A equipe do programa Redação Brasil conversou com o locutor e pré- candidato a Deputado Estadual Bettu Buzina. Ele falou sobre as expectativas para as eleições 2022, as caravanas pelas cidades da Bahia junto com o pré-candidato a governador ACM Neto e também sobre a parceria com o Cláudio Cajado. Além disso, Bettu explana acerca do cenário político atual e garante que está motivado para o pleito eleitoral.
Ouça a entrevista na íntegra:
Na manhã desta segunda-feira, 18, o presidente da Câmara, Luís Carlos Dudé (MDB), participou de reunião com a prefeita Sheila Lemos (UB), após o retorno de ambos aos seus devidos cargos: ele, à presidência da Câmara, e ela, ao Executivo Municipal.
Dudé assumiu a chefia do Poder Executivo durante os 15 dias de férias da prefeita Sheila Lemos, entre 1º e 15 de julho. Nesse período, o vice-presidente da Câmara, vereador Hermínio Oliveira (PODE), respondeu pela Presidência do Legislativo.
Enquanto prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé cumpriu diversas agendas do Poder Executivo, a exemplo de reunião com o secretariado, visitas à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), à Santa Casa, às feiras livres, à Zona Rural, como o Distrito de Bate-Pé, reunião com vereadores, visita às obras de reconstrução do Atacadão e visitas aos canteiros de obras. Também recebeu visitas de lideres comunitários, padres, do ex-deputado Elquisson Soares e do deputado estadual Niltinho (PP), entre outros.
Na reunião com a prefeita, Dudé apresentou detalhes de sua breve gestão como prefeito em exercício. “Cumprimos aqui um papel importante, cumprimos com a nossa missão, saímos daqui com a cabeça erguida. Uma experiência muito boa, saio maior do que entrei. Retornamos ao Poder Legislativo, sempre buscando a sintonia entre o Legislativo e o Executivo”, disse o presidente.
A prefeita Sheila Lemos destacou a importância de os poderes Legislativo e Executivo trabalharem em parceria e de forma harmônica. “A gente sempre vem falando isso, dessa parceria firme e forte do Executivo com o Legislativo, muito importante para a cidade. Nós temos a Câmara como uma parceira do Município”, apontou ela.
Essa foi a primeira vez que Dudé assumiu interinamente a prefeitura. A movimentação ocorreu em obediência à Legislação, que estabelece o presidente da Câmara como a terceira pessoa na linha de sucessão – a primeira é o prefeito e a segunda, o vice. Com o falecimento do prefeito Herzem Gusmão, a vice, Sheila Lemos, assumiu. Sendo assim, na ausência da gestora, assume o presidente do Legislativo.
Na manhã desta segunda feira (18), o vereador Nildo Freitas (PSC) esteve reunido com o Secretário de Educação, Dr. Edgard Larry para tratar sobre o andamento do processo dos precatórios dos professores da rede municipal de ensino.
Os profissionais do magistério da educação básica que estavam no cargo durante o período em que ocorreram os repasses a menos do FUNDEF (entre 1997 e 2006), FUNDEB (entre 2007 e 2020) e FUNDEB permanente( a partir de 2021) tem direito a receber esse benefício.
“A nossa luta agora é fazer com que os professores da rede municipal de Vitória da Conquista recebam também o que tem direito, como os professores da rede estadual”, disse o vereador.
Ele ressaltou ainda que governo federal já depositou na conta do governo do estado da Bahia o repasse dos R$ 3,9 bilhões referentes à primeira parcela do processo dos precatórios.
O secretário de educação disse que esse é o momento de unir forças para ajudar essa categoria tão importante, e que isso só será possível com apoios como esse do vereador Nildo Freitas.
Mais 12 prefeitos filiados ao Partido Progressistas na Bahia declararam apoio ao pré-candidato do PT ao Governo do estado, Jerônimo Rodrigues, na noite desta sexta-feira (15), durante a Plenária do Programa de Governo Participativo (PGP) para o Médio Rio de Contas, em Jequié.
Declararam apoio ao pré-candidato a governador do Estado pelo PT, Jerônimo Rodrigues, as prefeitas de Ipiaú, Maria Mendonça (PP); de Teolândia, Rosa Baitinga (PP); de Jaguaquara; Edione Agostinone (PP); e os prefeitos de Gandú, Léo de Neco (PP); de Itamari, Tom Vasconcelos (PP); de Apuarema, Rogério Souza (PP); de Santanópolis, Vitor do Posto (PP); de Irajuba, Antonio Sampaio (PP); de Bom Jesus da Serra, Jornandinho Vilas Boas (PP); de Piraí do Norte, Ulysses Veiga (PP); de Lajedo do Tabocal, Marquinhos Sena (PP); e de Lafaiete Coutinho, João Véi (PP).
No encontro, com a presença do governador Rui Costa (PT), oito vice-prefeitos e 14 ex-prefeitos da região também marcaram presença, além de dezenas de vereadores e vereadoras, lideranças políticas de todo o território de identidade e mais de seis mil simpatizantes.
“Agradeço a confiança que os prefeitos e prefeitas estão depositando em mim, na minha capacidade de gestão, de substituir o governador Rui Costa, um grande parceiro dos municípios e dos gestores na execução de obras, na manutenção de ruas e estradas, na atenção à Saúde, na Educação Básica e na Segurança Pública”, agradeceu Jerônimo.
Uma das poucas indefinições que ainda restam nas eleições para o Governo Bahia, é quem vai ficar com a vice na chapa de ACM Neto (União). Apesar de especulações apontarem para o anúncio do escolhido somente na data marcada para a convecção do partido, no dia 5 de agosto, a noticia pode chegar antes.
O Brasil tem mais de 200 pré-candidatos aos governos dos 26 estados e do Distrito Federal para a eleição de outubro. Nesta quarta-feira (20), o Tribunal Superior Eleitoral inicia o registro oficial das candidaturas.
O número oficial depende da oficialização das candidaturas, que vão até o dia 15 de agosto. Em 2 de outubro será realizado o 1º turno da disputa, com possibilidade de 2º turno no dia 30 de mesmo mês para os cargos de governadores e presidente da República — caso os mais votados não superem 50% dos votos válidos.
Os estados com mais disputa são Pernambuco e Rio Grande do Sul, com 11políticos entre os pré-candidatos. Depois aparecem Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo com dez postulantes cada.
Há políticos conhecidos nacionalmente que pleiteiam o comando do poder Executivo estadual: o ex-presidente Fernando Collor concorrerá em Alagoas, já os ex-ministros do governo Bolsonaro Tarcísio de Freitas e João Roma disputam em São Paulo e Bahia, respectivamente.
Ainda há ex-governadores que buscam nesta eleição retomar o posto que já ocuparam no passado.
Na noite desta quinta-feira (14), o pré-candidato a governador da Bahia, ex-ministro da Cidadania e deputado federal, João Roma (PL), foi recebido na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) por apoiadores, representantes do setor produtivo de Vitória da Conquista, da sociedade civil e autoridades políticas. O objetivo do encontro foi discutir questões que envolvem o desenvolvimento do município e da região Sudoeste.
“É com muita alegria que estamos aqui em Vitória da Conquista para mais uma vez conversar sobre o futuro de Conquista, da Bahia e do Brasil. Esse é um momento muito importante para todos nós”, destacou Roma em entrevista a nossa equipe de reportagem.
Assuntos como as melhorias no Distrito Industrial dos Imborés, duplicação da BR-116 e Barragem do Catolé estiveram entre as principais pautas. Ao final, o pré-candidato recebeu um documento com “Pontos essenciais para o desenvolvimento de Conquista”.
O empresário José Maria Caires, líder do movimento Duplicada Sudoeste, Antônio Cabral, o presidente da Ainvic (Associação das Indústrias de Vitória da Conquista) e outros representantes da sociedade conquistense estiveram presentes no evento que teve grande número de público.
Ouça a entrevista na íntegra com o pré-candidato João Roma:
Veja as fotos do Evento:
Comissão de Intervenções Rodoviárias e Fiscalização de Obras da Via Bahia da Câmara Municipal se reuniu na tarde desta terça-feira, 12, na sede do Ministério Público Federal em Vitória da Conquista. A comissão é composta pelos vereadores Fernando Jacaré (PT), Edjaime Rosa Bibia (MDB), Valdemir Dias (PT), Hermínio Oliveira (PODE) e Adinilson Pereira (MDB). A reunião teve como pauta os principais problemas enfrentados pela população devido à falta de infraestrutura, como viadutos e passarelas, no Anel Rodoviário da cidade.
Apesar do esforço dos vereadores e da comunidade, poucos avanços foram obtidos até o momento, conforme informou o Procurador da República, André Sampaio Viana. “Até agora, estávamos focados na Via Bahia porque entendíamos que a concessionária era a principal responsável pelo não cumprimento das cláusulas contratuais. A partir de agora, entendemos que a ANTT é também responsável por essa situação que tem prejudicado toda comunidade do Sudoeste da Bahia”, afirmou o vereador Fernando Jacaré.
Os vereadores enumeraram os transtornos vivenciados pela população devido ao descumprimento contratual da concessionária. Eles ressaltaram também a urgência da duplicação da BR 116 e implantação dos viadutos no Anel Viário de Conquista.
O Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Evandro Matos, reforçou a importância de melhorias na infraestrutura para solucionar as retenções registradas ao longo da rodovia, que resultam em muitos acidentes com vítimas. “Se não melhorar o tráfego, poderemos ter uma situação ainda mais grave do que essa registrada atualmente. A gente mapeia os pontos mais vulneráveis, adotamos medidas paliativas, mas estamos longe de uma solução definitiva”, afirmou.
Representando o movimento ‘Duplica Sudoeste’, o empresário José Maria Caires responsabilizou a União por não fazer cumprir as cláusulas contratuais da Via Bahia. “A solução é a intervenção federal na concessionária. Mais de três milhões de carros passam pelas cancelas da Via Bahia todo mês, o que gera mais de R$ 2 milhões sendo arrecadado todos os dias. Dinheiro não é problema para essa empresa”, afirmou o empresário.
O vereador Valdemir Dias (PT) destacou os transtornos que os constantes congestionamentos vêm causando aos moradores da Urbis VI e bairros adjacentes. Nesse sentido, ele lamentou o desgaste e o cansaço diante da resistência da Via Bahia, que insiste em não cumprir as cláusulas contratuais.
O vereador Adinilson Pereira (MDB) pontuou as demandas do bairro Lagoa das Flores, já que o local é cortado pela BR 116, e pediu ajuda ao Ministério Público Federal para que as demandas da localidade fossem atendidas pela Via Bahia. “A comunidade está revoltada com tanto descaso e desconta sua frustração nos representantes que moram na localidade. Eu queria muito que o Ministério Público Federal cobrasse da via Bahia as demandas que eles não querem atender na Lagoa das Flores. A prefeitura não pode executar as obras, a Via Bahia não faz o que é sua obrigação e os moradores da Lagoa das Flores ficam esperando por uma solução que nunca chega”, afirmou o vereador.
O vereador Edjaime Bibia (MDB) lamentou a lentidão do processo e afirmou que Vitória da Conquista acumula prejuízos com essa situação. “Vitoria da Conquista precisa mostrar que ela está no prejuízo. Nós estamos perdendo e não podemos esperar mais”, afirmou.
Ação judicial
Diante do que foi exposto, o Procurador da República, André Sampaio Viana, se comprometeu em ajuizar uma ação contra a Via Bahia, ANTT e União. A Comissão da Câmara vai sistematizar as demandas para que possam ser expostas nessa iniciativa. Já o MPF se comprometeu em organizar uma audiência pública para tratar das pautas apresentadas pelos vereadores e a comunidade. A ação judicial deve ficar pronta nos próximos 30 dias.
Em reunião com o prefeito em exercício, Luís Carlos Dudé, o deputado estadual Niltinho informou que tem articulado com lideranças em Salvador e Brasília no sentido de ajuda o Município de Vitória da Conquista a reaver o terreno onde, durante 50 anos, funcionou o antigo aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo. O imóvel, que hoje pertence à União, foi doado pela Prefeitura em 1954 e encontra-se inativo desde 2019, quando foi inaugurado o Aeroporto Glauber Rocha. O Governo Municipal tem planos para sua utilização do espaço.
O deputado Niltinho disse que já tratou do assunto em reuniões com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, com a participação do vice-governador João Leão e do deputado federal Cacá Leão. “Todos estão empenhados na busca para que o Município possa ter esse terreno de volta. Isso é um sonho para todos nós conquistenses”, afirmou Dudé.
O interesse do Governo Municipal, ao pleitear junto ao Governo Federal a posso do terreno, é construir no local um centro administrativo. “Existe um projeto audacioso da gestão municipal”, disse Niltinho. “Será um complexo que vai de fato ajudar no desenvolvimento da cidade”, acrescentou.
Conforme afirmou o parlamentar a Dudé, as gestões para que o terreno do antigo aeroporto retornem ao poder do Município estão em andamento e podem ser concluídas em breve. “Não tenho dúvidas de que, até o final deste ano, esse pleito será concretizado. E que a gente possa realmente ter mais uma vitória”, garantiu.“
O deputado Niltinho tem sido um parceiro e não tem medido esforços para buscar investimentos para Vitória da Conquista”, afirmou Dudé. “Nós, que somos parceiros, e pensando no projeto político e no crescimento administrativo da cidade, não poderíamos deixar de vir aqui e fazer esta visita de cortesia”, afirmou Niltinho.
Encontro na UFBA, nesta segunda-feira, reuniu reitores das universidades federais e diretores dos institutos federais para discutir o grave momento de severa defasagem orçamentária que ameaça a retomada plena das atividades presenciais. O deputado federal Waldenor Pereira (PT) foi um dos parlamentares convidados para o evento chamado de Café da Manhã, realizado na Biblioteca Universitária de Saúde Prof. Álvaro Rubim de Pinho, no Canela.
Membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e ex-presidente do Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional, Waldenor Pereira se pronunciou no evento, quanto fez duras críticas ao presidente Bolsonaro, “que em seu governo nefasto tem feito da educação um dos seus principais alvos de ataques nos cortes financeiros”.
O deputado reafirmou o seu compromisso de continuar apoiando as iniciativas das universidades e dos institutos federais nas votações das matérias de interesse, em manifestações políticas e através de suas emendas parlamentares, como vem fazendo regularmente, destinando recursos para a UFBA, o IFBA, a UESB e a UNEB.
O reitor da UFBA, João Carlos Salles Pires da Silva enfatizou que foram remanejados 7,2% dos recursos discricionários do orçamento de 2022 – “o que implica um verdadeiro corte, caso não seja revertido, sendo esse praticado no momento em que nossas instituições mais precisam de recursos para a retomada plena das atividades presenciais”. Participaram do encontro os reitores e dirigentes da UFBA, UFRB, UFOB, UFSB, IFBA e IFBaiano, o Campus dos Malês da UNILAB, além de representantes das categorias da comunidade acadêmica, DCE, Fasubra e Associação Docente.