AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

Segundo o Diário da Justiça Eletrónico publicado nesta sexta-feira (11), foram estabelecidas novas diretrizes das atividades presenciais do Poder Judiciário na Bahia, durante o período da Pandemia.

Segundo o Artigo primeiro, “a partir do dia 16 de novembro de 2021, fica autorizado o ingresso de advogados, partes, membros do Ministério Público, defensores públicos e estagiários, independentemente de agendamento prévio, às dependências do Poder Judiciário do Estado da Bahia, durante o horário de expediente, mediante a exibição do comprovante de vacinação contra a COVID-19”.

Veja o decreto na íntegra:

 

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na manhã desta quinta-feira, 11, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou uma audiência pública para debater os impactos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Nº 32/2020, que altera regras sobre servidores públicos e modifica a organização da Administração Pública direta e indireta de qualquer um dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A proposta altera 27 dispositivos da Constituição e introduz 87 novos, sendo quatro artigos inteiros. As principais medidas tratam de contratação, remuneração e desligamento de servidores públicos. A discussão foi proposta pelos vereadores Valdemir Dias (PT), Alexandre Xandó (PT) e Viviane Sampaio (PT).

O vereador Valdemir Dias (PT) destacou os pontos da PEC 32 que causam sérios prejuízos ao serviço público. Ele ressaltou ainda a importância de a Câmara Municipal discutir a questão, mesmo se tratando de uma matéria que está em tramitação no Congresso Nacional, para promover a conscientização das pessoas a fim de que possam pressionar senadores e deputados federais a realizarem emendas no texto da proposta, evitando que os brasileiros sejam seriamente prejudicados pela redução da qualidade dos serviços ofertados pelas três esferas governamentais. “É importante essa discussão. Toda a força tem que sair dos municípios para fazer pressão nos deputados, nos senadores, para que eles possam modificar essa PEC”, disse Dias.

O vereador Alexandre Xandó (PT) parabenizou e reconheceu a importância do movimento sindical pela luta por proteção e melhorias trabalhistas, mesmo diante dos ataques dos últimos governos federais aos trabalhadores. Xandó afirmou que o Governo Bolsonaro vê no funcionalismo público “um mal a ser extirpado”.

Ele pontuou que estender, como propõe a PEC 32/2020, o prazo de contratação para 10 anos significará, na prática, acabar com o concurso público. Outro ponto da proposta criticado pelo vereador são os impedimentos para as licenças de aperfeiçoamento. Ele afirmou que os servidores já têm muita dificuldade para conseguir essas licenças. Para Xandó, criar mais empecilhos para a qualificação é uma forma de precarizar o serviço público. O vereador declarou que “estamos firmes contra a PEC 32” e que a bancada do PT apoiará as ações de mobilização contra o projeto.

A vereadora Viviane Sampaio (PT) afirmou que as alterações propostas pela PEC 32 não visam beneficiar os trabalhadores. Ela pontuou que o distanciamento do debate que ocorre na Câmara Federal facilita que temas importantes como a PEC passem desapercebidos. Ela frisou que é preciso ampliar os espaços de debate junto à população.

Também parabenizou o Sindprev pela mobilização e por expor os deputados favoráveis à PEC. Ela ressaltou que é preciso cobrar dos demais deputados responsabilidade e questionar o apoio deles à PEC. Ela frisou que, se aprovada, a PEC vai impactar de forma negativa o serviço público em todos os níveis. “Isso é um risco para toda a população”, disse. Viviane lembrou que no auge da pandemia foi um servidor de carreira do Ministério da Saúde que denunciou irregularidades na compra de vacinas contra a Covid-19. Ela destacou que a estabilidade é que permitiu a denúncia.

Ione Souza, do Sindprev, afirmou que o desmonte proposto pela PEC vai impactar negativimente na qualidade do serviço público, atingindo diretamente a população. Ela frisou que têm sido feitas mobilizações em diversos pontos do país.

A representante do SindPrev, Antonieta Resende, destacou que as mobilizações contrárias à PEC 32 têm como preocupação principal a qualidade do serviço público. “O empenho do nosso sindicato não é só em questão dos nossos salários, mas o sindicato vem atuando de forma a contemplar a população. Essa proposta é um prejuízo. Se não barrarmos hoje essa situação, não sabemos o que acontecerá com a nossa população no futuro”, explicou Antonieta.

Greice Reis, representante do Simmp, agradeceu aos vereadores Viviane e Valdemir pelo debate. Ela avalia a PEC 32 como um projeto nefasto, que visa acabar com o serviço público. “É o maior retrocesso pós-Constituição de 1988”, afirmou. A sindicalista apontou diversos problemas na PEC, entre eles flexibilização para terceirização e contratações temporárias, facilitação para demissões de servidores, critérios de avaliação nebulosos o que favorece o desligamento, criação e extinção de cargos não mais por lei, mas pela vontade discricionária do presidente. Ela avalia que, na prática, significará o fim do concurso público. De acordo com Greice, essas alterações, se aprovadas, vão transformar o funcionalismo público num “cabide de empregos”, facilitando o apadrinhamento político e a corrupção.

Ainda segundo Greice, o quadro de funcionários públicos não está inchado. Ela trouxe dados do IPEA apontando que, em média, o salário do servidor público gira entre dois e seis mil reais. Para Greice, o que pesa na conta são os salários e privilégios de cargos do alto escalão e de segmentos que estão fora da PEC, como militares, juízes, desembargadores.

A representante do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias, Rita Suzana, explicou que a PEC prejudica a qualificação dos servidores que atendem diretamente à população. “Esses profissionais trabalham lá na ponta com prevenção e saúde. Sem concurso vira cabide de emprego. É o empobrecimento da prestação de serviço. O que será do nosso país?”, questionou ela, e completou: “A nossa luta não é só por nossos direitos, mas sim por um serviço público de qualidade, por uma mão de obra qualificada”.

Edson Conceição, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), afirmou que nunca viu algo como a PEC 32, tendo mais de 40 anos de serviço público. Para ele, quem mais vai sofrer se a PEC for aprovada será a população que necessita dos serviços.

O representante do SindPrev, Cut e MPSS, Edivaldo Santa Rita, destacou a importância de as Câmaras Municipais realizarem discussões a respeito da PEC 32. “Debate fundamental para a população em geral. Essa alteração não vem ferir só servidores públicos, vem tirar direitos dos cidadãos do Brasil”, destacou ele, ressaltando que a PEC demonstra o objetivo do Governo Bolsonaro de precarizar o serviço público em todo o país.

Roberval de Jesus lamentou a ausência dos trabalhadores da discussão. Ele reforçou a tese de que a situação extrapola os interesses dos servidores públicos. “Não é só o meu interesse enquanto servidor. É a nossa formação continuada, é o serviço prestado à população”, avaliou. Ele defendeu ainda que os sindicatos façam ações de conscientização da população que, em sua maioria, ainda não entendeu os prejuízos que a proposta provocará, caso seja aprovada. “A gente tem que maturar o que é a PEC 32 e explicar para a população”, defendeu.

Membro do SindPrev, Maria da Conceição Nunes falou da necessidade de os aposentados também se envolverem na mobilização. “Nossos aposentados se esquecem que têm que continuar lutando porque a luta também é nossa”, disse ela. “Não é só o serviço público que está ameaçado, mas o povo brasileiro”, completou.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Augusto Cândido (PSDB) destacou a programação que marcou a celebração dos 181 anos de emancipação política de Vitória da Conquista. Nesse sentido, ele ressaltou a importância da Câmara Municipal no alinhamento com o Poder Executivo, auxiliando a gestão da cidade.

O vereador destacou que o futuro do município depende desse compromisso entre as gestões, que define as demandas da cidade como prioridade. “A cidade depende desse compromisso, independente das questões partidárias”, afirmou o vereador.

Augusto Cândido ainda falou sobre a agenda de inaugurações desta terça-feira, 9, e comemorou a inauguração da revitalização da Praça Desembargador Mármore Neto. O vereador destacou a presença do ex-prefeito ACM Neto, que acompanhou essa e outras inaugurações como a Feira Coberta do Vila América e a Praça do Marquês, no bairro Santa Mônica.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Fernando Jacaré (PT) lembrou dos 181 anos de emancipação política da cidade e falou da alegria em continuar contribuindo com os conquistenses no seu mandato de vereador. Nesse sentido, Jacaré destacou a importância do Poder Legislativo em votar e aprovar projetos importantes, como o Finisa I e II.

Fernando Jacaré falou ainda sobre a visita do governador Rui Costa, destacando ações do Governo Estadual em Vitória da Conquista. Ele comemorou o anúncio da duplicação da Avenida Presidente Vargas e ressaltou a expectativa de inauguração do Hospital Afrânio Peixoto, CASE e outros empreendimentos de infraestrutura.

“Estamos aqui na certeza que o papel desta Casa é buscar recursos e investimentos. Estamos comemorando porque temos a certeza que temos feito o nosso papel”, pontuou o vereador Jacaré.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, a vereadora Viviane Sampaio (PT) se manifestou contra a implantação, no município, do Projeto de Lei nº 11/2021, conhecido como a “Taxa do Lixo”, além de manifestar inconsistências e incongruências do projeto.

No início de sua fala, Viviane Sampaio fez questão de agradecer a Deus pela oportunidade retornar à Casa após um período de licença médica. “Graças a Deus estou aqui de volta para continuar cumprindo com o meu papel em defesa daqueles que mais precisam”, disse.

A vereadora destacou o Projeto de Lei nº 11/2021, conhecido popularmente como “Taxa do Lixo”, lido na manhã desta quarta-feira, inclusive com solicitação, por parte da Bancada de Situação, para que a tramitação do projeto fosse feita com urgência. Ressaltou que esse projeto de lei chegou à  Câmara de Vereadores no mês de julho – período em que ocorria o recesso parlamentar – e, ainda neste momento, a Bancada de Oposição fez uma reunião para realizar a leitura e análise deste projeto de lei, acompanhados do advogado da bancada. De acordo com Viviane, já ali neste primeiro momento de análise foram identificadas algumas inconsistências nesse projeto.

Sampaio também mencionou que, recentemente, a Defensoria Pública emitiu uma nota apresentando inconsistências desse projeto de lei que institui a taxa de lixo em Vitória da Conquista. Nesta nota, é ressaltado que o projeto não trata da importância dos catadores na coleta e separação de materiais recicláveis.

Outro ponto destacado pela vereadora é que o projeto de lei não menciona nada sobre resíduos sólidos orgânicos, não tendo sido observada sequer uma política de compostagem ou iniciativas referentes a esses tipos de resíduos. “É impossível que, em Vitória da Conquista, uma cidade tão grande tenha um projeto de lei que também não trata nada em relação aos resíduos orgânicos”, afirmou Viviane.

A edil também criticou a inconsistência do projeto de lei em relação à determinação dos grandes geradores de resíduos sólidos, não sendo apresentada a metodologia para determinar essa classificação, assim como na divisibilidade para se determinar o método de cálculo de geração de resíduos para famílias de diversos tamanhos.

“A lei está muito genérica e, infelizmente, deixa margem para muitas dúvidas”, disse Viviane, e defendeu que a Câmara precisa debater minunciosamente esse projeto de lei, até mesmo por se tratar de uma cobrança em um momento de crise sanitária e econômica. “Não é momento de a gente instituir nenhum pagamento de taxa em Vitória da Conquista”, disse. “Portanto, eu sou contrária à taxa de lixo”, finalizou.

Aniversário de Vitória da Conquista – A vereadora Viviane Sampaio fez sua homenagem aos 181 anos de emancipação política de Vitória da Conquista e desejou que o município siga trilhando no caminho do desenvolvimento, com justiça social e políticas públicas inclusivas. Sampaio, ainda, manifestou sua vontade de que, realmente, os poderes municipais priorizem a saúde, educação e ações que realmente impactem na vida das pessoas.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na manhã desta quarta-feira, 10, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Nildo Freitas (PSC) cobrou da prefeitura a construção de uma cobertura para a Feira da Urbis VI. “A nossa feira não recebeu a cobertura, apenas as barracas foram colocadas”, lamentou Nildo.
O parlamentar pediu que seja feito um estudo para analisar as possibilidades de atender a essa demanda da população conquistense. “Pedimos que a prefeitura possa fazer um estudo para evitar esses transtornos”, solicitou. “Ouvimos falar que a cobertura não seria possível por causa das árvores, não sei se é verídica”, contou.
 
Aniversário da cidade – Ainda em seu pronunciamento, Freitas falou da alegria de participar das atividades oficiais em comemoração ao aniversário da cidade. “Minha alegria de ontem ter participado da manhã festiva, quando a prefeita fez a entrega de obras importantes na cidade”, registrou Nildo.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Edjaime Bibia lamentou o jogo político que prioriza interesses partidários e penaliza a população mais carente. O vereador destacou a PEC dos Precatórios e afirmou que a aprovação do texto vai permitir a criação do Auxílio Brasil para a população de baixa renda, com a liberação de R$ 40 bilhões do Orçamento.
Para o líder da Bancada de Situação, a proposta atende a reivindicações de prefeitos e da população por um novo programa social. Ele afirmou que o Auxílio Brasil será uma evolução do Bolsa Família, ressaltando a inclusão de mais 6 milhões de pessoas que passaram a depender desse programa.
Bibia criticou a oposição e afirmou que os partidos de esquerda estão querendo confundir a população. “Vem querer enganar o povo outra vez em relação aos precatórios, mas o povo sabe que é blá-blá para se perdurar no poder. Chega de querer enganar o povo. A população não pode ser enganada”, afirmou o vereador.
CORTINA E CIA COLCHÕES
Na Sessão da Câmara Municipal, desta quarta-feira, 10, o vereador Valdemir Dias (PT), Líder da Bancada de Oposição, afirmou que a bancada de seu partido é contra o projeto que cria a ‘taxa de lixo’. Ele avalia que não é momento de se criar mais um imposto, diante de crise econômica, carestia de alimentos, gás, combustível e pessoas passando fome. “O momento não é esse”, disse. Dias frisou que vai propor audiência pública para debater o tema, pois o projeto de lei possui inconsistências.
Em sua fala, Dias se solidarizou com os moradores dos bairros Miro Cairo e Cidade Modelo, que vêm sofrendo com os impactos das chuvas dos últimos dias. Segundo ele, a água invadiu várias casas. Valdemir explicou que articulou emenda de R$ 1 milhão junto ao deputado federal Jorge Solla (PT) para pavimentação de ruas do Cidade Modelo. “Os recursos já estão liberados pelo Governo Federal”, detalhou. Segundo ele, a prefeitura precisa concluir o projeto para dar início às obras. O edil solicitou ainda da gestão municipal um aporte de recursos à emenda, para que mais ruas sejam pavimentadas.
O Líder da Bancada ainda comentou o Auxílio Brasil, benefício criado pelo Governo Bolsonaro para substituir o Bolsa Família. Segundo Dias, o governo do PT não precisou “dar calote” para pagar o Bolsa Família. Ele explicou que as gestões petistas ampliaram os benefícios sociais, possibilitando que a população pobre pudesse fazer três refeições diárias. Valdemir avalia que o país “está entregue, sem gestão”. Segundo ele, enquanto a Petrobras antecipou o pagamento de lucro aos acionistas, o Governo Federal quer dar calote em professores, estados, empresas e aposentados.
CORTINA E CIA COLCHÕES

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que tem uma conversa agendada com o líder do PL, Valdemar da Costa Neto, e pretende acertar sua ida para o partido ainda nesta quarta-feira (10). Em entrevista à Rádio Cultura do Espírito Santo, Bolsonaro ainda disse que pretende indicar um candidato ao governo de São Paulo pela sigla.

O possível anúncio de filiação de Bolsonaro ao PL acontece em um momento de intensa movimentação dos partidos visando as eleições de 2022. O Podemos, por exemplo, promove hoje evento para filiar ao seu quadro o ex-ministro Sergio Moro, apontado como potencial candidato à presidência.
“Hoje eu vou conversar com o Valdemar da Costa Neto, presidente do PL. Uma última conversa com ele. Eu acho que nós devemos bater o martelo hoje. Estamos acertando um pequeno detalhe”, disse Bolsonaro.
Sem citar nome, Bolsonaro disse que o detalhe a ser acertado está relacionado à possibilidade de indicar candidato para o governo de São Paulo. Anteriormente, ele já citou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, como opção.
“São Paulo tem mais de 30 milhões de eleitores. É o maior colégio eleitoral do Brasil. Se eu vier a disputar a reeleição, eu quero ter um candidato ao governo do estado em São Paulo, um candidato ao Senado e uma boa bancada de indicados”, disse.
Na terça (9), Bolsonaro já havia dito que a sua filiação ao PL “estava quase certa” e já se antecipou a críticas, dizendo que todos os partidos têm problema.
Ex-deputado condenado no escândalo do mensalão, o líder do PL foi criticado mais de uma vez pelo próprio Bolsonaro e por seus filhos no passado. Na segunda-feira, seu filho Carlos apagou um post no Twitter de três anos atrás em que ressaltava uma reportagem mostrando pagamentos de propinas ao então PR, como se chamava o partido na época, e a Valdemar.
Desde que deixou o PSL, em 2019, após desentendimentos com a cúpula da sigla, Bolsonaro tentou criar o Aliança Pelo Brasil, mas o projeto acabou não saindo do papel a tempo.
Bolsonaro também chegou a discutir seu retorno ao Progressistas (PP), partido do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, pelo qual Bolsonaro foi deputado de 2005 a 2016.

Hoje, segundo Bolsonaro, o acerto com o PL está “99,9% certo. “Depende da última conversa hoje. A última conversa… Está bastante encaminhado.”. Ele ainda disse que vai levar “mais solução do que problemas” ao partido.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Rui Costa (PT) reforçou seu posicionamento contrário ao anúncio da realização do Carnaval em 2022 nesta quarta-feira (10).

 

Durante coletiva para a entrega reforma do Hospital Ana Nery, em Salvador, o petista se referiu às recomendações da Comissão Especial de Acompanhamento da Retomada dos Eventos da Câmara Municipal de Salvador como um ultimato, e garantiu que não tomará decisões precipitadas sobre o assunto.

 

“Eu não aceitarei ultimato de ninguém. Nós não vamos anunciar nenhuma festa de forma precipitada, porque se eu anunciar hoje ‘terá carnaval’ aí em dezembro os casos explodem e eu vou ter que cancelar. Aí eu vou receber uma saraivada de críticas e o estado será processado por milhares de pessoas ‘O governador anunciou que ia ter carnaval, eu fiz contratos e quero indenização pelo meu prejuízo”.

 

Apesar de ser contra a precipitação, o governador não desconsidera a realização da festa em 2022, caso os números da Covid-19 apresentem um bom cenário.

 

“(Se) daqui para dezembro os números caírem de forma drástica, por quê não fazer o Carnaval? Nós podemos fazer, mas dependem dos números darem segurança”, disse.

CORTINA E CIA COLCHÕES