O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) assegurou, no orçamento da União de 2022, R$800 mil para ajudar no custeio da saúde no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. As verbas serão destinadas à prefeitura.
A emenda é fruto de articulação do PDT local, por meio do presidente municipal do partido, Manoel Gusmão, e do ex-prefeito de Araci, Silva Neto, que é membro da Executiva estadual do partido.
Os recursos serão destinados à rede de atenção básica, para a compra de equipamentos e qualificação do atendimento. “Esperamos, com a emenda, contribuir para melhorar a saúde em Conquista e o atendimento básico à população. Certamente o montante se somará a outros destinados por colegas parlamentares, tanto para a saúde quanto para outras áreas”, disse Félix.
“A rede de atenção básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários. Por isso, essa emenda é fundamental para Vitória da Conquista”, acrescentou Manoel Gusmão.
Silva Neto lembrou que a atenção básica é a “porta de entrada” do atendimento à saúde para a população. “Os recursos irão reforçar esse atendimento inicial realizado por meio do SUS e, com isso, diminuir o agravamento de várias doenças. Isso gera melhoria na qualidade de vida das pessoas e economia dos recursos públicos”, frisou.
Bispos integrantes da Regional Nordeste 3, que é composta por líderes católicos da Bahia e de Sergipe, e faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram nesta quinta-feira (18) com o governador Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No encontro, eles entregaram uma carta na qual reforçam a preocupação quanto à possível realização de grandes festas de final de ano e do Carnaval 2022.
De acordo com o documento, a preocupação se dá, principalmente, pela “forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de Covid-19 e consequentes óbitos”. Ainda segundo a carta, “o sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e, principalmente, de óbitos entre jovens, adultos e idosos”.
Rui comentou sobre o encontro em suas redes sociais, agradeceu o apoio dos representantes da comunidade católica baiana e afirmou que “nenhum de nós quer voltar a enfrentar momentos tão tristes e dolorosos como os que vivemos nas fases mais agudas da pandemia. Salvar vidas continuará sendo nossa prioridade”.
A carta assinada por 23 religiosos ainda manifesta apoio às medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado, com base em dados científicos e que têm como objetivo conter a disseminação do coronavírus em suas diferentes variantes.
O senador baiano Jaques Wagner também participou do encontro, no qual, além do governador, estavam Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Vitória da Conquista; Dom João Cardoso dos Santos, bispo de Bom Jesus da Lapa e presidente CNBB (Regional Bahia e Sergipe); e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana.
“Alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, quebrando os tabus”. É com esse objetivo que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará na manhã desta sexta-feira, 19, uma Sessão Especial sobre o Novembro Azul, por iniciativa do mandato do vereador Luciano Gomes (PCdoB).
Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
Na sessão será obrigatório o uso máscaras e álcool em gel, além de distanciamento social, respeitando a capacidade de 70% do espaço do plenário. Como de costume, a sessão também contará com transmissão ao vivo na Página da Câmara no Facebook, no YouTube e na Rádio Web Câmara e também pela Brasil FM 107,7.
Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 17, o vereador Orlando Filho (PRTB) parabenizou o colega Subtenente Muniz pela audiência pública que debateu políticas públicas de fomento à mandiocultura e apoio à produção e venda de produtos derivados da mandioca, realizada na tarde de terça-feira, 16. “Ali pudemos ver que Vitória da Conquista não é só a cidade do café, é também da mandioca, do umbu e de muitas outras culturas”, disse.
Ainda em sua fala, Orlando destacou a importância e responsabilidade que cada vereador deve ter ao usar a tribuna, sobretudo no que se refere à promessas, pois “a palavra é viva, eficaz e mais afiada que qualquer espada”. Ele usou versículo bíblico para se referir à necessidade de que haja verdade em tudo que é dito na tribuna e que a palavra não seja usada com o intuito de manipular a mente das pessoas mais fracas para fazer politicagem, uma vez que a população já está cheia de discursos vazios que não levam à concretização alguma. “Eu sou a favor dos menos favorecidos e contra qualquer tipo de manipulação para fazer politicagem”, afirmou.
Em seguida, o vereador destacou seu posicionamento contrário à realização de grandes festas nesse período de pandemia. “Sou extremamente contrário a qualquer tipo de aglomeração, a exemplo da realização do carnaval na nossa cidade, no nosso estado e na nossa nação”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19.
Ele lembrou que durante a pandemia, a população chegou a ficar sem o direito de frequentar igrejas e estádios de futebol devido à doença. “Estamos em pandemia e não é tempo de termos grandes aglomerações”, ratificou o vereador.