AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 | DIGIT
CMVC - Junho
VickPark 1
Novo Paraiso

Ícone do rádio conquistense e um dos comunicadores mais antigos de Vitória da Conquista, o radialista João Melo, do programa Redação Brasil recebeu na manhã desta quarta-feira (10), uma moção de aplausos na Câmara Municipal de Vereadores.

A moção foi sugerida pelo vereador Orlando Filho -PRTB em agradecimento aos serviços prestados pelo comunicador ao rádio de Vitória da Conquista.

“Eu quero agradecer meus amigos do rádio, a equipe do programa Redação Brasil e a minha família que estão hoje aqui representados pela minha mãe Deusuita, pelo meus filhos e pela colega Verônica”. Destacou o comunicador.

VEJA:

CORTINA E CIA COLCHÕES

O programa UP Notícias da rádio UP FM desta sexta (05) entrevistou a ex-Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (REDE). Marina Silva falou sobre a situação ambiental e política do país, além disso, comentou sobre a espera para as mudanças políticas em 2022.

Ouça a entrevista na íntegra:

CORTINA E CIA COLCHÕES

Na próxima terça-feira, 9 de Novembro, Vitória da Conquista comemora 181 anos de emancipação política, e como já é de costume no mês de aniversário da cidade, a Câmara Municipal (CMVC) realizou na noite desta quinta-feira, 4, a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Conquistense – Edição 2021.

Durante a cerimônia foram homenageados 42 cidadãos que escolheram Vitória Conquista para morar, estudar, trabalhar, ou que trouxeram benefícios para a cidade, colaborando com o desenvolvimento do município. Outras duas personalidades que não puseram comparecer à solenidade – o Arcebispo Dom Josafá e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Lourival Almeida Trindade –  receberão a honraria posteriormente. Ao todo são 45 títulos nesta edição.

Neste ano, o troféu que simboliza o Título traz como referência o monumento da Praça Mármore Neto, localizada no Bairro Brasil, que homenageia os imigrantes.  O monumento, que expressa o acolher a todos aqueles que chegam ao município, é representado por um grande boneco de braços abertos que traz no peito o mapa da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Luís Carlos Dudé (MDB), abriu a solenidade ressaltando que esse é um momento de manifestação da gratidão de Vitória da Conquista àqueles que, mesmo não tendo nascido aqui, fazem do município  um lugar melhor. “Uma cidade que sempre pensou grande, pensou em seu desenvolvimento. É uma cidade feita a muitas e muitas mãos”, destacou ele.

Dudé ressaltou o potencial que Conquista tem, graças  à colaboração de cada um. “Cidade predestinada para o crescimento, para o avanço. A melhor cidade do Brasil para se viver, para investir”, disse. Ainda em seu pronunciamento, o presidente da Casa parabenizou aos homenageados e pediu que sigam colaborando com a cidade. “Agora, com o Título de Cidadão Conquistense, que possam continuar contribuindo para o avanço de Vitória da Conquista”, finalizou

A prefeita Sheila Lemos (DEM) disse ser uma felicidade receber oficialmente os novos cidadãos conquistenses. “É uma alegria enorme estar aqui nesta noite recebendo novos irmãos conquistenses, que têm um trabalho prestado à nossa cidade, e fazem a nossa cidade ser essa Jóia do Sertão Baiano”, saudou Lemos.

De acordo com a prefeita, Conquista tem a pujança reforçada por àqueles que chegam de outros municípios. “Vitória da Conquista é a capital do sudoeste baiano por conta de nós conquistenses, nascidos aqui ou que têm Vitória da Conquista como sua cidade do coração. Essa cidade abraça a todos que aqui chegam”, finalizou Sheila Lemos.

CORTINA E CIA COLCHÕES

“A minha casa virou canal de esgoto”; desabafa uma moradora do bairro Miro Cairo  que teve sua casa invadida pela água e lama na tarde desta quinta-feira (04), devido às constantes chuvas em Vitória da Conquista.

A situação precária nas ruas do bairro tem sido denunciada há dias pelo vereador Valdemir Dias (PT), durante as sessões na câmara de Vereadores porém, até o momento, nenhuma providência foi tomada pelo poder público municipal para auxiliar os moradores do local que sofrem com o descaso.

ASSISTA:

A prefeitura não se manifestou sobre o assunto.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (03), o vereador Valdemir Dias (PT) iniciou seu pronunciando reforçando sobre a campanha Novembro Azul, convocando os homens para se prevenirem contra o câncer de próstata. “A prevenção é o melhor caminho”, comentou.
O parlamentar agradeceu as chuvas no município, mas afirmou que quando a Zona Urbana não tem infraestrutura, a população sofre. O edil voltou a cobrar pavimentação para o bairro Miro Cairo, em especial, na Rua Porto Seguro, para onde pediu um paliativo da Prefeitura na localidade.
Valdemir pediu também uma atenção especial ao bairro Cidade Modelo e afirmou que na seca o grande problema é a poeira, e no período das chuvas é a lama que aflige os moradores.
O vereador parabenizou seus homenageados no Título de Cidadão Conquistense 2021, Fernando Freitas e Nagib Barroso, e também a Alber Rezende, que receberá a honraria através do vereador Fernando Jacaré (PT).
Por fim, o parlamentar lamentou a vergonha passada pelo Brasil com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nas reuniões do G-20. Valdemir lembrou que ninguém quis agenda com o Chefe de Estado, porque o mundo já reconheceu a má administração que ele tem feito à frente do país.
CORTINA E CIA COLCHÕES

Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada na manhã desta quarta-feira, 3, o vereador Nildo Freitas (PSC) agradeceu ao secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo, por atender a uma antiga demanda dos moradores da região da Urbis VI. “Nós solicitamos a retirada de uns contêineres que faziam a coleta de lixo na Urbis VI. Causava um certo incômodo a quem chegava em Vitória da Conquista”, explicou Freitas.

Ele disse que a área onde os equipamentos estavam instalados será limpa e pediu a colaboração dos moradores. “Toda aquela área será limpa e nós pedimos aos moradores para evitar jogar lixo naquele local”, disse Nildo.

Covid-19 – Ainda em seu pronunciamento, Nildo Freitas manifestou preocupação com a volta do crescimento do número de casos da Covid-19 em Conquista. “A pandemia não acabou. Estamos vendo alguns casos surgindo de forma muito preocupante. Existiu uma flexibilização com relação à realização de eventos. As pessoas não podem se descuidar. O uso de máscara e álcool em gel e o distanciamento são essenciais”, avaliou ele.

Nildo questionou ainda se o momento já é o ideal para o retorno de festas que reúnem grandes multidões como o carnaval. “Ficou preocupado em ver que algumas capitais já se preocupam em realizar o Carnaval. Será que é o momento certo?”, questionou o edil.

CORTINA E CIA COLCHÕES
Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (03), o vereador Fernando Jacaré (PT) iniciou o pronunciamento ressaltando as visitas da Comissão de Obras ao Bairro Vila América, onde o canteiro central da principal avenida da localidade está recebendo melhorias.
Jacaré também relatou a visita ao Bairro Renato Magalhães e afirmou que a Câmara e a população estão se sentindo enganadas porque várias ruas não foram asfaltadas. “A população aguarda o nosso papel fiscalizador”, comentou. Ele destacou também a situação perigosa da cratera que se abriu nas proximidades do Anel Viário e da Alameda dos Pássaros.
Por fim, o vereador afirmou que o Brasil passou uma vergonha no mundo, através do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que não conseguiu definir uma agenda de reuniões com a cúpula do G-20, e lamentou a situação do país com salário defasado, pobreza aumentando, desemprego, alta da inflação, do preço dos alimentos, gasolina e gás de cozinha. “Temos que defender a população que mais sofre e esta Casa fiscalizadora tem que acompanhar e fazer o melhor para a comunidade”.
CORTINA E CIA COLCHÕES

O pré candidato à presidência da República do Brasil, Ciro Gomes, será o expositor de mais uma série do Projeto Nacional de Desenvolvimento: passado, presente e futuro, desenvolvido pelo grupo de Pesquisa em Administração Política (Gpap), do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) da Uesb, juntamente com a Escola de Administração da UFBA (EAUFBA).

https://youtu.be/Naizld3PHnA

O evento terá como tema central o livro O dever da Esperança, de autoria do próprio Ciro Gomes, em ação que tem como finalidade resgatar e debater o pensamento e as práticas que nortearam a formação da sociedade brasileira, com ênfase na historiografia dos projetos nacionais de desenvolvimento, implementados no país desde a Revolução de 1930, com o projeto nacional desenvolvimentista da Era Vargas aos projetos neoliberais da Era da Globalização.

O painel será realizado nesta quinta-feira (04), às 19:30H, através do Canal de Administração Política (https://youtu.be/Naizld3PHnA).

O debate será coordenado pelo professor Dr Fábio Guedes, da Universidade Federal de Alagoas, moderado pela professora do curso de administração da Uesb, Luciana Nery e terá como debatedores o professor Dr Josias Alves da UESB e a Professora Dra Elizabeth Matos da Universidade Federal da Bahia.

O evento é direcionado para docentes, pesquisadores, estudantes, gestores e profissionais da área.

Para mais informações, entre em contato com a coordenação da Especialização pelo o e-mail: egpm@uesb.edu.br.

CORTINA E CIA COLCHÕES

Aviso de licitação para ampliação com modernização no Colégio Estadual Jorge Amado foi publicado na semana passada, no Diário Oficial do Estado, iniciando o processo para contratação de empresa que executará a obra.  A inclusão do colégio de Iuiú no programa do Governo Estadual para o ensino médio foi uma reivindicação levada pelo deputados Zé Raimundo (estadual) e Waldenor Pereira (federal), que estão comemorando o resultado.

 

“Estamos muito agradecidos ao governador Rui Costa por atender a essa reivindicação que encaminhamos em atenção aos nossos companheiros de luta política, a professora Alice, e os vereadores Raí e Burica”, afirma o deputado Waldenor. “É uma vitória que dedicamos ao nosso saudoso Mela, que tanto lutou para trazer melhorias ao município. Este novo colégio, sem dúvida, vai dar uma melhores condições de ensino e de aprendizado, além de dotar espaços para práticas esportivas e culturais  dos estudantes”,   completa Zé Raimundo.

De acordo com a o projeto, a obra de ampliação com modernização no Colégio Estadual Jorge Amado, constará de construção de Bloco de salas de aula; auditório; refeitório; vestiários masculino, feminino e acessível; Quadra Poliesportiva (18x30m); coberta piscina semi-olímpica com casa de bombas e subestação. Além disso terá implantação de contenções, acessibilidade e paisagismo.

CORTINA E CIA COLCHÕES

O governador Rui Costa (PT) divulgou que os servidores da Bahia só poderão trabalhar caso tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19. Em publicação nas redes sociais, nesta segunda-feira (1), Rui revelou que irá assinar um decreto ainda nesta semana sobre o tema.

 

“Devo assinar ainda nesta semana um decreto estipulando que somente poderão trabalhar no Estado pessoas que já tenham tomado as duas doses da vacina contra a #Covid19. O decreto valerá também para as empresas terceirizadas”, comentou.

CORTINA E CIA COLCHÕES