
Segundo Valdemir, a nova aliança foi firmada por meio da articulação política de Maria Nazaré Sá, presidente do Projeto Social Maria Nilza, localizado no Bairro Patagônia. ” Obrigado por participar, apoiar e acreditar no nosso projeto”, agradeceu Dias.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta segunda-feira (6), junto com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, um novo programa do governo federal para reduzir filas de cirurgias eletivas, exames e consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente serão investidos R$ 200 milhões.
Para ter acesso aos recursos, de acordo com a gestão, cada estado deverá apresentar um plano de ação, que deve fixar as prioridades conforme a realidade local. Nesse primeiro momento, o foco estará na redução das filas de cirurgias eletivas, principalmente abdominais, ortopédicas e oftalmológicas. Posteriormente, o esforço estará voltado para os exames e as consultas de especialistas.
Segundo Nísia Trindade, em alguns locais, já existem políticas de redução das filas com resultados positivos. “Alguns estados têm planejamentos avançados. A situação do Brasil é muito desigual”, ponderou a ministra Nísia. Ela explicou ainda que cada plano incluirá metas pactuadas com o Ministério da Saúde.
Em seu discurso, Lula avaliou que o acesso a médicos especialistas é um realidade distante da população mais pobre. “Ele até tem acesso ao centro de saúde para fazer a primeira consulta. Mas quando o médico pede para ele visitar um outro especialista, ele espera oito meses, nove meses, um ano. Às vezes morre sem ter o atendimento”, disse o presidente.”Nem todo mundo pode pagar um oftalmologista. Parece uma coisa muito distante do pobre”, acrescentou. As informações são da Agência Brasil.
Em, 20 de dezembro de 2021 Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou instauração de processo de CADUCIDADE da concessionária VIABAHIA, responsável pela BR-116/324/BA e BA 526/528, em razão da gravidade e/ou extensão do inadimplemento contratual verificado e a reincidência da concessionária, bem como diante do não pagamento das penalidades transitadas em julgado e exigíveis.
O índice de inexecução contratual é de 95,63 %, de descumprimentos constatados pela fiscalização em campo, a concessionária já acumula 295 processos administrativos, cujos valores das penalidades somam aproximadamente R$ 400.000.000,00 (QUATROCENTOS MILHÕES DE REAIS), sendo que alguns processos encontram-se com exigibilidade suspensa por determinação judicial.
Por fim, em razão das apurações de infrações já finalizadas pela ANTT, mais de R$1.700.000,00 (um milhão e setecentos reais) inscritos em dívida ativa.
Jose Maria Caíres
Fonte: ANTT
A Câmara Municipal realiza, nesta sexta-feira (3), às 8h30, no Plenário Vereadora Carmem Lúcia, sessão preparatória para o período legislativo de 2023. A primeira sessão do ano vai contar com a presença da prefeita Sheilla Lemos (União Brasil), que fará a leitura da mensagem do Executivo à Câmara de Vereadores. Além da prefeita, todos os 21 vereadores estarão presentes na abertura dos trabalhos.
Essa sessão se inicia com a formação da nova mesa diretora composta pelos vereadores Hermínio Oliveira (Podemos) como presidente da Casa, Subtenente Muniz (Avante) como primeiro vice-presidente, Adinilson Pereira (MDB) segundo vice-presidente, Ricardo Babão (PCdoB) primeiro secretário e Nelson de Vivi (União Brasil) como segundo secretário.
Segundo o Regimento Interno do Legislativo, a sessão preparatória é a sessão que precede a instalação dos trabalhos da Câmara em cada Legislatura. Na Câmara de Vereadores são discutidos e votados os projetos de lei apresentados tanto pelo Executivo quanto pelos próprios vereadores, sempre visando os interesses da população.
Serviço
Data: 03 de fevereiro
Horário: 08h30
Local: Plenário Vereadora Carmem Lúcia
Transmissão: Rádio Câmara 90.3 FM e redes sociais da Câmara de Vereadores