AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB) lançará pré-candidatura à reeleição no próximo dia 15 de julho, num evento em Vitória da Conquista. O parlamentar espera receber no ato lideranças conquistenses e de outras regiões, como prefeitos e vereadores de municípios do Sudoeste, Oeste e Sul da Bahia.

Fabrício, que disputará um quarto mandato na Assembleia Legislativa, defende mais investimentos para os municípios do interior do estado e em áreas prioritárias como desenvolvimento econômico, saúde, educação, política para mulheres e qualificação profissional para jovens e adultos.

O ato também contará com o lançamento do Manifesto de Apoio à Pré-Candidatura Fabrício Falcão – deputado estadual.

O parlamentar é, atualmente, líder da Bancada do PCdoB na Assembleia, participa de debates em várias áreas, nos quais propõe projetos, ações e indicações, sempre comprometido com o bem estar e o desenvolvimento do povo baiano.

SERVIÇO
Lançamento da Pré-candidatura de Fabrício Falcão
Data: 15 de julho (sexta-feira)
Local: Casa Rafiki (Av. Vivaldo Mendes, 460, Recreio)
Horário: 18h

CORTINA E CIA COLCHÕES

A prefeita de Vitória da Conquista, Ana Sheila Lemos Andrade (União Brasil), está de férias e em viagem pelo Uruguai. Na tarde do último sábado (9) a gestora  postou algumas fotos de pontos turísticos do país, onde passa alguns dias de repouso juntamente com o seu esposo, o advogado Wagner Santos Alves Dias.

Veja:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Divulgada nesta segunda-feira (11), a pesquisa do Instituto FSB, contratada pelo banco BTG Pactual, aponta que no cenário estimulado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na corrida eleitoral para o Palácio do Planalto, com 41% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL) também permanece na segunda posição, com 32%.

A terceira posição também segue com o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 9%; seguido da senadora Simone Tebet (MDB), com 4% e do deputado federal André Janones (Avante), com 3%. Felipe D’Ávila (Novo), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) têm 1%, cada, enquanto Luciano Bivar (União Brasil), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC) e Sofia Manzano (PCB) não pontuaram.

 

Foto: Reprodução / BTG/FSB
Foto: Reprodução / BTG/FSB

2º TURNO
Em um eventual 2º turno entre Lula e Bolsonaro, o petista venceria por 53% contra 37%. Os eleitores que não votariam em nenhum dos dois candidatos somam 4%, os brancos e nulos são 5% e os que não sabem ou não responderam são 1%.

A pesquisa BTG/FSB foi realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone, entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em um intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-09292/2022.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais, na noite de domingo (10), para se manifestar a respeito da morte do petista em Foz do Iguaçu, no Paraná. Marcelo Arruda faleceu, na madrugada de sábado para domingo, após ser baleado por um bolsonarista em sua festa de aniversário de 50 anos.

“Independente das apurações, republico essa mensagem de 2018: Dispensamos qualquer tipo de apoio de quem pratica violência contra opositores. A esse tipo de gente, peço que por coerência mude de lado e apoie a esquerda, que acumula um histórico inegável de episódios violentos”, escreveu Bolsonaro no Twitter.

Marcelo chegou a revidar os disparos e os dois foram encaminhados para o hospital, mas o petista não resistiu. Já o simpatizante do presidente está vivo e internado em um hospital do estado sob custódia policial.

Após o ocorrido, o Partido dos Trabalhadores cobrou “medidas efetivas de prevenção e combate à violência política” das autoridades.

Ainda nas redes sociais, Bolsonaro se defendeu das acusações de incitar seus apoiadores com discursos de ódio. “É o lado de lá que dá facada, que cospe, que destrói patrimônio, que solta rojão em cinegrafista, que protege terroristas internacionais, que desumaniza pessoas com rótulos e pede fogo nelas, que invade fazendas e mata animais, que empurra um senhor num caminhão em movimento”.

O presidente pediu ainda que as autoridades apurem seriamente o ocorrido e tomem todas as providências cabíveis, “assim como contra caluniadores que agem como urubus para tentar nos prejudicar 24 horas por dia”.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O ex-presidente e pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste domingo (10) o assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, 50, morto a tiros pelo agente penitenciário Jorge José da Rocha Guaranho durante festa de aniversário da vítima, em Foz do Iguaçu-PR.
A Polícia Civil ainda investiga se o crime teve motivação política. A festa de Arruda era decorada com fotos de Lula e as cores do PT, partido ao qual o guarda era filiado. Segundo o boletim de ocorrência, Guaranho invadiu o local acompanhado da esposa e do filho gritando “Aqui é Bolsonaro”.
O aniversariante não conhecia o agente penitenciário, que retornou à festa cerca de 20 minutos depois, sozinho e armado, e disparou contra o Arruda. O guarda revidou e efetuou disparos contra Guaranho. Os dois não sobreviveram aos ferimentos.
Pelas redes sociais, Lula afirmou que Arruda comemorava a chegada dos 50 anos “com a alegria de um pai que acabou de ter mais uma filha”. O guarda municipal deixou mulher e quatro filhos, incluindo um bebê.
“Uma pessoa, por intolerância, ameaçou e depois atirou nele, que se defendeu e evitou uma tragédia maior. Duas famílias perderam seus pais. Filhos ficaram órfãos, inclusive os do agressor. Meus sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e companheiros de Marcelo Arruda”, disse Lula.
O ex-presidente também pediu “compreensão e solidariedade” com os familiares de Guaranho, “que perderam um pai e um marido para um discurso de ódio estimulado por um presidente irresponsável”, referindo-se a Jair Bolsonaro (PL).
“Pelos relatos que tenho, Guaranho não ouviu os apelos de sua família para que seguisse com a sua vida. Precisamos de democracia, diálogo, tolerância e paz”, disse Lula.
Testemunha relata invasão de bolsonarista
André Alliana, amigo da vítima, disse ao UOL que a festa transcorria normalmente quando Guaranho chegou em um carro branco, com a mulher no banco de trás, segurando um bebê de colo.
“Achamos que era um convidado, já que também tinha bolsonaristas no local. O Marcelo estava na cozinha e fomos chamá-lo para receber esse homem. Foi aí que vimos que não era brincadeira. Em seguida, ele [Guaranhos] deu a volta de carro, xingou quem estava lá e disse que ia voltar para ‘acabar’ com todo mundo. O Marcelo estava com um copo de chope na mão e acabou jogando nele para expulsá-lo do local”, disse.
Com medo, Arruda foi até seu carro e voltou com uma pistola, diz Alliana.
“Quinze minutos depois, o cara [Guaranho] voltou sozinho. A esposa do Marcelo, que é policial civil, tentou impedir que ele entrasse na festa. Nisso, o cara começou a atirar. Atingiu a perna do Marcelo e depois atirou no peito dele. O Marcelo também conseguiu atirar nele”, diz.
PT lamenta violência
Em nota, o PT lamentou a morte do guarda municipal e diz que tem alertado sobre a escalada de perseguição a parlamentares e filiados a legendas de esquerda no país.
“Embalados por um discurso de ódio e perigosamente armados pela política oficial do atual Presidente da República, que estimula cotidianamente o enfrentamento, o conflito, o ataque a adversários, quaisquer pessoas ensandecidas por esse projeto de morte e destruição vêm se transformando em agressores ou assassinos”, disse o partido.
A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, lamentou a morte de Arruda e afirmou que é uma tragédia “fruto da intolerância dessa turma”.
O presidente do PSOL, Juliano Medeiros, também escreveu que o guarda municipal é a primeira vítima do “bolsonarismo” durante a campanha eleitoral. “Esse é o resultado da campanha de ódio disseminada pelo presidente do Brasil”, disse.
Em nota, a prefeitura de Foz do Iguaçu lamentou a morte de Arruda. O guarda municipal atuou na corporação por 28 anos e também era diretor da executiva do Sindicato dos Servidores Municipais da cidade.
“Agradecemos ao Marcelo Arruda por toda a sua dedicação e comprometimento com o município, o qual nestes 28 anos de funcionalismo público defendeu bravamente, tanto atuando na segurança como na defesa dos servidores municipais”, disse o prefeito Chico Brasileiro, em nota. “Desejamos à família, aos amigos e colegas de Marcelo força neste momento de dor.
Procurado pela reportagem, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Em 16 dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)recebeu ao menos 83 denúncias de notícias falsas, descontextualizadas ou manipuladas sobre o processo eleitoral brasileiro. Ou seja, desde 21 de junho até 6 de julho, pelo menos cinco notícias mentirosas em redes sociais foram comunicadas à Corte Eleitoral por dia, em média.

Os brasileiros usaram o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições para fazer as denúncias. Entre os relatos, há episódios que envolvem a circulação de notícias falsas sobre o pleito eleitoral brasileiro, que atentam contra a imagem de segurança e integridade do processo de votação e que afetam a normalidade desse trâmite.

A ferramenta foi lançada pelo TSE em parceria com as plataformas digitais com que o tribunal mantém acordos de cooperação – Google Brasil, YouTube, Facebook, Instagram, WhatsApp, Telegram, Kwai, TikTok, LinkedIn, Twitter e Spotify – desde 21 de junho. Esse instrumento será mantido até o fim deste ano.

As denúncias são repassadas às plataformas digitais e agências de checagem parceiras da Corte Eleitoral para rápida contenção do impacto provocado pela disseminação desse tipo de conteúdo na internet.

 

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (6), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, com 45% das intenções de votos. O presidente Jair Bolsonaro, do PL, vem em segundo lugar com 31%. Ciro Gomes (PDT) tem 6%; André Janones (Avante), 2%; Simone Tebet (MDB), 2%; e Pablo Marçal (PROS), 1%.

Os demais candidatos (Vera Lúcia, Eymael, Sofia Manzano, Felipe d’Ávila, Luciano Bivar e general Santos Cruz) não pontuaram. Com esse resultado, Lula seria eleito presidente no primeiro turno. Os que dizem que irão votar em branco, anular ou deixar de votar somam 6%. A proporção dos indecisos também é de 6%.

A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Duas mil pessoas foram entrevistadas face a face entre os dias 29 de junho e 2 de julho. O levantamento tem 95% de confiança. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01763/2022.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Presidente do PRTB na Bahia, Celso Cotrim anunciou, nesta terça-feira (5), que o seu partido vai apoiar o pré-candidato ao governo ACM Neto (UNIÃO) nas eleições deste ano. Antes, a legenda negociava apoio ao pré-candidato João Roma (PL).

O PRTB é o segundo partido que Roma perde para ACM Neto na disputa por legendas. Anteriormente, foi o PTB.

“(Decidimos apoiar ACM Neto) por se identificar com seus ideais e por acreditar que fará pela Bahia o que fez por Salvador. Além disso, temos a convicção de que a saúde, educação, segurança, desenvolvimento econômico, trabalho, emprego e renda serão áreas prioritárias na gestão de ACM Neto e esses temas são muito caros pra nosso partido e nossa população”, disse Cotrim ao Metro1, ao justificar a decisão do partido de apoiar o ex-prefeito.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O prefeito em exercício Vitória da Conquista, Luís Carlos Dudé (MDB), iniciou os trabalhos na prefeitura na manhã desta segunda-feira (04), se reunindo com a equipe de secretários do município. O objetivo foi falar de qual será a sua dinâmica  nos 12 dias em que estará em exercício do cargo de prefeito e reafirmar seu compromisso com Vitória da Conquista e sua lealdade à prefeita. Secretários falaram e se colocaram à disposição, com o intuito de ajudar a que o prefeito em exercício tenha um período profícuo, mantendo o ritmo da gestão.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Nesta sexta-feira (1º) a prefeita Sheila Lemos transmite o cargo, temporariamente, ao presidente da Câmara de Vereadores, Luís Carlos Dudé e entra em um período de descanso por 15 dias. O retorno está previsto para o dia 16 de julho. Para fazer um balanço do trabalho realizado no primeiro semestre deste ano, a prefeita recebeu, em seu gabinete, representantes da imprensa de Vitória da Conquista para uma entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (30). Durante a conversa de aproximadamente uma hora e meia, respondendo a perguntas dos jornalistas, a gestora fez um balanço das realizações e das iniciativas do Governo Municipal projetadas ou em andamentoSheila Lemos mencionou, uma por uma, as obras de infraestrutura executadas pela Prefeitura na cidade e na zona rural. “É um balanço destes primeiros seis meses de 2022. A cidade está como um verdadeiro canteiro de obras, e nós queremos compartilhar com vocês”, anunciou a gestora, ao iniciar o bate-papo com os comunicadores.

Entre as várias obras de asfaltamento citadas pela prefeita, já amplamente divulgadas pelo Governo Municipal, houve espaço para uma novidade: a inclusão do trecho inferior da Avenida Otávio Santos no conjunto de vias que receberão asfalto. A intervenção custará cerca de R$ 3,5 milhões, e está incluída no pacote de obras de pavimentação que será custeado por uma verba superior a R$ 14 milhões, de emenda do deputado federal Elmar Nascimento ao Orçamento da União, articulada pela prefeita Sheila Lemos.

A Otávio Santos é uma das mais antigas da cidade com pavimentação a paralelepípedo e, por ser uma região de concentração de um grande número de estabelecimentos de saúde, como clínicas, laboratórios e farmácias, tem um tráfego intenso, inclusive com milhares de pessoas de mais de 80 municípios da região Sudoeste da Bahia. “Aquele local é um verdadeiro polo de saúde na cidade. Há muito tempo que estava precisando de asfalto, e nós conseguimos agora”, comentou Sheila.

Os recursos assegurados por essa verba federal também viabilizaram o asfaltamento de 57 ruas dos loteamentos Jardim Valéria, Santa Terezinha, Jardim Sudoeste e Copacabana 2, beneficiando cerca de 20 mil pessoas, a um custo de mais de R$ 9,6 milhões. As obras serão executadas pela Codevasf.

OUÇA:

 

Pacote de obras

As intervenções nas áreas urbana e rural, descritas pela prefeita, totalizam investimentos de mais de R$ 15,6 milhões, entre recursos federais, municipais e da Codevasf. Por exemplo:

– Qualificação da área do Cristo da Serra do Periperi. Projeto orçado em R$ 3.311.382,00, com recursos do Ministério do Turismo. Inclui pavimentação, iluminação, paisagismo e dois mirantes.

– Reparos na infraestrutura urbana de vias que foram prejudicadas pelas fortes chuvas e construção de uma contenção na encosta localizada na parte de trás da Rua Eduardo Costa, região da Praça da Juventude. No local, será feita a recomposição do talude que foi danificado pelas chuvas. A obra de contenção custará R$ 900 mil, com recursos de verba emergencial enviada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).

– Reconstrução do sistema de drenagem pluvial, recuperação da pavimentação e realização de melhorias no canteiro central da Avenida Francisco Sabino, no Loteamento Vila América. Serviços serão realizados em parte da 6ª Avenida, cuja estrutura também foi afetada pelas chuvas da virada do ano. Nas duas ações serão investidos R$ 2,3 milhões, da verba emergencial do MDR e do Tesouro Municipal.

– Investimento de R$ 6.750.532,31 em um novo sistema de drenagem do loteamento Alto Panorama, envolvendo uma bacia de retenção e ligação ao canal de drenagem principal, situado no bairro Santa Cecília. Os recursos são do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), contraído na Caixa.

– Pavimentação asfáltica na Avenida Cláudia Botelho, localizada no bairro Primavera (acesso ao Condomínio Vila Verde) e recapeamento das ruas Celi de Freitas e João Pereira, no Loteamento São Vicente. O valor total está orçado em R$ 877,5 mil de emenda parlamentar.

– Asfaltamento da via de acesso à Escola Municipal Padre Isidoro, na Estiva. O investimento é de R$ 1 milhão, de emenda apresentada pelo deputado Diego Coronel, articulada pelo vereador Chico Estrella.

– Asfaltamento de quatro ruas da sede do distrito de São João da Vitória, carinhosamente conhecido como Batuque, a um custo de R$ 485.907,10, provenientes do MDR, com contrapartida da Prefeitura. As obras do Cristo, do Alto Panorama e de São João da Vitória serão executadas pela Emurc, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

 

Retorno no dia 16

Enquanto estiver de férias, o cargo de chefe do Executivo Municipal será ocupado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Dudé, sobre quem a prefeita destaca a parceria. “Já é um parceiro que vem nos acompanhando, como a maioria dos vereadores”, afirmou a gestora. “Temos uma parceria muito boa com a Câmara de Vereadores e tenho plena confiança no presidente da Câmara, meu amigo Luiz Carlos Dudé”, acrescentou.

“Vamos deixar várias obras, e Dudé vai acompanhar todas elas. No dia 16, já estarei de volta ao município. Vamos encaminhar para, no final do ano, termos várias inaugurações. E, com fé em Deus, mais notícias boas”, concluiu Sheila. *Fonte: PMVC

CORTINA E CIA COLCHÕES