AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

 

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) assegurou, no orçamento da União de 2022, R$800 mil para ajudar no custeio da saúde no município de Vitória da Conquista, na região sudoeste da Bahia. As verbas serão destinadas à prefeitura.

A emenda é fruto de articulação do PDT local, por meio do presidente municipal do partido, Manoel Gusmão, e do ex-prefeito de Araci, Silva Neto, que é membro da Executiva estadual do partido.

Os recursos serão destinados à rede de atenção básica, para a compra de equipamentos e qualificação do atendimento. “Esperamos, com a emenda, contribuir para melhorar a saúde em Conquista e o atendimento básico à população. Certamente o montante se somará a outros destinados por colegas parlamentares, tanto para a saúde quanto para outras áreas”, disse Félix.

“A rede de atenção básica desenvolve programas e ações, considerando a diversidade das necessidades de saúde dos usuários. Por isso, essa emenda é fundamental para Vitória da Conquista”, acrescentou Manoel Gusmão.

Silva Neto lembrou que a atenção básica é a “porta de entrada” do atendimento à saúde para a população. “Os recursos irão reforçar esse atendimento inicial realizado por meio do SUS e, com isso, diminuir o agravamento de várias doenças. Isso gera melhoria na qualidade de vida das pessoas e economia dos recursos públicos”, frisou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Bispos integrantes da Regional Nordeste 3, que é composta por líderes católicos da Bahia e de Sergipe, e faz parte da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), se reuniram nesta quinta-feira (18) com o governador Rui Costa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). No encontro, eles entregaram uma carta na qual reforçam a preocupação quanto à possível realização de grandes festas de final de ano e do Carnaval 2022.

De acordo com o documento, a preocupação se dá, principalmente, pela “forma como essas festas acontecem, através de aglomerações massivas que podem causar um possível retorno de casos de Covid-19 e consequentes óbitos”. Ainda segundo a carta, “o sofrimento de nosso povo tem sido muito grande pelo elevado número de pessoas que foram contaminadas e, principalmente, de óbitos entre jovens, adultos e idosos”.

Rui comentou sobre o encontro em suas redes sociais, agradeceu o apoio dos representantes da comunidade católica baiana e afirmou que “nenhum de nós quer voltar a enfrentar momentos tão tristes e dolorosos como os que vivemos nas fases mais agudas da pandemia. Salvar vidas continuará sendo nossa prioridade”.

A carta assinada por 23 religiosos ainda manifesta apoio às medidas sanitárias adotadas pelo Governo do Estado, com base em dados científicos e que têm como objetivo conter a disseminação do coronavírus em suas diferentes variantes.

O senador baiano Jaques Wagner também participou do encontro, no qual, além do governador, estavam Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo de Vitória da Conquista; Dom João Cardoso dos Santos, bispo de Bom Jesus da Lapa e presidente CNBB (Regional Bahia e Sergipe); e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana.

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

“Alertar sobre a importância de os homens cuidarem da saúde, quebrando os tabus”. É com esse objetivo que a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizará na manhã desta sexta-feira, 19, uma Sessão Especial sobre o Novembro Azul, por iniciativa do mandato do vereador Luciano Gomes (PCdoB).

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

Na sessão será obrigatório o uso máscaras e álcool em gel, além de distanciamento social, respeitando a capacidade de 70% do espaço do plenário. Como de costume, a sessão também contará com transmissão ao vivo na Página da Câmara no Facebook, no YouTube e na Rádio Web Câmara e também pela Brasil FM 107,7.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta, 17, o vereador Fernando Jacaré (PT) iniciou o pronunciamento destacando a falta de execução das emendas impositivas por parte do Governo Municipal. Ele lembrou que as emendas fazem parte do novo formato de trabalho do parlamento conquistense, assim como no Congresso Federal e na Assembleia Legislativa e destacou que elas são um investimento que servem para melhorar a vida da comunidade.
O vereador afirmou que é importante que a prefeita observe as emendas que já estão garantidas no orçamento municipal. Jacaré relatou melhorias em ruas do Bairro Urbis 6 e reformas na Escola Municipal Helena Cristália Ferreira que foram colocadas no orçamento municipal aprovado em 2020. “É necessário que a gestão execute a emenda sem olhar partido, estamos confiantes que assim será feito, porque o que estamos colocando ali é para a melhoria da comunidade”, comentou.
Jacaré afirmou que tem mais expectativas com relação à duplicação da Av. Presidente Vargas, que é uma obra do Governo do Estado, e disse que já reportou ao governador Rui Costa um projeto de duplicação do trecho da BA-263 entre a Dass e o Anel Rodoviário. “Essa área tem um fluxo gigantesco, uma região que cresce e se desenvolve”.
Por fim, o parlamentar lamentou que a obra do teto da feira da Urbis 6 não foi suficiente e é necessário que o poder público municipal leve mais melhorias para os trabalhadores da localidade.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na Sessão da Câmara Municipal, desta quarta-feira, 17, o vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) anunciou que a Justiça acatou, nesta manhã, o pedido de suspensão da tramitação do projeto que cria a “taxa de lixo”, “projeto de lei indecente, injusto”. O pedido foi apresentado por seu mandato. Andreson frisou que a população não aguenta mais a carestia de alimentos, energia e combustível “desse desgoverno Bolsonaro”, tampouco uma nova taxa.
Segundo Andreson, o projeto descumpriu a Lei Orgânica, especialmente pela falta de consulta pública e de um parecer do Conselho Municipal de Saneamento Básico e Ambiental. “Isso é uma imoralidade, uma indecência”, disse. Para ele, é inconcebível que, em pleno século XXI, se feche as portas para o diálogo.
O parlamentar espera que a prefeitura faça modificações no projeto e a Câmara tenha senso de justiça e compromisso com a população. “O povo não aguenta pagar tanta taxa”, falou. Para ele, o momento pede união e partilha dos compromissos da municipalidade para preservar a população num contexto de crise econômica, desemprego e fome.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta sexta-feira, 17, o vereador Ricardo Babão (PCdoB) relembrou ações importantes do PT quando a legenda esteve à frente dos governos municipal, estadual e federal. “Não podemos esquecer das histórias”, disse o parlamentar.

“Temos que mostrar a verdade pro povo, não podemos deixar de falar do que o grupo da esquerda fez. Transformou e deu dignidade para o povo”, disse Babão, ressaltando o perfil de desenvolvimento social dos governos petistas.

Ele lembrou que em 1997, no primeiro governo do PT em Conquista, a prefeitura enfrentava uma séria dificuldade financeira. “Quando Guilherme assumiu o Governo de Conquista, a prefeitura não tinha crédito para colocar combustível nos carros para limpar uma estrada”, relembrou. “O servidor ficou seis meses sem receber, se humilhando nos supermercados com um ticketezinho para comprar alimento”, emendou Babão.

O parlamentar parabenizou o governador Rui Costa pela postura de exigir a vacinação dos servidores do estado. “Quero ver alguém dizer que a vacina não é a solução. A vacina evita as mortes”, disse Ricardo Babão. “É o governador melhor avaliado do Brasil”, lembrou.

Ao finalizar, Babão não poupou elogios a Lula e disse que se Bolsonaro seguisse o exemplo do petista, a população estaria em situação melhor. “O Bolsa Família era um programa de Estado. Bolsonaro está fazendo um projeto de governo, assim que ele perder, se o outro quer ganhar e não quiser continuar, não continua. É um projeto para dois anos”, apontou ele.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Nesta quarta-feira, 17, o líder do Governo na Câmara, Chico Estrella (PTC), iniciou o pronunciamento criticando a postura de alguns vereadores da Casa e afirmou que o partidarismo atrapalha as ações da Prefeitura Municipal. “Confesso que votei contra a chapa que está aqui governando e por entender a boa vontade e a sensibilidade da prefeita Sheila Lemos, aceitei o seu pedido de vir para a liderança do Governo na Câmara”, afirmou.
Chico também ressaltou que vê a cobrança da população por obras, mas é necessário que o poder público arrecade para poder executar melhorias. O parlamentar criticou os vereadores que estão protestando contra a taxa de lixo e afirmou que esse tributo é para todas as cidades do Brasil que não tem uma coleta de lixo razoável e que até o ano de 2033, todas os municípios brasileiros precisam que ter 99% do seu saneamento básico concluído.
O vereador afirmou que parte da população que tem condições financeiras melhores acaba por manobrar o povo mais pobre para protestar contra a taxa do lixo, sendo que a emenda do vereador Delegado Marcos Vinícius (PODE) prevê isenção para quem ganha até 6 salários-mínimos.
Por fim, Chico criticou a oposição. “Nós vemos hoje o PT, que não tem o comando da cidade, trabalhando para votar contra a taxa do lixo, e em Jequié ela foi aprovada com o voto do PT”, afirmou.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 17, o vereador Orlando Filho (PRTB) parabenizou o colega Subtenente Muniz pela audiência pública que debateu políticas públicas de fomento à mandiocultura e apoio à produção e venda de produtos derivados da mandioca, realizada na tarde de terça-feira, 16. “Ali pudemos ver que Vitória da Conquista não é só a cidade do café, é também da mandioca, do umbu e de muitas outras culturas”, disse.

Ainda em sua fala, Orlando destacou a importância e responsabilidade que cada vereador deve ter ao usar a tribuna, sobretudo no que se refere à promessas, pois “a palavra é viva, eficaz e mais afiada que qualquer espada”. Ele usou versículo bíblico para se referir à necessidade de que haja verdade em tudo que é dito na tribuna e que a palavra não seja usada com o intuito de manipular a mente das pessoas mais fracas para fazer politicagem, uma vez que a população já está cheia de discursos vazios que não levam à concretização alguma. “Eu sou a favor dos menos favorecidos e contra qualquer tipo de manipulação para fazer politicagem”, afirmou.

Em seguida, o vereador destacou seu posicionamento contrário à realização de grandes festas nesse período de pandemia. “Sou extremamente contrário a qualquer tipo de aglomeração, a exemplo da realização do carnaval na nossa cidade, no nosso estado e na nossa nação”, disse o parlamentar, que é presidente da Comissão Especial de Enfrentamento à Covid-19.

Ele lembrou que durante a pandemia, a população chegou a ficar sem o direito de frequentar igrejas e estádios de futebol devido à doença. “Estamos em pandemia e não é tempo de termos grandes aglomerações”, ratificou o vereador.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 17, o vereador Luciano Gomes comemorou as chuvas registradas em todo município ao longo dos últimos dias, destacando o alívio para o sertanejo, que vinha sofrendo com o período de estiagem.
Mesmo comemorando o retorno das chuvas, Luciano pontuou os transtornos causados por esse período chuvoso nas estradas vicinais de Vitória da Conquista. Destacou as condições da estrada que liga até o Povoado de Boa Vista e a cobrança dos moradores por manutenção dessas vias. Luciano lembrou que “pior estava quando não tinha chuva”.
E ainda assim, cobrou planejamento da Secretaria Municipal de Agricultura para o período após a chuva. “Fica aqui o alerta ao secretário de Agricultura, Murilo Mármore, para atender essa demanda pós-chuva”, afirmou.
O vereador agradeceu ainda à prefeita Sheila Lemos por disponibilizar máquinas que viabilizaram a limpeza de mais de 50 tanques em diversas localidades da Zona Rural. “Isso garantiu água para os próximos meses ao homem e a mulher do campo. Eles estão felizes e a gente comemora”, disse o vereador.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, 11, o vereador Adinilson Pereira (MDB) disse estar à disposição do povo para buscar melhorias para o município. O parlamentar se alegrou ao saber que o governador Rui Costa vai atender à solicitação de asfaltar o entroncamento da BR-116 até o povoado de São Sebastião. “Aquele povo merece, são pessoas trabalhadoras que precisam de dignidade para ir e vir”, disse.
Pereira falou que desde quando foi eleito em 2012, sente-se na responsabilidade de lutar pelo bairro Lagoa das Flores. Segundo ele, nessa localidade não havia creche e foi conquistada junto ao ex-vereador e ex-secretário de Educação Professor Cori. Além disso, houve a implantação do posto de Polícia, a reforma da escola Marlene Flores, assim como a iluminação com lâmpada de Led.
O edil também mostrou vários documentos de solicitação para melhorias no bairro e afirmou que está pedindo ajuda ao ex-governador Jaques Wagner e o atual governador Rui Costa. “Nós temos trabalhado e mostrado que a Lagoa das Flores não pode ficar na situação em que está”, disse.
O vereador comentou que esteve em reunião com o gerente da Embasa e o projeto de drenagem e esgotamento da Lagoa das Flores já sendo elaborado. Para finalizar, disse que está lutando para que o bairro se torne um lugar melhor para se viver.
CORTINA E CIA COLCHÕES